Passo-vos o que já escrevi no forum dos exóticos:
Cuidado agora com os encontros entre furões. Convém que estejam vacinados contra a esgana e não os levem se estão adoentados. Lembrem-se que os podemos contagiar se estivermos com gripe.
Não os deixem comer a comida os outros, pois pode provocar-lhes uma diarreia se não estiverem habituados a ela. Levem a vossa e não esqueçam de levar água e cuidado com o calor pois podem deshidratar-se.
Há principalmente dois problemas que os podem afectar, sobretudo entre furões vindos do estrangeiro como os Marshall. Os nacionais, me parece (pelo menos ainda não li nada a respeito) que ainda não dão contágios deste tipo.
- O mais grave, é um coronavirus que provoca uma doença chamada ECE que não sendo mortal, se o furão tem as defesas baixas, pode fazer alguns estragos no seu sistema intestinal. Com a agravante que o furão infectado pode ficar portador deste corona, por uns 8 meses a 1 ano e como tal, contagiar a outros. Debilita mais quando são novitos ou velhotes (pois o seu sistema imune ainda se não encontra bem desenvolvido ou ao contrário, já se encontra mais fragilizado. Leia este artigo
http://www.todohurones.com/S-ECEEnterit ... ootica.htm
- O outro, são parasitas mais comumente os coccidios e as giardias. Também se contagiam uns aos outros, pelas fezes.