Grooming - Escovagens - Pelagens e afins...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 20, 2007 8:14 pm

Olá novamente;

Cães Espanhois são tipicamente americanos, resumindo em Portugal temos de nos reger segundo o FCI e não o American Kennel Club que tem um padrão da Raça com tamanhos e pesos muito acima dos tipicamente Europeus.

Cães Espanhois é quase o mesmo que cães Americanos, aliás existem N criadores espanhois que vão buscar exemplares à America e apresentam-nos em Exposições, depois ficam um pouco admirados por não conseguirem obter titulos de beleza europeus, ou perderem em ringue contra exemplares europeus... pergunte-se porque será?? hehehe
Mas também há casos em que exemplares Americanos ganham a exemplares europeus, apenas por serem Juizes Americanos a Julgar e alguns "desconhecem" a diferença do padrão europeu. Acontece mas que se pode fazer, são casos isolados e o que conta são a soma de todas as exposições anuais. No final temos o melhor da raça e isso tem algum valor.

Se voçê quer selecionar um bom exemplar numa ninhada, se quer ou pretende fazer criação o primeiro principio basico é saber e conhecer bem o padrão da raça, seja ela qual for. Deve saber quais são as falhas e as caracteristicas base para um bom exemplar.
Sem duvida que as exposições vão ajudar muito a compreender mais facilmente o padrão da mesma raça, pois terá uma pessoa experiente "JUIZ" que conhece bem a raça e que tem o dever de o ensinar ou explicar quais as falhas do mesmo exemplar.

Outra questão, que muitas vezes tenho vindo a identificar com alguns Juizes, quando têm um exemplar na mão de um Juiz e o mesmo começa a avaliar o cão em silencio... Por favor, façam questão de pedir ao Juiz para fazer uma avaliação oral, ou antes para explicar como está a avaliar o cão para que possam compreender a mesma avaliação.
Eu faço isso quase sempre, quando os cachorros não foram ainda avaliados por Juiz algum ou mesmo nas primeiras 6 exposições com um cachorro.

Eles como Juizes têm de ser os primeiros a explicar o que está mal ou o que está bem. Aos poucos vamos aprendendo, mas sozinhos acredite que não é facil selecionar um bom exemplar numa ninhada.

Leva tempo e muita experiencia e acredite, mesmo assim há N surprezas em cada ninhada.

Miguel
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta fev 21, 2007 6:38 pm

Olá Artemysa

Deixe que me apresente: Chamo-me Céu, sou de Castelo Branco, tenho um pek que faz 3 anos em junho , tive um outro que viveu 16 anos e sou uma defensora acérrima desta raça.
Qto à limpesa dos olhos, faço um chá de rosas brancas ou de malva lisa, deixo arrefecer, (fazer pesquisa net para ver que malva). Mas o mais cómodo é comprar nas farmacias já feito. É barato. Últimamente é o que tenho feito. Agua de Rosas compro no jumbo e as malvas na farmacia, aliás penso que nas casas de produtos naturais também existem os dois produtos.
Se quiser fazer uma pesquisa verá que já os nossos antepassados usavam para lavar os olhos e outras inflamações. Resumindo: água de rosas para lavar os olhos e evitar inflamaçoes e água de malva para qdo existe inflamação.
E se pulverisar ligeiramente o pelo antes de escovar com água de rosas e em seguida um pouco de silicone em spry para cães, verá que bonito e cheiroso fica o pelo
Os meus cumprimentos
Céu
Artemysa
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

quarta fev 21, 2007 6:45 pm

Obrigado, Céu, foi muito simpática!

Cumprimentos
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta fev 21, 2007 7:00 pm

Olá novamente Artemysa

Não tem que agradecer. Estamos aqui para aprendermos e trocarmos experiências, para isso são os foruns, né?

Tudo de bompara si

Céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta fev 21, 2007 9:48 pm

Olá Céu;

Obrigado pelo apoio.
A Céu é uma fofinha, parece ter algum gosto por fazer coisas caseiras, eu também sou um pouco assim. Gosto das receitas caseiras e até as mais tradicionais.
Bem ou mal muitas dessas receitas têm grande aplicação e utilidade.

Foi com uma receita caseira que curei uma enorme constipação em poucos dias.

Só por coriosidade, qual é a marca do Spray de silicone que a Céu coloca e onde consegue geralmente arranjar os mesmos?
Há uns de cabeleireiro penso eu que são da Garnie ou algo do genero... eu com esses nomes sou terrivel :lol:

Comprei faz pouco tempo um tratamento Japonês, nem sei o nome, mas tem um cheiro tão agradavel que quase apetece comer, parece manga, que deve ser colocado apenas quando se lava a pelagem dos canitos, coloca-se nas pontas partidas e secas e o produto hidrata, fica muito mais forte. Ainda não experimentei mas... estou com alguma coriosidade, foi me indicado por um criador que costuma fazer isso com exemplares que têm pelagem muito seca nas pontas, tenho um assim...

Salvo erro custou-me uns 60 e tal euros, mas... isto dura muito tempo, como só se aplica um pouco... parece ser perfeito.

Depois conto como ficou o resultado.

Abraços a todos.
Miguel
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 22, 2007 1:00 am

Oi Ana, esse instrumento que falas é a versão arteriana do Coat King da Mars , que alias, no catalógo deles tem a seguinte descrição:
Os modelos com poucas laminas (6 a 10) facilitam um desembaraçar rápido, eliminando os nós sem esforço. Perfeito para qualquer raça de pelo comprido com nós.
O modelo de 12 laminas, combina o desembaraçar com o arrancar do pêlo e tornam-se muito uteis em raças como o cocker, golden, bobtail.
Oa modelos com mais laminas, arrancam facilmente o subpêlo, colaborando surpreendentemente com o stripping, embora não substituam as facas de stripping.

Sobre o verdadeiro Coat King aqui vai o site http://www.groomersmall.com/coat_kings.htm

Alguns exemplos de cães sujeitos a esta técnica, no entanto não esquecer que se trata de um site americano/canadiano
http://www.groomersmall.com/ck_results.htm

Encontras cá em Portugal quem venda o Coat King da Mars, sem grandes problemas.


Para o Miguel, gostaria de saber qual a textura ideal do pêlo do pequenês, e se a presença de subpêlo em quantidade é desejavel ou se por outro lado o excesso deve ser retirado, e se sim em que zonas do corpo.
Obrigada.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta fev 22, 2007 12:23 pm

Olá "Pedra";

Espero que esteja tudo bem consigo.
Em relação à pelagem dos PEKES, diga-se de passagem que cada vez mais está a haver uma fase de grandes mudanças na mesma, no entanto o padrão da raça é o mesmo...

Embora o padrão seja muito explicito quanto à mesma, no qual refere que não se deve perder a forma corporal, parece-me a mim que estamos a cair na asneira que se identificou nos anos 80 e em parte nos anos 90 também... alguns criadores fogem um pouco ao que é a caracteristica e acabam por perder a forma corporal de alguns exemplares. Pelo e mais pelo e mais pelagem e mais subpelagem...
Proporcionam uma imagem incorrecta no exemplar e acabam por surpreendentemente perder pontos com esse desenvolvimento não muito agradavel no ponto de vista de alguns Juizes e criadores.

Ui a Pedra vem basicamente pedir-me para lhe descrever a pelagem de um PEKE... isso dá algum trabalho e não há nada como estar com um PEKE nas mãos para ver e perceber melhor. De todo o modo...

Em PEKES MACHOS, uma vez que são basicamente o forte da raça em exposições a nivel Global e sendo os mesmos portadores de muito mais pelagem;

A pelagem deve ser composta de subpelagem, principalmente na Juba, colar, babete, caixa toraxica e pouco mais.

Orelhas devem ser compostas de pelagem de 3 tipos, alguma subpelagem, pelagem longa e fina, pelagem grossa pesada e longa, geralmente de cor negra que forma os ditos brincos.

Nos calções a pelagem é geralmente só subpelo, deve ser comprido até ao chão se possivel mas dando uma ideia de ser uma pelagem pesada.

Nas patas, devem ter bastante subpelagem nos cotovelos e nos pés, no entanto é essencial uma aparadela junto às almofadinhas para permitir um pisar correcto ao andar. A ausencia deste cuidado de higiene e bem estar, proporciona um mau pisar do exemplar.

A cauda é composta por 3 tipos de pelo semelhante às orelhas, comprida, vasta, "robusta", geralmente com muita subpelagem, não deve nunca ser aspera.

A restante pelagem corporal deve ser composta por uma pelagem mais grossa, mais curta, pesada e ligeiramente aspera.

Ou antes, desde que o exemplar mantenha a forma "corporal de pêra" é aceite, no entanto é essencial conhecer onde e como trabalhar a mesma pelagem. A propria tecnica de escovagem tem muito que se diga.

Pufff... não sei muito mais como lhe explicar melhor, mas espero ter conseguido dar uma ideia pelo menos. Pessoalmente com um cão nas mãos eu posso lhe mostrar e exempleficar, aliás não custa nada.

Em relação aos pentes... dá que pensar...
Estou um pouco renitente, mas... estou sempre disposto a aprender, uma vez que as fémeas têm uma pelagem diferente dos machos... talvez tente numa menina. Se o resultado for agradavel aprovo, se não gostar... serei o primeiro a reprovar hehehe :lol:

Um abraço.
Miguel
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta fev 22, 2007 12:26 pm

Oi novamente;

Concluindo a mensagem anterior e mais em relação à subpelagem, só no tronco, após a caixa-toraxica até chegar à cauda, esse espaço corporal não deve ter muita subpelagem ou quase nenhuma.
Mas sim um tipo de pelo mais aspero e geralmente um pouco mais curto, isto é algo como que... uns 5cm de comprimento em media.

;)
Miguel
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta fev 22, 2007 2:47 pm

Oi Miguel

Acerca silicone em spray para caes uso o seguinte:conditioner fur hunde und katzem - conditionneur professionnel, dilué et prêt pour l,emploi, caixa cinzente e com um cão, marca Armonie Naturali. Made Italia.
Compro aqui numa loja de animais. Mas só por encomenda. Durante algum tempo utilizei um para humanos da loreal, emb. cor de laranja, mas tem um cheiro activo e ele fungava muito. Este tem um cheiro a lavadinho. Não tenho o preço na embalagem, mas é carote para quem tem mais que um cão, mas que é bom lá isso é. Fica o pelo solto brilhante e não deixa formar nós nas orelhas. Albivet é onde o compro em Castelo Branco. Há tempos em Coimbra corri as lojas todas de animais e não encontrei. Devido à crise as lojas não investem nestes produtos. Só por encomenda. Se tiver tempo faça uma pesquisa na net e verá que existem outros. E se conhecer alguém que vá de férias ao Brasil, o ouro fino tem um espectacular. Como criador penso que em quantidades, até lhe enviariam.
Mas como eles ficam com um pelo espectular é pulverizar uma vez por semana, ligeiramente as pontas, com agua de rosas e em seguida, tb ligeiramente e sobre as mãos o silicone. Aprendi com a Susana, criadora no Brasil.
Um abraço e até breve
Céu
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta fev 22, 2007 3:09 pm

Olá novamente

Esqueci de mencionar o outro condicionador para os humanos, e que utiliza da mesma forma:
LOREAL -ELVIVE-SPRY PROTECTOR- HIDRALIN- FILTRO UV- ANTI RESSEQUIMENTO, DESEMBARAÇAMENTO E ANTI NÓS.
Compro no jumbo ou pingo doce.

Agora sim, missão cumprida. e um bj

céu
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta fev 22, 2007 10:12 pm

Oi Céu;

Eu na realidade não utilizei nunca esse da loreal, nunca "precisei" no entanto estou aberto a aprender sempre algo novo não é?
Ora a pouco e pouco têm chegado novos produtos no mercado é sempre bom aprender.

Vou ver se consigo falar com um brazileiro que conheço, ele é handler e certamente tem facil acesso a produtos desses. Pode ser que consiga pedir uma quantia maior e até é capaz de ser mais rentavel nesse sentido.

Caso não consiga peço a uma amiga italiana, nestes casos os contactos são sempre uteis e agradaveis :D

Jokas gordas e tudo de bom ;)
Miguel
ambamaro
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta ago 01, 2003 8:46 pm
Localização: 3 pequinês, 1 caniche, 1 siamês, 1 gato SRD

quinta fev 22, 2007 11:04 pm

Olá a todos

Atenção que estas máquinas não são para os meus peques, mas alguém sabe onde posso encontrar na net máquinas de cortar pêlo da "aesculap" ou da "Oster".

Fiquem bem.
AnaLee
Membro
Mensagens: 172
Registado: quarta fev 26, 2003 1:45 pm
Contacto:

sexta fev 23, 2007 12:32 am

IsabelNobre_ Escreveu:Oh Ana! Isso de que falas é um Coat King ( mais marca menos marca). Existem com várias quantidades de dentes, mas é semelhante a um corta-nós. Eu também uso isso qdo quero retirar sub-pelo (quantidade) ou volume. Mas isso corta, e não é de todo aconselhado a um pequenês de exposição.

Mais o pequenês de exposição não devem de tomar banho com tanta frequência, é anual depois da muda. Isto se se quer manter o sub-pelo (o que lhe dá o volume). Apenas se deve lavar com shampô seco, escovar com talco, mas com cuidado para não retirar o sub-pelo.

Maiores cuidados: Limpeza dos olhos frequente e corte das unhas, que crescem depressa.
Oi Miga...

Eu nao me referi a cães de exposiçao, mas sim à manutençao em casa... Para isso o Miguel explicou e muito bem como se trata de um pekinois de esposiçao....
OK, bem me pareceu que aquela coisa não era adequada para a minha bichana!!
Olá Artemysa.....
Não sei se tem algum exemplar de exposição se o tiver, é como o miguel , diz, akilo realmente tira mto subpêlo.... Não é adequado

Mas para manter um exemplar em casa, até agora, o king coat, ou o super coat... ou kk outros com as mesmas caracteristicas, foram os unicos que me surfiu efeitos duradouros e satisfátórios, porque na época da muda, acredite que dá muito jeito....
Olá a todos

Atenção que estas máquinas não são para os meus peques, mas alguém sabe onde posso encontrar na net máquinas de cortar pêlo da "aesculap" ou da "Oster".
Olá ambamaro, não sei se sabe, mas a toskia não é o melhor tratamento que deve dar ao seu exemplar, prejudica tanto pele e pêlo.... Tem aqui várias dicas em como tratar do seu pekinois,de maneira saudavel para o seu pekenino e economica para si sem gastar 150/200€ numa maquina de toskia como as que referiu no seu post, porque é o que elas custam e mais....Alem de ser aconselhado o manejo das próprias por profisssionais....

Jokas... :wink:
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta fev 23, 2007 11:45 am

drummondville Escreveu:Olá "Pedra";

Espero que esteja tudo bem consigo.
Em relação à pelagem dos PEKES, diga-se de passagem que cada vez mais está a haver uma fase de grandes mudanças na mesma, no entanto o padrão da raça é o mesmo...

Embora o padrão seja muito explicito quanto à mesma, no qual refere que não se deve perder a forma corporal, parece-me a mim que estamos a cair na asneira que se identificou nos anos 80 e em parte nos anos 90 também... alguns criadores fogem um pouco ao que é a caracteristica e acabam por perder a forma corporal de alguns exemplares. Pelo e mais pelo e mais pelagem e mais subpelagem...
Proporcionam uma imagem incorrecta no exemplar e acabam por surpreendentemente perder pontos com esse desenvolvimento não muito agradavel no ponto de vista de alguns Juizes e criadores.

Ui a Pedra vem basicamente pedir-me para lhe descrever a pelagem de um PEKE... isso dá algum trabalho e não há nada como estar com um PEKE nas mãos para ver e perceber melhor. De todo o modo...

Em PEKES MACHOS, uma vez que são basicamente o forte da raça em exposições a nivel Global e sendo os mesmos portadores de muito mais pelagem;

A pelagem deve ser composta de subpelagem, principalmente na Juba, colar, babete, caixa toraxica e pouco mais.

Orelhas devem ser compostas de pelagem de 3 tipos, alguma subpelagem, pelagem longa e fina, pelagem grossa pesada e longa, geralmente de cor negra que forma os ditos brincos.

Nos calções a pelagem é geralmente só subpelo, deve ser comprido até ao chão se possivel mas dando uma ideia de ser uma pelagem pesada.

Nas patas, devem ter bastante subpelagem nos cotovelos e nos pés, no entanto é essencial uma aparadela junto às almofadinhas para permitir um pisar correcto ao andar. A ausencia deste cuidado de higiene e bem estar, proporciona um mau pisar do exemplar.

A cauda é composta por 3 tipos de pelo semelhante às orelhas, comprida, vasta, "robusta", geralmente com muita subpelagem, não deve nunca ser aspera.

A restante pelagem corporal deve ser composta por uma pelagem mais grossa, mais curta, pesada e ligeiramente aspera.

Ou antes, desde que o exemplar mantenha a forma "corporal de pêra" é aceite, no entanto é essencial conhecer onde e como trabalhar a mesma pelagem. A propria tecnica de escovagem tem muito que se diga.

Pufff... não sei muito mais como lhe explicar melhor, mas espero ter conseguido dar uma ideia pelo menos. Pessoalmente com um cão nas mãos eu posso lhe mostrar e exempleficar, aliás não custa nada.

Em relação aos pentes... dá que pensar...
Estou um pouco renitente, mas... estou sempre disposto a aprender, uma vez que as fémeas têm uma pelagem diferente dos machos... talvez tente numa menina. Se o resultado for agradavel aprovo, se não gostar... serei o primeiro a reprovar hehehe :lol:

Um abraço.
Miguel
Obrigada.
Na realidade pelo standard falam em "top coat coarse with thick, softer undercoat."
Suponho portanto que seja uma pelagem grossa e pesada, com subpêlo bastante cerrado. E aí é que deve estar o buslilis da questão dos nós.
Sabe a razão pela qual as femeas têm uma pelagem diferente dos machos? È a sua experiencia pessoal, e de outros criadores, ou haverá alguma razão que o justifique. Havendo, haverá juizes que saibem avaliar essa diferença, ou penalizam as femeas cuja pelagem é diferente?
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta fev 23, 2007 11:50 am

AnaLee Escreveu:Olá ambamaro, não sei se sabe, mas a toskia não é o melhor tratamento que deve dar ao seu exemplar, prejudica tanto pele e pêlo.... Tem aqui várias dicas em como tratar do seu pekinois,de maneira saudavel para o seu pekenino e economica para si sem gastar 150/200€ numa maquina de toskia como as que referiu no seu post, porque é o que elas custam e mais....Alem de ser aconselhado o manejo das próprias por profisssionais....

Jokas... :wink:
Este é outro assunto que gostaria de discutir.
È certo que a tosquia não é o mais indicado, aliás não só para o peke, mas mas muitas outras raças.
No entanto, todos sabemos que mesmo os que nos parecem vir a ser os melhores donos do mundo, algumas vezes, por N razões se desleixam com o pelo do animal. Ora sendo um cão de companhia, que está cheio de nós, não é preferivel tosquiar o animal?
Na minha opinião embora não o desejavel, é um mal menor comparado com rastas.
Responder

Voltar para “Pequinês”