comportamentos.....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça mar 01, 2005 7:22 pm

Olá,

Tenho reparado num comportamento estranho do Woody. Cada vez que os soltava ele corria atrás da Winkie sem parar, arrastava-a e mordia-a com muita força no pescoço e ela guinchava, eu separava-os sempre.
Mas ontem deixei ver até onde dava e apanhei o Woody e a Winkie debaixo da minha cama a fazerem "malandrices" e ficaram colados (como acontece nos cães) durante cerca de 1hora e pouco....

As minhas dúvidas são:

Isto foi o acasalamento? É que se foi é horrivel para a femea :(
Basta isto acontecer uma vez? Ou tenho que os por mais vezes juntos para que aconteça de novo? Quantas? ( :( é que é doloroso para a Winkie)
Se basta esta vez, não os posso por juntos.... porque o Woody quer mais...
Há alguma maneira de ver que ela está realmente coberta?
Depois de se ter a certeza que está à espera de fnitos, posso brincar com ela como brincava antes ou tenho de ter algum cuidado especial?
E posso juntá-los estando ela grávida?

ufa... acho que não esqueci nada :|

Obrigado!!

ah.... e a Winkie agora está com uma crise de beijos... não é que me importe :roll: ...mas nunca a vi a dar tantos bjinhos
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça mar 01, 2005 8:07 pm

Ois Laura :)
Pois é... Assim se fabricam os furanitos ;) Tal e qual como descreveste :)
Os machos cá em casa até costumam demorar mais de 90 minutos com elas.. Por isso eu separo-os ao fim desse tempo.
As dentadas no pescoço são um dos indicadores que ajudam as hormonas delas a regular... Depois do primeiro "salto", deixo eles repetirem outra vez passadas 48 horas.
Após estes 2 saltos, a vulva da Winkie vai começar a desinchar e à partida ela estará gravida.
Tal como disseste, é um momento "muito violento"... eu não os deixo cruzar mais vezes por achar que é muito doloroso para as femeas.
Com o avançar da gravidez, a Winkie vai comer mais, tornar-se mais dorminhoca e com o rabito pesado ;) Daqui a 42 dias conta com bebés ;)
Será conveniente dar-lhe um suplemento de calcio numa determinada fase da gravidez... Mas o vet será o melhor para te aconselhar nesse sentido ;)
Beijinhos,
Rita
Kahoro
Membro Veterano
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça mar 01, 2005 8:45 pm

Moya Escreveu: Pois é... Assim se fabricam os furanitos ;)
:o demasiado violento.... como alguém pode fazer disto um negócio?????
Minha querida Winkie :( por isso é depois disto vai à faca.. ambos vão!!!

Muito obrigado!!!

vou dando novidades ;)
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 01, 2005 10:24 pm

LOL... Se visses o Opale a ser arrastado e quase violado pela Kena, mudavas de ideias ;)
Beijinhos,
Rita
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 01, 2005 10:52 pm

LOLOLOLOLOLOLOLOL
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
então ela deve ser mais forte que ele ..... puxa.... :o a minha winkie só pesa cerca de 600gr contra 1300gr do woody :( não é justo!!!

Elas ficam muito magoadas :(
mas estou a ver que há excepções :lol: :lol: :lol:
LOL também já há mulheres que batem em homens.... hi hi hi Ganda Kena :D
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 02, 2005 10:00 am

Então espreita lá este classico :)
http://pwp.netcabo.pt/ferrets/opaleekena.wmv

Beijinhos,
Rita
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta mar 02, 2005 8:21 pm

He he he ....

Vai abrir a época de acasalamentos ....

Tens que vêr uma coisa: o que parece (para nós) violento, não é obrigatóriamente para eles. Os machos só cobrem as fêmeas quando sentem que estas estão receptivas e passados três dias (+-) de cobrição, são as próprias fêmeas que dão uma corrida no macho a dizer "basta, já chega".

Agora, o que é engraçado é ouvir as reacções dos humanos. O sexo femenino, todas dizem "coitada, que mau que ele é". Já o sexo masculino diz "grande macho, assim é que é".

Enfim, tudo depende do ponto de vista.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

quinta mar 03, 2005 12:57 am

;) Ai, Kahoro, desculpe me aproveitar do seu tópico, mas....

A quem devo pedir autorização para divulgar esse "CLÁSSICO FURONICO", a Moya ou a MHZ..... :oops: quero colocar na pagina de videos do grupinho Furão Ferrets Brasil

Kahoro como mãe ate entendo sua preocupação com a Winkie, mas sou obrigada a concordar com o IMV, em genero, numero e grau ;).

Sei que sou suspeita pra falar, afinal aqui são todos castrados :( e talvez eu nunca irei presenciar essa troca de hormonios furonicos.

Muitas pessoas que tem só um Furão, não tem idéia de como eles gostam de brincar com outros Furões, pulando uns em cima dos outros e se mordendo mutuamente, alguns pensam que eles estão sendo machucados, em especial por causa dos barulhinhos, dos chiados.Mas eu sei muito bem como é uma briga entre Furões, independente de sexo ou idade, já presenciei cenas terriveis, e uma coisa sei bem, quando um Furão está sendo machucado por outro, ele nunca volta para morder seu agressor, ele corre e tenta se esconder, ou se não consegue se livrar, chega até a urinar e defecar de medo.

Acredito que a mãe natureza tem lá os seus motivos para fazer que os Furões machos, sejam assim tão MACHOS na hora "H". Da mesma forma que acredito que nós mamães :p devemos proteger nossas delicadas donzelinhas :D

Abraços para todos....

e um beijo na VOVÓ KAHORO

Marli, Donatello e as Garotas
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 04, 2005 4:35 pm

lmv Escreveu: Agora, o que é engraçado é ouvir as reacções dos humanos. O sexo femenino, todas dizem "coitada, que mau que ele é". Já o sexo masculino diz "grande macho, assim é que é".
LOL..pois é!! Acho que é institivo :roll:

Moya:
Esse video está um MUST!!! Calculo que seja a voz da MHZ, né? HI HI HI.... foi um fartote de rir. Coisas assim não se vem todos os dias :lol:
Mas chegaram a ter crias?

Marli:
Obrigado!!! weeeeeee... vou ser vóvó (e muito responsável com todos os meus netinhos)
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 04, 2005 4:48 pm

Marli26 Escreveu: (...) Furão está sendo machucado por outro, ele nunca volta para morder seu agressor, ele corre e tenta se esconder, ou se não consegue se livrar, chega até a urinar e defecar de medo.
Pois é! Infelizmente já assisti uma vez a isso, mas não foi com outro furão. Eu estava a brincar com a Winkie (ainda só tinha ela) e estava com aqueles bonecos de borracha que quando se aperta fazem aquele barulho um pouco irritante. Eu pensei que ela estava a gostar do barulho, mas estava era com medo e pimba... fez um chocolate em cima da minha cama (lençois e almofada).... nunca mais tive bonecos desses em casa :?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça mar 08, 2005 9:54 pm

Marli26 Escreveu: A quem devo pedir autorização para divulgar esse "CLÁSSICO FURONICO", a Moya ou a MHZ..... :oops: quero colocar na pagina de videos do grupinho Furão Ferrets Brasil
Marli

Desculpa só hoje responder mas tenho estado fora. Pode colocar o vídeo à vontade, eu também achei o máximo, a Kena bastante mais pequenina que o Opale, parecia mesmo uma fêmea das cavernas, a arrastá-lo pelo chão e o coitado consentia tudo... ( mas já se vingou da desfeita...)

Kahoro:

Dessa vez resultou uma gravidez histérica mas eles não chegaram a acasalar, ela não consentiu.
AndreiaMaia
Membro Júnior
Registado: quarta jan 13, 2010 12:02 pm

terça fev 01, 2011 11:33 am

Olá, ontem adquiri uma furanita que já tem os 6meses de idade. Fui colocá-la perto do meu furãozinho macho, que já é adulto. Ele quando viu a arisca ficou completamente maluco nunca tinha visto tal coisa e assustei-me mesmo muito. Ele agarrou-se a ela puxou-a pelo pescocinho dela e parecia que ia esconde-la ou cume-la eu nem sei. fiquei mesmo assustada. Mas no entanto vi que ela parecia que estava com corrimento. Será que ele só queria fazer furoezinhos com ela? Eu deixei-os separados na mesma. Não vá chegar hoje ao sítio deles e a minha arisca estar comida. Mas o mais engraçado é que ela parecia que queria estar com ele. Ele ficou sentado a raspar na porta dela para ir ter com ela.

Deêm-me uma ajudinha....

Obrigado
MHZ
Membro Veterano

terça fev 01, 2011 12:05 pm

Andrea, como está a vulvita dela, aumentada tipo grão-de-bico? E o corrimento que cor tem? Transparente, amarelado ou verdoso? Se está aumentada, ela está no cio e o corrimento deve ser transparente (se tem outra cor leve-a ao vete).
Se os junta, terá muito provavelmente netinhos dentro em pouco mas não o aconselho. Primeiro porque ela tem só 6 meses e ainda se está a desenvolver. Não aconselho a acasalar antes de um ano para elas e 11 meses para eles.
Depois, se a quiser cruzar mais tarde, aconselho-a a ler sobre cruzamentos de furões, os cuidados prévios a ter com a furanita, os perigos, a alimentação e ter um telefone do vete sempre à mão.

Evidentemente que ela não sabe que ainda devia esperar mais uns mesito para casar...e a natureza pede-lhe para que acasale, por isso é que a vê receptiva ao macho. Se a deixasse acasalar, depois do óvulo fecundado, ela já não o iria aceitar. Mas ao contrário, o macho continua em cio por mais uns meses e está-se nas tintas para que ela queira ou não...assim que irá tentar subjugá-la e se for mais forte que ela, poderá machucá-la, pelo que os tem de manter separarados até ela ter as criancinhas e estas já serem granditas. E enquanto ele estiver no cio, não os pode juntar.

Agora no cio e sua vulvita aumentada a arrastar pelo chão, é uma porta aberta para futuras infecções, que normalmente se manifestam só depois da vulva regressar ao seu tamanho normal. Não lhe dê banho e cuidado com os sítios por onde ela anda, que o chão esteja lavado com lixívia e não a deixe andar na rua.

Leia também sobre o fotoperíodo. E pense que o melhor seria agora parar-lhes o cio aos dois com o Acetato de Leuprolide (vulgo lupron).
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

terça fev 01, 2011 12:24 pm

MHZ, por ter colocado recentente o implante à Kizza falei com o dr rui patricio à cerca dos banhos e ele disse me que que não à partida grande problema e que não considera um risco para a tal entrada de infecções! O implante até agora (4 semanas) tem sido um bom metodo pois a vulvita dela já voltou ao tamanho normal e a anemia (pouca) que ela apresentava está normalizada, ou seja, dentro dos padrões normais. Já esta novamente rosadita em todas as zonas (vulva, lingua, gengiva) e penso ser o metodo mais adequado. Quanto ao lupron tambem me foi dito pelo mesmo vet que possivelmente ela poderia entrar em cio após a passagem do efeito do Lupron (ou seja 3 ou 4 semanas). Foi uma decisão para mim bastante dificil de tomar, tendo em conta a saúde dela e as nossas condições financeiras. Com o implante e hemograma gastamos 120€ mas estamos muitos satisfeitos com os resultados.
MHZ
Membro Veterano

terça fev 01, 2011 12:50 pm

É verdade que com o lupron pode o cio voltar, dependerá muito de cada furão, de ser respeitado o fotoperíodo, da temperatura ambiente (se é elevada, faz entrar mais depressa em cio, o ideal seria de uns 1º a 16º C).
Mas com o lupron, tem a vantagem de ser dada a dose certa e mínima para cortar o cio, enquanto que com o implante, a dose é muito mais elevada e contínua. E ainda se não sabe que efeitos colaterais terá nos furoes visto ser de uso recente. Li de alguns casos em que o relacionam com uma pancreatite que dados os "sintomas" é confundida muitas vezes com uma obstrucção e retirado o implante, volta ao normal. Em Espanha também há casos em que ficam com problemas de apetite e outras indisposições e retirado o implante, volta tudo ao normal.
Por este motivo, talvez fosse melhor primeiro ver como ela reaciona ao lupron, antes de pasar logo ao implante. Em fêmeas, tenho ideia que Virbac não aconselha a colocá-lo quando estão no cio. Não sei se é por medo de ficarem estereis ou se há outro motivo.
Responder

Voltar para “Furão”