Obrigada a todos pelas sugestões.
Penso que primeiro, antes de colocarmos qualquer petição, devíamos obter uma resposta oficial do Ministério da Agricultura. E só depois tomarmos as medidas adequadas. Digo oficial, porque ainda não temos nada escrito sobre a posição da AFN em relação à posse de furões como animais de companhia.
Assim que começaria por aqui, por enviarmos todos uma carta ou email ao M. A, perguntando-lhe como pensam actuar uma vez que o M. Ambiente já os autoriza, caso nos encontrem a passear com o furão, num parque ou via pública, ou seja em local que não seja possível de ser confundido com a possibilidade de estar a caçar coelhitos.
Pelo que me tem sido referido, calculo que a resposta venha negativa. Nesse caso,
cada um de nós enviará uma carta ao Provedor de Justiça.
Contudo, sei que a resposta poderá tardar largos meses ou mesmo um ano...
Seguir simultaneamente o conselho do Jorge, de pedir um parecer à Procuradoria-geral da República. Desconheço o tempo que tardam em responder.
E o clube enviará uma ao M. da Agricultura, avisando-o de que iremos fazer uma petição ao Parlamento Europeu e/ou â Assembleia da República.
Se o Jorge conseguisse que algum dos seus conhecimentos, nos desse o seu parecer uma interpretação jurídica da lei, caso esta viesse a nosso favor, seria mais um reforço para a causa. E mais um documento a juntar à carta a enviar à AFN.
A petição ao Parlamento Europeu, também é demorada. Tenho ideia de que a que o clube já lhes fez, tardou também cerca de um ano até termos a resposta final. Mas os argumentos invocados por Portugal, eram nessa época, de protecção à fauna autóctone. Ora estes argumentos já foram ultrapassados...assim que duvido que o âmbito da caça, seja considerado um argumento válido…