Grooming - Escovagens - Pelagens e afins...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

sexta fev 23, 2007 11:59 am

Bom dia olha eu toda interessadita a ler este tópico, deichem-me dizer desde já uma coisita um pente que corta nós, tira pelo morto, bom também deve tirar e alisar muito do pelo de um Peke que se quer farfalhudo.
Eu falo assim porque tenho um outro cachorro a quem sempre apliquei a cardadeira para retirar o pelo morto como aqui é dito a verdade é que o animal deichou de ter aquele aspecto fofinho que até tinha e actualmente a lã já não cresce em demasia, e um peki quer-se cheio de lã de pelo e subpelo.
Depois de adquirir a minha menina deichei de utilizar de todo a cardadeira, ou utilizo pó de talco ou champô seco ou mesmo um belissímo banho cheio de espuma que ela adora e pede.
Eu não recomendo o uzo de uma cardadeira por norma num pequinês. Uma vez não são vezes mas, com conta peso e medida.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sexta fev 23, 2007 12:16 pm

Olá Cisal

Eu tb não gosta da cardadeira. Aplico o silicone e com uma escova sai tudo o que está a mais. Pó de talco não consigo, ele sacode-se e fico toda branquinha.
Quanto à tosquia, discordo um pouco, depende do clima. Aqui em C. branco temos temp de 40 graus. No primeiro ano tosquiei o meu, fizeram-lhe um corte à leaozinho e ficou bem giro e mais fresco. Este ano não fiz porque não tive tempo apara ir a um profissional. Tudo é relativo e depende do clima onde eles se encontram, penso! É claro que á medida que o pelo vai crescendo é preciso escovar com escova macia para que os pelos que vão crescendo não se encravem. Umdia destes já coloco aqui uma foto com ele tosquiado.

Bj
Céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta fev 23, 2007 5:24 pm

Oi “Pedra”;

Este topico está a crescer a olhos vistos, mas ainda bem hehehe...

A opinião é generalizada a nível Global pelos criadores, tanto nos EUA como na Europa são todos da mesma opinião, dai que alguns criadores estão unicamente a tentar melhorar a qualidade de algumas cadelas a fim de contrariar a tendência de pouca pelagem nas cadelas e forçar a presença delas em Show, para ensinar e dar a entender a qualidade das cadelas na raça.

A razão pela qual as fêmeas são portadoras de menos pelagem, deve-se ao factor genético e sexual. Ou antes, as cadelas fazem cios de 6 em 6 meses e cada cio fazem uma muda de pelagem total, depois temos as variações de temperaturas que proporcionam a dita muda normal de pelo, ou antes, cadelas fazem perto de 4 mudas de pelagem todos os anos e é basicamente impossível manter uma vasta e longa pelagem nas mesmas cadelas.
Em cadelas que fazem ninhadas, a muda de pelo é realizada antes, durante e depois do parto, ou antes é constante. Depois dos cachorros terem perto de 2 meses as cadelas voltam a fazer o cio, mais uma muda e meses depois mais uma muda da época do ano.
É uma aventura ter uma cadela desta raça com pelagem longa, vasta, fofinha.
Ou a cadela é qualificada antes de fazer criação e tenta-se manter a pelagem mesmo com as mudas e os cios a muito custo, ou as mesmas mantêm uma pelagem sempre muito irregular.

Se os Juízes por vezes não qualificam muito bem cadelas por causa destes factores? Ui sem duvida, tenho visto alguns erros graves na avaliação desta raça. Mas isso são outros assuntos que não são alvo deste tópico… Não sei se a “Pedra” já teve exemplares em avaliação, mas… participando em exposições, vamos aprendendo que mesmo Juízes fazem grandes asneiradas e não são poucas hehehe. Mas isso agora não interessa nada.


Em relação a “Tosquias e cortes”.
Muito se fala na teoria das tosquias e porque não aplica-la em todos os cães de todas as raças?
Bem… diga-se que sem duvida deve dar muito menos trabalho, deve ser muito mais rápido, deve se muito mais pratico para que as faz (tosquias), mas… até onde estará correcto ou não?

Já um criador que faleceu me dizia que as tosquias não se aplicam na raça, não só pelo simples facto de retirar toda a estrutura da sub-pelagem ao cachorro, como está a tirar a estética ao cão, como está a retirar o capote de protecção tanto do frio como do calor do cachorro.

A pelagem de um PEKE leva pelo menos mais de 18 meses a atingir um tamanho médio, neste caso, o capote só está formado aos 18 meses. Esse mesmo capote protege a pele do pequinês, que deve estar protegida do calor em excesso e do frio em demasia. Se formos tosquiar um PEKE na primavera, só passado um ano e meio é que temos o nosso cão novamente protegido para o frio ou calor da próxima estação. Acham que vai a tempo de chegar ao Inverno com pelagem para protecção? Parece-me que não hehehehe

Então a Pergunta seria então o que fazer em caso de termos umas RASTAS num PEKE?

Ao contrário do que é ensinado nas aulas teóricas de cursos de cabeleireiro, pelo qual tenho o maior respeito, a utilização de máquinas de tosquias não são propriamente de aplicação generalizada, lamento mas não são mesmo.
O utensílio mais aplicado nos cabeleireiros de estética canina para esta raça é mesmo o pente, uma escova J&J, escova de crina de cavalo, escova de pelo de javali, escova de cerdas, cardadeira muito raramente mas por vezes dá jeito, tesoura e outros poucos utensílios…

Tal como há muito se faz, pega-se na mesma RASTA e numa tesoura de pontas redondas, leva-se a tesoura junto à pele e enfia-se a ponta da tesoura por baixo da RASTA; Aponta-se a tesoura para fora, de modo a cortar a RASTA ao meio tendo as pontas viradas para o lado exterior. Tendo sempre em atenção para não cortar a pele do bixano.
Leva mais tempo?? Sem duvida…
Mas a qualidade do trabalho é sem dúvida gratificante.

Eu mesmo já fui resgatar um PEKE que vendi, ele vinha numa RASTA total, das orelhas à cabeça não havia ponta por onde pegar.
Conclusão, meti tesoura e com sorte só perdi 3 dias a tratar… só da pelagem HEHEHEHE eu sei é muito tempo para quem é tosquiador ou cabeleireiro. Por fim ficou uma pelagem com apenas uns 5cm de comprimento.
Hoje tem muita pelagem e ultrapassa o chão, a lã é vasta e a sub-pelagem foi recuperada, no entanto posso dizer que levou mais de um ano a conseguir uma pelagem gratificante.

;)
Miguel
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

sábado fev 24, 2007 1:21 am

drummondville Escreveu:Oi “Pedra”;


Ao contrário do que é ensinado nas aulas teóricas de cursos de cabeleireiro, pelo qual tenho o maior respeito, a utilização de máquinas de tosquias não são propriamente de aplicação generalizada, lamento mas não são mesmo.
Concordo.
As máquinas de tosquia são o mais usual, mas profissionais como deve de ser, sabem utilizar muito mais ferramentas. E depois há cursos e aprendizagem. ;)
Tal como há muito se faz, pega-se na mesma RASTA e numa tesoura de pontas redondas, leva-se a tesoura junto à pele e enfia-se a ponta da tesoura por baixo da RASTA; Aponta-se a tesoura para fora, de modo a cortar a RASTA ao meio tendo as pontas viradas para o lado exterior. Tendo sempre em atenção para não cortar a pele do bixano.
Leva mais tempo?? Sem duvida…
Mas a qualidade do trabalho é sem dúvida gratificante.
Eu sei que sim, faço isso com muita regularidade, mas verdade tem de ser dita, dependendo da quantidade de rastas, muito pouco pelo sobra, por vezes sobra tão pouco que quase que mais valia cortar. Além do que nem todos os cães toleram bem um tratamento tão moroso e por vezes doloroso.
E depois os donos não os tratam em casa.
Eu mesmo já fui resgatar um PEKE que vendi, ele vinha numa RASTA total, das orelhas à cabeça não havia ponta por onde pegar.
Conclusão, meti tesoura e com sorte só perdi 3 dias a tratar… só da pelagem HEHEHEHE eu sei é muito tempo para quem é tosquiador ou cabeleireiro. Por fim ficou uma pelagem com apenas uns 5cm de comprimento.
Hoje tem muita pelagem e ultrapassa o chão, a lã é vasta e a sub-pelagem foi recuperada, no entanto posso dizer que levou mais de um ano a conseguir uma pelagem gratificante.
O problema nem é o tempo que se passa a "salvar" uma pelagem, esse problema nunca me ocorreu. Apartir do momento que eu saiba o trabalho que tenho de fazer, eu já perdi bem mais tempo com outros cães, e exactamente pelo mesmo dinheiro que receberia numa hora de trabalho. Não é esse o meu caso , pelo menos. O problema é que passamos horas, ou dias a tratar de um cão, para regressar um ano depois na mesma ou pior. Se o trabalho valer a pena, eu não tenho medo dele.

Por isso, para mim a questão do cortar ou não cortar, varia consuante o perfil do proprietário. E a tolerância do animal, eu já tive pequenois bem reguilas. :P
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado fev 24, 2007 1:36 am

drummondville Escreveu: Em relação a “Tosquias e cortes”.
Muito se fala na teoria das tosquias e porque não aplica-la em todos os cães de todas as raças?
Bem… diga-se que sem duvida deve dar muito menos trabalho, deve ser muito mais rápido, deve se muito mais pratico para que as faz (tosquias), mas… até onde estará correcto ou não?

Já um criador que faleceu me dizia que as tosquias não se aplicam na raça, não só pelo simples facto de retirar toda a estrutura da sub-pelagem ao cachorro, como está a tirar a estética ao cão, como está a retirar o capote de protecção tanto do frio como do calor do cachorro.

A pelagem de um PEKE leva pelo menos mais de 18 meses a atingir um tamanho médio, neste caso, o capote só está formado aos 18 meses. Esse mesmo capote protege a pele do pequinês, que deve estar protegida do calor em excesso e do frio em demasia. Se formos tosquiar um PEKE na primavera, só passado um ano e meio é que temos o nosso cão novamente protegido para o frio ou calor da próxima estação. Acham que vai a tempo de chegar ao Inverno com pelagem para protecção? Parece-me que não hehehehe

Então a Pergunta seria então o que fazer em caso de termos umas RASTAS num PEKE?

Ao contrário do que é ensinado nas aulas teóricas de cursos de cabeleireiro, pelo qual tenho o maior respeito, a utilização de máquinas de tosquias não são propriamente de aplicação generalizada, lamento mas não são mesmo.
O utensílio mais aplicado nos cabeleireiros de estética canina para esta raça é mesmo o pente, uma escova J&J, escova de crina de cavalo, escova de pelo de javali, escova de cerdas, cardadeira muito raramente mas por vezes dá jeito, tesoura e outros poucos utensílios…

Tal como há muito se faz, pega-se na mesma RASTA e numa tesoura de pontas redondas, leva-se a tesoura junto à pele e enfia-se a ponta da tesoura por baixo da RASTA; Aponta-se a tesoura para fora, de modo a cortar a RASTA ao meio tendo as pontas viradas para o lado exterior. Tendo sempre em atenção para não cortar a pele do bixano.
Leva mais tempo?? Sem duvida…
Mas a qualidade do trabalho é sem dúvida gratificante.

Eu mesmo já fui resgatar um PEKE que vendi, ele vinha numa RASTA total, das orelhas à cabeça não havia ponta por onde pegar.
Conclusão, meti tesoura e com sorte só perdi 3 dias a tratar… só da pelagem HEHEHEHE eu sei é muito tempo para quem é tosquiador ou cabeleireiro. Por fim ficou uma pelagem com apenas uns 5cm de comprimento.
Hoje tem muita pelagem e ultrapassa o chão, a lã é vasta e a sub-pelagem foi recuperada, no entanto posso dizer que levou mais de um ano a conseguir uma pelagem gratificante.

;)
Miguel
Bem. eu falei num cão de companhia e não de um cão de exposição, embora mesmo esses possam ser negligenciados aos ponto de ficar autenticas rastas.
Não imagino que aulas teóricas sejam essas e onde se ensina que a maquina de tosquiar deve ser utilizada e mesmo generalizada. Nunca tal vi nem ouvi.
O que eu tenho reparado em cães com a pelagem idêntica é que o corte com a maquina como regra, altera a textura do pêlo, fazendo com que, com o tempo, o subpêlo prevaleça, com todos os inconvenientes que isso trás, já não falando em perder a textura caracteristica, mas sim no facto de que quanto mais subpêlo, mais tendência o animal terá para fazer nós, e mais dificil será retirá-los. E entra-se num ciclo vicioso.
Em relação ao crescimento de 18 meses ate ter um pêlo capaz de o proteger, embora não queira estar a colocar em causa a palavra de um criador da raça, que na minha opinião é sempre muito útil, mas acho muito exagerado esse espaço de tempo. Penso que se está a referir ao tempo que leva o animal ter um pêlo de comprimento decente e razoavel para ser apresentado em exposição.
Embora concorde que a maquina de tosquia não é de todo a mais aconselhada para a raça, nem para muitas outras, mas o certo é que a maioria das vezes isso é feito a pedido do dono, e as razões são muitas.
Em relação ao facto de que é mais comodo tosquiar do que tratar rastas, é, sim, e é mais rápido também como é evidente, e mais barato.
Suponho que as 30 horas que levou a recuperar este seu exemplar sejam horas de trabalho útil.
30 horas é o trabalho de quase 4 dias a tempo inteiro. 4 dias a 8 horas por dia com um cão a tratá.lo, por mais cuidado que se tenha, acaba por ser penoso, no meu ponto de vista para o animal. Do ponto de vista do profissonal, 4 dias de trabalho, ou melhor 30 horas de trabalho a por ex, 10 euros/hora (e já estou a ser benevolente), daria a módica quantia de 300 euros.
Quem tem um animal de companhia que está diposto a pagar esta quantia? E mesmo de exposição, para ficar com cerca de 5 cms de pêlo que segundo o MIguel iria levar neste caso, não 18 meses, mas talvez uns 12...
Será que o profissional terá que fazer este tipo de trabalho quase de borla, ou seja, trabalhar 4 dias num cão a um preço considerado razoavel para o dono, digamos 50 /80 euros, apenas porque o dono não se preocupou com o bem estar do animal e a sua aparencia, e está a preocupar-se tanto agora?
Se o dono não se preocupou e se o deixou chegar a este ponto, terá que ser o profissonal a assumir esse papel e abdicar do seu salario, porque caso contrario o dono acha exorbitante?
È que até pode fazê-lo, mas quase que lhe garanto que na maioria dos casos, o animal quando volta, volta no mesmo estado, e... se o profissional conseguiu fazer da primeira vez a um preço bem jeitoso, porque não o fará a 2ª, ou a 3ª?
Não me parece que haja profissonal que goste ou que prefira tosquiar, neste caso em concreto um Peke, e posso até dar-lhe algumas razões, que nada têm a ver com o mais pratico ou não querer ter trabalho etc. E uma das razões, já que muitas vezes o profssional é acusado de querer é ganhar dinheiro rápido e de forma facil. Agora diga-me uma coisa, um animal que é tosquiado, o mais certo é não tornar a voltar pelo menos durante um ano. Um animal que é tratado como deve de ser, se as condiçoes de pêlo assim o permitirem, pode voltar por exemplo todos os meses, ou de dois em dois meses, quanto mais não seja para levar uma escovadela como deve de ser, ou até um banho. O negócio dos profissionais é esse, é ter clientes regulares, não caes que aparecem 1 ou duas vezes por ano para levar maquina. Mas trabalhar de borla, decerto que também não se faz muito negócio.
Bem, desculpem o testamento, mas no fundo o que eu quero dizer é que na maioria das vezes a maquina é usada em alguns cães e o pêlo cortado mais curto, em ultimo caso. Quanto maior ficar o pêlo, mais depressa o cliente volta.
Mas não culpem os cabeleireiros por não quererem ter trabalho, querer eles querem, sim, mas também querem ser remunerados justamente.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado fev 24, 2007 2:34 am

Olá Isabel e "Pedra" (Não me recordo do seu nome...)

Obrigado desde já pela vossa participação no forum e principalmente neste topico que penso ser do interesse de todos, estou a gostar :D.

Concordo a 100% com o que as duas afirmam, voçes já os tiveram em mãos e cada um fala pela sua experiencia não é?

Sem duvida um Pequinês com "mais pelagem" relativamente ao que parece ser vulgar... (É que eu já não me vejo com um peke sem ser com pelo :lol: , mas já deve ser o habito de os ver assim tão farfalhudos); em relação aos de pelo mais "curtinho", talvez seja mais pratico e mais facil a dita tosquia de ano a ano, não faço ideia nem consigo fazer observação ou dar opinião sobre o mesmo. Como já estou tão habituado...
Talvez seja disso acreditem...

Mas é bom saber o que voçês por vezes têm em mãos e que tipo de alternativas conseguem encontrar, acredito que muitas vezes a solução seja mesmo a tosquia... nem sei muito bem o que dizer sobre o mesmo. Custa é acreditar que haja pessoas a deicharem os bixos chegarem a estados lastimaveis...

Em relação aos PEKES de exposição, eu diria que se tiverem a oportunidade de terem um em mãos que um cuidado mensal num cabeleireiro e a pelagem consegue-se manter sem problemas. A aplicação de um produto mais oleoso talvez à base de Jojoba ou aveia ou algo assim antes de banho, para hidratação, uma escovagem "ligeiramente" mais profunda para tirar a pelagem morta sem tirar o subpelo e ele fica porreirinho, depois para tirar o oleo, uma banhada e um pouco de amassiador e ele fica bonito.
No fim é só marcar a proxima vizita para o mês seguinte e têm ai um bom investimento e um bichano lindo e bem apresentavel.

De todo o modo, e ainda em relação à pelagem, os ditos 18 meses são sem duvida sobre a pelagem ficar como que uniforme, cobrindo o exemplar. Estando a mesma uniforme, protege melhor o bixano e o mesmo fica também muito mais bonito como é logico hehehe.

E penso que seja tudo sobre pelagens...
Não estou mesmo a ver nada mais :D.

E unhas???

Fazem trabalhos de patacure? hehehe
Cortar e limar? Pintar já não acho muita piada...
Ainda em relação a Patas, junto às almofadinhas os PEKES costumam ser peludos nessa zona, voçes costumam cortar esse pelos? Deixando apenas as franjas ou nem por isso?

Eu geralmente aparo sempre as almofadinhas, eles não gostam muito, mas é para terem um melhor pisar, se não fazem uma patinagem desgraçada. :D

Jokas e abraços a todos.
Miguel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado fev 24, 2007 8:54 am

drummondville Escreveu: E unhas???

Fazem trabalhos de patacure? hehehe
Cortar e limar? Pintar já não acho muita piada...
Ainda em relação a Patas, junto às almofadinhas os PEKES costumam ser peludos nessa zona, voçes costumam cortar esse pelos? Deixando apenas as franjas ou nem por isso?

Eu geralmente aparo sempre as almofadinhas, eles não gostam muito, mas é para terem um melhor pisar, se não fazem uma patinagem desgraçada. :D

Jokas e abraços a todos.
Miguel
Estou em crer que a maioria dos que nos aparecem são de pouca qualidade e muitos até arraçados.
Propriamente animal dito de exposição ou que participe nelas nunca tive o prazer de colocar as mãos (em trabalho), mas ambos sabemos que há muito poucos e esses são basicamente tratados pelos donos e ou criadores.
Em relação a sua questão, as unhas são cortadas e limadas claro, como em todas as raças, os pêlos interdigitais também, tal como costumamos redondear o pêlo das patas.

Gostava de saber se já alguma vez usou o champo Pet Silk "coarse coats" e se sim, o que acha do mesmo.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado fev 24, 2007 3:45 pm

Olá "Pedra";

Redondear as patitas é cortar os pelos dando uma ideia no genero das patas dos gatos persas? Penso que seja isso...
Nos cães de exposição essa tecnica não se aplica, pois uma das caracteristicas é precisamente terem pelos nas pontas das patas, como que fazendo um sapato de aladino, se é que me faço entender, no entanto em algumas femeas e mesmo alguns machos, corto essa pelagem ao qual lhe chamo os sapatos de aladino, dando akela forma de pata de gato persa, ficam engraçados, mas... para o Show ñ pode ser.

Em relação ao produto que falou não conheço nem a marca nem a gama.
Qual a aplicação ou composição do mesmo?

Em relação a unhas... certamente já deve ter ouvido falar em corte de unhas a lazer. Diga-me qual a sua opinião sobre o mesmo.
Segundo o que me disseram... o lazer queima parte do sabugo não permitindo ou atrasando o crescimento da unha, será?
Em relação a este ponto tenho alguma coriosidade, pois tenho um bixano que as unhas crescem de modo muito fechado, ou antes, as unhas muito facilmente podem encravar.

Tenho estado a pensar em possivelmente aplicar essa pratica do lazer nas unhas do mesmo.
Se souber de alguma coisa... depois diga.

;)
Miguel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 25, 2007 1:16 pm

Cortar os pêlos nas patas que nasce um para cada lado, dando na minha opinião um aspecto pouco cuidado. Não tem que ser propriamente pés de gato, mas dar um aspecto de algo mais uniforme. DE qlqr forma, e como já disse, refiro-me a pets, mas acho que hoje até sou capaz de ir dar aí uma cuscada para ver esses "pés".
Lazer, nunca ouvi falar. Limar com o dremmel sim, e nos cães que o permitem, acho de muito boa aplicação.
Sobre o pet silk posso enviar.lhe o link mais tarde, neste momento a minha net está demasido lenta e não me abre a maioria das paginas.
cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

terça fev 27, 2007 2:36 pm

Bom dia a todos
Vamos lá esclarecer umas coisitas, o corte da pelagem entre as almofadas das patitas dos nossos pekes não tem nada a ver com a beleza ou apenas o melhor andar dos animais, mas sim com um a saúde deles.
Uma má colocação da pata devido à almofada não estar completamente assente no chão leva, a que o animal muitas vezes tenha lesões na coluna.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

terça fev 27, 2007 4:05 pm

Olá Cisal

Pois é como os humanos. Pezitos tem que estar bem cuidados, caso contrário a coluna é quem sofre.

Cumprimentos

Céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça out 21, 2008 9:19 am

Bem, este tópico já é antigo, mas confesso como recém-dona de um pequinês, já estou completamente em pânico com o tipo de cuidados que terei de ter. Eu pretendo que ele tenha o pêlo comprido, sem tosquias, mas não sei até que ponto conseguirei seguir todas estas directrizes. Até agora, tenho utilizado toalhetes sem álcool, água de rosas e ainda só cortei as unhas, ainda não o penteei, porque ele é minúsculo e não tem nós, está sempre dentro de casa. Já percebi que convém ser penteado com uma escova e não uma cardadeira. Tenho de ganhar coragem para lhe cortar os pêlos entre as almofadas. Eu não tenho experiência nestas andanças e só para lhe cortar as unhas, foram 30 minutos. :lol:

Quanto ao resto, vou tentar, quando ele for mais velhinho, aplicar os sprays hidratantes (silicone, etc), vamos ver se consigo. Não quero que ele se torne numa réplica de cão de exposição mas com um pêlo bonito e comprido, isso sim.

Não pensei que fosse tão complicado :lol:
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça out 21, 2008 9:49 pm

Olá Kikas,

Tratar da manutenção de um peke é mais facil do que parece, se bem que da parte dos criadores os mesmos devem dar essas orientações. Mas isso é puro detalhe que nem todos sabem manter...

Em relação à manutenção mais simples de um peke é mesmo a escovagem apenas ao fim-de-semana com uma escova larga, não me recordo nunca do nome das escovas, a ver se pego numa para depois lhe dar uma ideia.
Mas a escovagem é simples até aos 4 ou 5 meses, depois disso é que se torna mais complicado, pois a lã começa a ganhar mais volume e parte dela a mudar e a cair. Ora quando isso começar a acontecer o mais facil é manter a escovagem da mesma forma, nunca cardar um peke, pois levaria meses ou mesmo perto de um ano a compor a pelagem.
O aparar das almofadinhas é mais pratico se for feito de 15 em 15 dias em cães muito peludos, nos de menos pelagem basta uma vez por mês.
Diariamente é lavar a carita com turco e pouco mais que isso...

Ter um peke não é o mesmo que ter qualquer outro cão, peke é um cão de alguns cuidados e dedicação. Mas parece-me que já se está a apaixonar pelo seu pekerruxo.

;) Quanto mais tempo passar mais vai gostar dele.
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta out 22, 2008 8:12 am

Realmente, estou completamente apaixonada pelo meu Ming, e agradeço públicamente a ajuda que me tem dado e também as informações que me forneceu antes de eu ter optado por esta fantástica raça. Ontem, aparei pela primeira vez, as almofadas. Demorei imenso tempo, mas realmente não me tinha apercebido que tinha tanto pêlo nas patitas. Vamos ver se consigo manter uma pelagem tão bonita como a de muitos exemplares aqui do site. Tenho uma dúvida, reparei que utilizam por vezes produtos dos "humanos". Eu, pessoalmente utilizo 2 produtos há uns anos, que adoro, um que repara imediatamente as pontas espigadas e nutre o cabelo (umas gotinhas oleosas) e outro, um spray à base de silicone, ambos além de reparar e hidratar, dão também um brilho excepcional, e falando em cabelos humanos, são melhores do que qualquer produto da Lóreal. Eu fui aconselhada por um cabeleireiro a utilizar estes mesmos produtos, substituiu os que vendia da Lóreal por esta marca.

Não sei se posso, mas deixo aqui os links, para que talvez me possam aconselhar se poderia utilizar estes produtos no Ming, nomeadamente nas pontinhas mais secas do pêlo e o spray de silicone para utilizar para o brilho (uma das foristas falou num spray de silicone, difícil de encontrar, que utiliza no seu cão, após a água de rosas).

Gotas:
http://shop.avon.com/shop/product.aspx? ... 19&level=3


Spray:
http://shop.avon.com/shop/product.aspx? ... f_id=29031

Peço também a Vossa ajuda sobre escovas e pentes. Alguns sites falam em escovas de "cerdas" metálicas sem bolinhas de plástico nas pontas (por acaso tenho uma dessas em casa), outras em escovas de cerdas naturais. Sobre pentes não encontro especificações. A escova que tenho é semelhante à seguinte, mas com cerdas direitas e sem bolinhas de protecção.



Aguardo e agradeço, desde já, as Vossas respostas

Cumprimentos

Imagem
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta out 22, 2008 11:50 am

Olá

Penso que se está a referir a mim qdo fala no silicone em spry.
Em qualquer loja de venda de produtos para animais, encontra o silicone para caes. Também pode comprar on line. è só procurar.
Esses de que fala da L'oreal, SERUNS, e que eu tb utilizo em mim,são bons sim, só que como têm cheiro eles não gostam tanto.
Mas ele ainda é tão pequenino........... Só comecei a utilizar depois que e tico ficou com o pelo comprido, para não criar aqueles nozinhos debaixo das orelhas e ficar com o pelo brilhante e solto. É óptimo para o pelo sim.

Espero ter ajudado.

Céu
Responder

Voltar para “Pequinês”