Exposalão Batalha - Animais de Companhia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quarta dez 17, 2008 8:36 pm

drummondville Escreveu:Olá Ceu e Kikas;

Em resposta à Céu, o Lord não será um Sleeve, irá ter o tamanho normal para um Pequinês, mas nunca irá chegar aos 5kg ou ultrapassar.

Em relação à pelagem a Céu está um pouco equivocada, embora os cães possam eventualmente receeber uma escovagem diferente nas exposições, estes não recebem qualquer aplicação de lacas ou produtos estruturantes de volume para a pelagem. Deixou de ser permitida a aplicação de determinados produtos na pelagem e diga-se de passagem que com tanto pelo, dar ainda um spray estruturante seria caotico para escovar ou dar qualquer aparencia ao mesmo cão.

Os unicos produtos que são ainda utilizados são mesmo o pó talco que por si só quando correctamente escovados já proporciona algum volume na pelagem e quando toda a escovagem fica terminada um pouco de Show Groom em spray (Lata azul e rosa), dá um cheiro muito agradavel e o pelo fica ligeiramente mais brilhante.

Em relação à tipologia ou morfologia dos Pekes, certamente o marido da Kikas deve ter alguma preferencia por Epagneul Tibetanos, raros em Portugal mas muito confundidos com os pekes por falta de divulgação da raça a nivel Nacional.

Faça um ligeira pesquisa e vai certamente achar interessante a diferença que estas duas raças do 9ºGrupo têm.

Cumprimentos
Olá Miguel

Não, o meu marido tem mesmo preferência por pastores alemães, cães serra da estrela e assim. O Tai Zu não tem nada a ver com as suas preferências, para ele, o Tai Zu é uma espécie de cão, mas realmente ele não gosta de pekes com o pêlo como vimos na exposição. Vamos lá a ver como fica o Tai Zu, uma coisa é certa: não vai ser tosquiado, quem não gostar, tem bom remédio, não olhe :lol: :lol: :lol:

Quanto à senhora da foto, não sei se seria ela realmente.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta dez 18, 2008 8:34 am

Mas ó Miguel

Eu não falei em lacas!! Disse sim que deveriam ser aplicados produtos para que o pêlo ficasse mais volumoso e solto, como o silicone em spry e o talco.
Agora lacaaaaaa , ai valha-nos Deus. Tou a brincar :D.

O spaniel tibetano é bem maior sim , com pouco pêlo e pernas altas. E de facto há muita gente que os confunde com os pekes.
Conheci algumas pessoas que afirmaram que os seus eram peks e qdo viram o meu perguntavam de que raça era :o
Embora os que parecem ser spaniel tibetanos, e que abundam por este País,não são mais que pekes cruzados com outras raças. O que é pena porque o spaniel tibetano sendo puro também é muito bonito. Mas existem alguns. Está de acordo?


Um feliz Natal para todos.

Céu
cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

quinta dez 18, 2008 10:12 pm

Boas, ora aqui está uma dona bem babosa, sim srª kikas foi o Lord (e a srª de calças vermelhas) que viu no Ringue de Honra.
Então aqui vão as novidades mais recentes o meu menino consegui-o um 1º exelente e o titulo de melhor junior já a menina Tootsie que fazia tempo não concorria arrecadou mais um CAC (Certificado de Aptidão a campeã) e um CACIB (Certificado de Aptidão a campeã Internacional de Beleza), estes meus meninos só nos tem dado alegrias e a Expo da Batalha foi um fecho de exposições caninas com chave de Ouro.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sexta dez 19, 2008 8:24 am

Ora pronto, era então a senhora de calças vermelhas :lol: . Ainda tentei ver se a encontrava depois de sair do ringue, mas já não a vi.

Bonitos exemplares, parabéns! De resto, penso que foram os únicos pequineses que vi na exposição, tirando os cachorros do criador do Tai Zu.
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

domingo dez 21, 2008 9:31 am

Já agora, quero acrescentar uma coisa. Houve algo que absolutamente detestei na Exposição, como é a primeira a que vou, não sei se será uma coisa geral, ou se fui eu que tive azar. Quando cheguei percebi que as pessoas podiam levar os seus animais, até aí tudo bem, nas bilheteiras li que, os animais de raças potencialmente perigosas deveriam andar com trela e açaime sob pena de os seus donos poderem pagar uma coima (penso que de €750 ), ora bem, de todos os rottweilers (bastantes) e afins que vi no interior da exposição, não vi UM com açaime. Achei realmente uma afronta e uma irresponsabilidade, tanto dos donos, uma vez se tratar de um recinto cheio de estímulos (muitos cães, barulho, crianças pequenas, outros animais), como da Organização porque, aparentemente, ninguém fiscalizava a aplicação da lei. Era um pouco como aqueles estabelecimentos que colam o dístico de "Proibido Fumar" na porta, mas lá dentro o cliente faz o que bem lhe apetece. Como disse, não sei se é geral ou não, mas desagradou-me bastante. Não tenho nada contra estas raças nem contra os respectivos donos, conheço rotts extremamente meigos, aos quais deixo os meus filhos fazerem festas, como conheço pinschers que são umas "feras" irritantes, no entanto, em caso de ataque, provavelmente é mais fácil sobreviver a um de um pinscher do que a um de um rott. E, se a lei existe por algum motivo é.

É só um desabafo... porque, realmente, não gostei.
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo dez 21, 2008 8:07 pm

e não seriam esses os rot participantes?
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

domingo dez 21, 2008 8:48 pm

Primeiro não se encontravam dentro dos ringues de concursos, mas sim, por todo o recinto da exposição, por vezes seguros por adolescentes de 12/13 anos. Se seriam participantes ou não, não sei. No entanto, calculo que mordam como os outros, logo, se andavam pelo recinto da Feira, no meio da multidão e dos outros cães, deveriam andar com trela e açaime, tal como indicado logo nas bilheteiras.
cisal
Membro
Mensagens: 86
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Localização: uma pequinês
Contacto:

domingo dez 21, 2008 9:08 pm

Ora boas, voltamos ao mote dos cães potencialmente perigosos na verdade raramente vi em alguma exposição um cão açaimado, desengane-se quem pensa que são os rotts apenas o (perigo) porque as hà raças bem mais perigosas pelas expos, vi nesta da Batalha pessoas fazerem festas a um cão que me arrepiei e o dono apenas o segurava por uma trela era nada menos que um Mastin Napolitano, se o menino se passa aiai. Mas também as pessoas pensam que se meche em qualquer cão só porque é bonitinho e esquecem-se de ter o minimo de cuidados.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

domingo dez 21, 2008 9:20 pm

cisal Escreveu:Ora boas, voltamos ao mote dos cães potencialmente perigosos na verdade raramente vi em alguma exposição um cão açaimado, desengane-se quem pensa que são os rotts apenas o (perigo) porque as hà raças bem mais perigosas pelas expos, vi nesta da Batalha pessoas fazerem festas a um cão que me arrepiei e o dono apenas o segurava por uma trela era nada menos que um Mastin Napolitano, se o menino se passa aiai. Mas também as pessoas pensam que se meche em qualquer cão só porque é bonitinho e esquecem-se de ter o minimo de cuidados.
Eu não disse que só os rott's são perigosos e conheço alguns que até nem o são. Mas na dúvida...
Também vi outros cães igualmente perigosos, como afirmei no primeiro post, e concordo que, todos os cães são perigosos, mas se calhar é mais fácil para a vítima e para o dono do cão, segurar um pinscher do que um Tosa Inu...

A minha preocupação nestes casos nem são bem os adultos, porque esses se se arriscam a tocar num cão desses, com certeza sabem avaliar os riscos mas e as dezenas de crianças que se passeavam por ali? É claro que como mãe, tento controlar tudo, mas o meu filho podia ter um gesto ou largar um grito que, por alguma razão, um cão desses considerasse uma ameaça ou estar perto de um animal que fosse hipotéticamente atacado, e depois, como era? Quem se responsabilizava?

A verdade é que mesmo passeando-me nas ruas, passo por "n" cães considerados "PP" acompanhados, muitas vezes, por adolescentes imberbes, nem trelas nem açaimes à vista. O que fazer nessas situações? Eu, pura e simplesmente, afasto-me calmamente, principalmente se vou com as crianças, para o mais longe possível. Agora ter de fazer o mesmo num recinto onde paguei para entrar, acho que não se justifica, sei que nem todas as raças grandes são "PP", mas refiro-me às que realmente são consideradas como tal.

Sim, as pessoas tem de ter respeito e cuidado ao fazerem festas a um cão desconhecido. Mas os donos deste tipo de cães, de grande porte, são os principais responsáveis pela segurança dos seus animais e de quem os rodeia.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda dez 22, 2008 3:55 pm

Olá Kikas e Cisal

Já apanhei um grande susto com cão desses considerados raça perigosa. o ano passado. Ao sair de casa com o meu ao colo e logo ao dobrar da esquina, veio em minha direcção e a correr um desses que se encontrava na rua a passear com uma adolescente,que não teve força para o segurar. Valeu-me um carro estacionado no local e o ouvir de meus gritos dos donos. É claro que passado o susto apresentei queixa, e o caso ficou resolvido de vez, pois não era a primeira vez que sucedia com outras pessoas.

Desde essa altura, sempre que vejo um cão na rua PP, sozinho ou com crianças segurando a trela, ligo imediatamente para a GNR.

A culpa não é dos cães, mas sim de quem os adquire sem os educar.
Por aqui também se vêem pit buls, dog argentinos, sózinhos. aliás até é hábito soltarem-nos à noite.

Fiquem bem
Céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 22, 2008 4:34 pm

patanisca123 Escreveu:Olá Kikas e Cisal

Já apanhei um grande susto com cão desses considerados raça perigosa. o ano passado. Ao sair de casa com o meu ao colo e logo ao dobrar da esquina, veio em minha direcção e a correr um desses que se encontrava na rua a passear com uma adolescente,que não teve força para o segurar. Valeu-me um carro estacionado no local e o ouvir de meus gritos dos donos. É claro que passado o susto apresentei queixa, e o caso ficou resolvido de vez, pois não era a primeira vez que sucedia com outras pessoas.

Desde essa altura, sempre que vejo um cão na rua PP, sozinho ou com crianças segurando a trela, ligo imediatamente para a GNR.

A culpa não é dos cães, mas sim de quem os adquire sem os educar.
Por aqui também se vêem pit buls, dog argentinos, sózinhos. aliás até é hábito soltarem-nos à noite.

Fiquem bem
Céu
Alguém que me entenda :lol: ! Obrigado Céu, geralmente sou acusada de ser preconceituosa em relação a este tipo de cães, mas não é nada disso, a verdade é que temos todos o direito de passearmos pela rua em segurança, certo? Podem considerar a lei injusta, eu acho que tem razão de ser, como já disse até um caniche pode atacar-me no meio da rua, mas mais fácilmente enxoto um caniche do que um rottweiller ou um pit bull. Tenho medo, sobretudo, pelos meus filhos. A verdade é que aqui nas redondezas também soltam os cães, todos de porte grande e de guarda, uns são rottweilers outros são sem raça definida, mas, por causa disso, o Tai Zu está a ser educado a fazer as necessidades na varanda que tenho. Porque estes cães são bastante agressivos com cães "estranhos" e não quero chatices nem acidentes.
patanisca123
Membro Veterano
Mensagens: 383
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda dez 22, 2008 6:36 pm

Olá kikas

Mesmo o seu estar a ser ensinado a fazer as necessidades na varanda, tem todo o direito a passeá-lo na rua.
Foi isso aliás que disse na GNR, que queria ser livre de modo a andar na rua tranquila com ou sem o meu cão.
Assim como quem gosta de caes pp têm o direito de os ter. Só não têm o direito de os trazer na rua soltos.
Acredito que alguns até sejam inofensivos, e que estão educados , mas como iremos nós adivinhar?
E acredite que como eu quem viveu pela situação referida, até treme só de ver algum de longe.
Foi uma situação para não mais esquecer.
Felizmente temos um comandante GNR estupendo.

bj
Céu
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 22, 2008 6:46 pm

Claro que tem o direito de passear e irá passear assim que a veterinária aprovar, no entanto, não será por aqui. Também já apanhei grandes sustos, o último perto de casa, em que tive de fugir de uma matilha de cães (todos com dono) com o meu filho de meses no carrinho de bebé. Por isso, não arrisco com o Tai Zu e aqui, onde moro, duvido que a PSP se dê ao trabalho de vir se chamar por causa de algum cão. São poucos e cobrem muitas freguesias, por isso, o melhor é evitar mesmo os problemas.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta dez 24, 2008 9:23 pm

Ora olá a todos;

Olá kikas, em relação à presença de cães potencialmente perigosos em ringues de exposições, como deve compreender, se o evento é canino é perfeitamente normal que os mesmos cães potencialmente perigosos estejam igualmente presentes.
Na minha óptica não existem cães potencialmente perigosos, mas donos, actos e reacções potencialmente perigosos para o momento e para os intervenientes.
Sou da opinião que tanto os proprietários dos cães de grande porte, como dos responsáveis pela educação das crianças mais pequenas e das maiores também, são responsáveis de parte a parte. Isto porque as coisas não devem ser medidas pela mesma bitola, depois há outro detalhe. Um cão que esteja com carapuço na cabeça tem à partida mais probabilidades de se tornar imprevisível da sua agressividade potencial. Eu não gostaria de andar com uma carapuça na cabeça, penso que qualquer pessoa também não.

Existe uma extrema falta de educação por parte de alguns pais em relação aos seus filhos e na preparação para o mundo exterior às suas habituais 4 paredes, por vezes não existe uma preparação de como deverá a criança lidar com a apresentação a um exemplar canino, estando assim desprotegida e desprevenida para uma valente dentada, um ladrar mais forte e grosseiro, um empurrão de um cão maior ou uma cara lavada de tantas lambidelas. Há junto de crianças e cães as mais variadas reacções, basta dizer que os cães são tão imprevisíveis quanto as crianças… palavras para quê?

Mas em mais de 10 anos que fazemos exposições, os pais não têm qualquer “controlo de educação” nos seus filhos e para quem apresenta PEKES em exposições sabe perfeitamente do que se trata, quando chegam milhentas crianças das maiores, ás mais pequenas, para jogar mãos e braços para tocar na pelagem de um dos cães em apresentação e tudo assim tão de repente.

Quem se iria responsabilizar pelas crianças que metem mãos em tudo?
Ora tanto em cão grande como pequeno as mães devem ter consciência de que se tratam de cães.
Em relação a situações com cães de grande porte, quando a falha vem do respectivo dono do cão que por sua vez não teve o devido controlo, o dono desse respectivo cão, seja ele pequeno ou grande, a responsabilidade legal é mesmo do dono do cão.

Na realidade a melhor opção é mesmo optar por uma “condução defensiva” não vá o diabo tecer, eu pessoalmente não gosto de ter os meus cães à mão de semear, se tivesse crianças na minha responsabilidade num recinto de exposições não gostaria de ter as mesmas crianças ao “Deus dará da Sua Sorte”.

Nos dias que correm em que se vêm a perder alguns valores na sociedade, no que toca a respeito pelo mais próximo, presumo que a atitude defensiva é o melhor partido.

Cumprimentos aos demais e tenham atenção aos vossos meninos.
Miguel
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta dez 25, 2008 8:04 am

drummondville Escreveu:Ora olá a todos;

Olá kikas, em relação à presença de cães potencialmente perigosos em ringues de exposições, como deve compreender, se o evento é canino é perfeitamente normal que os mesmos cães potencialmente perigosos estejam igualmente presentes.
Na minha óptica não existem cães potencialmente perigosos, mas donos, actos e reacções potencialmente perigosos para o momento e para os intervenientes.
Sou da opinião que tanto os proprietários dos cães de grande porte, como dos responsáveis pela educação das crianças mais pequenas e das maiores também, são responsáveis de parte a parte. Isto porque as coisas não devem ser medidas pela mesma bitola, depois há outro detalhe. Um cão que esteja com carapuço na cabeça tem à partida mais probabilidades de se tornar imprevisível da sua agressividade potencial. Eu não gostaria de andar com uma carapuça na cabeça, penso que qualquer pessoa também não.

Existe uma extrema falta de educação por parte de alguns pais em relação aos seus filhos e na preparação para o mundo exterior às suas habituais 4 paredes, por vezes não existe uma preparação de como deverá a criança lidar com a apresentação a um exemplar canino, estando assim desprotegida e desprevenida para uma valente dentada, um ladrar mais forte e grosseiro, um empurrão de um cão maior ou uma cara lavada de tantas lambidelas. Há junto de crianças e cães as mais variadas reacções, basta dizer que os cães são tão imprevisíveis quanto as crianças… palavras para quê?

Mas em mais de 10 anos que fazemos exposições, os pais não têm qualquer “controlo de educação” nos seus filhos e para quem apresenta PEKES em exposições sabe perfeitamente do que se trata, quando chegam milhentas crianças das maiores, ás mais pequenas, para jogar mãos e braços para tocar na pelagem de um dos cães em apresentação e tudo assim tão de repente.

Quem se iria responsabilizar pelas crianças que metem mãos em tudo?
Ora tanto em cão grande como pequeno as mães devem ter consciência de que se tratam de cães.
Em relação a situações com cães de grande porte, quando a falha vem do respectivo dono do cão que por sua vez não teve o devido controlo, o dono desse respectivo cão, seja ele pequeno ou grande, a responsabilidade legal é mesmo do dono do cão.

Na realidade a melhor opção é mesmo optar por uma “condução defensiva” não vá o diabo tecer, eu pessoalmente não gosto de ter os meus cães à mão de semear, se tivesse crianças na minha responsabilidade num recinto de exposições não gostaria de ter as mesmas crianças ao “Deus dará da Sua Sorte”.

Nos dias que correm em que se vêm a perder alguns valores na sociedade, no que toca a respeito pelo mais próximo, presumo que a atitude defensiva é o melhor partido.

Cumprimentos aos demais e tenham atenção aos vossos meninos.
Miguel
Uma vez mais, eu não me referi aos cães em exposição dentro dos recintos do ringue, referi-me aos cães trazidos por visitantes, como eu, à exposição e já tinha referido isso anteriormente. E o que é de lei, é de lei, se têm de andar com açaime e trela, então a lei é para cumprir, se não gostam que os seus animais andem de carapuço, têm bom remédio, ou optam por deixá-los em casa, ou optam por outra raça. Quanto a crianças mal educadas, existem sim senhor, os meus não tocam em nenhum animal que não conheçam, assim mesmo, será suficiente para evitar um ataque de um cão PP? Não, a maioria das notícias que se ouvem na comunicação social, em nenhuma ouvi que a criança ou o adulto tivessem feito festas ao animal. Aliás, nos dias que correm também duvido que algum pai o permitisse. Agora as crianças têm uma atracção natural por animais, por vezes impossível de reprimir, e isso não tem a ver com educação. Educação é ensiná-los a não maltratar os animais, a amá-los e respeitá-los e acho perfeitamente normal que uma criança ao ver um cão, sinta uma vontade irreprimível de o acariciar. Querem ver que sou eu que tenho de colocar trelas nos meus filhos ????? Ou transportá-las em gaiolas à prova de cães???

Cito o art.º 6 do Decreto-Lei n.º 312/2003
de 17 de Dezembro
(com as alterações introduzidas pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto)


"Artigo 6.º
Dever especial de vigilância"

Incumbe ao detentor do animal o dever especial de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade física de outras pessoas e animais.

No artigo 8º, lê-se

"2 - Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral."

Eu tenho a razão e a lei do meu lado, não reclamei na altura, devido à enorme confusão, mas já o fiz, através dos canais e entidades adequados

O que está aqui em causa é que paguei uma entrada para um evento, com regras de segurança específicas, de acordo com a lei, e as mesmas não foram cumpridas, colocando em risco a segurança dos visitantes, era mais importante o boletim de vacinas do animal, apresentado à entrada, do que a verificação das condições de segurança. E, mesmo os cães de exposição, não li em nenhuma parte do decreto-lei, que possam andar sem trela e açaime, posso até admitir que o possam fazer dentro de um ringue de exposição, mas fora, não e, também, não vi nenhum nessas condições.

Já agora deixo um link para o decreto em causa.

http://whippetp.no.sapo.pt/dec%20lei%20312.htm#T


Aproveito para discordar de que os pais não têm qualquer controlo na educação dos seus filhos, para quem não quer julgar todos pela mesma bitola, parece-me um comentário bastante preconceituoso e, talvez, de quem não tenha filhos. Talvez existam crianças que se sintam, naturalmente, atraídas para o contacto com animais, não acho isso sinónimo de má-educação, pode sempre fazer o reparo aos pais, por exemplo. Quando passeio na rua com o Tai Zu e aposto que acontece com a maioria de donos de cães, existem sempre crianças e adultos que querem fazer uma festa. Uns pedem, outros não. É inerente à condição de se ter um cão, compete-me a mim avisar para os riscos, coisa que faço, o meu cão é um cachorro que gosta de morder, por vezes magoa. Penso ser inerente também à condição de quem tem animais de exposição, mas podem sempre optar por não expô-los ou fazer um baixo-assinado para que as crianças não entrem no recinto. Vi muitos expositores com os seus cães em sítios inacessíveis, para quem quer que fosse. Penso ser a atitude a tomar, se algum dia enveredasse por essa via, faria o mesmo.
Responder

Voltar para “Pequinês”