- A Responsabilidade da realização de criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo jun 15, 2008 10:27 pm

A criação tanto com rafeiros como cães de raça pura, tem de ser um trabalho feito com disciplina, moral, educação e acima de tudo um enorme respeito e responsabilidade pelos animais, tanto os progenitores como seus descendentes. É essencial saber que destino se vai dar à ninhada e qual a utilidade da mesma, não só para com o mundo em que estão sendo “lançados” mas também para com a raça que representam ou aparentam.
Desenvolver cachorros que tenham semelhanças mas na realidade não são de determinada raça, em parte é um dos primeiros movimentos negativos que vem a jogar por terra todo o valor de uma raça e o trabalho e empenho por parte dos criadores da mesma.

Penso que em certa parte a Neutralização vem a evitar este mesmo tipo de criações não programadas.
No entanto e em opinião vossa, que tipo de responsabilidades ou deveres, seria obrigação por parte do criador?

Apesar de existirem regras de criação estipuladas por entidades como a FCI, as mesmas nem sempre são uma pratica comum por parte dos criadores.

Que tipo de regras ou metodos deveriam ser como que obrigatorias?

Desenvolvam este topico dentro da vossa opinião. ;)

Cumprimentos
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

domingo jun 15, 2008 10:58 pm

Deixo a minha opinião:

Primeiro acho que a criação tem de ser um acto rseponsável, logo deve ser programado tendo em vista um objectivo claro e exequivel.
Criador chamo a quem ama uma raça e faz cruzamentos com o objectivo de melhorar a mesma.

Segundo cruzamentos entre SRD programados pelo amor do canito que se tem, não concordo, já chega os frutos dos irresponsáveis que por egoismo mandam para este mundo mais SRD e desses estão os canis cheios ( veja a sobrepopulação canina e o abate de cães saúdáveis pelos canis)

Terceiro, num acidente entre cães de raça diferentes cabe ao dono a responsabilidade de esterilizaçao da descendência.

Quarto quando numa ninhada programada e responsável ocorrem desvios do estalão da raça é da responsabilidade do criador assegurar a não reprodução dos mesmos, destinando estes a pets de companhia.

Eu gosto e respeito todos os cães, mas quanto a criação é assim que eu penso.
Vivendo e aprendendo
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 1:00 am

Olá Psychon;

Sem duvida sou da mesma opinião, se bem que muitos são os que cruzam sem qualquer tipo de orientação.

Sou da opinião de que deveria existir algum tipo de orientação ou acompanhamento junto dos novos criadores ou intencionados a tais criações, mas apercebo-me de que não é fácil encontrar esse mesmo apoio seja ele de que natureza for.

Por vezes parece que as pessoas preferem agir por sua conta e risco não sabendo como aproveitar ou melhorar o trabalho que podem até vir a desenvolver. Ninguem é criador da noite para o dia, todos começam de alguma parte, mas se esse inicio fosse acompanhado e apoiado.. penso que seria uma mais valia.
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quarta jun 18, 2008 5:46 pm

drummondville Escreveu: Sou da opinião de que deveria existir algum tipo de orientação ou acompanhamento junto dos novos criadores ou intencionados a tais criações, mas apercebo-me de que não é fácil encontrar esse mesmo apoio seja ele de que natureza for.
E eu sou da opinião de que a velha máxima "Ajuda-te e serás ajudado" é bem verdade. Eu não tive apoio do "meu" criador (leia-se criador da minha cadela fundadora) porque o homem simplesmente morava a 2000 km de distância e ainda sou do tempo em que nos comunicávamos por carta (não havia cá e-mails nem internets ...), mas antes de fazer a minha primeira ninhada fartei-me de ler coisas sobre mil e um assuntos. Hoje o que eu vejo é o pessoal lançar-se a fazer criação sem sequer saber o que são jarretes de vaca ou o que é o passo de camelo, o que são genes recessivos, ou mesmo que tipo de parasitas intestinais são de esperar encontrar num cachorro de 4 semanas. Está tudo à espera de ter a papinha toda feita :roll:

P.S. Eu falo do "meu" criador porque eu acho que a ajuda aos criadores novatos deve ser dada em primeira instância pelo(s) criador(es) dos cães com que o criador novato se inicia na criação. Essa de achar que a obrigação dum criador perante o cachorro e perante o seu dono acaba no instante em que deposita o cheque na conta bancária é completamente errada. Mas o próprio também tem que se mexer ...
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 18, 2008 6:35 pm

BigBrother Escreveu:a ajuda aos criadores novatos deve ser dada em primeira instância pelo(s) criador(es) dos cães com que o criador novato se inicia na criação. Essa de achar que a obrigação dum criador perante o cachorro e perante o seu dono acaba no instante em que deposita o cheque na conta bancária é completamente errada. Mas o próprio também tem que se mexer ...
Um criador à séria, segue os seus cachorrinhos, logo estará disponivel para eventuais dúvidas.
Vivendo e aprendendo
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 8:09 pm

Olá Psychon,

Concordo, por experiencia propria faço o maximo para seguir o bem estar e desenvolvimento dos cachorros, mas com determinadas pessoas diga-se que é uma autentica aventura para manter o contacto. :?
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 18, 2008 10:12 pm

Quando se adquire um cão deve adquirir-se conhecimentos básicos, e que mais não seja estabelecer se se quer ou não entrar no mundo da criação de exemplares.
os donos que fogem ao contacto com o criador demonstram à priori que não se interessam pelo exemplar adquirido, uma vez que parto do principio de que ninguém sabe tudo.

São na maioria estes mesmos que dão azo a cruzamentos irresponsáveis, atrevendo-se sem mais a por terem um cão com LOP a cruzá-lo e ao registo das crias mesmo fora do estalão.

Assim se vão denegrindo raças, exemplares com LOP que da raça só papel, todos sabemos que a fiscalização do CPC não é muito energica. Neste contexto o criador tem um importante papel na seleção dos futuros donos e veiculando a informação pertinente.
Vivendo e aprendendo
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado jun 21, 2008 4:49 pm

Curiosamente muita gente corta o copntacto com o criador.N casos aqui na arca de pessoas com cães de criador responsáveis que vem colocar as questões ao estranhos e esquecem-se do criador.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado jun 21, 2008 4:56 pm

Desde já bem vindo a este espaço.

Em relação à sua mensagem,
É uma realidade crua e nua, dai ser importante a quem detem de conhecimentos uteis e construtivos, tentar encaminhar as coisas no melhor sentido e até ao contacto com o criador de origem.

Por vezes acontece as pessoas comprarem os cachorros a criadores no qual não têm ou sentem a devida confiança. Esse é um factor do qual me apercedo com alguma facilidade. A amizade e o estar à vontade é essencial para manter um contacto permanente e actualizado.

Por vezes e falo por mim próprio, é necessario ser-mos mais pro-activos e precistentes junto de quem tem os nossos cachorros, mas geralmente não temos razão de queixa.
Responder

Voltar para “Pequinês”