Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Balzack
Membro Júnior
Registado: quarta jun 06, 2007 9:19 am

terça jun 07, 2011 2:12 pm

Olá colegas,

Qual é a probabilidade e a justificação mais plausível para a minha Nita deixar de ter o cio, tendo em conta que adquiri um macho bebé?

Cumprimentos,
Balzack
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

terça jun 07, 2011 5:14 pm

Que idade tem o bebé? Pode ter deixado de ter o cio devido à passagem da gravidez psicológica que teve ou por achar que se trata de uma cria. Mas a MHZ é a mais indicada para te responder...
Balzack
Membro Júnior

terça jun 07, 2011 6:13 pm

Olha ele está agora com 2 mesinhos. É um bebezão muito grande!
Ela realmente quando ele veio andava sempre atrás dele, pegava-o pelo pescoço para levá-lo para o ninho. Super amorosos.
Mas agora é ao contrário, parece ele que quer cruzar. E ela perdeu o cio.
Fomos ao Vet. e ele disse-nos para esperar porque ela estava com baixa de peso, e depois vermos o que faziamos.
Devo separá-los, para mudar este comportamento dele?

Cumprimentos,
Balzack
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jun 07, 2011 10:58 pm

E tem a certeza que ele tem só esses 2 meses? Contudo, há casos em que eles ou elas conseguem entrar em cio com 3 e 4 meses, sobretudo quando o calor aumenta.

Cerca de 50% das fêmeas conseguem sair sozinhas do cio, as outras entram em processo de anemia aplástica. Há casos se bem que não muito frequentes, em que elas saiem do cio, brincando entre si, com as mordidas que dão no pescoço umas das outras. Outros em que conseguem sair só com as mordidas de outro macho. Pode ser um destes, o que aconteceu com a sua furanita.

Se ela está magrita, dê-lhe uma refeição de papinhas uma vez por dia. Tem uma receita de "sopa de frango" que eu aconselho para quase todas as situações (a menos que seja alérgico ao frango e nesse caso, substitui-se por outra carne como coelho). Ajuda a engordar e a recuperar forças.

Se ele só tem 2 meses, ainda não consegue cruzar com ela. Vá vigiando, pois antes que ele tenha pelo menos 11 meses, não é aconselhavel que cruze pois os espermatozoides ainda podem não estar bem formados. Notará que ele está no cio, quando os testículos estiverem descidos e o odor corporal muito acentuado, "pegando" na nossa roupa.
Balzack
Membro Júnior

sexta jun 10, 2011 11:54 pm

Sim, o RIO só está com 2 meses e meio.
Ele é muito grande, quando fomos ao Vet, avisou-nos logo que este poderia chegar aos 2,5Kg, e eu penso...se já está do tamanho da Nita, que pesa 600gr e tem 1 ano, imagino-o quando tiver a idade dela.
Vai ser um monstrinho. :lol:
É extremamente carinhoso connosco, só que com ela é um bocadinho "bruto", atira-se para cima dela, morde-a, eu sei que são apenas brincadeiras, também não seria de esperar outra coisa, só que ela não gosta, sopra-lhe imenso, e guinxa que se farta. Ás vezes tenho "apertos no coração", só de pensar que ele está a magoá-la mesmo que sem essa intenção. E sabendo, que ela está a passar um mau bocado ainda me custa mais.

Em relação à alimentação da Nita, temos tido tudo na máxima atenção, conseguimos que o peso dela subisse 100gr em 2 semanas, com as papinhas e carne de frango (que ela adora!!), mas o RIO consegue sempre comer a metade dele e a metade da metade dela, é um comilão este rapaz. Em suma, a questão da alimentação tem sido gerida, mas mesmo assim ela continua muita tristinha...Não consigo entender. Mas penso que seja ainda devido à gravidez psicológica.

O cio aparentemente "foi-se", a vulva está normal.

Obrigado.

Cumprimentos
MHZ
Membro Veterano

sábado jun 11, 2011 10:05 am

Será pela entrada no novo furanito? Eles podem sentir ciúmes quando deixam de ser os reis do lar...
Balzack
Membro Júnior

sábado jun 11, 2011 1:43 pm

Mas eu continuo a tratá-la como antes, penso até que ela é mais mimada que ele por nós. Mas um facto é, brincar brincar é com ele, ela já não se diverte, por mais que tentemos puxar por ela.

Mas isto é uma fase não? Ou será que só tenderá a piorar?

Obrigado

Cumprimentos
MHZ
Membro Veterano

segunda jun 13, 2011 6:48 am

Piorar penso que não e com o tempo pode habituar-se. Depende muito de cada um...mas mostre-lhe sempre que ela ainda é a rainha do lar. A idade também conta, pois ela já é uma senhorita e ele ainda uma "criança". Além de que há furões mais brincalhões que outros...
Responder

Voltar para “Furão”