Castração?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça nov 04, 2008 5:50 pm

Boa tarde,

Sei que os machos em certas raças, por norma, têm a tendência de marcar o território quando chegam à maturidade sexual. Não sei como se passa com os pequineses. Convém castrá-lo? Com que idade? Eu não tenho qualquer problema em fazê-lo, uma vez que não tenciono, de forma alguma, que procrie, logo viverá sempre virgem :). Mas gostaria de saber se é imperativo fazê-lo, como é o pós-operatório, etc.

Agradeço, desde já, a ajuda dispensada

Cumprimentos
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

terça nov 04, 2008 10:59 pm

Olá kikas;

Em relação a esse procedimento o mais que lhe posso informar é o seguinte;

Para que seja castrado o cachorro tem de ter mais de 2,5kg de peso, 3 ou 4kg é o aconselhável para que possa lidar melhor com a anestesia.
Para que um cachorro tenha esse peso, caso seja de tamanho normal, geralmente aos 5 ou 6 meses já é possível avançar com o procedimento.

A castração do macho é muito mais simples que numa fêmea, mas também depende muito das técnicas utilizadas pelos Vet's.

Nos machos é um procedimento rápido onde são realizados apenas 2 cortes cirúrgicos nos canais seminais, dão um ponto ou dois e está pronto.
Não é assim tão simples "como é obvio", mas para um profissional apto para o efeito é algo bastante pratico e simples...

Ao fim de 6 a 8 dias os pontos são retirados ou caiem por si, o cachorro em maior parte dos casos pode continuar a fazer uma vida perfeitamente normal sem se sentir qualquer incomodo.

Em relação à alimentação do cachorro após a castração, o melhor é aconselhamento por parte do Vet responsável.
Na minha óptica penso que a opção da castração faz todo o sentido nos cães que se destinam apenas para companhia.

Agradeço tópico e o tema, que igualmente está ser discutido noutro tópico, caso queira dar a sua opinião, será igualmente útil para o desenvolvimento da matéria.

Cumprimentos.
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta nov 05, 2008 8:56 am

Bom dia,
Agradeço a resposta Miguel. :)
Só mais uma questão, o meu cachorro pesa agora aos 2 meses, cerca de 600 grs. Será que atingirá esse peso ideal de 3/4 Kgs.?


Cumprimentos
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta nov 05, 2008 8:05 pm

Olá Kikas;

Em relação ao tamanho, peso e idade, tudo depende muito do tamanho dos pais do cachorro, depende das fases de crescimento do mesmo e aos dois meses eles são ainda "um segredo" em relação ao resultado final de como vão ficar.
Os Pekes passam por N fases de transformação que certamente vão deixa-la muito admirada. Da fase macaca de transformação, à fase triangular craniana, à fase borboleta... venha o diabo e escolha a pior...


Algo me dá a entender que existe uma nova tendência nacional, nos supostos criadores desta raça que ainda não se revelam, vão passando um pouco pela arca mas alguns ainda não participam, talvez com mais experiência e coragem eles possa surgir e participar mais, quem sabe até partilhar conhecimentos e experiências, afinal é com esse fim que todo nós aqui nos encontramos…
De qualquer forma, em relação a essas tendências vou abrir um novo tópico, talvez seja do seu interesse… e de outros tantos também…

Farei a divulgação com o seu tempo...
Cumprimentos;
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta nov 12, 2008 9:06 pm

Bem, após uma conversa mais aprofundada com a vet (que é contra a esterilização de machos como medida de prevenção), fiquei a saber que, segundo os recentes estudos efectuados, não existe correlação entre problemas de próstata e a castração ou ausência dela. Assim sendo, decidimos as duas que o Tai Zu só será castrado caso a marcação do território seja "cerrada" :lol: . Quase que jurava que o ouvi a suspirar de alívio na mesa do consultório, mas se calhar foi impressão minha :lol: :lol:
Paty_LP
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
Localização: 3 Gatos;
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quarta nov 12, 2008 9:42 pm

Atenção que a castração também evita eventuais fugas por "desejo sexual" ;)
E como nessas fugas pode sempre acontecer outros perigos... (entre eles alguém apanhá-lo e po-lo a criar "sem condições", ser atropelado, etc etc).

Também pode ir ouvir opiniões de outros veterinários.
Por acaso eu tinha ouvido o contrário em relação à próstata, já que ela vai aumentando ao logo da vida, por influência das hormonas. Ora se essas hormonas deixam de ser produzidas...
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta nov 13, 2008 6:42 am

Ele não corre o risco de fugir, nunca foi essa a minha preocupação. Outras opiniões eu já ouvi, mas esta pareceu-me mais acertada e bem fundamentada do que as restantes.
Paty_LP
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
Localização: 3 Gatos;
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta nov 13, 2008 12:24 pm

Nunca há certeza que não fuja :( Por muito responsável e cuidadoso que um dono seja, há sempre muita coisa que pode acontecer e despontar uma fuga.

Se já decidiu, tudo bem, só quis referir outros pontos que também considero importantes.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta nov 13, 2008 12:45 pm

Boa tarde,

Como disse, não há perigo de fuga. Nem era essa a minha preocupação, mas sim, a sua saúde e qualidade de vida. Nunca o iria castrar por perigo de fuga, porque essa é responsabilidade minha, zelar para que não o faça e isso está tratado :) . Agora, se do ponto de vista da saúde, não existe qualquer motivo para que o faça, então, não o farei, até porque é um animal de pouco peso e em que a anestesia geral de uma intervenção, me deixava apreensiva. A não ser que surjam motivos físicos que o justifiquem ou uma exagerada marcação de território, permanecerá "inteiro" :lol:
Responder

Voltar para “Pequinês”