Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
invision
Membro
Registado: domingo jul 26, 2009 11:01 pm

segunda ago 24, 2009 12:26 am

Olá

Eu gostaria de adiquirir um furão.Mas não sei onde alguem me pode indicar?

Já me tive a informar e falta-me saber qual a idade do furão para ele vir para as nossas mãos?

O que acham da ração verse-laga própria para furões?

Deixem aqui as vossas sugestões e respondam ás minhas perguntas por favor.

Aguardo respostas
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

segunda ago 24, 2009 9:44 am

Invision,
apesar de não participar muito activamente na arca, leio todos os tópicos com bastante atenção, porque estou sempre a aprender coisas novas.
Pelo que li dos teus tópicos, tu não sabes bem aquilo que queres, já mudas te 1001 vezes de "animal" para ter, pelo que li também, sei que não tens espaço para ter um furão, e que a única divisão da casa onde podes por um animal tem temperaturas que para um furão não se pode nem pensar nisso, o furão não suporta temperaturas altas.
O furão precisa de alguém que dispense muita atenção, porque apesar de dormir muitas horas, também passa umas boas horas acordado e quando acordado precisa de se exercitar bem, sair da gaiola, para brincar, esticar-se o que for.
Depois não é um animal propriamente barato nem cheirosinho de se manter, podes ter gastar muitos euros num veterinário, num especializado que normalmente levam bem mais do que o cão ao gato, pensar em operar se for uma fêmea, comprar uma boa comida, entre outras coisas em que eu não vou gastar o meu latim, porque já vi que não tens tomado muita atenção áquilo que te dizem.
Deixa passar uns tempos, pondera se podes ter mesmo um animal, e se queres e qual queres!
<p>** Ana Ferreira</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Visitem <a href="http://trapilhos-da-ana.blogs.sapo.pt/" ... /</a>&nbsp; :D Act a 9 de Setembro
</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda ago 24, 2009 10:02 am

A idade mínima, deve ser pelo menos aos 3 meses. Mas nesta idade, a maioria ainda são muito chorões e têm saudades da mãe; choram de noite e podem não deixar dormir o pessoal da casa... pelo que irás a ter de cuidar de um bebé, ou seja, srá um bom treino para um futuro papá... :D

Nenhuma das rações Verse-laga é boa para os furões. Lê este tópico sobre alimentação http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=59812
São animais carnívoros estritos ainda mais que os gatos, o que quer dizer que a sua alimentação principal, deve ser baseada em proteínas de origem animal (vindas de carne de animais como frango, aves, etc) e não de proteínas de origem vegetal (como as que são dadas pelo milho, arroz, etc.).

Sobre como o adquirir, não te posso ser de ajuda mas procura nos classificados da arca ou deixa lá um pedido.

Lembra-te que ter um animal, obriga-nos a ter sempre um dinheiro de lado para o veterinário, para as vacinas, as consultas de rotina e para qualquer problema de saúde que possa surgir. Por exemplo, como eles são muito curiosos e rasteirinhos, o que encontram no chão (e não só...), consideram que é deles e muitos gostam de roer, sobretudo se for de borracha ou espuma. Isso pode provocar-lhes uma obstrucção intestinal e já não é o primeiro que tem de ser operado de urgência para remover essa obstrucção.

Também saber que são animais com um metabolismo muito desenvolvido, o que faz que, quando acordados, sejam muito inquietos e necessitam de mover-se e de espaço e brincadeiras para gastar essas energias. Em troca, dormem muitas horas para as recuperar. Na minha opinião, é um animal que devia estar solto e ter liberdade de movimentos, como os gatos e cães, só que isso implica a ter uma casa à prova de furões e que o pessoal que a habita seja todo consciente disso.
Ter a porta da rua fechada, janelas fechadas ou se aberta, com protecção de rede, andarmos com cuidado em casa (arrastando os pés em vez de os levantar) para não o calcar, pois eles adoram andar entre as nossas pernas; ter cuidado quando se fecha a porta de uma sala, não vá o fulanito estar no meio...tampas da sanita sempre fechadas, armários e gavetas, idem...
Eu costumo dizer que depois de cuidar de um furanito, estamos aptos a cuidar de uns quantos filhotes humanos...
Responder

Voltar para “Furão”