Perfil de um Pequinês

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

sábado set 27, 2008 4:48 pm

Olá à todos os amantes desta raça esplendorosa que eu amo tanto!
Olá Miguel!!! Quero tirar uma dúvida contigo, um "verdadeiro" pek tem o perfil reto não é? Não tem narizinho/focinho saliente...
Leio muito sobre os pequineses e em muitos sites vejo que os que tem o focinho saliente são considerados puros também...
O que achas desta minha opinião?!!!!
Abraços
:D
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta out 10, 2008 9:06 pm

Olá Rochelle, espero que esteja tudo bem consigo e com o seu cachorro.
Em relação à tipologia ou morfologia dos “Pekes” os criadores orientam as suas criações e selecções em respeito ao que está descrito no mesmo padrão Standard.
Todos os detalhes que não estejam especificados no Padrão podem e de certa forma devem ser trabalhados.

Em relação à cabeça dos “PEKES” esse tema é como uma faca de dois gumes ou um pau de dois bicos. Por um lado existem detalhes no padrão que fazem menção a um stop muito prenunciado, ora o Stop é algo que fica precisamente por cima da cana do nariz, logo tendo em conta este critério de selecção, o mesmo stop deve ser tão retraído quanto possível. Logo só é possível o Stop ser prenunciado e retraído existindo a ausência da cana nasal. Dai que os Criadores e Seleccionadores optaram pela ausência da mesma cana.

O Padrão da Raça fala também na presença de uma ruga por cima do nariz, muitas vezes essa ruga é designada como “Monco” ou “Moncada”. Ora o que muitas vezes não se identifica nos Pekes é precisamente essa ruga, ou em casos mais raros ainda é a mesma surgir mas fendida, ficando o peke com duas rugas. Seja como for o “Peke” deve ter Ruga bem pronunciada tal como um Stop profundo. Isso faz com que o mesmo não tenha cana nasal ou caso a tenha, a mesma cana deve ser coberta pela dita ruga mas sempre sem tapar ou cobrir o nariz.

Ainda assim não existe grande referência em relação ao tamanho da cana do nariz ou mesmo da sua ausência, no entanto as exposições caninas que são julgadas e avaliadas muitas por especialistas da raça, têm uma maior preferência por exemplares nos quais exista a ausência da cana nasal, tornando-se esta característica seleccionada como algo marcante e dominante na avaliação da raça.
Como tal as tendências muitas vezes partem de criadores que apresentam os seus exemplares seleccionados mesmo que tenham novas características mas aceites, ou neste caso onde não exista nada contra a nova característica, e onde os mesmos são bem pontuados dando lugar a novas tendências e características de seleccionamento que podem até ser impostas pelo próprio padrão da raça.

Dai Rochelle penso que os criadores apenas devem de certa forma orientar-se pelas características dos exemplares mais bem pontuados, e procurar de certa forma nas suas criações seleccionar os exemplares seus cachorros que tenham as melhores características possíveis e seguir com a selecção pela frente. Uma grande ajuda na selecção é precisamente apresentar os exemplares no sentido de saberem o que podem melhorar e como.
As exposições, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, são um excelente meio de aprendizagem tanto da raça como do seleccionamento da mesma.

Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas.
Cumprimentos

Miguel
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sábado out 11, 2008 6:22 am

Eh eh, há tanto tempo que não vinha aqui 8)
drummondville Escreveu:Por um lado existem detalhes no padrão que fazem menção a um stop muito prenunciado, ora o Stop é algo que fica precisamente por cima da cana do nariz, logo tendo em conta este critério de selecção, o mesmo stop deve ser tão retraído quanto possível. Logo só é possível o Stop ser prenunciado e retraído existindo a ausência da cana nasal. Dai que os Criadores e Seleccionadores optaram pela ausência da mesma cana.
Esta foi gira :D O stop não é algo "por cima da cana do nariz" é precisamente o ângulo entre a cana do nariz e a face. Pelo que não estou a ver como é que se mede um stop não havendo cana do nariz ...
drummondville Escreveu: Dai Rochelle penso que os criadores apenas devem de certa forma orientar-se pelas características dos exemplares mais bem pontuados, e procurar de certa forma nas suas criações seleccionar os exemplares seus cachorros que tenham as melhores características possíveis e seguir com a selecção pela frente.
Os criadores deveriam guiar-se pelo esralão, e não pelo aspecto de quem ganha, uma vez que os juizes que dão essas vitórias deixam muitas vezes a desejar. E é por essas e por outras que a selecção muitas vezes segue caminhos aberrantes, com consequências na saúde dos bichos. É precisamente o caso do Pequinês, que é uma das raças na mira dos activistas dos direitos dos animais.

O Kennel Club já devia ter acordado há mais cedo mas, pronto, mais vale tarde que nunca. E o estalão já foi alterado (que estranho um criador tão destacado não fazer referência a isso 8) OK, ainda vai levar um certo tempo a chegar à FCI, mas o melhor é irem preparando-se). O "novo" pequinês deve ter chanfro. Pode ser curto, mas deve ter um chanfro definido. E assim já se vai poder medir o stop :D

Cumprimentos
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado out 11, 2008 11:45 am

Olá Isabel Alves, espero que esteja tudo bem consigo.
Faz algum tempo a sua ausência no fórum.

Mais uma vez presenciamos a sua participação pouco construtiva ou respeitadora para com a imagem da canicultura e papel útil e fundamental dos Juízes de avaliação.
Relativamente à orientação das qualificações dos Juízes, penso que a Isabel está a dar de certa forma uma ideia muito pouco realista ou construtiva, referente ao mesmo papel de julgamento e avaliação de exemplares.
É de lamentar esse aspecto e agradeço que mantenha a sua opinião referente a este aspecto no âmbito mais pessoal, a arca ou este fórum não é o local ideal para discutir esses aspectos e eu próprio não irei mais comentar o mesmo assunto.

No entanto em relação ao aspecto do Stop, agradeço a sua útil mas pouco clara explicação referente ao Stop, no entanto fica-se com uma vaga ideia, sendo assim uma informação de certo modo útil e como tal agradeço a sua mesma observação.

Sem mais comentários
Cumprimentos
Miguel
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 11, 2008 1:27 pm

Olá....

Então mas não é o padrão, o estalão, a medida pela qual devem ser julgados os exemplares de determinada raça?

E não havendo "cana do nariz" não é o mesmo que dizer stop inexistente?

:|

Quanto ao seu post, toda a gente sabe que não grama a BB, mas será que o que ela disse não está correcto? Ou mais uma vez sente-se atingido nos seus "conhecimentos" logo tenta diminuir a participação dela dizendo que é pouco construtiva ou respeitadora? Eu cá acho que as intervenções da BB são sempre pertinentes e se há pessoa que me tem ensinado alguma coisinha sobre canicultura é ela... A sua definição de stop pode ser pouco clara mas não é incorrecta como a sua.

Diz o standard do Pequinês:
CRANIAL REGION :
Skull : Broad, wide and flat between ears ; not domed ; wide between eyes.
Stop : Pronounced
Se os juízes favorecem os animais sem stop pronunciado não estão a fazer uma avaliação correcta, estão a avaliar os animais subjectivamente e baseando-se em preferências pessoais ou por "modas" ditadas pelos criadores que em última análise e em termos da saúde dos animais nada trazem de positivo à raça.

Cumprimentos e espero que evite o editanço neste tópico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

sábado out 11, 2008 2:11 pm

Não quis criar polêmica com minha questão,não sou criadora,apenas uma amante inveterada da raça...E só questionei,por que vejo muitas divergências entre os sites e os criadores!!!
Particularmente,eu Rochele, acho os peks com stop curto os mais bonitos,mas isto é uma opinião minha!!!
Um grande abraço à todos!!! :wink:
RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

sábado out 11, 2008 2:21 pm

Vou usar aqui uma citação de um site : "O êxito do Pequinês deve-se em primeiro lugar à sua grande originalidade física. É um "head-dog", ou seja, um cão cuja característica mais importante é a cabeça. Esta é relativamente grande, mesmo quando o desenvolvimento da pelagem tende a dar a impressão contrária; completamente achatada (de perfil, o queixo, o nariz e a testa estão numa mesma linha, inclinada para atrás), é muito larga, <<um>> como dizem os ingleses. O nariz está colocado exatamente na altura dos olhos, que são grandes e separados."

http://www.vira-lata.org/pequines1.shtml
RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

sábado out 11, 2008 2:25 pm

Última edição por RoTuff em sábado out 11, 2008 2:52 pm, editado 1 vez no total.
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

sábado out 11, 2008 2:45 pm

Olá olá :D
drummondville Escreveu:Mais uma vez presenciamos a sua participação pouco construtiva ou respeitadora para com a imagem da canicultura e papel útil e fundamental dos Juízes de avaliação.
:o Ó alminha, se eu não achasse que a avaliação dos juizes é importante não punha os pés em exposições :roll: Agora é triste que um criador diga que segue as modas com a finalidade de ganhar, mesmo que isso signifique desrespeitar o estalão :roll: E não me vai dizer que todos os juizes sabem o que fazem. Olhe que já o vi aqui queixar-se de um BIS atribuido a um exemplar que, na sua opinião, possui um peso acima do estalão :P
drummondville Escreveu:No entanto em relação ao aspecto do Stop, agradeço a sua útil mas pouco clara explicação referente ao Stop
Pouco clara? :o Pois, claro, é melhor referir-se a ele como (sic) "uma coisa por cima da cana do nariz" :lol:
RoTuff Escreveu:Particularmente,eu Rochele, acho os peks com stop curto os mais bonitos,mas isto é uma opinião minha!!!
Não há stops curtos ou compridos. Há stops nulos, pouco evidentes, evidentes, bem marcados, ou pronunciados.
RoTuff Escreveu:Vou usar aqui uma citação de um site : "O êxito do Pequinês deve-se em primeiro lugar à sua grande originalidade física. É um "head-dog", ou seja, um cão cuja característica mais importante é a cabeça. Esta é relativamente grande, mesmo quando o desenvolvimento da pelagem tende a dar a impressão contrária; completamente achatada (de perfil, o queixo, o nariz e a testa estão numa mesma linha, inclinada para atrás), é muito larga, <<um>> como dizem os ingleses. O nariz está colocado exatamente na altura dos olhos, que são grandes e separados."
Tem falta de vista?! :cry: OK. Então, do estalão do Pequinês recentemente aprovado (é mesmo muuuuuuuiiiiiito estranho um criador não saber o que o país que controla o estalão anda a fazer ...)
Head and Skull
Head fairly large, proportionately wider than deep. Skull moderately broad, wide and flat between ears, not domed, wide between eyes. Nose not too short, broad, nostrils large and open. A slight wrinkle, preferably broken, may extend from the cheeks to the bridge of the nose in a wide inverted ‘v’. This must never adversely affect or obscure eyes or nose. Pinched nostrils and heavy over-nose wrinkles are unacceptable and should be heavily penalised. Muzzle must be evident, but may be relatively short and wide. Firm underjaw. Lips not obscuring a well defined chin. Defined stop. Black pigment essential on nose, lips and eye rims.
Sem mais de momento

Over :D
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

sábado out 11, 2008 2:59 pm

Olá Isabel,desculpe minha ignorância ao escrever "stop curto", como disse não sou criadora,tampouco conheço de cor e salteado(como se diz aqui no Brasil), tudo referente aos Peks, só os acho lindos ,os amo e acho uma raça maravilhosa...Mais uma vez digo que não quero polêmica,portanto aqui deixo meu último post.
Um grande abraço à todos e um ótimo final de semana!!!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 11, 2008 5:25 pm

Que polémica? Só estamos a debater o assunto proposto. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sábado out 11, 2008 6:46 pm

Caros participantes,

Em primeira perspectiva e que fique bem claro perante qualquer participante, não tenho rigorosamente nada contra qualquer membro, apenas sim, pela falta de respeito seja de quem for, perante qualquer tipo de norma, entidade, profissional, participante ou restantes membros deste fórum, sejam moderadores ou meros participantes.

E como é visível neste mesmo tópico, perguntar a um membro participante, se o mesmo tem problemas de vista penso que não sejam os melhores modos de participar neste ou em qualquer fórum. Essa situação como é evidente foi já reportada ao Webmaster.

A arca não é local próprio para qualquer tipo de troca de opiniões pessoais formadas em desrespeito aos mesmos. Cada cabeça sua sentença, aliás lendo as normas de utilização essa é uma das normas aplicadas.
Agradecia igual respeito não só pelas mesmas como pela minha tomada de decisão.

Relativamente aos meus conhecimentos terem sido atingidos, não vejo onde o Didodane pretende chegar mas em nada me senti minimamente ofendido. Não existe teor ou contexto para tal. Presumo que foi erro seu tirar essas conclusões precipitadas, mas não tem qualquer problema.

Não é de modo algum minha intenção denegrir a imagem seja de quem for, todos e quaisquer participantes são bem vindos, a arca é de todos, agradeço a participação da Isabel Alves que enquanto criadora experiente de outras raças que não esta, a mesma dispõe certamente de conhecimentos transversais e gerais perante a canicultura, como tal a participação da Isabel Alves é tão bem vinda como a de qualquer outro participante.

Relativamente à tomada de opções realizadas pelos Juízes, eu por opção pessoal, optei por não comentar qualquer assunto referente a esse aspecto, no sentido de ser neutro mas igualmente respeitador perante qualquer tipo de avaliação realizada seja por quem for. Independentemente de existirem situações que possam ou não ser do meu agrado, um Juiz num ringue de exposições é soberano e ponto final.

Relativamente aos aspectos valorizados por Juízes serem ou não positivos para a raça, depende do ponto de vista e ai já trabalha a opinião pessoal de cada um, posso apenas informar que existem exemplares com essa morfologia que são e estão de perfeita saúde.

Relativamente à tendência ou modas para ganhar ou vencer? Quem é que segue modas? Não foi fácil compreender o levantamento deste tema, ao qual não vou deixar qualquer tipo de comentário. No entanto podem sempre abrir um tópico possivelmente interessante para se discutir melhor este mesmo assunto.

Em relação ao Stop, o mesmo é identificado como local craniano onde se vem a enquadrar determinados aspectos morfológicos ou característicos dos cães. Entre eles, Nariz, Ruga ou monco, Cana Nasal ou ausência da mesma. E sim existem cães com Stop e sem cana nasal.

Nada mais a relatar.

Um bom fim de semana.

Cumprimentos aos demais.
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

domingo out 12, 2008 7:49 am

Já vi que tem um preconceito qualquer contra as expressões "pitosga", "falta de vista", "cegueta" e afins. Será trauma de infância? 8)
drummondville Escreveu: Em relação ao Stop, o mesmo é identificado como local craniano onde se vem a enquadrar determinados aspectos morfológicos ou característicos dos cães. Entre eles, Nariz, Ruga ou monco, Cana Nasal ou ausência da mesma. E sim existem cães com Stop e sem cana nasal.
Você é mesmo muito engraçado :P Eu já procurei, procurei, e no stop dos meus cães não encontro nariz nenhum. Ó céus, será que eles têm nariz? :cry: No caso dos Pekes, o estalão diz que "A wrinkle, either continuous or broken, should extend from the cheeks to the bridge of nose in a wide inverted “v”" , logo subentende-se que o cão deve ter cana do nariz, por mais curta que seja. A não ser que o estalão esteja escrito em chinês ...

Mas continuo a achar muito engraçado que não se aborde o tema inicial do tópico 8) Alguém já se deu conta de que, a partir de agora, os pequineses correctos são os que têm chanfro (ou, tal como é descrito no 1º post, "focinho saliente") ? 8)
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

segunda out 13, 2008 5:45 pm

Já tinha dito anteriormente que não mais me pronunciaria...mas...
Quero deixar claro que amo os cães,todos,de qualquer raça e mesmo os sem raça... Amo o que eles representam pra nós, o amor incondicional, o companheirismo, o afeto!!!
Para mim não me importa se tem stop curo, ou mesmo como eu disse focinho saliente, só questionei pq vejo divergência nos sites e como tenho um pequinês, gosto de saber se ele se enquadra nos padrões...Não pq quero expô-lo ou fazer criação,apenas por curiosidade!!!
Se agora será normal eles terem um pouco de focinho,por questões de saúde,tudo bem...O meu não tem nadinha e é muuuuito saudável!!!
Um abraço e fiquem com Deus
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

segunda out 13, 2008 6:06 pm

Olá Isabel,

Em relação a Juízos referentes à minha pessoa, agradeço que tenha um pouco mais de consideração… não se trata de preconceitos mas sim da utilização de uma linguagem mais cuidada, mais apelativa à participação dos demais no fórum e não da repelência à primeira vista, presumo que não seja um modo muito apelativo à restante participação dos demais membros deste fórum. Alguns membros podem ser e certamente são mais sensíveis, não sendo do agrado dos mesmos a utilização de uma linguagem de abuso de confiança.

Ainda em relação ao tema inicial do tópico, tal como referiu, penso que certamente não está nada a par dos resultados da raça nos mais diversos países da Europa, Ásia ou mesmo Américas.
Elegendo o Reino Unido como país de melhor representação não só desta raça mas como outras, vai certamente reparar que, não é seguramente muito fácil encontrar exemplares da Raça Epagneul Pequinês que tenham as características por si indicadas e afirmadas, entre os grandes vencedores de exposições nacionais que acabam por disputar o melhor lugar numa exposição como os Crufts.
Ou será que esses exemplares vencedores de todo o mundo, alguns já Campeões Internacionais, que chegam ao grande ringue dos Crufts, chegam ao mesmo ringue por muitos erros de avaliações acumulados por todos os Juízes que avaliam a raça ao longo de todo o planeta? Difícil de compreender o seu ponto de vista perante esta situação não?

Desde já posso informa-la que estarei atento às participações dos próximos grandes eventos da canicultura, se a tendência se evidenciar, seguro que estarei atento para tal critério de “Novas Modas” como afirmou.

Cumprimentos Isabel
E agradeço a sua participação ;)
Miguel
Responder

Voltar para “Pequinês”