Mordeduras severas - AJUDA URGENTE PFV

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vaeros
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

segunda nov 07, 2011 5:45 pm

Boa tarde a todos.

Sou detentora de três furanitos há certa de um ano e meio, um que fui buscar já com 2 anos, e outros dois, manos, que fui comprá-los com meses de idade.
Os mais novos são super dóceis e nos quais qualquer pessoa sente imediatamente há vontade e que pode confiar. O mais velho no entanto, que se encontra já com 3 anos e alguns meses, desde que o tenho que só a mim é que deixou de morder... mas ao meu namorado e a qualquer outra pessoa ele morde MESMO, ao ponto de rasgar a carne... e vê-se que o faz de mau feitio que tem... o meu namorado nunca lhe fez mal nenhum (e eu sei porque ele só estava com o bicho quando EU estava...), tal como qualquer outra pessoa com quem o furão esteve em contacto e a quem mordeu, e no entanto ele morde-lhe como se o odiasse....
Ao inicio pensei que fosse trauma de se sentir abandonado pela dona anterior, mas já lá vai mais de um ano, e ele continua com o mesmo ar de mau, com o mesmo mau feitio, e a morder com cada vez mais força... :(((
Ao menos a mim não me morde, mas é horrivel para mim que sempre que alguém queira brincar com os meus furanitos, eu tenha que agarrar o mais velho, sempre que o vejo a andar sorrateiramente para os braços/mãos/tornozelos das pessoas, com um ar que denuncia o gosto com que ele vai para morder e rasgar...
Eu sempre fiz o castigo recomendado, de agarrar pelo cachaço, dizer NÃO, ou fazer um SHHHHHHHHHHHHHHH forte e apontar o dedo quando o castigo. Cheguei a isolá-lo na transportadora, sem nada lá dentro, por alguns minutos (máximo de 15) quando ele repetia a asneira no preciso instante em que o libertava... E apenas funcionou para deixar de me morder a mim... (ainda assim nunca o deixo chegar-se às minhas pernas, barriga, pescoço, e essas zonas assim... só as minhas mãos e braços, que eu tenho a certeza que ele não vai morder, é que tenho à vontade perto dele.

Em suma... já estou desesperada, pedi opiniões a um veterinário (mas é um pouco radical... mas como já experimentei tudo, até por vinagre nas mãos, braços e pernas do meu namorado para ele não lhe morder, e nada funcionou, já nem sei o que pense mais) e ele sugeriu cortar-lhe os caninos (visto se são os que mais aleijam...).

Venho aqui pedir uma opinião a quem tenha tido furões igualmente problemáticos, e o que fizeram (se resolveu o problema, porque se não resolveu, de nada me vale...).
Estou cansada de ter problemas com este furão em questão, e de as pessoas que me conhecem, quererem estar com os outros, mas pedirem-me para prender o mais velho... :((((
É cansativo, psicologicamente, porque já não há desculpa que valha para justificar tamanho mau feitio do bicho... E eu muito honestamente, por mais que goste dele, porque comigo, como já referi, ele é um doce, custa-me que mais ninguém tenha coragem de estar por perto... e estar a soltar os outros enquanto ele está preso porque TODA a gente tem medo dele, e eu não consigo confiar nele, custa-me, e tenho receio que ele me comece a ganhar ódio por isso... :(((

Sugestões?!?!?
Andry25o
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

segunda nov 07, 2011 11:07 pm

Já experimentou ser o seu namorado a ralhar com ele nessas ocasiões?
já que consigo ele não faz isso pois é você que o castiga experimente ser o seu namorado a ralhar com ele...

ele pode sentir-se protector em relação a si pois visto que você é que lhe mete o devido respeito...
e já experimentou não estar presente na altura em que solta os furanitos?

Pode ser dificil ele perder esse vicio mas não é impossivel nao se canse de tentar...

não sei muito mais o que lhe ajudar visto que os meus não mordem nem nunca morderam
Vaeros
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 3:21 pm

terça nov 08, 2011 12:37 am

Andry25o obrigada pela resposta.
O meu namorado, por já ter "coleccionado" tanta mordedura, andou muito tempo sem lhe dar confiança. Entretanto o Panda (furão em questão) acalmou (na mha separação com o meu namorado), e hoje, após já alguns encontros pacificos, o meu namorado estava de defesas postas de parte, tal como eu, a brincar na areia da praia com os três pequenotes, quando de repente o oiço a praguejar, depois de ter que arrancar literalmente os dentes do Panda do braço dele.

O meu namorado só teve como animais de estimação até eu arranjar os furões, ao contrário de mim, que desde bébé que contacto com todo o tipo de animais de estimação. Os que ele teve, foi em miudo, e eram piriquitos, e quanto muito dava-lhes de comer...
Ou seja, enquanto que eu cresci a entender que os animais tal como nós têm manhas e manias, e personalidades marcadas, ele está assimilar isso agora... O que significa que eu tenho mais tolerancia e paciencia com eles, já o meu namorado, nem por isso.

Conclusão, ele recusa-se a deixar o bicho aproximar-se dele mais do que 2 metros... Já antes o fez, mas desta vez creio que seja de vez, porque o Panda quebrou a confiança, até em mim...
Fiquei mesmo triste, porque sei, pelas palavras do próprio, que vontade não lhe faltou de atirar o Panda contra uma rocha que estava ao lado.... :(((
Por mais violentas que as palavras tenham sido (e sei que ele não o faria... no máximo dava-lhe uma palmadona forte no lombo, e um açoite no nariz, com os dedos) não consigo censurá-lo, porque entendo a raiva que a dor e o atraiçoamento do Panda lhe causam... :(((
Andry25o
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

terça nov 08, 2011 10:56 am

Tem de voltar a ganhar confiança com ele e tem de tentar ser ele a liderar o Panda...
pois se ele nao meter respeito o furanito não vai querer saber e continuara a morder...
tera de ser ele a agarrar nele a a dizer NÃO ou ate mesmo e meter respeito no que toca esse problema...
Os furões tal como os cão tem de perceber que são inferiores senao acontece uma cena assim...
eu não sou muito boa no que toca a educação pois os meus vieram para mim em bebes e fui habituando tanto as minhas gatas como a outros animais...

tem de ter paciencia com o seu namorado e faze-lo entender que tem de ser a mostrar respeito a essa pestinha
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

sábado dez 03, 2011 1:36 am

Nenhum furão é igual, têm diferentes temperamentos. O seu não a morde a si porque está habituada a lidar só consigo. É sempre difícil lidar com estas situações. Tente algumas situações, quando o pequeno estiver perto de outras pessoas e prestes a morder, tente recriminá-lo com convicção, agarrando-o pelo cachaço. Eles sentem e entendem muito bem. Tenho me vindo a aperceber que são animais muito espertos, apesar da sua atitude ' não quero saber o que dizes, deixa-me pesquisar mas é!'. Pode tentar colocar uma peça de roupa da pessoa em questão no sítio onde eles habitam, eles memorizarão o cheiro. Um dos meus tinha a tendência a morder o pessoal cá de casa, excepto eu. Deixava-os andarem no mesmo ambiente, no entanto quando o furanito em questão se aproximava de alguém para morder, eu chegava mesmo a 'berrar' 'não' diversas vezes. Não o afastava totalmente da pessoa, porque consegui que ele entende-se através de aprendizagem por repetição. Isto feito com mesmo muitas sessões...lá funcionou.
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

sábado dez 03, 2011 1:38 am

O furão neste momento, provavelmente só reconhece um dono e será a ele que obedecerá. A outras pessoas são para brincar etc....vá tentando técnicas. Não desista e sobretudo não se deve usar castigo físico. Para além dos assustar eles perdem confiança e consequente agressividade.
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
Responder

Voltar para “Furão”