CPC/LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

terça fev 26, 2008 10:35 am

Bom dia aos foristas, venho abrir este tópico para alertar sobre onde e como comprar os nossos animais, como possuo uma pekinês e passando a semana passada por uma loja de animais que tinha dois cachorrinhos de outra raça na montra decidi questionar a vendedora se também costumavam vender pekineses ela disse-me logo que sim, e com LOP, com afixo e tudo, sei que voltei à dita loja porque a srª me disse que tinha um pekinês lindissímo bicolor uma coisa muito engraçada etc...
Fiz uns quantos kilómetros e lá voltei para ver o dito cachorrinho muito engraçado na verdade tinha era um belo de um focinho não tinha a pelagem de um pekinês bébé não tinha o andar bamboleante não tinha a cabeça de forma correcta e eu, questionei a srª mas este animal tem mesmo LOP?
O mais curioso é que tinha, eu vi, li e nem queria acreditar que o CPC tenha passado o LOP a tal animal, comentei com a sª que os 700 € que me pediu eram um exagero dado o animal em questão não se parecer minimamente com um peke cheguei a comentar não tem valor algum.
O CPC passa LOP a qualquer ninhada? desde que os pais tenham eles lop também? é assim tão fácil?
É que quem compra também pode ser enganado se eu não tivesse o minimo de conhecimento da raça em questão via o LOP e ficava toda contente.
O cpc não devia ver algumas ninhadas?
Última edição por cisal em terça fev 26, 2008 7:46 pm, editado 1 vez no total.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça fev 26, 2008 7:07 pm

Olá Isabel;

A situação que nos comunica não é de todo grande novidade no mundo da Canicultura ou mesmo na minha optica e analise enquanto criador da raça.
O Clube Português de Canicultura é uma organização que tem bastante historia a nivel Cinologico, no entanto o numero de criadores aumentou, o numero de registos aumentou também.

Com o aumento de ninhadas o controlo das mesmas torna-se algo como que uma tarefa muito dificil e bastante complicada de se realizar, no entanto tenho ideia de que seja apenas uma questão de falta de visão ou prespectiva, talvez uma renovação no sistema de gestão das mesmas ninhadas resolvesse o problema temporariamente.

Têm se vindo a debater varios criadores com este factor que infelizmente ainda não foi possivel de resolver ou controlar, o resultado é o que a Isabel encontrou.

O LOP é importante num exemplar de raça, pois é o unico papel/documento que o identifica como exemplar da raça, no entanto o LOP ou mesmo o Afixo de Criador não são significado de Qualidade;

- O LOP identifica o Cão enquanto exemplar de determinada raça "X"
- O Afixo identifica a origem do exemplar, como um sobrenome de familia ou algo no genero.

A unica coisa que identifica a qualidade dos exemplares são mesmo os certificados de avaliação individual que se obtêm nos ringues de exposições caninas dentro ou fora de portugal. A Isabel já tem vindo a apresentar a sua cadela em algumas exposições e penso que tem ideia da qualidade da mesma. O resultado de varias avaliações têm sido entre as melhores enquanto exemplar femenina da mesma raça. Faze-la campeã não será muito dificil se permanecer a sua participação nos ringues de exposições.

Mas a canicultura é uma cultura onde se vão adquirindo conhecimentos ao longo do tempo e conforme a experiencia, tal como tocar piano, uns sabem... outros não.

Espero ve-la em breve numa das proximas exposições.
Abraços a todos.
Miguel Drummond
cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

terça fev 26, 2008 8:05 pm

Olá Miguel
queria eu com este novo tópico apenas alertar os possiveis novos donos de que nem só o LOP lhes pode dar toda a confiança de terem um exemplar da raça mas não é só isso eu pensava que ao terem Lop e afixo também eu estaria a ter um animal selecionado entre os melhores de boas linhagens que cumpriria à partida o estalão da raça nada disso.
Os criadores também os hà inescrupulosos eu nunca venderia aquele animal nem deixaria fazer criação com ele pois era tudo o que a raça não pode ser mas parece que há criadores pouco preocupados com estalões e afins.
Não desisto de ter o meu peke macho parece que está para breve mesmo a sua chegada cá a casa espero que não demore cá estou eu a tootsie e o Conde para lhe darmos muitos mimos.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta fev 27, 2008 8:34 pm

Olá Isabel;

Em relação aos Afixos, o terem Afixo ou não terem, em nada difere a qualidade dos exemplares. Eu por exemplo não sou obrigado a colocar o Afixo de criador nos meus exemplares, no entanto ao colocar o Afixo, se um dia no futuro encontrar um exemplar com boas caracteristicas, se vizualizar e estudar o registo do mesmo cão em questão, poderei dessa forma saber quem são os ascendentes (pais, avós, bisavós etc..) do mesmo exemplar em questão.
Assim, caso eu identifique nome comuns e ou familiares, facil será de realizar a selecção dos exemplares e estudar as suas origens, ou resultados futuros, se eventualmente se destinarem a criação.

O afixo é resumidamente um sobre nome de familia.
Jikos depois falamos...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 27, 2008 10:59 pm

Só vos deixo uma questão.

Desde quando os criadores escrupulosos e dignos desse nome vendem cachorros para LOJAS?

:wink:
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta fev 28, 2008 1:37 am

Olá Dinodane;

Bem-vindo a este fórum ao qual agradecemos sempre a participação no mesmo.
Em relação aos escrúpulos… é uma questão à qual infeliz ou felizmente, não lhe sei responder, nós Drummondville fazemos criação de exemplares desta raça faz alguns anos largos e não somos muito apologistas de venda em lojas. Não só pela falta de espaço dos exemplares como também da higiene imprópria que algumas lojas têm.

A situação que se verifica em questão, é que estes ditos criadores têm uma loja em parceria, do qual fazem a comercialização de exemplares sem qualquer qualidade. Uma vez que se trata de uma criação não seleccionada e sem qualquer tipo de critérios de qualidade.
Infelizmente não é um caso isolado, começo a pensar é que a criação e selecção controlada de determinadas raças, começam a ser casos isolados, uma vez que também não identifico qualquer apoio por organismo ou entidade que dê qualquer tipo de apoio ou estimulo à realização da mesma selecção e qualidade.

No entanto há conhecimentos que se transmitem de geração a geração, tal como a paixão devota por determinadas características por uma raça que acompanha uma família em gerações. Quem gosta… gosta sempre…

Mas penso que cada criador, com ou sem afixo, constrói ao longo do tempo o seu próprio caminho e fama, com ou sem bons resultados, ficando assim conhecido pelos mesmos passos que dá. Mas desenvolver uma criação sem bons resultados, na minha opinião não se trata de criação, mas sim de alguma exploração animal com fins lucrativos.

Quando há bons resultados num criador, uma selecção cuidada dos exemplares e um desenvolvimento de qualidade da raça ou raças com o qual trabalham, ai sim eu chamo a esse, de um criador e seleccionador que se empenha, aliás a canicultura deveria ser em prol da selecção de exemplares de melhor qualidade e não do aumento desregrado dos novos exemplares e surgimento de criadores não conhecedores do que fazem ou deveriam fazer, mas é mera opinião pessoal. No entanto a canicultura actualmente expande-se… e a qualidade… está apenas à vista dos que realmente conhecem o que pretendem. Uns qualidade, outros algo que desconhecem…

Miguel Drummond
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 27, 2008 6:22 pm

Olá.

Pois quando eu falo em escrúpulos refiro-me à RESPONSABILIDADE que o criador tem de seleccionar os donos dos cães que coloca no mundo.

Um criador que coloca à venda numa loja o produto da sua criação passa-me claramente a mensagem que aquilo que o move na criação é a obtenção de lucro e a venda do cachorro à primeira pessoa que passar o cheque.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quinta mar 27, 2008 7:50 pm

Olá Dinodane;

Permita-me concordar com a sua observação, não penso de maneira diferente.

No mundo da canicultura é sempre imprevisível saber ao certo quem está do outro lado da compra, neste caso, quem é na realidade a pessoa a que se destinam os novos cachorros. Quem vê caras não vê corações.

Já não é fácil por parte de determinadas pessoas, valorizarem a selecção de exemplares feita pelos criadores, seleccionar o novo dono, não é propriamente tarefa fácil também.
Dai que já tive algumas vezes a liberdade de negar a aquisição de um ou outro exemplar por parte de interessados.

Para certas pessoas até um simples rafeiro seria bom de mais, como que dar pérolas a comer aos porcos... mas não passa de opinião pessoal.

Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 27, 2008 8:29 pm

Para certas pessoas até um simples rafeiro seria bom de mais
Simples ou não, o rafeiro é tão cão como um pequinois ou um dogue alemão, logo merecedor da mesma estima, cuidado e respeito. Eu percebi onde quis chegar, mas veja lá se não o interpretam mal...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sábado jun 21, 2008 2:29 pm

Gostei de ler este tópico e de saber que há cães com LOP que nem sequer são exemplares da raça a que se diz pertencerem. Isto é mesmo um assunto complicado, com o qual só agora tomei contacto.
Como sempre, gostei das respostas do moderador deste fórum.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado jun 21, 2008 4:20 pm

Olá Mennel,

Em relação aos exemplares com LOP que em nada são cumpridores da qualidade desejada, o resultado dessa situação é derivada de vários factores;

- A falta de conhecimentos por parte dos criadores.
- A falta de avaliação dos progenitores e seus descendentes nas ditas exposições.
- A falta de princípios, respeito, educação e até de moral por parte de “alguns” desses criadores.
- A falta de controlo de ninhadas pelas entidades competentes, nomeadamente o CPC.
- A crise económica que bem ou mal é um factor que influencia a qualidade de vida/reprodução/exploração e outros envoltos na canicultura portuguesa também.

Em relação a esses exemplares e ao facto dos mesmos terem o LOP, de certo modo, apesar de terem o Registo em LOP, esse mesmo documento identifica-os como sendo pertencentes a determinada raça, no entanto nem só o registo em LOP é garantia de qualidade dos exemplares.

A questão que certamente poderá levantar é;
Ora se não têm qualidade mas têm Registo em LOP, como posso saber a qualidade do mesmo exemplar? Como posso saber a qualidade do que estou a investir na minha compra?

A resposta é simples;
A qualidade está na avaliação inicialmente realizada aos progenitores. Se os pais dos cachorros forem avaliados, há que ter em conta que tipo de avaliação e quantas avaliações foram realizadas. Desenvolver um trabalho de criação sem conhecer o que se tem e a qualidade do mesmo, torna-se no desenvolvimento de um trabalho feito às cegas.

Entrando em maior pormenor;
È de certo modo fundamental, sabermos se os progenitores têm qualidades úteis no desenvolvimento da raça enquanto espécie.
Se forem exemplares que sejam úteis ao desenvolvimento da raça os mesmos serão qualificados com Excelentes nas avaliações das exposições, podendo até finalizar o campeonato anual dos títulos de campeão nacional entre outros títulos disponíveis ao longo do ano e da vida dos exemplares.
Mas para criadores que não pretendem desenvolver campeonatos e que preferem apenas saber a qualidade dos mesmos exemplares, penso que a participação de pelo menos 3 exposições é já algo que nos permite ter opiniões divergentes de vários Juízes e que as mesmas nos vão poder garantir a qualidade dos exemplares reprodutores.

Tendo reprodutores avaliados com pelo menos 3 excelentes garantem que a qualidade dos cachorros que possam provir desses exemplares reprodutores, os mesmos serão de uma qualidade igualmente aceitável. Claro está que se iniciar um projecto de selecção dos mesmos cachorros, ao longo de algumas gerações os mesmos iram desenvolver qualidades melhoradas e reforçadas. A esse processo designamos a selecção.

Cumprimentos.
Miguel
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sábado jun 21, 2008 4:30 pm

Já estou bem mais esclarecida sobre o assunto. Muito obrigada, mais uma vez!
Tenha um bom dia!
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

sábado jun 21, 2008 6:43 pm

dinodane Escreveu:
Para certas pessoas até um simples rafeiro seria bom de mais
Simples ou não, o rafeiro é tão cão como um pequinois ou um dogue alemão, logo merecedor da mesma estima, cuidado e respeito. Eu percebi onde quis chegar, mas veja lá se não o interpretam mal...

Cumprimentos.
Ora aí está onde muitos de nós pretendem chegar, ao amor incondicional pelos cães em geral. Gostei muito.
Mas infelizmente a realidade é essa, certas pessoas não merecem que um simples rafeiro olhe p'ra elas.
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

sábado jun 21, 2008 9:48 pm

Já agora, falando em comprar animais em locais impróprios: alguém me pode dizer o que é um Pequinês Miniatura? Existe? Vi num classificado o anúncio da venda de um Pequinês Miniatura e, por curiosidade, cliquei para ver a foto, mas como não tinha, fiquei sem saber como era :?
Agradeço a vossa resposta.
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo jun 22, 2008 2:22 pm

Olá Mariatuga,

Sim existe um tamanho variante da raça que são os Sleeves ou Pequineses de Manga, geralmente eram transportados pelos imperadores nas mangas dos seus kimonos, dai o nome de Pequinês de Manga. Já abri um tópico referente a este assunto, deixe-me procurar que já lhe envio o mesmo link.
Responder

Voltar para “Pequinês”