Furao e o cheirinho do custume..solucoes?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

sábado nov 20, 2010 6:39 pm

Boas...já li bastante aqui no forum possiveis solucoes para diminuir o cheiro dos nossos pequenos. Mas ha algo que ainda não percebi muito bem...a partir de quantos meses de idade começam eles a ter o cio? O meu pequeno tem 5 meses, e ultimamente comecei a notar um cheiro pior!
As solucoes que tenho usado são toalhitas dodot, e ja lhe dei um banho com champo de bebe, e melhorou um pouco.
Já sei o Bi-odor (que hei de comprar) e alguns outros produtos.
Como não e aconselhavel castrar já, queria tambem saber se se pode colocar o implante. Mas acima de tudo...não sei se ele ja entrou no cio!!
Fiz me entender com tudo? :)
Cumprimentos!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo nov 21, 2010 2:37 am

Sabe que entra no cio, porque os testículos baixam e ficam bem visíveis, gostam de marcar território orinando onde querem e não no sítio habitual, o cheiro aumenta e a pele fica mais oleosa. Alguns, com a testosterona, ficam mais agressivos, outros somente mais excitados, nos mais calminhos não há grande diferença de comportamento.

Coloque-o numa sala com 15 a 16º C mas que tenha bastantes mantinhas para se cobrir e não lhe dê mais que umas 6 ou 7 horas de luz diaria e que durma completamente às escuras. Uma sala que não tenha luz ou com possibilidade de a isolar da luz. Isto poderá ajudar a que entre um pouco mais tarde no cio. Em nossas casas, costumam entrar em cio, por volta de Dezembro, Janeiro.

O bio-odor demora pelo menos um mês a fazer efeito (eu só notei ao fim de dois)- Pode também colocar ambientadores mas não perto da gaiola.

Se entrar agora no cio, como é muito novo, acho preferível uma injecção de Lupron ao implante. Este tem uma dose muitissimo mais elevada e que não poderá controlar, enquanto que com lupron, a dose é controlada pois só se injecta a quantidade necessária.
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

domingo nov 21, 2010 11:15 am

MHZ agora fiquei ligeiramente apreensiva. Tambem tenho uma menina com 5 meses e ela recentemente ficou com um cheiro ligeiramente mais activo, mas nada de relevante (penso eu, pois quase não se sente-simplesmente ficou ligeiramente mais forte que o cheiro que ela tinha anteriormente). Já verifiquei a vulva e está normalissima. Não está inchada. Também noto que lhe tem caído um ou outro pelito. Penso que estas situações são normais não?
Cumprimentos
Sapos
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 2:10 pm

Pois deve ser isso...eu vou falar com a minha vet para ver isso do Lupron...Ele está num sitio ligeiramente frio até, e tem mantas polares para se deitar..e de dia para alem dos cortinados estarem fechados...está coberto com um pano escuro, e dorme a vontade. so vê luz quando o solto a tarde..ou ao fim desta. De facto ele as vezes larga umas gotinhas de urina...que a minha mãe odeia!! Tal como o cheirinho dele..que não e nada de especial..porque eu adoro o cheiro deles=) mas o resto da familia não tem a mesma opiniao...
Vou entao ver o Lupron..e la para os 3 anos a ver se ele é castrado...
Mas vou-vos dizer...que gosto mesmo do cheiro dele...as vezes fora de casa se alguma coisa me cheira a furão eu sinto me logo em casa!!=) lolol
Furao forever! lol
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo nov 21, 2010 4:51 pm

O cair do pêlo, é normal nesta época. Por ano, mudam 2 vezes de casaquinho (teoricamente pois na prática já pose ser outra coisa...) um para o de Inverno, época em que têm um pelo abundante, alguns parecem uns pompons e no Verão, quando começa o calor, perdem muito pêlo, este fica raso e até parecem delgaditos.

Na natureza, a época de cruzamentos é em Fevereiro/Março. Os machos entram em cio perto de Janeiro/Fevereiro e as fêmeas um mês depois. O calor e as luzes das nossas casas, podem alterar este calendário.

Popcorn, o conselho que dei ao Sapos, também serve para si. Com as meninas há que ter mais precauções, pois a vulvita arrasta no chão e pode apanhar infeções, como piometras, que se irão manifestar depois do cio passar. Assim que cuidado por onde ela anda, não a deixe andar na rua ou quintal e não lhe dê banho pois a vulvita aberta é uma porta de entrada para bactérias.

Notem que com o Lupron (ou com o implante) os sinais (como o cheiro)aumentam nos primeiros 8 dias e só depois é que começam a baixar.

É, Sapos, a gente habitua-se ao cheiro dele mas quando se entra em casa, nota-se bem que é uma morada de furão... :wink:
Sapos
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 6:40 pm

Mesmo...mas se eu tivesse uma casa só minha...não me incomodava minimamente=) e um cheiro confortavel para mim..hehe :lol:
Já se esta mesmo a ver quando tiver a minha casa não é? os meus pais dizem que vai ser uma caverna de furoes!!
Vou falar com a vet sobre o Lupron e vejo o que ela acha=) Mesmo assim vou arranjar o Bi-odor...
Cumprimentos e obrigada!
Popcorn13
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 7:31 pm

Catarina como moramos relativamente perto depois dá-me o parecer da conversa com a veterinária para eu tambem estar informada sobre o LUPRON.
Sapos
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 7:44 pm

Okapa...para o próximo fim de semana vou la=) e depois digo algo...
Só a titulo de curiosidade e por piada, hoje dei banho ao meu furão numa de atenuar o cheiro...e... :lol: esqueçam...o cheiro e mesmo poderoso lool=) tadinho...mas é uma bola fofa...vou arranjar o bi-odor!!=)
Popcorn13
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 7:53 pm

Tamebm dei banho à minha menina ontem...ela adora um banho bem quentinha, mas eu dei banhoca não pelo cheiro dela mas porque ela :oops: tinha caquinha na cabeça...acho que meteu a cabeça onde não devia e como nós gostamos de dar beijinhos e miminhos não a podiamos ter assim sujinha....
Sapos
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 8:51 pm

HAHAHA pois eles são uns trapalhões de primeira!! o meu hoje tava a stressar muito no banho e não insisti muito com ele...mas do corpo ficou a cheirar muito bem e so me apetecia lhe dar beijocas!! e dei!! mas na cabeça...impossivel!:P é um cheirinho bem poderoso...mas eu dou beijoca na mesma =) lool Cumps
Responder

Voltar para “Furão”