Lamber as necessidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça jan 20, 2004 2:35 am

LOL Helena...
Acho que temos 2 Don Juans porque eu tenho muita vontade que sejamos comadres ;)
Um beijinho,
Rita
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jan 20, 2004 3:27 am

Então vou ver se lhe ensino boas maneiras para ele não fazer má figura :D

Até ver, comadre...

Helena
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

terça jan 20, 2004 9:24 pm

Moya Escreveu: Oi Rubbi,
É facil veres que ela está com o cio uma vez que fica "inchadinha e muito rosada" ... Não arranjei melhor forma de te explicar... ;)
Em ultimo caso, trazes ela cá a casa e se ela estiver com o cio está na cama do Godot presa pelo pescoço em menos de 10 segundos! :p
Estou a brincar ;)
Ai,ai acho que mina está mesmo com o cio, tem os sintomas :roll:
Em relação ao Godot, acho que não será preciso arrastá-la para a cama... ;)
Será que levo à vet? Sei que há uma injecção para interromper o cio, mas a vet não está de acordo em fazer uma coisa dessas.
Que faço eu? :o

Abraços
rubbi
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta jan 21, 2004 1:10 am

Rubbi,
Na minha modesta opinião, e atenção que acho que só um veterinário te pode aconselhar realmente, penso que para já deves ter um controle mais apertado no peso e na alimentação dela... O cio dela não tem necessariamente que ser crónico... Também pode passar no espaço de um mês e ela não ficar anémica sequer... Controlares o peso e ter atenção para que ela não perca a actividade parece-me o mais sensato para o momento.
Saltar imediatamente para tratamentos hormonais parece-me um pouco precipitado.
Um abraço,
Rita
rubbi
Membro Veterano

quarta jan 21, 2004 11:08 pm

Obrigada pelo conselho Rita. Acho que estou a ficar um pouco paranóica;)
Até agora não noto diferença no comportamento da mina. Anda bem disposta e brincalhona, tem comido bem e não noto que tenha perdido peso. Uma das coisas que a vet me aconselhou foi vigiar a cor da língua e boca porque se estiver com anemia, acho que ficam mais esbranquiçadas. E até agora tudo normal... :D Ainda bem!!!
Vou também anotar quanto tempo ela fica com o cio.

Obrigada
:D :D
rubbi
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jan 22, 2004 1:02 am

Rubbi :

Vou passar mais umas coisas que li:
Recomendam para um macho cruzar só aos 9 a 12 mesese nas fêmeas o mínimo são 6 meses. E não devem procriar mais que duas vezes por ano.
A anemia da fêmea dá-se se estiver muitos meses com cio sem cruzar. (Parece que a época do cio pode durar 6 meses). Uma das formas de o evitar é cruzá-la com macho que tenha feito uma vasectomia (é uma esterilização masculina, sem castração). O resultado é uma pseudogestação que durará cerca de 42 dias, findos os quais ela volta a entrar novamente em cio.
Outra solução é a hormonal. Dá-se uma injecção em Março que se repete se ela voltar a entrar em cio.Esta injecção pode ser dolorosa e causar alergia na pele, pelo que se recomenda massajar bem depois da injecção.
Se por alguma razão a fêmea cruza mas não fica grávida, volta a ficar em cio, cerca de 15 dias depois da data em que iria ter os bebés (cerca de 42 dias depois). Para se informarem melhor: http://www.todohurones.com/celo.html
ou
http://www.infomascota.com/articulos/ge ... /index.asp

Rita:
Gostaria que lesse este site

http://www.infomascota.com/articulos/ge ... /index.asp

É sobre o acasalamento de furões da mesma cor e é interessante. Só que fiquei com dúvidas se não há problemas no facto do Opale e a Bianca serem ambos albinos. Já agora o Zooexótico ou o Dr. Rui Patrício poderiam informar melhor.

Queremos o melhor para os netinhos...

Beijos

MHZ
Helena
rubbi
Membro Veterano

quinta jan 22, 2004 1:00 pm

Obrigada Helena pelo material de leitura :D
Arranja sempre bons sites para podermos consultar, ainda bem para o resto da comunidade furónica, que está sempre em "cima da informação".
;)

rubbi
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quinta jan 22, 2004 2:19 pm

Espero não estar a dar nenhuma informação falsa mas acho que se dois furões são albinos, têm dois alelos recessivos então se os dois forem albinos vão ter crias albinas mas se apenas um é albino as crias não vão ser albinas. Espero que o que estou a dizer esteja correcto, se não peço desculpa.

Rita
Responder

Voltar para “Furão”