LOP só se consegue quando os cães são bebés?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

quarta jun 18, 2008 12:03 am

É uma dúvida parva, se calhar, mas eu tenho curiosidade em saber se um cão (pequinês, no caso do meu) cujo "criador" não tenha registado pode alguma vez vir a ser registado depois de devidamente avaliado.
Obrigada!
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 12:53 am

Caro Mennel;

Desde já bem-vindo à arcadenoé e a este espaço que se vem a desenvolver aos poucos.

A sua questão é comum em muitos proprietários, que depois da compra feita é que caiem na consciência de procurar as pontas dos nós que ficaram por dar.

Ponto Nº1;
Apenas o criador de cachorros e proprietário da Cadela mãe, é responsável pela realização do registo em LOP junto do Clube Português de Canicultura. O mesmo registo em LOP deve ser entregue no acto de compra/venda uma vez que é o único comprovativo de raça pura do exemplar.

Ponto Nº2;
Após a ausência do papel ou neste caso do dito registo em LOP, o cão passa automaticamente a um exemplar sem raça definida ou como que um rafeiro, por muito bonito que o exemplar seja.

Ponto Nº3;
A única alternativa que o Mennel tem em relação a identificar o seu cachorro como pertencente a determinada raça, neste caso à raça Epagneul Pequinês, será mesmo com a realização de um registo inicial nos livros da canicultura. Para a obtenção do registo inicial o “RI” o mesmo terá de ser avaliado por juízes conhecedores da raça.

Ponto Nº4;
Neste caso o cachorro passaria a ter um RI e não um LOP, no entanto e apesar do CPC ter aprovado a reabertura novamente às provas de avaliação para a realização dos registos Iniciais, penso que os mesmos ainda não estão a ser realizados. No entanto procure contactar o próprio CPC a fim de esclarecer junto do mesmo o que é necessário para a realização do RI.

Ponto Nº5;
Caso ainda não seja permitida a realização do “RI” pode sempre optar pela nossa vizinha Espanha que realiza vários RI’s de todas as raças penso que com mais facilidade.

Fica desde já o convite em participar na arca, leia algumas das mais variadas informações que este fórum tem, um dos tópicos de maior interesse é mesmo “Introdução Básica na Raça Epagneul Pequinês”.
Aproveite ao máximo.

Cumprimentos
O Moderador
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

quarta jun 18, 2008 2:12 am

Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Este já é o segundo pequinês que tenho sem LOP. Pelos vistos é o que há mais por aí. É uma pena! Nunca mais vou cair noutra destas. Só mais uma pergunta: e se eu conseguir provar que a mãe do meu cão tem LOP (segundo o criador ela tem), ainda assim não é possível registá-lo?
Muito obrigada mais uma vez pela simpatia!
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 3:32 pm

Cara Mennel,

Em relação aos registos só mesmo o criador é que pode realizar os mesmos registos em LOP, dai ser designado como criador. Caso o criador não registe os seus cachorros, a unica alternativa é mesmo a realização do RI ( Registo Inicial ) na raça. Essa modalidade do registo inicial tem algumas condições, para além de uma prova de avaliação penso que realizada por dois ou tres Juizes, o exemplar tem de ter até determinada idade, se bem que nem sempre é facil comprovar a idade do cachorro. Não tenho bem a certeza em relação a este procedimento dos registos iniciais, uma vez que nunca fiz nenhum e em portugal deixaram de os fazer.
Pelo que tenho conhecimento de algumas pessoas que já realizaram os RI's em Espanha, dizem que é bastante mais facil mesmo em comparação aos antigos registos iniciais que se faziam em portugal.

Eu na realiadade não lhe sei responder muito bem, mas penso que se consultar algum dos clubes de espanha que é possivel obter informações sobre o mesmo assunto. Eu poderei posteriormente realizar uma analise sobre esse ponto. Quando tiver algumas informações eu iriei coloca-las no forum.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 18, 2008 4:29 pm

mennel Escreveu:Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Este já é o segundo pequinês que tenho sem LOP. Pelos vistos é o que há mais por aí. É uma pena! Nunca mais vou cair noutra destas. Só mais uma pergunta: e se eu conseguir provar que a mãe do meu cão tem LOP (segundo o criador ela tem), ainda assim não é possível registá-lo?
Muito obrigada mais uma vez pela simpatia!
Como o Drummondville disse, cabe ao criador registar a ninhada, e ele NUNCA o poderá fazer se SÓ A MÃE tiver registo no Livro de Origens Português. Para um cão ter o seu registo, AMBOS OS PAIS têm obrigatóriamente de o possuir.

Quanto ao RI, saiba que só à terceira geração de RI é que os cães passam a poder ter LOP. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 8:03 pm

Obrigado Dinodane pelo suplemento da informação.

Por acaso tem alguma informação como se procedem estes mesmos registos iniciais em Espanha? Não consegui ainda obter qualquer informação sobre o mesmo processo, penso que existem determinadas exposições em que é reservado um espaço para o mesmo efeito de avaliações para o RI por 2 ou 3 Juizes.

Sabe como funciona essa modalidade?

Estou certo de que essa informação será bastante util aos interessados.

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 18, 2008 8:17 pm

Bem... duvido que a maioria dos supostos pekes que por aqui vão passando sem LOP estejam em condições de obter um RI. Mas não lhe sei responder. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 18, 2008 8:24 pm

Bem, de qualquer modo agradeço a atenção.

Relativamente à possibilidade de passarem ou não no exame de aptidão ao RI, ai eu já não comento muito pois depende de exemplar para exemplar e de Juiz para Juiz.
Como não sou Juiz e já tenho visto e presenciado o que poderia considerar grandes surpresas, dai que não desmotivo nem desalinho.

Tentar não custa e uma avaliação para analisar características sabe sempre bem, mesmo que a nota não seja a melhor, pelo menos fica-se com a ideia dos pontos que estão bem e dos pontos que não estão tão bem quanto e exigido.


;)
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sexta jun 20, 2008 8:31 pm

"duvido que a maioria dos supostos pekes que por aqui vão passando sem LOP estejam em condições de obter um RI"

Só introduzi este tema por curiosidade, porque penso que o meu cão tem características que lhe permitiriam obter o tal RI, mas posso estar enganada. O meu objectivo não é fazer criação, logo, como deve imaginar, este é um assunto que não me detém sobremaneira. Não gostei foi da expressão "supostos pekes" porque, embora me possam dizer que o meu cão é, para todos efeitos, um rafeiro, é impossível vê-lo como tal.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 20, 2008 9:48 pm

Não me estava a referir particularmente ao seu cão...

Muitos petsites referem como raça peke e quando se vê o animal poucas características tem da raça. Ou por terem adquirido animais sem LOP ou por simplesmente quererem arranjar raça à força para os bichos.

E em que é que a expressão "supostos pekes" é desagradável? Suposto = hipotético, sem papéis é difícil de provar pureza e ascendência, não será assim?

E se o seu cão for rafeiro, é menos cão por isso?

Enxofra-se por pouco, não pretendi "diminuir" o seu cão, seja rafeiro ou peke. Aliás, não faço distinções entre rafeiros e puros, para mim todos são cães.

Quanto ao RI, porque não vai a algumas expos em Portugal? Quem sabe chegando à fala com um juíz no final dos julgamentos este lhe pode dar uma opinião sobre o animal.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

sexta jun 20, 2008 10:09 pm

Definitivamente, estes fóruns da Arca (praticamente todos) desiludem muitos que por aqui passam... Ainda não consegui ler um tópico completo e até ao seu final, onde, pelo meio, não se encontrem 'armas levantadas'!
Bem tento, mas não consigo! Mais vale ler e observar do que participar e comentar. :? :|
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sexta jun 20, 2008 10:34 pm

Não se pode fazer uma simples pergunta, por curiosidade, que nos caem logo em cima. Não dá mesmo vontade de participar :(
psychon
Membro Veterano
Mensagens: 1007
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 20, 2008 10:48 pm

Mas aprende-se :D

Aposto que já sabe a resposta à sua curiosidade :wink:
Vivendo e aprendendo
mennel
Membro
Mensagens: 71
Registado: segunda jun 09, 2008 10:12 pm

sexta jun 20, 2008 11:26 pm

dinodane Escreveu:Não me estava a referir particularmente ao seu cão...

Muitos petsites referem como raça peke e quando se vê o animal poucas características tem da raça. Ou por terem adquirido animais sem LOP ou por simplesmente quererem arranjar raça à força para os bichos.

E em que é que a expressão "supostos pekes" é desagradável? Suposto = hipotético, sem papéis é difícil de provar pureza e ascendência, não será assim?

E se o seu cão for rafeiro, é menos cão por isso?

Enxofra-se por pouco, não pretendi "diminuir" o seu cão, seja rafeiro ou peke. Aliás, não faço distinções entre rafeiros e puros, para mim todos são cães.

Quanto ao RI, porque não vai a algumas expos em Portugal? Quem sabe chegando à fala com um juíz no final dos julgamentos este lhe pode dar uma opinião sobre o animal.

Cumprimentos.

Se não se estava a referir ao meu cão, peço desculpa, mas quem introduziu o tema fui eu e é normal que imaginasse que estava a referir-se a mim.
Sim, é verdade que muitos petsites referem cães como sendo da raça pequinois e, quando se vê o animal, muito poucas características tem da raça. Embora não seja muito entendida em questões de LOP e afins, parece-me óbvio que o meu cão actual não é rafeiro (no sentido comum da palavra).
Mas fique sabendo que tive sempre muitos cães sem qualquer raça (cheguei a viver com dezenas deles, porque tive a sorte de viver com uma avó com uma sensibilidade única para ajudar os animais) e o meu amor por eles era enorme. Não me venha falar em distinções de raças logo a mim.
Não me enxofrei nada, acredite. Só não gostei do "suposto" (que sei bem o que significa), mas é melhor o assunto morrer por aqui. Há maneiras e maneiras de falar e, quando é o Sr. Drummondville a responder, tem outro tipo de atitude, que me agrada bem mais.
Não obstante o tom um pouco arrogante, agradeço-lhe, no entanto, os seus esclarecimentos.
Fique bem!
Mariatuga
Membro Veterano
Mensagens: 1949
Registado: terça set 25, 2007 6:25 am
Localização: Tico (já sou uma estrelinha) - "descansa em paz, querido Tico"; Ramsés, Ginger, Pepper e Chico

sábado jun 21, 2008 9:38 am

"Há maneiras e maneiras de falar e, quando é o Sr. Drummondville a responder, tem outro tipo de atitude, que me agrada bem mais."


Concordo plenamente, e é a isso que me refiro. Mas enfim, temos de estar preparados p'ra tudo...
Se quer um conselho, vá lendo um pouco dos tópicos de cada fórum, sem excepções, e logo conclui quem discursa pacificamente e serenamente, esclarecendo dúvidas e dando informações/formações sem qualquer tipo de agressão ou de lições moralistas; depois é simples, selecciona as pessoas com que deve falar; ou então, limite-se a observar e a tirar as suas próprias conclusões. O resto, e ainda mais importante do que tudo isto, são as pesquisas e recolhas de informação que surgem nos variadíssimos sites, livros, revistas, etc. E já agora, consulte o site do Clube Português de Canicultura. São excelentes a elucidarem-nos e a esclarecerem-nos sobre as nossa dúvidas.
E assim me retiro.
Bom fim-de-semana.
<p><strong>Alexandra</strong></p>
<p><strong>"O esfor&ccedil;o, n&atilde;o a perfei&ccedil;&atilde;o, &eacute; o que exigirei de mim..."</strong></p>
<p><strong>"Aquele que possui a beleza sem vaidade, a for&ccedil;a sem insol&ecirc;ncia, a coragem sem ferocidade e todas as virtudes do homem sem os seus v&iacute;cios". LORD BYRON</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Pequinês”