tosquiar um pequinois?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
FRED07
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 20, 2008 9:38 pm

domingo jun 22, 2008 5:53 pm

Boa Tarde,

Gostava de saber se é ou não aconselhável a tosquia a um pequinois?

Obrigada.
Cumps,
AM
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo jun 22, 2008 9:02 pm

Olá

Eu tosquiei o tico durante dois anos e não volto a fazê-lo. Porque penso que o pelo o protege das picadas de mosquitos.
Infelizmente neste momento ainda tem pouco pêlo, devido a um tratamento que fez há meses, mas de futuro penso só aparar.
É apenas a opinião de quem acha que fez asneira ao fazê-lo por dois anos consecutivos.

Cumprimentos
céu
FRED07
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 20, 2008 9:38 pm

domingo jun 22, 2008 10:12 pm

Obrigada pelo conselho Patanisca123 :P .
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jun 25, 2008 7:36 pm

Olá FREDO7

Em relação à pelagem, o que mais aconselho é evitar as tosquias, a pelagem de um peke leva muito tempo a crescer e não se esqueça que o que protege do frio em parte protege do sol e do calor.
Dai que por sugestão pessoal, recomendo apenas o aparar a pelagem com uma tesoura, como que para acertar as pontas.

Por baixo junto à parte sexual do exemplar e mesmo junto ao peito é recomendado aparar ligeiramente, deixando toda esta parte corporal em maior contacto com o piso quando se estendem sobre o mesmo.

Locais ao qual não recomendo o corte, mas sim a sua manutenção com pente largo e fino, uso regular ou semanal de uma escova propria para o Pequinês ajuda a manter;

- Calções ou Saiote
- Orelhas
- Colar ou Juba, superior atrás do pescoço
- Babete, pelagem que ajuda a compor o cola da Juba.

A escovagem regular de uma vez por semana ou de 3 em 3 dias é o recomendavel.

Em pekes nunca usar pentes muito finos tipo os pentes de catar pulgas ou carraças, esses pentes são bons para arrancar também toda a pelagem e lã aos cachorros e faria danos graves na estrutura da mesma pelagem.

Cardadeiras, não recomendo a utilização das mesmas, uma vez que partem muito a pelagem mais fina dos pekes e também arranca a lã dos cachorros. O uso unico da cardadeira deve ser, unca e exclusivamente para desembaraçar nós, se bem que a escovagem com cardadeira deve ser muito gentil e muito suave.

Para ajudar a desenbaraçar nós e para tornar a escovagem mais suave, deverá utilizar pó-talco, de modo a que o pó chegue à pele dos cachorros. Nos banhos com agua pode usar uma quantia pouca de oleo de jojoba, mas não abuse se não o resultado é algo muito oleoso e isso também não é agradavel.

Falando um pouco da escovagem a seco, tema que será depois postado no devido local, mas desenvolvo já aqui...

- Escovagem a Seco, com Pó-Talco. -

Em relação à escovagem, coloque pó-talco, não seja modesto, é mesmo para meter pó-talco de modo a chegar à pele do cachorro.
Depois vá escovando com uma escova larga, de preferencia com pelos de crina de cavalo ou javali, passe devagar toda a pelagem da cabeça para a cauda, tendo como exemplo de orientação; da cabeça do cachorro virada para si e a cauda para fora.
Ai começa a escovagem da cabeça para a cauda, de modo a ir andando por partes ou pequenas madeixas, um pouco contra o crescimento da pelagem. Nunca fazer uma escovagem energica ou agressiva, os pekes adoram escova e é como que uma terapia de relaxamento tanto dos cachorros como para os proprios donos ou tratadores.
É algo que tem de ser feito com extrema calma... sem pressas e com muita gentileza uma vez que a pelagem de um peke é sensivel.

Depois quando chegar junto à cauda, deite a cauda numa das mãos e vá escovando inicialmente as pontas e depois vá indo mais junto à raiz, tal como se faz no cabelo de um mulher.
Seguindo da cauda tem os calções, escovados de modo igual à cauda, depois pode virar com jeito o cachorro de barrigota de lado ou mesmo de barrigota para o ar. Ter especial atenção para não forçar nunca um peke a estar nesta possição sendo de contra vontade do mesmo, a fim de evitar maus jeitos ou mesmo hernias humbilicais comuns nesta raça. Ora proseguindo, com o cachorro já de barriga de lado ou para o ar, escovar então entre pernas da frente e trás e franjas das patas. Tudo com calma também. Pode eventualmente aparar a pelagem junto às almofadinas das patas de modo a que o cachorro possa pisar correctamente quando anda. Se estiver com as patas muito peludas por baixo seria igual a andar com umas pantufas, algo que pode deformar o modo de caminhar dos cachorros e pode trazer danos a longo prazo.

Para finalizar esta escovagem temos o babete. Ora colocando o cachorro de traseira para si e cabeça virado para fora, que tem de ser escovado então em direção à cabeça, ou antes para fora. Depois faz o oposto, escovando desde junto ao fim do maxilar para baixo.

Depois colocando-o de pé, passe uma escova larga por toda a pelagem mas desta vez sendo da traseira para a cabeça, levantando todo o pelo para cima, igualmente babete e todo o corpo. Pedindo para o cachorro finalmente se sacudir, toda a pelagem ganha a sua forma natural e limpa.
Pode passar um secador a temperatura fria por toda a pelagem a fim de retirar todo o excesso de pó.

Ficam uns verdadeiros ursos.
Experimente e divirta-se e relaxe também

Cumprimentos a todos
FRED07
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 20, 2008 9:38 pm

quarta jun 25, 2008 9:40 pm

Muito obrigada pela ajuda, tirou-me imensas dúvidas.
Cumps.
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

sábado jun 28, 2008 12:49 pm

Olá,

Peço desculpa pela intrusão... mas não pude de deixar de reparar no uso de pó de talco.
Pessoalmente, e como tenho persa, prefiro usar uma loção em spray que não engordura o pelo e o mantém solto e sedoso.

Existem várias marcas no mercado, mas gostava de ouvir a opinião do Drummondville sobre o assunto.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sábado jun 28, 2008 2:36 pm

Olá

Eu também utilizo o silicone em spray para caes. Com o talco também não me entendo. Ele sacode-se e é um Deus nos acuda.
Em minha opinião é bem mais fácil e mais eficaz, fica um um cheirinho a lavadinho e pelo sedoso.
Veremos que diz o moderador a respeito.

Céu
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

quarta jul 02, 2008 6:24 pm

Eu tenho um persa e uso 2 sprays, que não digo a marca por causa da publicidade. Mas são tiro e queda...

Não sei se nos pequineses se podem usar, mas pelo que vou percebendo das expos, o pêlo quer-se solto e sedoso, tal e qual nos persas... mas posso ser eu que tenha percebido mal.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado jul 05, 2008 4:03 pm

Olá Amus,

Em relação à pelagem do Pequinês, sim é muito semelhante à dos Gatos Persas, aliás, estes cães de Show são enumeras vezes confundidos com gatos persas, não só pela pelagem como pela propria morfologia que apresentam, têm é uma ligeira diferença, nos gatos as orelhas são arrebitadas, nos pekes as orelhas ficam pendentes.

Em relação aos produtos "Sprays" que se utiliza, bem... preferencialmente é mesmo o Pó-talco normal, comprado em farmácias ou qualquer loja que tenha, existem uns bem perfumados e muito agradáveis.
Existe depois um enumerado de produtos a seco, mesmo talco em spray, que podem comprar em maior parte das Pet Shops um pouco por todo o lado.

Já utilizei varias marcas de produtos, algumas marcas nem existem em Portugal, maior parte é tudo ou quase tudo importado. Tal como as trelas, boas trelas para pekes vêm mesmo é de Inglaterra uma caixa cheia, trás perto de umas 150. Em Portugal nunca vi trelas de jeito à venda. Em Espanha já se encontra qualquer coisa, descobri uma vez uma Pet Shop perto de Gibraltar que por acaso tinha produtos muito bons vindo do reino unido. Palavras para que? :lol: :lol:

Para quem desejar nomes ou referencias, podem nas solicitar, as mesmas serão entregues em PM's.

:wink:
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado jul 05, 2008 4:06 pm

Ainda em relação aos sprays, posso referir que os que utilizo, um deles é o talco em spray e o outro é um spray conjunto de oleos, parte dos oleos são de amêndoas doces e alguns outros frutos secos. O cheiro acaba por ser apetitoso LOL :lol:

;)
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

domingo jul 06, 2008 7:12 pm

Boa tarde,

Com a panóplia de produtos que existem actualmente, não vejo necessidade de utilizar produtos para uso humano, em animais. Existem muitas diferenças, nomeadamente ao nivel do PH.

Eu uso 2 marcas que são facilmente encontradas em Portugal e uma terceira para a limpeza e remoção de lágrimas (que no persa são muito comuns).

Não percebo, por exemplo, o porquê de utilizar soro fisiológico na remoção de manchas e lágrimas. Quanto muito serve para a limpeza interior do olho.

Com os sprays que menciona, não faço ideia da forma de utilizar e tenho sempre medo do uso excessivo. Nos específicos para animais, mesmo que se use a mais não faz mal ao animal.

Já agora podia indicar por pm os contactos que referiu?

Obrigado :D
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo jul 06, 2008 8:06 pm

Olá Amus,

Em relação ao soro Fisiologico, não recomendo, aliás recomendo a não utilização do mesmo. Uma vez tratar-se de um "derivado/composto" de agua salgada, o mesmo produto não é aconselhado para uso ocular, uma vez que a longo prazo pode trazer danos sem regressão.

Preferencialmente recomendo ou o uso de agua das rozas ou malvas, ou para quem tenha preferencia ao uso de produtos clinicos, existem produtos veterinarios muito bons para o efeito. O soro é também uma alternativa.

Relativamente aos sprays, faço uma utlização de duas em duas semanas, ou uma vez por mês. Fora isso é mesmo o uso do talco mas só aos fins de semana caso se justifique. Existem exemplares que têm uma pelagem mais seca que outros, nesse caso a utilização de uma mistura de oleos é essencial de modo a hidratar a derme e a propria pelagem. Há quem opte por seguir uma receita especifica, algo tipicamente caseiro, já fiz algumas vezes e sem duvida que muitas vezes trazem melhores resultados.
Diga-se que vai muito de pessoa para pessoa, tipico do criterio de cada um.

Um ponto é certo e real, o tratamento cuidado e qualificado, tanto dos produtos como de quem trata dos bixanos, trás sempre melhores resultados.

Cumprimentos
Miguel
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

quinta jul 10, 2008 6:40 pm

Olá,

Peço desculpa pelo tardar na resposta, mas nem sempre me é possivel vir aqui.

De facto Drummond foi uma veterinária que me recomendou o soro fisiológico. Os criadores de persas utilizam ou o page one, ou artero ou opterx para remover as lágrimas. Eu uso o page one e não tenho razões de queixa.

Voltando ao soro fisiológico realmente nem sabia que era um derivado de agua salgada... a vet só me indicou para a limpeza interna dos olhos. Eu apenas uso quando corto as "pestanas" ao gato. Usa-se essa técnica para fazer os olhos maiores. Mas como caem alguns para dentro dos olhos, assim são removidos.

Por isso gosto deste forum... sempre aprendemos e sem agressões :D
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta jul 18, 2008 10:47 pm

Olá Amus;

Relativamente a olhos existe uma Clínica Veterinária já muito antiga em Lisboa, a Clínica Veterinária do Carmo, junto ao antigo convento do Largo do Carmo. Nessa Clínica existem dois especialistas em oftalmologia canina, Dr. Limão, pai e filho com o mesmo nome e com a mesma especialidade.
Em tratamentos do género não recorro a basicamente mais ninguém.

O soro é algo que eles não recomendam, tal como tratamentos à base de cortisona que em maior parte dos casos em pekes os mesmos não ajudam nada. Mas são casos muito específicos e sem duvida, nada melhor que um especialista para melhores recomendações...

Miguel
amus
Membro Veterano
Mensagens: 2796
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm
Localização: gatos

terça jul 22, 2008 6:06 pm

Olá Miguel,

Eu sei qual é a clinica, a esposa do dr Limão filho é minha cliente :wink:

Graças a deus nunca lá tive de recorrer. O unico especialista que recorro é o Prof Dr Salles Luis, na rua castilho, não me lembro do nome do hospital veterinário...
Responder

Voltar para “Pequinês”