Perda de pelo em furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
zepeixe
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quinta fev 21, 2008 10:42 pm
Localização: 2 furões (casalinho, embora esterilizados)
1 papagaio africano cinzento de cauda vermelha (fêmea)

segunda abr 25, 2011 3:55 pm

Após alguma experiência com um primeiro macho (Quicky), que durou sete anos e meio e tendo agora um casal, ambos esterilizados, de dois anos e dois anos e meio, estou a deparar-me com algo inédito para mim. O Sneaky (o macho com dois anos) é castrado, mantendo as perianais, brinca muito, come como um esfomeado, defeca perfeitamente, tem uma dentição perfeita e foi criado sempre, tal como a fêmea albina, Bianca, com rações e suplementos geralmente muito bem aceites em termos de equilíbrio alimentar (rações: Beaphar Care Plus, James Wellbeloved Ferret Complete, Zupreem Ferret Premium, Vitalin Ferret, Cunipic, Marshall Ferret Diet. Suplementos: Ferretone e Ferretvite.) A Bianca está linda, com o pelo impecável. O Sneaky perdeu todo o pelo das costas e cauda. Foi ao veterinário especialista em exóticos e que sempre assistiu os meus furões e foram feitas análises tanto de rotina, como de Hormonas e Marcadores T, enviadas para um laboratório em Espanha, dado que apenas aí e nos EUA (Universidade do Tennessee) se realizam estas análises. Os resultados, relativamente às adrenais e a outros indicadores hormonais estão regulares. Relativamente a uma possibilidade de stress, é de eliminar, pois andam soltos muito tempo e recolhem a uma habitação de 8 andares cheia de tubos beliches, wc, etc, vinda especialmente de Itália. São muito felizes e brincam imenso em casa. Vivem num regime de luz com cerca de 8h/dia de luz normal e pouco intensa, 4 h/dia de luz artificial em semi-obscuridade e 12h/dia em escuridão. A Bianca e o seu pelo fantástico é paradigmático de que não faz sentido esta discrepância. Sempre tomaram banho (e só de 3 em 3 meses) com Ferret Sheen. Não houve qualquer mudança de ração, dado que sempre comeram uma mistura em partes iguais de todas as rações que referi. Se alguém me puder ajudar, agradeço encarecidamente alguma sugestão ( o veterinário disse que podemos estar perante uma mudança mais drástica de pelo - sinceramente, tenho as minhas dúvidas, pois para mim está a ser drástica de mais).
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta abr 28, 2011 1:57 am

(rações: Beaphar Care Plus, James Wellbeloved Ferret Complete, Zupreem Ferret Premium, Vitalin Ferret, Cunipic, Marshall Ferret Diet. Suplementos: Ferretone e Ferretvite.)

Não é bom, ou pode não ser aconselhável, dar tantas qualidades diferentes de rações, no máximo 3 ou 4 diferentes e melhor 3 que 4.

Dessas que menciona, só aconselho a da Vitalin, a de James se ele fizer alergia ao frango, a Zupreem, se bem que é de mais dificil digestão e da Marshall se for a europeia pois a americana não aconselho. Contudo, destas todas, a melhor é a Vitalin, pelo que aconselho a dar uns 70% desta e 30% das outras. As restantes rações, não aconselho.

No outro tópico, referi isto abaixo e não percebi se o verificaram:
Verificaram a hipotese de alguma alergia alimentar? Essa perda de pêlo, começou depois que lhe deu alguma ração? Ou algum perfume ou champô diferente, etc? Consegue lembra-se quando começou?
Verificaram se havia algum problema dermatológico, ou fungos?


Um raspado à pele poderia dar algumas respostas. No entanto, há casos de mudas de pêlo realmente drásticas e este só regressa na próxima muda.

Em casos de perda de pêlo, é sempre uma das primeiras hipóteses a descartar. Alergia/intolerancia a algum ingrediente de uma das rações, também era conveniente observar. Alguns têm intolerância ao frango, outros ao milho ou glúten, outros à beterraba, etc.

Falta de vitaminas, é outra possibilidade. Por qualquer razão, ele não capta uma determinada vitamina importante para o pêlo…excesso de vitaminas, também é outra.
Como lhe dá esse furotone e o ferretvite? Ou seja, qual a dose e a frequência?

Por ex. excesso de D3 é prejudicial neles. Dar ovos inteiros CRUS, constantemente, também não é bom. A clara de ovo contém avidina uma proteína que destrói a biotina (presente na gema e em outros alimentos) uma vitamina do complexo B importante para o pelito deles (e nosso…)
Dar certos peixes crus, também provoca problemas com a tiamina (outra vitamina do complexo B) pois contêm tiaminase, que é uma enzima que destrói a tiamina. Pelo que se aconselha dar antes uma fervura neles.

Dá-lhe demasiadas horas de luz diárias. Não deve ultrapassar as 8 h totais (luz do sol e eléctrica) e observar que ao dormirem não entre nem ponta de luz, pois mesmo com os olhos fechados, a luz penetra no cérebro e desregula o ritmo biológico impedindo a fabricação da melatonina.

Sobre o problema da hiperplasia adrenal, como já lhe disse, há casos em que as analises hormonais, saem todas bem, o mesmo na ecografia, contudo o problema da hiperplasia adrenal já está latente e o que se aconselha é repetir a analise às hormonas, 6 meses mais tarde mas o melhor é enviar o sangue para a Universidade de Tennessee e não para Espanha.

Mas diga-me com que idade ele foi castrado e se antes ou depois de entrar no primeiro cio.
Estudos feitos, já mostraram que este problema da hiperplasia, começa em média, cerca de 3,5 anos depois da castração, principalmente se esta foi efectuada antes da entrada no cio. A genética também tem uma palavra forte neste caso.

São várias as hipóteses que terá de ir eliminando uma a uma. E a ideia de uma muda drástica também não pode ser posta de lado.

Como são as fezes dele, em cor e consistência? Um rolito bem feito, tipo pasta de dentes mas castanho e sem pintas brancas tipo alpiste?

No seu lugar, eu talvez começasse pela alimentação. Passava a dar-lhe uma só ração das que mencionei acima, indo as minhas preferências para a de Vitalin, caso não suspeite que possa ser o frango. Mas se houver suspeitas, comece pela de James. Mas responda às minhas perguntas (que sublinhei a cor) pode ser que me dê algumas pistas mais.
zepeixe
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quinta fev 21, 2008 10:42 pm
Localização: 2 furões (casalinho, embora esterilizados)
1 papagaio africano cinzento de cauda vermelha (fêmea)

quinta abr 28, 2011 11:09 am

Foi verificado não haver qualquer problema dermatológico. Não foi mudado nem iniciado qualquer tipo de shampoo. A perda de pelo começou há um ano e apenas na cauda, tendo ele nessa altura cerca de 2 anos de idade. Enganei-me quanto às idades no meu post. Ele tem agora quase 3 anos (nasceu dia 6 de Junho de 2008) e ela quase 3 anos e meio (20 de Janeiro de 2008).

De facto, esta mistura de rações só começou depois de um período inicial, dos seis meses de idade ao 1º ano, em que só uma era dada e em que não havia qualquer perda (Ferret Complete, da Versele Laga). Achei que deveria variar e o veterinário não discordou. Pelos vistos achei mal...

O Furrotone ou o Ferretvite é ministrado diariamente (uma colher de café).

Foi castrado exatamente aos nove meses de idade ( 10 de Setembro de 2009) e não posso precisar se já estaria no cio, pois a fêmea, com mais seis meses do que ele, estava em pleno cio e o comportamento dele era um pouco trapalhão, dando alguns indícios de a querer dominar mas sem consequências nenhumas. Ou seja, parecia que estava num processo de iniciação. A fêmea apresentava, na altura, uma substancial perda de pelo, mas imediatamente recuperada após a esterilização.

As fezes são perfeitas, como uma pasta dentífrica, de cor homogénea, castanha de cor média (cor da ração, ligeiramente mais clara) e sem manchas.

Quanto à luz diária, talvez me tenha explicado mal. As 8h que referi são num corredor escuro, sem qualquer entrada de luz, a não ser ténue e indirecta. Têm mais 12h00 de escuridão total e, nas 4h00 restantes, apenas luz artificial e alguma natural indireta nos seus percursos de perseguições e brincadeiras, muito interrompidos, em termos de luz, pelas suas constantes entradas debaixo e no interior de maples, colchas, móveis, etc e em casas de banho sem luz.

Vou então ministrar-lhes, desde já, apenas UMA ração.

Obrigadíssimo
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

quinta abr 28, 2011 11:55 am

Variar de ração, desde que sejam boas, não é mau o que não é bom é dar demasiadas ao mesmo tempo.

1 Colher de café diária dos dois, Furotone e ferretvite, parece-me demasiado. Pare agora durante uns meses e em Outubro dê só 2 dias por semana, tipo segundas e quintas o ferretvite e terças e sábados o furotone.
Para o pêlo, vejo melhor dar acidos Ómega 3 de boa qualidade (nórdicos) e no seu caso, experimentava dar-lhe ¼ de cápsula a diário (pode dar aos dois).

O facto de usar o mesmo champô, ou outros produtos, não significa que um dia o organismo resolva fazer-lhe alergia. Não descure também esta possibilidade.

As horas de escuridão total (nem mesmo ténue) deveriam ser no mínimo de 16 horas. Mesmo a luz da Tv é suficiente para interromper o ciclo da melatonina.

Não percebi se efectuaram algum raspado à pele e observaram no microscopio mas ás vezes, pode dar alguma ideia.

Se não chegar a conclusões, talvez a colocação do implante Deslorenin, seja uma hipótese a considerar mas antes, repetir a analise hormonal mas na Uni de Tennessee pois são mais fiáveis, com a vantagem adicional de requererem menor quantidade de sangue.

Vá dando notícias pois pode ajudar noutros casos idênticos.
E tire fotos para ir vendo a evolução.

E espero que tudo se resolva para bem, na próxima muda de Outubro.
Responder

Voltar para “Furão”