Ajuda - AGRESSIVIDADE!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta dez 05, 2003 6:21 pm

ola a todos!!!
estou muito contente porque tenho finalmente a minha furao, mas tenho um problema.....
preciso que os foristas que tem experiencia nesta area me ajudem...
deram-me a furao, compraram-na numa esoecie de feira de animais, normalmente vem mal tratados, e assim, é quase como uma adopçao...

disseram que tem aproximadamente 4/5 MESES, mas ja esta grandita.... o que se passa, é que ainda é um pouco agressiva... morde e ainda quase n lhe consegui pegar... ja tenho umas luvas para poder por as maos na gaiola, e agora so me deixa fazer festas qd esta meia a dormir, senao tenta imediatamente morder!!!

sei que possivelmente se trata de uma questao de paciencia, e de tempo, mas se alguem me puder ajudar.... gracias!!!
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

sexta dez 05, 2003 10:56 pm

Olá Scar_raf
Em primeiro lugar, dou-te os parabéns por teres adquirido um fabuloso amigo de 4 patas (apesar de baixinho) ;)
Pelos visto, estas a passar pela mesma situação que eu passei há uns meses atras, quando decidi adquirir a minha baixinha...tb um pco agressiva :? ate ja tinha pensado em desistir de a ter,porque parecia algo impossivel conseguir controla-la,cada vez que eu tenciona agarra-la virava-se logo contra mim....mas hoje em dia,após muito esforço,muita paciencia,muito ensino,e muito carinho (inicialmente tb eu usava luvas para a segurar, mas fui habituando-a progressivamente às minhas mãos, e agora abre a boca,mas ja nao mete medo :roll: )....agora tenho uma furoa Super fofinha e meiga (para mim claro :lol: )e muito brincalhona.O único concelho que te posso dar é que, tenhas muita paciencia e que lhe des muitos miminhos e muitas horas de companhia, vais ver que se vai tornar a tua mascote favorita....deixa-a umas ou duas horas solta por dia,mas sempre de vigia, por causa dos buraquinhos e de tudo por onde trepam ;)
Boa Sorte!!
Cumprimentos
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 06, 2003 11:53 am

ola cebolinha,

obrigada pelos conselhos, ela so chegou ontem, e creio que ainda esta stressada...
porem, agora ja lhe posso fazer festas por fora das grades da gaiola enquanto dorme.... :) pelo menos isso.... o sr que a vendeu diz que o ultimo que vendeu tambem era assim agressivo, mas que so foram precisos dois dias para que o rapaz que o comprou voltasse la para o mostrar todo carinhoso...
eu tenho esperança, apesar de ja ter um dedo "mordido"... e aqueles dentinhos doem como tudo!!!

obrigada e festinhas aos teus!!!
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

sábado dez 06, 2003 12:03 pm

Olá Scar_raf,

Também não podia deixar de dar-te os meus parabens por teres escolhido um furãozinho como animal de estimação :p
Mas como a cebolinha_girl já disse, tens que ter muita paciencia com o teu bichinho... A minha, no princípio não mordia tanto mas logo depois andou uns tempinhos agressiva que quando mordia fazia sangue :? :(
Agora já está muito mais meiguinha e malandreca, já quase nem morde :D

Cebolinha_girl ficou contente que a tua minnie já esteja habituada e não morda, eu tb tive que usar umas luvas para pegar na minha "fera"

beijinhos

rubbi
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

sábado dez 06, 2003 5:23 pm

ola rubbi,

obrigada pela tua resposta tb... n sabia que era assim tao normal eles terem estes instintos.....
mas n é por isso que deixa de ser um sonho realizado... vou ter paciencia...
boa sorte com os vossos! :)
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado dez 06, 2003 9:19 pm

Olá Maria,
Em primeiro lugar, queria também dar-te os parabéns pela tua nova aquisição... Sei que já tinhas procurado bastante por um furão mesmo quando ainda estavas em Portugal.
Cada vez que me mandas mensagens no msn nunca lá estou (acontece quando temos o pc ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana :? ) mas às vezes nem eu me entendo com os meus horários :p
As indicações que a Cebolinha deu parecem-me as mais correctas... Todos os meus furões nunca foram agressivos... Mesmo a Buffy quando veio era mais "arisca", às vezes "bufava" um bocadinho mas ela é assim mesmo, é uma ladina ;) Enquanto os outros dormem, ela tá sempre atenta... Até é uma furão de guarda! ;)
Acho que a receita passa mesmo por carinho, brincadeira e alguma disciplina... Há brincadeiras que os furões adoram... Os meus adoram brincar às escondidas e à apanhada... Já experimentas-te desafia-la com uma toalha ou com um pano? Os meus até saltam no ar!!! São uns tontos! :lol:
Como "dica": se não puxares quando ela fecha os dentes, doi muito menos ;)

Maria, não sei se já leste a situação da legalização dos furões domésticos aqui em Portugal... Achas que consegues a legislação de Espanha a este respeito?

Boa sorte com a tua baixinha e beijinhos,
Rita
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 08, 2003 12:08 pm

ola a todos,

novidades da rosca (é o nome da minha linda): ja esta muito melhor, ja brinca imenso ca fora, e ja n morde por morder, sabem? antes sempre q me via dirigia-se a mim p morder, agora nao, ja vem ter comigo so para cheirar, ja dorme no meu colo, mas... sigo com cuidado, os dentinhos da sacana sao afiadissimos e magoam mesmo...
:) enfim, estou contente, acho que o resto é so uma questao de tempo!

Rita,
nao estou muito a par da legislaçao, desde que vim para ca que é raro vir aqui, e nem tenho participado muito... no entanto, vou procurar legislaçao sobre isso espanhola... a minha pos-graduaçao é em psicologia forense, e tenho alguns professores advogados, vou-lhes pedir informaçoes. mal saiba comunico, sim?

beijinhos a todos e festinhas aos pequenitos, e ... mais uma vez, obrigada... achei que ia ter uma furao assassina ;) eheheh
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda dez 08, 2003 7:44 pm

Olá:

O normal nestes bichinhos é darem umas mordidas no início. Diz- lhe "NÃO" sempre que morda. Podes pô-la de castigo na gaiola por 5 ou 10 minutos. Ela vai acabar por perceber que "NÃO" é asneira e não deve ser feito. Sempre que fizer algo bem feito, faz-lhe uma festinha, diz-lhe "LINDA" e dá-lhe uma prenda, por exemplo um bocadinho de banana. O meu é doido por bananas. Não lhe dês chocolates ou coisas doces pois fazem-lhes muito mal. Cuidado com os pés. Adoram mordiscar os pés. A receita é a mesma. Aconselho-te a que desde já a ensines a ter o lugar certo para as necessidades e a premeies sempre que tal aconteça. E nas outras alturas a ponhas de castigo para ela perceber que fez asneira. Mesmo assim, adoram os "cantinhos" da casa para fazerem o serviço. Mas castiga-a só quando a vires falhando. Depois, não vale a pena pois não vai entender. Isto deve ser ensinado logo de início para teres uma bichinha razoavelmente limpa.
Se tiverem 2 ou 3 cios sem cruzarem, como perdem sangue correm o risco de anemia e morrerem.Por isso aconselham a serem esterelizadas.
Envio-te um site de um grupo em Espanha que também podem ajudar e uma direcção em Barcelona de uma loja que costumam ter furões e artigos para eles.
http://hurones.net/
SICONATURA, en Molins de Rei, Av Barcelona 58 08750, Tel/Fax: 93 668 76 02. International Number +34 936687602.
E-mail: [email protected].
http://www.canal-h.net/webs/sgonzalez00 ... URONES.htm
Boa sorte
MHZ
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda dez 08, 2003 7:45 pm

Olha, se não tens experiência com estes animais, aconselho-te a visitares uns sites, por exemplo:
http://www.ilovemyferret.com.br/
É que como são muito pequenos, escondem-se em qualquer buraco, gavetas,armários, etc... No início passava a vida à procura do meu Opale. De uma das vezes fui descobri-lo atrás do buraco do lavatório da casa de banho. As sanitas são um perigo. Convém habituares-te a tê-la sempre fechada, pois já não é o primeiro a cair pelo cano de esgoto. Outra vez fui encontrar o meu escondido no meio da roupa para passar a ferro. Doutra numa gaveta do meu marido que costuma ser fechada à chave. Enfim, uma canseira no início. Podes habituá-la a responder pelo nome. Chama-a e sempre que vier, premeia-a e diz-lhe "LINDA"!! Se for mesmo muito traquina podes por-lhe um guiso quando andar solta.
Tem também muito cuidado com os pés, pois tropeçar neles é muito fácil.
Agora ando a ensinar ao meu a ficar em cima do meu ombro sem cair. Depois de ele se aguentar um pedaço, dou-lhe uma colher de vitaminas, que ele adora, como prémio.
Felicidades e parabéns
MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 09, 2003 12:01 pm

ola mhz,

obrigada por todas as informaçoes, muito uteis.....
agora n tenho grande tempo, mas depois visitarei tudo iso. obrigada mesmo!!!
Responder

Voltar para “Furão”