Onde está a ponta do rabo? (Tem fotos)
Moderador: Moya
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
- Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba
"Fui" convidada... OK! FIZ-ME de convidada e entrei no parque das minhas miúdas, como tantas vezes faço. Enquanto evitava as mordedelas da Shena (E só hoje é que descobri a razão...) reparei na desigualdade nas pontas dos rabos... A Jas tem um rabiosco perfeito e pontiagudo, mas a Shena... parece que alguém andou à tesourada. É como se lhe tivessem corto os pêlos da ponta do rabo... Quando lhe apalpei a zona, digamos que é como... se tivéssemos a acariciar uma zona que foi rapada, está áspera e pica... Terá ela quebrado com os dentes o pêlo?Desde que começou a Primavera e com ela a muda do pêlo, dou-lhes intervaladamente tone, capsula de salmao ou onagra... E porque é que uma está assim e a outra não? Qual o mistério que está por detrás?
Última edição por Vera_Carlos em sexta jul 03, 2009 10:24 am, editado 1 vez no total.
Fiquem bem, Vera
-
- Membro Veterano
- Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba
Arrastar não arrasta, pelo menos que eu veja, mas que é estranho é. Amanha estou de folga, a ver se me lembro de tirar umas fotos para verem...MHZ Escreveu:Genética?Arrastará a piquena o rabito pelo chão?
É tão esquisito ver uma com o rabo pontiagudo e a outro com a ponta redonda...
Fiquem bem, Vera
-
- Membro Veterano
Aqui deixo as fotos com as diferenças entre as pontas dos rabos das duas...
Ambas têm a mesma alimentação (zupreem+james+orijen); o que dou de prémios a uma dou à outra;
O único prémio que tinha efeitos secundários na Shena era uns em forma de coração que já deitei fora... De resto não estou a ver mais nada.... A não ser que as duas ou uma delas deu de esteticista...
Rabo da Jas

Rabo da Shena

Ambas têm a mesma alimentação (zupreem+james+orijen); o que dou de prémios a uma dou à outra;
O único prémio que tinha efeitos secundários na Shena era uns em forma de coração que já deitei fora... De resto não estou a ver mais nada.... A não ser que as duas ou uma delas deu de esteticista...

Rabo da Jas

Rabo da Shena

Fiquem bem, Vera
-
- Membro Veterano
Mas sempre as vi com o rabiosco pontiagudo... E quando toco na pontinha do rabo, sinto-a aspera como se os pelos tivessem sido raspados e estivessem a crescer...
Fiquem bem, Vera
-
- Membro Veterano
Talvez... O estranho é que mudaram o casaco de inverno por outro.... O pêlo no verão não deveria ser mais curto por causa do calor? É que sinceramente, acho que estão demasiado "cheias" e "equipadas" para o verão....
A única coisa que me consola, é que já se está a tornar difícil distingui-las pelo físico...
A única coisa que me consola, é que já se está a tornar difícil distingui-las pelo físico...
Fiquem bem, Vera
-
- Membro Veterano
infelizmente tenho que desenterrar este tópico....
Shena continua com a ponta do rabo pelada e como se não bastasse isso, agora tem uma espécie de bola na ponta... Não a vejo a acoçar nem a lamber ou as manas, mas cada vez está maior...
cada vez que olho, faz-me lembrar uns gerbilos que costumam estar à venda na loja dos animais que chamam de cauda grossa...
Shena continua com a ponta do rabo pelada e como se não bastasse isso, agora tem uma espécie de bola na ponta... Não a vejo a acoçar nem a lamber ou as manas, mas cada vez está maior...
cada vez que olho, faz-me lembrar uns gerbilos que costumam estar à venda na loja dos animais que chamam de cauda grossa...
Fiquem bem, Vera
Vera, uma foto poderei ver melhor mas em princípio isso que diz é um cordoma e terá de o tirar. Em furões, são quase sempre benignos mas convêm cortar pelo largo e à cautela, mandar analisar. No site de Kary tem um artigo sobre cordomas e penso que em Huroncetes também falamos nisso.´
Ela já foi esterilizada?
Ela já foi esterilizada?
-
- Membro Veterano
sim, está esterilizada à coisa de uma ano... estive a pesquisar na net o que era cordoma e encontrei uma imagem identica ao que a shena tem:
http://www.smallanimalchannel.com/image ... oma-bg.jpg
Assim que puder, tirarei uma foto e coloco aqui
http://www.smallanimalchannel.com/image ... oma-bg.jpg
Assim que puder, tirarei uma foto e coloco aqui
Fiquem bem, Vera
É um cordoma Vera. São algo comuns nos furanitos e convem retirá-lo pelo largo, que se a biópsia trouxer alguma surpresa, uma vez que foi cortado com margem de segurança, as possíveis metastases também foram retiradas e o problema fica resolvido.
A falta de pelo na cauda também é algo comum e devem-se a vários motivos que poderáo ser por essa zona ser pouco irrigada e a falta de circulação motiva a que o pelito não cresça. Uma massagem diária na zona pode ajudar a activar a circulação. Sei de uma dona que conseguiu resolver o problema com comprimidos para activar a circulação sanguínea.
Outro, são possíveis pontos pretos que obstruem os poros. Aqui a limpeza é fundamental.
O estresse sobretudo o causado pelo cio, também é um motivador.
Alguns donos de furões com experiência neles de largos anos, falam que têm verificado que pode ser precursora da hiperplasia adrenal. Mas não há estudos feitos nem nada científico que dê força a esta teoria...
No seu caso concreto, a razão mais provável, é esse cordoma...
A falta de pelo na cauda também é algo comum e devem-se a vários motivos que poderáo ser por essa zona ser pouco irrigada e a falta de circulação motiva a que o pelito não cresça. Uma massagem diária na zona pode ajudar a activar a circulação. Sei de uma dona que conseguiu resolver o problema com comprimidos para activar a circulação sanguínea.
Outro, são possíveis pontos pretos que obstruem os poros. Aqui a limpeza é fundamental.
O estresse sobretudo o causado pelo cio, também é um motivador.
Alguns donos de furões com experiência neles de largos anos, falam que têm verificado que pode ser precursora da hiperplasia adrenal. Mas não há estudos feitos nem nada científico que dê força a esta teoria...
No seu caso concreto, a razão mais provável, é esse cordoma...