Problemas com o frio...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta dez 04, 2008 1:26 pm

Olá,

Aqui estou eu (e o Tai Zu) de novo. Este maroto continua com as dele. Está com a respiração mais pesada, mas sem corrimento, e mais ruidosa, sem tosse. Resultado: agora também está a tomar Maxilase.

Tendo em conta que não sai de casa, a conclusão da vet é igual à minha, por causa dos aquecimentos em casa e das mudanças de temperatura, de divisão para divisão, está assim meio "constipado".

A minha questão é: que cuidados têm com os vossos pekes nesta altura do ano?

Ele dorme na cozinha, porque ainda não controla completamente o local onde faz as necessidades. É uma divisão mais fria que o resto da casa, mas nada por aí além, mas tem uma cama (claro!) e mantas polares. Também lhe deixo a transportadora perto (é onde tem os brinquedos) igualmente com mantas polares por dentro.

Em princípio o problema das mudanças de temperatura ficará resolvido nestes dias, porque vou colocar aquecimento central.

De qualquer forma, aceito os Vossos conselhos.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sexta dez 05, 2008 12:57 pm

Olá Kikas

Como ele é pequenino e necessita do calor da mãe, eu colocaria uma saco de água quente,bem cheio para não oscilar a água e ele não se assustar, ou daqueles (seria bem melhor) que se aquecem no microondas, dia e noite
Faria uma cama tipo cabaninha, com um banco, uma cadeira (algo que fizesse de altura) por cima e tudo tapado, deixando apenas uma abertura na frente para ele entrar e sair.
Deixaria na caminha dele cobertores com tamanho suficiente de modo a que ele se possa aninhar, enrolar como se estivesse aninhado à mãe. Cortei um mais velho dos nossos em 4.
Tentaria também ter um aquecimento, sempre que possível ligado.

E como eles adoram relva, no Aki tem relva sintética fofinha, que colocaria em cima do resguardo. Experimente e verá como resulta.
Nesta fase eles são mto sensíveis e têm muito frio.

Espero ter ajudado.


Fique Bem
Céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta dez 05, 2008 1:12 pm

patanisca123 Escreveu:Olá Kikas

Como ele é pequenino e necessita do calor da mãe, eu colocaria uma saco de água quente,bem cheio para não oscilar a água e ele não se assustar, ou daqueles (seria bem melhor) que se aquecem no microondas, dia e noite
Faria uma cama tipo cabaninha, com um banco, uma cadeira (algo que fizesse de altura) por cima e tudo tapado, deixando apenas uma abertura na frente para ele entrar e sair.
Deixaria na caminha dele cobertores com tamanho suficiente de modo a que ele se possa aninhar, enrolar como se estivesse aninhado à mãe. Cortei um mais velho dos nossos em 4.
Tentaria também ter um aquecimento, sempre que possível ligado.

E como eles adoram relva, no Aki tem relva sintética fofinha, que colocaria em cima do resguardo. Experimente e verá como resulta.
Nesta fase eles são mto sensíveis e têm muito frio.

Espero ter ajudado.


Fique Bem
Céu
Olá Céu

Para cabaninha, ele tem a transportadora, mas ele não fica lá, durante o dia gosta de ir para lá para dentro brincar, mas depois sai. Tal como não fica sossegado na cama e sacos de água quente nem pensar, porque ele rói tudo. Se lhe montasse uma cabaninha, no outro dia teria farrapos, mesmo a cama dele anda sempre de um lado para o outro e está sempre a roê-la :), passo a vida a ralhar com ele.

Ele tem na cama mantas polares, mais quente que isso é difícil, e foram compradas novas de propósito para ele, e são de tamanho de uma cama de casal, logo são bem grandes. Quanto a colocar relva no resguardo, sinceramente, acho pouco higiénico. O xixi depois escorre todo, além disso, ele só vai ao resguardo fazer xixi, não fica lá.

Mesmo o aquecimento ligado é difícil, ele rói as coisas, logo, para sua e nossa segurança, não posso deixar fios eléctricos que ele possa roer.

De qualquer forma, penso que ele nem sofre muito com o frio, moro num apartamento, por isso, as temperaturas são médias. E quando palpo as patinhas dele durante a noite, que é quando está preso na cozinha, estão sempre quentes. O problema deve ter sido mesmo as diferenças de temperatura entre divisões. Mas já está a ser medicado e já nem noto a respiração ruidosa.

Em relação a saídas de casa, costumam vestir os vossos pekes? Eu tenho a impressão que não é boa ideia, porque devem ficar demasiado quentes, além de que não deve ser bom para o pêlo, mas, de qualquer forma, deixo a minha questão. Também pensei em comprar uma camisola e vestir-lha durante a noite... mas também não sei se resistiria aos dentinhos da peste.

Obrigado Céu pelas dicas, mas o meu diabinho destruidor é muito irrequieto :lol: . Parede que o Tico é mais sossegadinho :wink: .

Beijos
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sexta dez 05, 2008 1:29 pm

Olá Kikas

Qto à relva sintetica, é apenas um tapete que se mete na água e fica logo lavado. E colocado dobre o resguardo ou jornais é uma maravilha.

O tico tb roía mas apenas os seus brinquedos. Comprei-lhe alguns de borracha xixias que ele adorava roer.
Roupa não roía e muito menos a caminha dele.
Agora já com seus 4 anitos não roi nada, apenas brinca com os bonecos e como brinca!!

Assim sendo não sei que lhe diga, a não ser tenha paciênciaaaaaaaaaaaaaaa


céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta dez 05, 2008 2:25 pm

Olá Céu,

Brinquedos não lhe faltam, tem todo o tipo ossos, bonecos, bolas, etc. Até lhe arranjei pantufas velhas dos miúdos . No entanto, e apesar de se entreter bastante com eles, se puder morder a manta e a cama, melhor ainda :lol:, anda sempre a mudar a "mobília" dele .

Quanto ao tapete sintético, prefiro mesmo o resguardo, todos os dias são substituídos e vão para o lixo e não preciso de pensar mais nisso, já consegui com que deixasse de andar com eles pela casa, o que já é muito bom, pelo menos já não os rói. Além de que, como o xixi é absorvido evito aquela chatice das patinhas molhadas de xixi pela casa


:wink:

Quanto à paciência, lá a vamos tendo :lol: . Ele também depois compensa as traquinices com a meiguice dele.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

domingo dez 07, 2008 7:32 pm

Olá às duas;

Em relação ao frio os meus adultos vão se abituando e não fazem grande diferença em relação ao mais frio ou menos frio, os mais pequenos vão se mantendo no quentinho também, geralmente na cozinha que por ordem é das divisões mais quentes da casa.
Uma das melhores opções e que muito ajuda a aquecer a casa tambem é mesmo ligar o forno por uns momentos e abrir a porta ligeiramente.. o resultado é um aquecimento "localizado/central" :lol: :lol: :lol: .
Em relação a opções em a frios ou temperaturas, há quem utilize o ar condicionado para manter a temperatura constante.
Há quem use também jornal rasgado às tirinhas dentro de uma caixa ou transportadora por exemplo para os cachorros se aninharem no meio das farripas do jornal, uma vez que desse modo o jornal servirá como isolante termico. No entanto o jornal tem o contra de deixar cheiro nos cães que de certa forma pode ser desagradavel.

Talvez a opção da Céu seja bem melhor, muito amor e uma cabana, umas mantas quentes hehehe e o resto é só dormir no quentinho.

Cumprimentos
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

domingo dez 07, 2008 8:26 pm

O Tai Zu foi hoje novamente ao vet, para ser auscultado, medir a temperatura, etc. Segundo a vet, confirma-se a constipação, logo mais uns dias a ser medicado. Vou fazer nebulizações com soro fisiológico em casa, felizmente tenho o equipamento para isso :D . A ideia das tiras até pode resultar, mas não num cachorro como o Tai Zu que até guardanapos de papel come, se os apanhar he he. Ele tem a transportadora com mantas polares, mas só lá pára para brincar. De qualquer forma, está melhor da respiração, tem a temperatura normal, coração e pulmões impecáveis. Tem um ligeiro congestionamento no nariz, com as nebulizações e o medicamento deverá resolve-ser.

A registar-se só mesmo o aumento de tamanho em duas semanas, até a veterinária se admirou quando o viu :), está a pesar 2 Kgs. certos, ou seja, registou um aumento de 700 grs.

Segundo a veterinária, está com um peso adequado, nem muito nem pouco. E segundo ela também , está lindoooo. Oh para mim a babar de orgulho...

Ahhh e quanto ao amor, tem de sobra, está um mimado de primeira apanha... hoje até trouxe um osso da clínica, "uma prenda especial de Natal para o príncipezinho", palavras da vet :).

Derrete-se com toda a gente, faz um sucesso desgraçado... dá lambidelas a quem quer que se chegue... e se não se chega ele faz questão de chamar as pessoas... toda a gente se derrete.

Obrigado pelas dicas. :wink:
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda dez 08, 2008 9:36 am

Olá Kikas

Soro fisiológico já não se usa por causa do sal.
É muito melhor fazer com produtos naturais, tais como folhas de eucalipto e aqueles trocinhos nas pontas dos pinheiros.
Faça pesquisa e verá que está desonselhado o soro fisiológico.

Bom feriado

Céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 08, 2008 3:27 pm

O soro é para colocar na máquina, não se podem utilizar outros produtos :D . A máquina é própria para nebulizações e de venda exclusiva em farmácias, aliás é a máquina utilizada em recém-nascidos, quando têm as vias respiratórias obstruídas, daí o tê-la em casa.
Responder

Voltar para “Pequinês”