H1N1 e Furões, gatos e aves
Moderador: Moya
Só uma chamada de atenção para os donos, quer de gatos, aves e furões.
Estes podem contrair esta gripe, contagiados pelos donos. Assim que caso estejam com a gripe, não se aproximem deles e rodeiem-se de todos os cuidados.
Até à data, os casos conhecidos são de contágio dono/animal e não o contrário.
Estes podem contrair esta gripe, contagiados pelos donos. Assim que caso estejam com a gripe, não se aproximem deles e rodeiem-se de todos os cuidados.
Até à data, os casos conhecidos são de contágio dono/animal e não o contrário.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
mas mantermo-nos afastados é impraticável quando vivemos com eles dentro de casa e temos de os alimentar e cuidar... não podemos andar 7 dias a fugir dos bichanos!
quando muito, poderiamos usar máscara o tempo todo, lavar bem as mãos antes de lhes tocar, desinfectar os recipientes de água e comida mais vezes e de forma mais profunda que a habitual e evitar beijos; de resto, não vejo como evitar o contacto... 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Lógico que se vivem sozinhos com os bichanos, é mais complicado. Mas se têm familiares a quem pedir ajuda e que se não importem de tomar conta deles por esses dias, seria uma solução.
Se não têm, há que extremar os cuidados e além dessas precauções que mencionou, usar também uma roupa limpa só para cuidar deles.
Se não têm, há que extremar os cuidados e além dessas precauções que mencionou, usar também uma roupa limpa só para cuidar deles.
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
pois... no meu caso, pedir ajuda está fora de questão, e usar roupa limpa também... são 11 e estão por todo o lado! Tendo em conta que, se estivesse com gripe, estaria em casa... não conseguia mesmo.
Bom, já agora, espero não a apanhar... nem ligava a isso até saber que pode existir contágio para os animais. Mau, mau, será quando começarem a contagiar-se entre eles... 

Pois...desejo-lhe muita sorte e entretanto previna-se com equinacea ou inmunoferon que ajudam a fortalecer as defesas do organismo. E também pode-os dar aos bichanos.
Falando de furanitos (em gatos não sei mas penso que também pode ser usado) tenho uma veterinária amiga que lhes dá uma vacina pediátrica em cápsulas (nas doses correspondentes para os furões) na época invernal para os proteger das gripes comuns.
Mas para o H1N1 penso que não será efectivo, terei de perguntar-lhe.
Caso enfermem com este virus, costumam tratá-los também com o Tamiflu (nas doses adequadas à sua raça)
Falando de furanitos (em gatos não sei mas penso que também pode ser usado) tenho uma veterinária amiga que lhes dá uma vacina pediátrica em cápsulas (nas doses correspondentes para os furões) na época invernal para os proteger das gripes comuns.
Mas para o H1N1 penso que não será efectivo, terei de perguntar-lhe.
Caso enfermem com este virus, costumam tratá-los também com o Tamiflu (nas doses adequadas à sua raça)
-
- Membro Veterano
eu sou professora numa escola pública, se não estou já imunizada, dificilmente me posso proteger. Mas nesta gripe, como em qualquer outra, o importante é tratar os sintomas e evitar infecções secundárias. Obrigada pelo aviso e pelas sugestões. 

É o caso desta veterinária, também é professora na Uni, por isso é que ela protege mais os seus animais. Porque se um enferma com algo contagioso, é complicado. Assim que uma das soluções passa por aumentar as defesas.
Outra sugestão que me deu, foi dar-lhes germinados de bróculos. Estes, cheguei a dar ao meu Opalito durante vários meses. Ele tinha 3 cancros e desde que lhe foram diagnosticados, ainda consegui que vivesse com qualidade, uns 8 meses.
Outra sugestão que me deu, foi dar-lhes germinados de bróculos. Estes, cheguei a dar ao meu Opalito durante vários meses. Ele tinha 3 cancros e desde que lhe foram diagnosticados, ainda consegui que vivesse com qualidade, uns 8 meses.
-
- Membro Veterano
MHZ Escreveu: foi dar-lhes germinados de bróculos. Estes, cheguei a dar ao meu Opalito durante vários meses. Ele tinha 3 cancros e desde que lhe foram diagnosticados, ainda consegui que vivesse com qualidade, uns 8 meses.
Eis uma excelente ideia para a nossa Refeição Partilhada semanal!

já tinha a informação dos óptimos resultados dos bróculos em relação a cancros, mas pensava que se aplicava apenas a humanos. Afinal, parece que são polivalentes!

Dê-lhes germinados de bróculos, não broculos. Os germinados com uns 5 dias têm muito mais potencialidades anti-cancerígenas.
Eu comprei as sementes e germinava-os em casa, num pano humedecido e no escuro. Fazia em quantidade e congelava-os.
Uma amiga que tem 20 furanitos e uns 8 gatos, comprou um germinador.
A dose para humanos, é uma colher de sopa por dia. Para os furis, são entre 3 a 5 germinados, também por dia. Para os gatitos, é fazer a proporção em relação ao peso.
Eu comprei as sementes e germinava-os em casa, num pano humedecido e no escuro. Fazia em quantidade e congelava-os.
Uma amiga que tem 20 furanitos e uns 8 gatos, comprou um germinador.
A dose para humanos, é uma colher de sopa por dia. Para os furis, são entre 3 a 5 germinados, também por dia. Para os gatitos, é fazer a proporção em relação ao peso.
-
- Membro Veterano
eheh, já vou tendo uma pequena horta....
as sementes de bróculos encontram.se nos supermercados, nos pacotinhos, não é?

Nos super, não as encontrei. Comprei numa casa de sementes. Cada pacote custou-me cerca de 1€. Mas é importante que a qualidade seja boa e não tenha aditivos químicos. Talvez num super biológico os encontre...
-
- Membro Veterano
Certo, muito obrigada! Se puder responder a mais uma questão, também agradeço: os germinados de bróculos podem ser consumidos crus?
SÃO consumidos crus. Eu alimentava o meu com papinhas, uma vez que estava doentito. Como os tinha congelados, retirava uns 5 germinados na hora e dava-os na papinha. Opale nem os notava.
Com animais sãos, coloque-os no meio da ração. Para ter a certeza que os comem, coloque numa pequena quantidade de ração. Com 11, é mais complicado que com um...
Com animais sãos, coloque-os no meio da ração. Para ter a certeza que os comem, coloque numa pequena quantidade de ração. Com 11, é mais complicado que com um...

-
- Membro Veterano
São animais... mas são gatos! Nem pense que os consigo enganar a todos.MHZ Escreveu: Com animais sãos, coloque-os no meio da ração. Para ter a certeza que os comem, coloque numa pequena quantidade de ração. Com 11, é mais complicado que com um...

aqui a melhor estratégia é colocar no meu prato e fingir com muita perfeição que não quero partilhar; seguidamente sofro um transtorno de humor e torno-me generosa...