Preciso de ajuda!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta out 22, 2008 8:17 am

Bom dia,

Adquiri um pekinois há menos de uma semana, o meu Ming. Menos de 24 horas após a chegada surpreendi-o numa situação estranha, a tentar comer o seu cocó. Foi repreendido, claro. Tentou uma segunda vez, também apanhado em flagrante. No madrugada seguinte, fui acordada com o seu choro, algo que ainda não tinha feito nunca, fui ter com ele e vi pelo resguardo que serve de WC (branco), que tinha comido o cocó e provávelmente não teria ficado muito bem disposto, daí o choro. Não voltou a repetir até esta manhã. Não sei o que fazer, a criadora diz que em casa dela nunca se apercebeu que tenha acontecido, mas como utiliza jornais, poderia não se ter apercebido. Se os resguardos não fossem brancos, talvez também não desse por isso. Até porque não acontece sempre, é só de vez em quando.

Alguém tem sugestões?

Agradeço, desde já, as Vossas respostas.

Cumprimentos
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta out 22, 2008 12:03 pm

Olá Kikas

Eu tenho, em relação a isso, uma opinião um pouco diferente de muitas pessoas.
Eu penso que isso sucede porque o pequeno está com algum problema de
"maus tratos". Ou porque esteve em alguma loja, fechado e para venda, ou porque lhe ralha.
Ele não entende porque lhe ralha quando ele come as fezes e por isso talvez as coma. Ele entende que lhe ralha porque fez cocozito, então resolve o assunto comendo.
Procure dar-lhe mimo e colocá-lo sobre o jornal ou local onde ele deve de fazer as necessidades.
E leia muito sobre a raça e como lidar com ele, porque um pequinês é muito diferente de outras raças.
Se depois disso ele continuar a comer as fezes, leve-o a um vet, aliás já o deve de ter levado é claro, né? para ver se está tudo bem com ele etc.

Deixo-lhe a minha opinião e espero tê-la ajudado e se necessitar algo mais etamos aqui para tirarmos dúvidas e ajudar-mo-nos uns aos outros.

Boa sorte com o seu pequeno
Céu
RoTuff
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: terça ago 08, 2006 9:35 pm
Localização: Pequinês TUFF
Contacto:

quarta out 22, 2008 7:32 pm

:D SABES QUE O MEU PEK FEZ ISSO QUANDO PEQUENO TB,ALGUMAS VEZES... SEI QUE O FAZEM PARA CHAMAR ATENÇÃO,MUITAS DAS VEZES... TENS QUE TER MUITA PACIÊNCIA COM ELE E NÃO RALHAR QUANDO O PEGAR FAZENDO ISSO, PQ ELE ASSOCIARÁ O RALHAR COM ATENÇÃO E FARÁ SEMPRE!!
DIZEM QUE PODE SER TAMBÉM DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS,ETC... LEIA MUITO SOBRE ESTA RAÇA INCRÍVEL,ELES SÃO MUITO ESPECIAIS E MERECEM ESTUDO SABES...
JÁ OUVI MUITAS HISTÓRIAS DE CÃES QUE COMEM SUAS FEZES E NÃO É TÃO ANORMAL COMO PENSAS...COM MUITO CARINHO E CUIDADO TENHO CERTEZA QUE ELE VAI PARAR,SENÃO OCORRER,LEVE-O AO VET!!!
ABRAÇOS :wink:
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta out 22, 2008 8:30 pm

patanisca123 Escreveu:Olá Kikas

Eu tenho, em relação a isso, uma opinião um pouco diferente de muitas pessoas.
Eu penso que isso sucede porque o pequeno está com algum problema de
"maus tratos". Ou porque esteve em alguma loja, fechado e para venda, ou porque lhe ralha.
Ele não entende porque lhe ralha quando ele come as fezes e por isso talvez as coma. Ele entende que lhe ralha porque fez cocozito, então resolve o assunto comendo.
Procure dar-lhe mimo e colocá-lo sobre o jornal ou local onde ele deve de fazer as necessidades.
E leia muito sobre a raça e como lidar com ele, porque um pequinês é muito diferente de outras raças.
Se depois disso ele continuar a comer as fezes, leve-o a um vet, aliás já o deve de ter levado é claro, né? para ver se está tudo bem com ele etc.

Deixo-lhe a minha opinião e espero tê-la ajudado e se necessitar algo mais etamos aqui para tirarmos dúvidas e ajudar-mo-nos uns aos outros.

Boa sorte com o seu pequeno
Céu
Olá,
Primeiro, ele não vem de uma loja nem tem historial de maus tratos, veio de uma casa onde era tratado como um príncipe. Segundo, eu NUNCA lhe ralhei por comer as fezes, as duas vezes em que o vi, apenas o desviei. Aliás, eu NUNCA lhe ralhei por coisa alguma. Ele faz todas as necessidades no resguardo, e as poucas que faz fora, por estar noutra parte da casa, são limpas, sem qualquer tipo de reprimenda. Sim, tem sido acompanhado por um veterinário. Logo, esses motivos não são válidos e, sinceramente, até me ofendem um pouco. Se fosse para maltratar um animal, porque razão exporia questões num fórum ou me preocuparia em saber mais sobre a raça, como tenho feito?

De qualquer forma, também já pesquisei o suficiente para saber que não é tão pouco comum assim, pelo contrário e os factores poderão ser diversos.

Segundo o Hospital Veterinário do Porto, por exemplo:

Cães jovens em crescimento têm uma grande necessidade de energia e está provado que podem obter nutrientes adicionais úteis comendo as suas próprias fezes ou as de outros cães durante esta fase critica. No entanto, depois de completo o crescimento e com fontes alimentares mais atractivas, a coprofagia cessa na maior parte dos casos. Porém, alguns indivíduos, principalmente de raças "gulosas" como os Beagles e Labradores, podem continuar com este desagradável hábito.

A coprofagia não significa necessáriamente doença (parasitismo, por ex.) ou uma alimentação desequilibrada. No entanto estes factos podem, em determinados indivíduos, ser a razão que leva um cão a comer as suas próprias fezes e, uma vez corrigidos, acabam com o mau hábito. Investigações demonstraram que cães coprófagos não constituem risco quer para a sua própria saúde quer para a saúde de pessoas cujas faces e mãos sejam lambidas por estes animais. Por exemplo, em relação á infestação por lombrigas do homem pelo cão, é um facto raro e requer uma maturação dos ovos do parasita de cerca de 3 semanas, desde que saem do animal até se tomarem infestivos para o homem. No entanto, a coprofagia é um acto emocionalmente repulsivo.

Frequência das Refeições
Como a coprofagia aparece geralmente em cães famintos, será melhor dividir a ração diária em 3 ou 4 refeições por dia.

Fibras
Um estômago cheio dá a sensação de saciedade pelo que as dietas ricas em fibras são melhores do que as mais refinadas. Por isso, aumente a quantidade de fibras na dieta, seja através de comidas comerciais secas, seja pelo aumento dos legumes na dieta caseira. Fontes convenientes de fibra são os legumes verdes, cenoura, maça, etc.

Treino
Para defecar sob comando, num local que mais tarde se lhe vai tomar inacessível. Terá simplesmente de levar o seu cão regularmente e em alturas associadas ao reflexo de defecação (logo de manha; a seguir às refeições) e esperar até que ele faça as suas necessidades. Diga uma palavra-chave e depois recompense com um biscoito o acto bem sucedido. Apanhe as fezes e coloque-as no lixo. Isto irá motivá-lo a só defecar na sua presença .

Tipo de Vida
Há uma ampla evidência de que os cães se aborrecem em canis estão mais aptos a tomar-se coprofágicos. De acordo com isso, assegure que o seu cão tem uma vida activa, com acesso a brinquedos, passeios frequentes, etc.

Repulsa
Em vários países existem já substâncias que, quando adicionadas à dieta, tomam as fezes pouco apetecíveis.

Punição
Nenhum grau de castigo serve para acabar com este hábito, fazendo apenas com que o cão espere o afastamento do dono antes de comer as fezes. A punição deve ser ligeira e parecer mais relacionada com as fezes do que com o animal.

Como Evitar
A coprofagia é geralmente uma fase passageira dos cachorros mas é exacerbada se lhes é negado o acesso frequente e livre à comida. Por isso uma dieta rica e abundante previne bastante o problema.
Ele tem uma ração de qualidade, sempre à disposição, logo também não deverá ser daí. Só me resta esperar que seja da fase de crescimento e que passe. Aliás, ele não o faz sempre que faz cocó, só por vezes.

Agradeço as respostas

Cumprimentos
mistik
Membro Veterano
Mensagens: 588
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm
Localização: Cães

quarta out 22, 2008 9:06 pm

Logo, esses motivos não são válidos e, sinceramente, até me ofendem um pouco.
1º nao tem de se sentir ofendida pela resposta que lhe foi dada. Colocou a sua duvida aqui, mediante o que cada pessoa acha da situaçao responde!

Mas aparte disso.

Há alguns casos que possam levar o cao a comer os seus proprios cócós.
Já li que até pode ser causado pelo tipo de alimentaçao que o cão come, falta de determinada proteina, como fazerem isso para chamar atençao.

Quanto a se ter informado melhor fez muito bem.... fale com o seu vet. pode ajudar e quem sabe sem ofender 8)

Se tentar perceber o historial do cao e questionar essas mesmas questões é ofender... mas... quem sou eu...

boa sorte pro sei caozinho
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta out 23, 2008 8:02 am

Bom dia,

Tal como as pessoas são livres de darem as suas respostas, eu também sou livre de me sentir ofendida, ou não, com algumas respostas e de o manifestar! Mas tem razão, ao colocar um tópico num fórum, tenho de me sujeitar a todo o tipo de respostas, isso não quer dizer que não possa ou deva manifestar o que penso, de forma educada e fundamentada, que foi o que fiz, de resto. Apesar de ser o meu primeiro cão, não é, de todo, o meu primeiro animal e, em todos eles esforço-me por compreender o porquê de certas atitudes e estudar aprofundadamente, antes de o trazer para casa, toda a informação existente, como foi e é o caso do Ming, não sou "marinheira de primeira viagem". Se eu tivesse alguma pista acerca do porquê do comportamento (ração pobre, falta de cuidados veterinários, falta de atenção ou até "maus tratos", com certeza, não estaria com tanta dificuldade em descobrir as causas e a forma de resolver o problema).

No entanto, nas várias razões que li para a coprofagia, nunca encontrei nenhuma que referisse maus tratos ou alteração de ambiente (que foi o que pensei ser a razão, até investigar melhor o assunto) e pode até não haver nenhuma razão em especial e ser só e apenas, uma fase de cachorro.

Agradeço a resposta, já estou a resolver o assunto seguindo os conselhos de pessoas experientes na raça e no assunto, conto ter o problema resolvido em breve, por isso, da minha parte, pode-se considerar o tópico encerrado.

Agradeço as respostas e atenção recebidas entretanto

Cumprimentos :wink:
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta out 23, 2008 2:04 pm

Olá Kikas

Mas eu não posso deixar de responder....

Qdo referi que podiam ser "maus tratos" jamais pensei que poderiam ser por si.
Eu explico-me melhor: Existem animais que são vendidos para lojas onde permanecem imenso tempo, em gaiolas.ISSO PARA MIM SÃO MAUS TRATOS, e como não se explicou na primeira mensagem deduzi que não teria nenhum conhecimento acerca da raça. Só pretendi ajudar. Peço desculpa mas pensei que o teria adquirido nessas condições. Entende agora?
A minha intenção foi boa, porque isso sucede imensas vezes, creia!!
Mas como já está sendo aconselhada pelo moderador, resta-me apenas e mais uma vez desejar-lhe muita sorte com o seu pequeno.

Aprendemos e transmitimos alguns conhecimentos sobre a raça, não acha?

Mais uma vez lhe desejo muita sorte com esse pequeno
Céu Pinto
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta out 23, 2008 6:58 pm

Boa noite Céu,

Foi um mal entendido então :D . Como referi, no início do tópico, ter falado com a criadora do Ming sobre o assunto, não pensei que pudesse surgir a dúvida de ter sido adquirido numa loja. Claro que tenho aprendido bastante sobre esta raça com todos vocês, até porque já li todos os tópicos deste fórum, e por isso tenho também agradecido sempre as Vossas respostas, concordando ou não com elas. Tenho feito também bastante pesquisa noutros sites em outros países, sobre esta raça e sobre tudo o que lhe é inerente, embora no caso concreto, a coprofagia não seja um problema da raça, qualquer cachorro o pode fazer, eu é que não sabia..

O Ming não foi adquirido em loja, aliás, eu sou terminantemente contra a venda de animais em lojas, os poucos que adquiri em lojas, vieram sempre em mau estado físico e psicológico, além de os próprios funcionários e proprietários dos estabelecimentos perceberem, na sua generalidade, pouco ou nada (dependendo das espécies, no meu caso, animais exóticos) dos seres VIVOS (embora sejam tratados como mercadoria) que "comercializam". Nas lojas, compro sómente, acessórios.

Por isso, conheço o local de onde veio o Ming e as pessoas com quem ele viveu e sei que os maus tratos não são a origem do problema. De facto, como começou logo após a chegada, desconfio tratar-se de mudança de ambiente, afinal, ele só chegou há 1 semana atrás.

Aproveito para dizer que acho o seu exemplar lindíssimo e que espero conseguir manter o meu da mesma forma... a ver vamos.

Agradeço os seus votos de boa sorte e aproveito para retribuir e agradecer todas as suas dicas preciosas.

Cumprimentos
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta out 24, 2008 10:53 am

Olá a todos, olá kikas,

Excelente tópico e participação de todos os membros, agradecia à kikas que caso ainda não se tenha inscrito na nossa listagem de participantes que o pode fazer, existe um tópico para esse mesmo efeito.
Em relação ao seu cachorro há que dar tempo ao tempo para que ele se possa revelar tanto na sua grandeza como na sua beleza. Ao que me parece ele será pequeno em tamanho mas presumo que não será um sleeve, apenas um peke mais pequeno.
Em relação à tendência do cachorro dê tempo ao mesmo para uma melhor adaptação e as técnicas já aplicadas certamente vão surtir algum efeito.
Sempre que precise de algum esclarecimento ou mesmo trocar opiniões, contar pequenos episódios que só os nossos amigos de 4 patinhas sabem narrar, esteja à vontade para com a sua participação neste espaço que a todos pertence.

A todos um muito obrigado pela participação, desejando a todos um excelente fim-de-semana.

Cumprimentos.
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta out 24, 2008 12:41 pm

Agradeço, mais uma vez, a todos as vossas dicas e um agradecimento muito especial ao Miguel que tem sido incansável nas sua paciência para com as minhas MUITAS dúvidas. :lol:

Também penso que o Ming ficará de porte mais pequeno do que o normal mas que também não será um sleeve (pela indicação de peso que os sleeves têm), embora não tenha pontos de referência porque não conheço nenhum com a mesma idade ou sequer mais velho que o Ming. :)

Mas mesmo que fique de um tamanho de um Grand Danois, será sempre o Ming, este cão arrebatou-me de paixão... eu que nem era fã de cães, muito menos em apartamentos :lol:

Quanto ao comportamento, melhorou, não sei se por causa do eu policiamento se por causa das cápsulas ou se porque se cansou de ficar agoniado (ele não se sentia bem depois). Mas os da noite estavam intactos no seu WC, logo, espero eu, que tenha largado o vício :lol: :lol:

É que eu adoro os beijinhos dele, mas quando vejo estas coisas, já não o deixo lamber-me... pelo menos durante umas horas. Ahh, se houvesse Tantum Verde para cães :wink:

Bom fim de semana a todos...
Responder

Voltar para “Pequinês”