LOP só se consegue quando os cães são bebés?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 21, 2008 1:34 pm

Bom dia.

Antes do mais, quero pedir desculpa se acharam o meu tom arrogante, não era de todo a minha intenção ofender susceptibilidades ou sensibilidades...

O que eu quis dizer e disse-o sem rodeios (há quem confunda isso com arrogância) é que há muita gente a comprar animais de ascend~encia desconhecida como animais de raça e como geralmente esses animais são comprados a baixo preço, não me parece que essas pessoas estejam inclinadas a gastar dinheiro indo a Espanha sujeitar esses animais a RI, parece-me descabido, se existe a preocupação de se certificarem que o animal é mesmo de raça poderiam ter comprado exemplares com LOP e de ascendência conhecida a um criador.

Quanto à questão rafeiro versus raça acho que não tem cabimento neste debate. Todos são cães. No entanto ao comprar-se um animal de raça há que ter em conta certas exigências, é tudo.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sábado jun 21, 2008 2:45 pm

"ao comprar-se um animal de raça há que ter em conta certas exigências"

Agora dou-lhe razão, mas não se esqueça de que muito pouca gente está informada a este respeito. Quando comprei o meu, foi por impulso, porque me apaixonei logo por ele. Na altura pouco sabia sobre o assunto, queria um cão desta raça e foi o que encontrei mais perto da minha zona.
Também já disse neste fórum que isso não volta a acontecer. Para a próxima vez que pensar em adquirir um pequinês, já sei bem onde me dirigir. Acredite que nem sempre é por quererem poupar dinheiro que as pessoas compram cães sem registo. É, muitas vezes, por pura falta de informação.
A senhora percebe muito desta área, eu perceberei de outras. É mesmo assim a vida. E estamos sempre a aprender!
Cumprimentos.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado jun 21, 2008 3:57 pm

Olá a todos,

Desde já desejo a todos um óptimo fim-de-semana que parece raiar com sol e algum calor típico dos nossos verões. Aproveitem ao máximo este tempo e tenham alguma atenção em relação a queimaduras solares e ao calor em excesso, tanto para com convosco como dos vossos amiguinhos de 4 patas.

Desde já agradeço a participação de todos os membros intervenientes neste tópico, pedindo que todos tenham um pouco mais de tolerância em relação à participação de todos os membros entre si.
A recordar a todos vós que estes espaços, nomeadamente os fóruns, servem precisamente para se trocarem ideias divergentes entre todos e aprendermos um pouco mais sobre todos os assuntos inerentes aos nossos cachorros.

Dai que dentro do possível peço que sejam mais pacíficos, mais calmos para com a vossa escrita/participação e que procurem tirar proveito das observações e comentários de todos nós. Não tomem as respostas e participações como ataques pessoais, penso que não é esse o principal motivo de participação dos membros, apenas uma troca de ideias e visões sobre determinados aspectos.

A observação realizada por Dinodane é em parte uma simples realidade da situação da raça a nível nacional, que está visível tanto em alguns petsites da raça aqui no fórum, como em determinadas páginas comerciais onde podemos encontrar exemplares que não têm qualquer tipo de características desejadas. Infelizmente nem todos os criadores da raça, mesmo sendo puros, têm os melhores exemplares a fazer criação, mas talvez com algum tempo e dedicação os mesmos venham a melhorar a qualidade dos exemplares que têm, ou até mesmo a divulgação da qualidade dos seus exemplares que durante algum tempo esteve ausente das nossas atenções.

A recordar também que existem alguns criadores não muito activos na raça, que vão procriando muito raramente o número reduzido dos seus exemplares e que os mesmos cachorros até têm uma qualidade bastante agradável.

O que eu penso ser o desejo de alguns membros e amantes da raça, é o desejo do melhoramento dos exemplares de uma forma geral do que existem em Portugal, seria muito agradável que quase todos os exemplares ou pelo menos uma media de 75% dos exemplares nacionais tivessem uma qualidade agradável, aceitável ou mesmo muito boa.
Mas não só dos membros, é esse o meu desejo também. Mas para que esse resultado se revele é essencial trocarmos ideias, participarmos, discutirmos de forma saudável as diferentes vertentes e perspectivas; e acima de tudo, há que existir uma união, uma força conjunta, pensando sempre em prol da união à volta da raça e não de ideias individualistas ou conflituosas.

Como se tem vindo a registar neste espaço, há a aprendizagem de todos através da troca de ideias pois as mesmas despertam a curiosidade e busca pela mais diversa informação. Esta informação torna-se útil e construtiva, e a participação de todos os membros tornará possível um crescimento mais equilibrado.

Obrigado a todos e mantenham a vossa boa disposição e participação neste espaço.

Cumprimentos,

O Moderador.
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

sábado jun 21, 2008 6:22 pm

Assim, sim...
Subentende-se, sem imposições, qual a posição da pessoa em relação à pureza da raça. É defensor das raças puras e do aperfeiçoamento das raças.
A questão é: não se deve generalizar; nem todos os que têm cães (animais) e sempre tiveram têm de estar ou deverão estar bem informados sobre todas as questões inerentes aos mesmos. Estes fóruns, esses sim, deverão, sobretudo, servir para isso: ajudar quem é menos informado a ficar mais esclarecido.
Quanto à questão do chamado LOP, é acima de tudo o chamado "digamos".
Tal como o Drummondville havia dito, há muitos cães, neste caso, da raça Pequinês, com LOP e com características menos desejáveis do que o Ramsés e outros como ele, e penso também que dificilmente deverão preencher alguns dos requisitos exigidos. Mas também os há, e peço desculpa por dizer isto, os que têm todas as características exigidas à raça, têm LOP, mas são bem mais feiotes que o meu. :D
Mas como os gostos são subjectivos, e eu serei suspeita ao dizê-lo, fica ao critério de cada um.
E mais uma vez volto a repetir, o meu foi-me dado, não foi comprado; contudo, e após ter integrado estes debates, não excluo a hipótese de comprar um exemplar 'mais puro' e com LOP. :D E até já sei onde o poderei encontrar :wink:
Se, eventualmente, chegar a ter a hipótese de fazer 'criação de exemplares PUROS', informo desde já que estão abertas as inscrições para adquirir o seu sem qualquer custo monetário :lol: :lol: :lol: :lol: (Não posso é confirmar o ano para as aquisições); e sem querer estragar o negócio de ninguém (estou a brincar) :wink: , relaxem e, sobretudo, divirtam-se os vossos 'canitos'.
Bom fim-de-semana p'ra todos.
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

domingo jun 22, 2008 12:14 am

Ai estão abertas as inscrições? Ponha lá o meu nome no início da lista, então ;)
A minha opinião é, em tudo, semelhante à sua.
Beijinhos!
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

domingo jun 22, 2008 11:15 am

mennel Escreveu:Ai estão abertas as inscrições? Ponha lá o meu nome no início da lista, então ;)
A minha opinião é, em tudo, semelhante à sua.
Beijinhos!
Bom dia Mennel,
Aproveitei um pouco a ocasião para 'descomprimir' e trazer um pouco de serenidade ao debate, apesar de o moderador já o ter feito.
Não podemos levar a vida tão a sério e, consequentemente, tornar os nossos dias mais difíceis do que já o são (pelo menos para alguns; e acredito que para muita gente). No entanto, não deixo de transparecer a minha opinião, que está muito próxima do que relatei.
Hoje tenho cá a mãe do Ramsés, a Pituxa. Em 1º lugar, porque gosto muito dela, em 2º porque acho que os cães devem apreciar ocasiões diferentes do seu dia-a-dia, e por último, para testar a reacção e comportamento do Ramsés em relação à ocupação/partilha do seu território.
Isto tem de ir com calma!
Quanto à criação da raça, ainda estou muito longe disso: por falta de condições, de tempo e de informação. Um dia, talvez! Quem sabe?!!!
Mas a teoria será sempre a mesma: se, eventualmente, um dia puder dedicar-me à criação, será mesmo somente com objectivo de atender ao afecto e ao amor pelos bichinhos e, logicamente, nunca será para a obtenção de lucros.
A minha ideia desde sempre, era mesmo poder ter um canil para os acolher e retirar das ruas. Tratá-los e mimá-los, e dár-lhes tudo o que merecem, pois não há maior alegria do que sentir o amor que estes seres têm por nós.
Adiante...
Em relação ao Pequinês particularmente, despertou-me uma grande curiosidade e interesse pela raça em si, devido ao Ramsés e também pela forma com que algumas pessoas me incentivaram a conhecê-los melhor. Estou muito satisfeita, e sinto-me feliz por tudo isto. E o entusiasmo por adquirir mais um exemplar tem vindo a aumentar de dia para dia.
Agora vou colocar umas fotos novas do Ramsés com a mamã (parece que ele ainda não se apercebeu que ela é mãe dele :lol: ; e ela, também não! :D ). É excelente esta imagem dos dois, sem saberem quem são e o que são um ao outro.
Até logo.
Beijocas
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

domingo jun 22, 2008 12:55 pm

Quando eu disse para pôr o meu nome na lista, estava obviamente a brincar consigo. Já entendi a sua maneira de ver as coisas, que me parece mesmo muito próxima da minha.
A minha profissão é muito exigente e não me permite pensar nisso, mas eu só seria verdadeiramente feliz se pudesse, de facto, abrigar o máximo de cães e gatos que encontro pelas ruas. Durante toda a minha infância e adolescência, ajudei com prazer a minha avó, que tinha o quintal transformado num enorme canil.
A minha paixão pelo pequinês é outra história. Aos 18 anos tive uma cadela da raça e descobri que é dos animais mais queridos, inteligentes e bonitos (segundo o meu conceito de beleza, claro) que se pode encontrar. Quando ela morreu, quis muito ter outro pequinês e, por incrível que pareça, o Fred ainda me conseguiu fazer apaixonar mais pela raça. Agora a minha mãe já tem outro que, embora lindíssimo foi rejeitado pelo antigo dono, e toda a minha família adora estes cães.
Como vê, estamos em sintonia.
Beijo grande!
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo jun 22, 2008 2:16 pm

Olá Mariatuga e Mennel,

Gostaria de fazer aqui uma pequena ressalva em relação a uns pontos, procurando dar a conhecer talvez uma perspectiva um pouco mais realista sobre os mesmos.

- 1º
A criação e selecção de exemplares de raça pura pelas mãos de criadores experientes, seja desta raça ou de qualquer outra, em nada é um hobby ou dedicação em que seja de modo algum lucrativo, não é nem nunca foi, por mim e pelas criações que temos vindo a desenvolver ao longo dos tempos falo.
Isto porque a criação e selecção não é única e exclusivamente alimentar bocas, dar banho e passar uma escova de vez em quando. A criação e selecção têm muitos outros factores que por vezes passam completamente despercebidos, não só por outros criadores como também para quem nunca teve oportunidade de acompanhar todo ou parte do processo.

- 2º
Gostava de dar a compreender, de que o Epagneul Pequinês não é nem nunca foi, uma raça que seja propriamente específica à oferta de novos donos. Quando essa mesma oferta se realiza, a mesma deverá ser realizada sobre e perante condições muito especiais, rígidas e controladas.

- 3º
A criação de exemplares de determinada raça, seja ela qual for, com o único intuito de oferecer exemplares a quem deseje ter um, esse é só o primeiro grande e simples passo para que a raça caia na enorme banalidade e desvalorização da mesma. O mesmo gesto se passa com cães sem raça definida e aliás este foi um problema que a raça Epagneul Pequinês atravessou no Brasil, onde ainda hoje se recupera do mesmo mal.
Oferta por oferta, na minha opinião e tal como a Mariatuga disse, então há que ajudar os Canis municipais que estão superlotados de cães, alguns deles de raça pura que foram oferecidos ou vendidos muito baratinhos e que agora desesperam pela hora da morte nas suas boxes, com alimentação muitas vezes precária e sem qualquer tipo de condições sanitárias e veterinárias.


- 4º
Talvez não seja da fácil compreensão ou entendimento de vários membros, sejam ou não participantes deste fórum, mas são amantes da raça e alguns talvez até mesmo criadores, pois tenho conhecimento de que muitos lêem mas não participam, preferindo ficar no anonimato. Mas o motivo de determinados exemplares de determinadas raças terem um valor comercial mais elevado é tão simples quanto a qualidade dos mesmos exemplares. Na história da própria raça E.P. já a família imperial ditava a sentença de morte a quem ousasse tocar ou roubar um exemplar da raça. O motivo dessa razão é idêntico ao de hoje, uma vez que, apesar das pequenas alterações que o pequinês teve desde que saiu dos palácios imperiais da china, o pequinês sempre foi um cão aristocrático, exigente de determinados cuidados que não são idênticos a qualquer outra raça, cuidados esses que não podem ser prestados por qualquer tipo de pessoa ou mesmo, e sem querer fazer qualquer tipo de descriminações, qualquer tipo de classe social. Tenho uma história pessoal que vos posso relatar em relação à comercialização de um exemplar para exposições, que muito simplesmente “regressou à base” por maus-tratos e falta de cuidados por parte da dona que o teve. Mas abrirei um tópico próprio para o mesmo efeito.

-5º
Em Espanha para dar uma ideia existem exemplares a serem vendidos a 2000 ou 2500 euros, em França os valores variam entre os 2500 e os 3000. No Reino Unido os valores variam de criador para criador, mas para ter uma ideia as 2000 libras são em muito deles o valor inicial de compra de alguns exemplares só para companhia, chegando a pedir 5000 ou 10000 libras por exemplares de Topo a nível de qualidade para criação e exposições.


É bom saber e ver que através deste espaço os amantes da raça EP podem se unir e trocar opiniões e do mesmo modo, defender e valorizar uma raça que fascina tantas pessoas diferentes.

Cumprimentos,
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

domingo jun 22, 2008 2:36 pm

"este foi um problema que a raça Epagneul Pequinês atravessou no Brasil, onde ainda hoje se recupera do mesmo mal"

Tenho andado a pesquisar um pouco sobre este assunto e já sabia deste problema no Brasil. Entendo perfeitamente o seu ponto de vista e penso que está correcto. Esta é, de facto, uma raça que merece ser valorizada. E que não é qualquer pessoa que pode tratar de um pequinês, disso não tenho qualquer dúvida. Hei-de mandar-lhe a foto de um exemplar que foi abandonado e que está agora a ser tratado pela minha mãe. Vinha num estado lastimoso e é lindíssimo. Gostava até de saber a sua opinião sobre ele, se não for abusar muito da sua simpatia.
Cumprimentos e obrigada pelos seus esclarecimentos
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

domingo jun 22, 2008 3:50 pm

Olá a todos,

Miguel, tal como a Mennel, compreendo e aceito de ânimo leve a sua posição e o seu ponto de vista.
Também já li bastante sobre a raça, e já consegui absorver alguma informação acerca da mesma, incluindo esse problema que surgiu no Brasil. Não estou nada em desacordo com o conteúdo da sua mensagem, antes pelo contrário, até o apoio.
Mas, talvez haja aqui alguma má interpretação: a questão não tem nada a ver com o preços de comercialização ou aquisição dos exemplares, nem tão pouco com os custos tidos na criação dos mesmos, mas antes com essa questão, e que muito bem esclareceu, "cuidados esses que não podem ser prestados por qualquer tipo de pessoa ou mesmo, e sem querer fazer qualquer tipo de descriminações, qualquer tipo de classe social"; " a criação e selecção não é única e exclusivamente alimentar bocas, dar banho e passar uma escova de vez em quando". Quando me refiro a 'dar', tenho a profunda consciência de tudo o que você diz, e, sendo um pequinês ou um de outra raça qualquer, deverá ter-se sempre em conta todos esses factores. É somente isto.
Se quiser ver o petsite do Tico, um outro cão que possuo, mas que habita com os meus pais, encontrará uma foto com um outro cão, irmão dele, de uma ninhada posterior à dele, e que foi dado a uns amigos que tinham uma linda menina que até gostava do cãozito, mas como me apercebi que a educação e atenção dada ao bicho não era a mais indicada, ainda por cima, começavam-se a aborrecer pelo simples facto do animal fazer 'xixi' em todo o lado (um pormenor que deveriam ter resolvido com o tempo), e que afinal, o pobre bichito até dava algum trabalho, decidi trazê-lo de volta para junto do Tico, e fiquei com ele até à sua partida.
Ora, não desfazendo, a minha atitude perante todos os cães é sempre a mesma, sendo ele um Pequinês ou outra raça, ou não raça, qualquer.
E agora sim, referindo-me especificamente à raça EP, concordo em tudo o que tem dito até agora, e longe de mim querer contrariar algo que possa dizer, pois, como já tive a oportunidade de comentar com outras pessoas, foi, sobretudo, para além do Ramsés, o Miguel que me despertou o interesse pela raça, e me tem vindo a consciencializar e alertar para todos os problemas, qualidades, defeitos, vantagens e desvantagens (que penso que não há nenhuma) em adquirir um exemplar puro.
A questão monetária, para mim, é outro tema: se compramos um automóvel XPTO de € 25.000,00, € 50.000,00, € 75.000,00, ou uma casa de milhares de euros, porque não poderemos comprar um cão por valores iguais ou idênticos ao que referiu?!!! Não vejo porque não. E se compramos bens materiais fúteis a toda a hora, porque não subscrevemos uma apólice de um seguro de saúde, que, já há muito, é um bem essencial no nosso país?!!! Isto só serve de exemplo para lhe transmitir que entendo muito bem o seu ponto de vista, mas o facto de dar um animal seria somente a quem preenchesse os requisitos para tal; talvez por isso, os meus foram-me sempre dados...não sei.
Continuemos para 'Bingo' :D
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jun 22, 2008 7:29 pm

Gostava de alertar para o facto de os cuidados e as classes sociais serem um absurdo.Maus tratos em pequinois e péssimo cuidado da pelagem são mais comuns nas classes sociais mais elevadas.
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

domingo jun 22, 2008 8:34 pm

Deve haver de tudo, mas os casos que eu conheço são contrários ao que diz, TheGreatDane.
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

domingo jun 22, 2008 10:34 pm

TheGreatDane Escreveu:Gostava de alertar para o facto de os cuidados e as classes sociais serem um absurdo.
Também concordo. Os cuidados em si partem das próprias pessoas, e não olhando a estratos sociais. Faz-me lembrar os casos de violência doméstica, onde se encontram também em grande número nas classes sociais mais elevadas. Contudo, no que se refere a formação pessoal, cultural e, sobretudo a poder financeiro (para sustentar e acarretar com grandes despesas, para além do essencial), também não tenho dúvida que as classes sociais média/alta estão em vantagem.
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda jun 23, 2008 9:48 pm

Olá a todos
Vamos lá a ver se me consigo explicar e sem melindrar ninguém, pois não é o meu objectivo. Aliás estive hesitante nesta participação

Pessoalmente acho que para se ter qualquer animal tem se ter capacidade económica para fazer face às inúmeras despesas que possam surgir.
Penso que existe uma diferença entre classe social media ou alta e em novos ricos, que muitas vezes acham "chique" um pek em casa, pela sua beleza e no final os nossos amiguinhos são sim maltratados.
Um pek não tem nada a ver com outra qualquer raça. É um cão mto afectivo e não pode ficar mto tempo sozinho. Necessita da companhia do seu dono.
Penso ainda que muitas pessoas não fazem ideia do "trabalho" e despesa que um pek dá, bem como da dedicação que é necessário. Deixam-se levar por impulso, por ser bonito e depois não sabem ou não tem capacidade para cuidar deles.
Para se ter um pek é necessário cuidados especiais com por exemplo, portas da rua (uma vez na rua sozinhos será o seu fim).

Antes de se adquirir um pek é necessário obter junto de quem sabe, muita informação acerca da raça, bem como das despesas inerentes no futuro. Um pek não é cão para se deixar num hotel (é a minha opinião) necessita de se sentir no seu ambiente familiar.
É apenas, como já referi, a minha opinião e falo pela experiência que tenho e pelo amor que tenho à raça.
Abraços a todos os que amam e protegem a raça.
Céu Pinto
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

terça jun 24, 2008 11:32 pm

patanisca123 Escreveu:Olá a todos
Vamos lá a ver se me consigo explicar e sem melindrar ninguém, pois não é o meu objectivo. Aliás estive hesitante nesta participação

Pessoalmente acho que para se ter qualquer animal tem se ter capacidade económica para fazer face às inúmeras despesas que possam surgir.
Penso que existe uma diferença entre classe social media ou alta e em novos ricos, que muitas vezes acham "chique" um pek em casa, pela sua beleza e no final os nossos amiguinhos são sim maltratados.
Um pek não tem nada a ver com outra qualquer raça. É um cão mto afectivo e não pode ficar mto tempo sozinho. Necessita da companhia do seu dono.
Penso ainda que muitas pessoas não fazem ideia do "trabalho" e despesa que um pek dá, bem como da dedicação que é necessário. Deixam-se levar por impulso, por ser bonito e depois não sabem ou não tem capacidade para cuidar deles.
Para se ter um pek é necessário cuidados especiais com por exemplo, portas da rua (uma vez na rua sozinhos será o seu fim).

Antes de se adquirir um pek é necessário obter junto de quem sabe, muita informação acerca da raça, bem como das despesas inerentes no futuro. Um pek não é cão para se deixar num hotel (é a minha opinião) necessita de se sentir no seu ambiente familiar.
É apenas, como já referi, a minha opinião e falo pela experiência que tenho e pelo amor que tenho à raça.
Abraços a todos os que amam e protegem a raça.
Céu Pinto


Olá Céu,

Antes demais, queria transmitir-lhe que, da minha parte, não tem de ter qualquer tipo de receio ou hesitações, em dar a sua opinião, ou como diz, interferir (pois não interfere em nada, simplesmente participa), e antes pelo contrário, acho que desta forma, cada um de nós, expondo os seus pontos de vista e opiniões, contribui para obter-mos mais informação acerca da raça (falo por mim, que ainda tenho muito para aprender).

Em relação às classes socias, no que diz respeito ao que pessoalmente tentei transmitir, foi exactamente o que você transmitiu, ou seja, nem me passou pela cabeça a questão dos novos ricos, mas sim os estractos sociais em si, médio e alto, que por norma, estão em vantagem às outras classes (no que respeita a formação, educação, conhecimentos, informação e poder financeiro (capacidade económico-financeira). No entanto, não quer dizer que não haja pessoas menos desfogadas (poucas, mas algumas), que possam ter um animal e consigam gerir o seu orçamento de forma a arcar com despesas imprevistas. É tudo uma questão de gestão.
Quanto ao tratamento a dar ao Peke, peço desculpa, mas eu continuo a insistir que, tanto esta como as outras raças, ou qualquer outro animal, merecem cuidados especiais. Também falo por mim, pois nunca deixei os meus cães muito tempo sozinhos, apesar de os habituar desde cedo a saberem a ficar sós (por alguns momentos), nunca os deixei ir à rua sem a minha companhia, e sempre com trela (aliás, nunca um cão meu, até ao dia de hoje, soube andar sem trela na rua :? , talvez por ser demasiado ou um pouco protectora) e sempre que fui viajar, ou sempre que tivesse de me ausentar, ou ficavam com pessoas de confiança, ou íam comigo.
Por acaso, agora, e com o Ramsés, raramente me ausento sem ele (quando tinha dois meses foi logo de férias para a serra da estrela e para o gerês, e somente fiquei em locais onde aceitavam animais dentro de casa. Caso contrário, eu não ficaria ou não iria de férias); e quando não o posso levar, fica sempre em casa dos donos da mãe dele, que são da minha inteira confiança.
No que diz respeito a tudo o que acima descreve, não tenho nada a objectar; entendo perfeitamente o que quer dizer, e também não estou nada em desacordo.
Por vezes é-nos um pouco mais difícil expressar quando escrevemos do que quando falamos, mas o que conta é a ideia em si.
Tudo isto é a minha opinião, claro. :)
Até mais...
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Pequinês”