Página 1 de 1
Descriminação ou desvalorização
Enviado: quinta jul 24, 2003 1:58 pm
por drummondville
São poucos os portugueses que sabem ver e estimar um bom exemplar nesta raça, ou mesmo reconhece-los.
Por vezes o facto de um cão ser baixote e ter alguma pelagem longa, afirmão fortemente este ser um Pequinês...
Chega a ser engraçado ver algumas pessoas dizerem que o seu cachorro é um desta mesma raça, mas onde na realidade foge um pouco ou bastante ao padrão da mesma.
São os exemplos de um não Pequinês:
- Alguns de orelhas espetadas...
- Outros de pelo curto...
- Outros ainda de cauda espetada e curta...
- Outros que têm um fucinho para fora e algum nariz...
- Há também os casos de terem muito mais peso do que proposto pelo padrão...
- E por fim há casos onde tudo isto se junta e dá um cão da raça Grande"A", ou PIKINOI"A", ou qualquer coisa do genero menos um verdadeiro da mesma raça... No entanto eles andam por ai e por todo o lado...
Esta raça tem vindo a ser pontuada(no estrangeiro), como a mais apropriada aos nossos estilos de vida na cidade.
Sendo uma raça aconcelhada desde a pessoas de mais idade aos mais jovens rebeldes.
No entanto continua a haver um acrescimo pelo gosto de Cães de maior porte sem por vezes ter as minimas condições como o espaço e tempo predisposto aos mesmo exemplares.
Graças a alguns Criadores esta raça tem vindo a ser mais exposta nas nossas exposições caninas Nacionais e Internacionais, onde com algum trabalho e carinho se vêm a obter expectaculares Exemplares.
Se não sabe o que realmente é um Pequinês vá ao mundo das exposições, conheça alguns dos ciradores, faça contactos com o Clube Português de Canicultura e faça por conhecer.
No ar fica a sugestão... Sabe realmente o que é um Pequinês?
Em caso de DUVIDA podemos esclarecer qualquer assunto.
Enviado: terça jul 29, 2003 11:13 am
por bea_72
bom dia,
tambem tenho um pequines, o baltinha.
Desde pequena que os meus pais tem caes desta raça em casa. São "apenas" os nossos caes, os nossos melhores amigos, e para mim são lindos, adoro-os.
Vi as fotos dos seus caes e são lindos, verdadeiros exemplares da raça.
A raça pequines é fantastica. eles são muito brincalhoes, gostam de crianças, são inteligentes, são meigos e muito, muito dependentes dos donos. Precisam de companhia e mt atenção.
São a alegria da nossa casa!!!
cumprimentos
Bea
Enviado: sexta fev 27, 2004 11:52 pm
por drummondville
Cara Bea 72 estive a ver o seu cachorro, o Baltazar e achei-o que realmente é muito bonito, parece ter uma optima pelagem e uma cara tipica para um Pequinês.
Gostaria que se possivel a Bea 72 colocasse a fotografia do seu Baltazar no nosso Album da Raça Pequinês.
Já se encontram algumas fotografias disponiveis no nosso album, colabore connosco para um album maior e mais diversificado com bons exemplares.
Comprimentos Drummondville
Enviado: quarta ago 11, 2004 1:59 am
por anacs
Olá a todos!
Apesar de uma das características da raça ser um pêlo bastante longo, não existem também alguns com o pêlo não tão longo?
É que eu tenho um pequinês, cujos pais e irmãos têm um pêlo farto, contudo o meu nasceu com menos pêlo... Foi o último a nascer e também o mais pequeno da ninhada. Não sei se tal terá alguma influência...
Ele têm o céu da boca completamente preto como dizem ser característica de cães de raça puros.
Além disso, os pais eram ambos puros, pelo menos segundo os donos e também segundo o veterinário...
Ele tem a "juba", as orelhas peludas, a "saia", a cauda em "repucho", as patas, enfim, só no tronco é que o pelo é mais curto...
Acho-o um cão lindo e, acreditava que até era um pequinês algo raro por ser quase totalmente preto. Será que afinal não é tão puro como pensei?
Independentemente disso, eu adoro-o e é já parte da família.
Tenho apenas curiosidade em saber...
Enviado: quarta ago 11, 2004 2:06 am
por drummondville
Referente à pelagem mais curta pode dever-se aos factores de, cruzamentos entre exemplares progenitores com pouca qualidade, ou onde os progenitores anteriores aos mesmos, neste caso avós ou bisavós, não sejam das melhores linhagens e qualidade também.
O factor de ser o último cachorro da ninhada em nada põe em causa a qualidade do cachorro, se os progenitores tiverem uma qualidade aceite e aprovada para criação.
Atenção referente ao céu-da-boca ser negra atenção que isso não é bem assim, não é obrigatório o céu-da-boca negro em algum padrão de raça isso está indicado.
Se a anacs tem um cachorro desta raça puro, com LOP, CHIP; VACINAS em dia etc..., o mais que lhe posso dizer é venha a uma exposição e contribua para o desenvolvimento da mesma.
Haverá uma em breve no dia 20, 21 e 22 de agosto nos jardins do Casino Estoril Apareça. É certo que não poderá participar com o seu exemplar, mas poderá ver o que é o mundo das exposições e poderá saber como concorrer.
Outra coisa que não referi na resposta anterior;
Enviado: quarta ago 11, 2004 2:14 am
por drummondville
Outra coisa que não referi na resposta anterior;
Esta Raça o Epagneul do Pequinês é uma raça onde os cachorros até atingirem a idade adulta são cachorros que estão em fases de transformação.
Essas fases dividem-se por partes e a pelagem também pode se encontrar em fase de transformação.
Sendo que os cachorros nos 4 meses começam a transformar o focinho, chamada a fase macaca. Há de seguida a fase do triângulo aos 5 ou 6 meses, transformação do crânio. Há a transformação corporal dos 6 aos 8 conjunta da muda repentina da pelagem, algo que se dá perto dos 7 a 9 meses. Geralmente aos 11 ou 14 meses a pelagem esta reposta à normalidade.
Por alguma razão há uma preferência para se venderem estes exemplares aos 6 meses, é a idade em que os cachorros já se encontram mais bem definidos, a fase de transformação do crânio e do focinho está terminada e a única mudança é mesmo a da pelagem. No entanto boas linhagens sofrem menos mudanças ou transformações, tenho registado casos onde alguns dos meus exemplares não passam por nenhum destas fase e ou transformações.
Enviado: quarta ago 11, 2004 3:56 am
por anacs
Caro Drummondville,
Agradeço desde já a brevidade da sua resposta.
Atendendo ao que me disse, creio que o meu cão não será tão puro como pensei... Afinal, ele já tem 3 anos e bastante menos pelo do que era suposto...
Agradeço-lhe ainda o convite e se tiver oportunidade aparecerei com certeza.
Não querendo abusar da sua paciência, gostaria de lhe colocar outra questão...

O que significa LOP?
Cumprimentos,
Ana Celeste
O significado e a importância do LOP.
Enviado: quarta ago 11, 2004 3:47 pm
por drummondville
O significado e a importância do LOP.
LOP são as iniciais da designação de Livro de Origens Portuguesas, este livro é propriedade do Clube Português de Canicultura e do FCI, funcionando como, algo semelhante ao arquivo de identificação que nós temos, é a maneira mais pratica de lhe explicar. Tal como nós temos um número de identificação e um nome eles também o têm. Sendo que para alem disso agora têm mais o número de Chip obrigatório por lei.
Talvez mais daqui uns anos também nós tenhamos um numero de Chip, em alguns países isso já acontece.
O ter um cão de raça pura é, para além de um trabalho com empenho e dedicação, ou mesmo uma arte de um Criador, é o ter um cachorro de uma determinada raça, onde o cachorro está devidamente identificado pelo Clube Português de Canicultura, e onde as origens desse mesmo cachorro, estão identificadas nesse ou noutro livro da mesma ordem de outro clube representante do FCI. (Federação Internacional de Cinologia)
Os Verdadeiros Criadores têm o dever de identificar a ninhada quando esta nasce, e efectuar um registo temporário individual a cada cachorro.
Após os 6 meses o cachorro deverá efectuar a vacina da Raiva, obrigatória por lei e a introdução do respectivo Chip, Obrigatório por lei também.
Após a colocação do Chip o registo temporário de cor avermelhado, deverá ser entregue no Clube P. De Canicultura, a fim de ser transitado para o registo efectivo de cor verde.
O criador deverá então entregar o registo definitivo, quando depois dos 6 meses, ou entregar o registo temporário, se o novo dono se responsabilizar totalmente pelos procedimentos a seguir com o mesmo documento.
Um outro dever do Criador é o de orientar e informar o mais possível os interessados pela Raça, ou antes divulga-la de modo correcto, pondo e dispondo de toda e qualquer informação. Sendo que quando um comprador se dirige a um criador, o mesmo deverá explicar correctamente os procedimentos dos variados processos de crescimento, transformação, tratamento da pelagem, a criação, entre outras coisas.
Tive o prazer de ver o seu exemplar nas poucas fotografias que tem disponíveis no seu álbum, e posso lhe dizer que gostei muito do seu cachorro. A pelagem não é muito comprida mas não o torna de modo algum feio ou menos valorizado, ele tem todas as características. Informe-se se o cachorro tem ou não registo. Se tiver experimente ir a uma exposição. Mesmo que não tenha registo experimente frequentar um Show canino, certamente vai adorar.
Comprimentos.
Drummondville
Obrigado pela respota...
Enviado: quarta ago 11, 2004 9:55 pm
por anacs
Caro Drummondville,
Agradeço-lhe a explicação... De facto, já há algum tempo que procurava descobrir o significado de LOP.
Através da sua explicação percebi que já conhecia esse registo, só não sabia o nome correcto.
O meu cão não tem LOP, porque quando descobri que existia esse registo o Boqui já tinha quase um ano. Logo, já foi tarde demais... Ele foi-me oferecido por uma amiga da minha mãe que tem um caslinho, mas creio que a senhora nem sequer sabe da existência do registo no LOP.
Agradeço-lhe ainda o elogio tecido ao meu pequenino. Vindo de alguèm conhecedor como o senhor, significou muito para mim.
Também já tive oportunidade de ver os seus "bonequinhos". São cães lindos e, claro, verdadeiros campiões.
Desejo-lhe boa sorte para o seu cachorrinho no concurso dos dias 20-22 de Agosto. Tenho a certeza de que será um vencedor.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Celeste