A Neutralização de exemplares e a vossa opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo jun 15, 2008 10:19 pm

A Neutralização/Castração de exemplares não aptos para a contribuição da raça, é uma pratica comum e aplicada por vários criadores internacionais, seleccionando assim, apenas os exemplares de qualidade superior e desejada, como os reprodutores regentes da futura geração.

Esta pratica da neutralização pelos criadores, de certo modo garante talvez com mais segurança uma presença de exemplares com mais ou maior qualidade, no entanto a neutralização desses exemplares não permite uma maior abertura genética.

Quais serão as garantias para com a raça?
Será uma contribuição valida?

Qual a vossa opinião?
mistik
Membro Veterano
Mensagens: 588
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm
Localização: Cães

terça nov 04, 2008 7:52 pm

Eu acho que era uma boa medida.
Já vi caes de raça bebes a serem oferecidos por estarem fora do estalao da raça ou ter algum problema, acho que esses cachorros deviam ser entregues castrados porque a quem estao a dar podem nem se importar com isso e depois fazem cruzamentos caseiros.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quarta nov 05, 2008 8:34 am

Eu não concordo

1 - estamos a limitar o pool genético da raça. Um animal, por muito mauzinho que seja, tem sempre algo com interesse, que nunca se sabe se se vai precisar ou não. No caso dos Pequineses até deviam estar mais sensíveis a esta questão, dada a recente mudança no estalão. Aonde é que os criadores vão agora buscar o chanfro que o novo estalão impõe? Aos animais que dantes eram classificados como sendo de companhia, claro. A não ser que achem mais aceitável cruzar com outras raças para irem buscar essa característica ...

2 - hoje em dia sabe-se que a esterilização não são só rosas. Para além dos eventuais problemas ligados a uma cirurgia, há muitos outros problemas de saude que têm maior expressão em animais castrados

3 - sou contra limitações ao direito de propriedade. A defesa da raça passa pela educação das pessoas e pela escolha criteriosa dos novos donos. É certo que nos enganamos por vezes mas, enfim, é a vida ...
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta nov 05, 2008 2:13 pm

Olá

Como já tenho referido, sou totalmente contra a castração de animais, a não ser por motivos de doença, tanto é que tenho vindo a adiar uma situação com o meu. Prefiro vigiar, fazer ecografias com regularidade.
E desculpem-me, mas em minha opinião, só castram os animais quem não quer ter trabalho", pois ficam mais sossegados na altura do cio.

Respondendo também à Kikas, que se prepare para a marcação territorial, na porta do frigorifico, uma porta ou outra............. faz parte.
Eu prefiro limpar e vê-lo vivaço a pedir rua e quando passa lá fora alguma cadela com o cio ser um Deus nos acuda.

É claro que quando um tem algum problema não se deve cruzar, mas para isso não é necessário, em minha opinião, castrar. Temos é que ser responsáveis.
Eles são lindos é assim, vivaços, brincalhões e traquinas. Mas é apenas a minha opinião é claro.

Céu
mistik
Membro Veterano
Mensagens: 588
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm
Localização: Cães

quarta nov 05, 2008 2:34 pm

Euja tive outra opniao sobre castrar.

Mas tem vindo a mudar desde que tenho Chumi, que é um cao super territorial dominante.
Marca territorio em tudo que é lugar, em casa é chato e ultimamente parece o seu passatempo, ja repriendi fiz 30 por uma linha, mas o pior nao é limpar, é que o cheiro é horrivel, é muito forte.

Tenho estado a ponderar a castraçao dele por esse motivo mesmo. Na esperança que acalme.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta nov 05, 2008 8:22 pm

Olá a todos,

Olá Big; gostei da sua intervenção, em relação à mudança do Padrão da raça, na realidade é um facto que tem vindo a ser como que polémico em U.K. e que tem dado muitas paginas de leitura, há quem afirme que essa alteração do padrão possa estar sujeita a uma revisão por determinados Clubes e criadores, mas de certa forma não sei até onde é que as coisas vão rolar ou não, diga-se de passagem que vou estar sentado, a aguardar e esperando para ver o que raio vai esse caso dar.
De certa forma concordo com a visão desta mudança radical no padrão, mas ao mesmo tempo vejo que esta alteração vem a deitar por terra mais de 100 anos de selecção da raça.
Ainda em relação ao tópico em causa, apenas procura uma troca de opiniões e estão a surgir varias, o que é sempre agradável.
A estrelização por vezes é um risco e nos pekes não deixa de a ser devido à anestesia e alguns cães não suportarem a mesma… depois vem e com razão tal como afirmou, a limitação de propriedade…

A Big afirma algo que me agradou, a “Defesa da Raça passa pela Educação das pessoas e pela escolha criteriosa dos Donos”.
A escolha por vezes é algo que ultrapassa qualquer criador, qualquer criador sabe que é bem difícil esse papel da escolha criteriosa, embora possa existir um esforço redobrado, mas a minha questão é;
Como “Educar Melhor” as pessoas em relação à Raça?
Porque, veja-se uma coisa, não é uma questão das pessoas serem educadas ou não, mas o factor de educa-las em torno de uma estima e respeito pela mesma, isso sim é muito mais complicado e por vezes difícil de projectar…
No entanto algo me diz que não é impossível de todo.

Existiram ideias em torno desta questão (Educar Melhor)?

Agradeço a participação de todos, caso tenham ideias ou sugestões, as mesmas serão bem vindas.

Cumprimentos.
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta nov 05, 2008 9:19 pm

Eu tenho uma opinião formada sobre o assunto, se o meu cão atingir o peso considerado desejável para a intervenção, será castrado, mas essa decisão já tinha sido ponderada assim que decidimos ter um cão cá em casa. Existem diversas opiniões sobre este assunto, eu sei. Há quem defenda que a castração/esterilização impede problemas futuros na próstata e no útero/ovários dos animais e há quem defenda o oposto. Mas também existem os mesmos conflitos de opinião sobre rações, vacinas, etc. É com certeza uma opção complicada, assim como tudo o que tem a ver com os animais de estimação pelo que tenho lido. Eu sou a favor, confesso, uma vez que, não tenho qualquer intenção em que procrie, não tem a ver com o facto de ser mais "cómodo", mas porque penso que beneficia a vida e o bem estar do animal, isto quer seja cão, gato, macho ou fêmea, de raça ou SRD's. No meu caso, será efectuada sómente se a intervenção for segura. Esse também foi um dos factores que pesou na decisão de escolher um macho, porque já sabia que a intervenção seria "menos" invasiva, do que numa fêmea.
Responder

Voltar para “Pequinês”