Femêa Pequinês - Apetite....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Jocatheo
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 10, 2008 2:17 pm

sexta jan 02, 2009 11:55 am

Caros forunistas, antes de mais aproveito para desejar a todos um bom ano de 2009.

Adquiri recentemente um casal de pequinês (irmãos), um macho e uma femêa. Têm 3 meses.

Ele está sempre com vontade de comer, parecendo que não há comida que o sacie.

Já ela parece que não sente a falta da mesma. todas as refeições é uma guerra para ela comer. primeiro fica a olhar para o irmão a comer, quando este acaba ela vai cheirar o comedouro dele (já sem nada), estando o comedouro dela ao lado (cheio de comida). Só come (às vezes) ao fim de uns minutos, mas tem de o irmão estar perto dela (caso esteja longe ela vai para o pé dele e deixa a comida), o que se torna complicado, visto ele querer comer também a ração dela.

Estou a dar-lhe vitaminas (complemento alimentar), mas parece que tb não está a fazer efeito.

A ração que lhe estou a dar é Bento Kronen para cachorros de raça pequena, e foi adquirida no veterinário.

Em média estou a dar a cada um 75g por dia, repartidos por 3 refeições.

Com ele não tenho problema, está forte, mas com ela, apesar de continuar reguila e cheia de energia, começo a ficar preocupado pois a maior parte dos dias come apenas 25g. A constituição dela (corpo) é metade da do irmão.

Alguém já teve alguma situação semelhante e que me possa dar alguma sugestão para lidar com isto.

Obrigado a todos.
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

quarta jan 07, 2009 1:32 am

Olá a todos,

Um bom ano para si e para os seus.

Desde já bem vindo à arca e ao forum, a arca agradece e a raça também.

Em relação à alimentação dos seus cachorros e tamanhos corporais e peso ou quantia da alimentação, existem varios factores que devem ser analisados.

Em primeira mão tenha em atenção o programa de vacinação dos cachorros tal como o programa de desparasitação dos mesmos. Um cachorro com parasitas não se alimenta nem tem o mesmo grau de aproveitamento nutricional que um cachorro saudavel e protegido.

Depois tem outro factor.
Cachorros mais pequenos comem menos que cachorros de tamanho normal, por vezes numa das nossas ninhadas dão se esses casos e acabam surgindo Sleeves ( Caes de Manga muito pequenos ) e como é obvio têm de fazer juizo ao tamanho e comer de acordo com o mesmo.

Outro factor que pode estar em causa, mas não pretendo de modo algum colocar a opinião do seu vet em causa é o seguinte.
Diga-se de passagem que, Pekes nem todos os veterinarios sabem lidar com eles, o motivo é simples, não é uma raça assim tão comum como alguns poderão afirmar... depois tem um detalhe, não tendo conhecimento da raça nem sempre sabem o que é o mais aconselhado para os mesmos...
Não faço ideia que tipo de ração é que está a dar aos cachorros, mas à partida deverá ser a mesma ao qual os cachorros estavam habituados, a fim de evitar alterações alimentares bruscas, as mesmas podem provocar diarreias...

Em relação à alimentação, se a ração for muito rica é provavel que os cachorros fiquem satisfeitos com pouca quantidade, a aplicação de um complexo alimentar ou vitaminico é também uma possivel causa para uma satisfação mais facil, algo que depois não requer uma alimentação tão rica em quantidade.
Eu não sou muito apologista de grandes complexos vitaminicos ou alimentares...

Apenas após os 4 ou 6 meses é que dou algo tipo, vitamina D, omegas, levedura de cerveja, mas em atenção que se a ração tiver estes complementos, talvez não exista a necessidade de estar a implementar os mesmos pois não seria proveitoso.

Em relação ao seu macho comer em conjunto com a fémea e comer o que é de um e de outro, não concordo com a ideia e aliás, penso que não é em nada benefico.
Na minha optica deverão comer em pratos separados e saberem que prato pertence a quem, nem que tenha de ter pratos de cor diferente... quando o macho acaba a refeição deve sair do espaço destinado à refeição. Eu controlaria a situação deixando inicialmente comer em separdo até... após comer saia do espaço e metia a fémea. A mesma deveria comer até ao fim...

Fale um pouco mais da sua experiencia, talvez seja mais facil tentar de certa forma aconselhar a fazer algo de modo mais pratico e util.

Fale-nos da ração, qual a composição da mesma a nivel nutricional? Qual a composição da mesma?

Caso tenha possibilidade, coloque umas fotograifas dos seus meninos e inscreva-se na nossa listagem de participantes.

Dentro do possivel estaremos todos por cá.
Cumprimentos

Miguel
Responder

Voltar para “Pequinês”