Quando fiquei com furões, não sabia que eram ilegais, excepto para a caça... Falta de informação da minha parte sem dúvida... Mas agora que sei que os furões domésticos são ilegais , não os vou deitar fora nem da-los a outras pessoas... Fazem parte da familia e têm todos os previlégios e deveres de qualquer outro membro cá em casa... E isso inclui as visitas ao veterinário e a vacinação como forma de prevenção. A esgana pode ser mesmo mortal nos furões.
Nunca nenhum veterinário se recusou a tratar qualquer animal meu, quanto muito terá encaminhado a situação para outro colega que estivesse mais à vontade com o assunto. Louvo muito o trabalho dos veterinários, especialmente quando tratamos de exóticos: A "moda" está a pegar recentemente daí que hajam mais profissionais qualificados para lidar com exóticos, mas admiro muito um profissional que me diz "vou ler sobre o assunto e digo-te qualquer coisa depois". Desde cesarianas a chinchillas, provocar partos a porquinhos da india, tratar iguanas com infecçoes de estômago e uma furão que comeu uma ratazana já surpreendi os veterinários com um pouco de tudo.
Tenho o cuidado de avisar antes de me dirigir à clinica com um animal menos comum... Quando vacinei os furões pela primeira vez, telefonei, a vet pediu-me uns dias para procurar a vacina certa e ligou-me de volta quando as obteve... Desde então, sempre que levo os furões, aviso com uns dias de antecedência para ter a certeza que ela tem as vacinas. Desta ultima vez, até pedi que a vacina fosse dos laboratórios da Intervet porque soube através do Dr. Rui Patricio que estas vacinas serão aprovadas em breve no Reino Unido mesmo para os furões domésticos. E quando lá cheguei, lá estavam as vacinas à espera.
Tal como diz a MHZ, andamos realmente a fazer um esforço para legalizar os furões como animais de estimação... Andarmos a julgar profissionais ou donos não nos leva a lado nenhum... É sempre muito complicado quando falamos dos nossos animais... Eles tocam-nos ao sentimento e levam-nos a exprimir-nos com mais emoção... Que sentiria o Casa de Anaval se lhe dissessem que não gosta dos seus cães porque corta-lhes as orelhas? Quando até o Estalão original na Alemanha proibe o corte desde 1994? Por favor não leve este comentário como um ataque... Não o é! É apenas um exemplo! Toda a ajuda e participação neste forum é muito bem-vinda e sou "tia" de um cachorrão que veio de sua casa e adoro-o!

Não vou gostar menos dos meus furões por serem ilegais, faz-me gostar mais deles até... Porque eles precisam da minha ajuda e eu preciso da ajuda de todos vós!
Um abraço,
Rita