Apaixonei-me pelos Furões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Furona
Membro
Registado: quarta set 15, 2004 9:04 am
Localização: tenho um gatinho a 300 kms de distância e um que recolhi da rua em lisboa que é um Querido

quarta set 15, 2004 10:39 am

Olá a todos!

Tenho lido as vossas mensagens e quero felicitar o proprietários daqueles Furões tão queridos que me têm feito companhia durante o dia via net.

Queria muito ter um Furão. Sempre adorei animais (até os meus pais mudarem de casa recolhia animais abandonados lá para casa) e neste momento, como mudei de casa e de terra gostava muito de ter uma companhia. Tenho pensado num Furãozito para minha companhia, mas tenho receio de não ter muito tempo para estar com ele nem condições lá em casa. Primeiro porque a casa é pequena, segundo porque só estou em casa à noite e tenho receio que o Furãozito possa entrar em depressão por passar muito tempo sozinho. Gostaria de saber a vossa opinião acerca disto uma vez que têm mais experiência com este tipo de animal tão querido.
Outra inquietação que tenho é a comida! Até porque li que a comida de gato não tem todos os nutriente necessários para uma boa alimentação do Furão e por isso, gostava de saber se é fácil comprar comida própria para os Furões.
Uma outra questão, prende-se com o facto de deixar os Furões numa gaiola quando não estou em casa. Isso não os afecta? Não os deixa deprimidos?
E será que se habituam a fazer as suas necessidades na areia ou num jardim, desde que seja feito a horas regulares?

Ai! Quero tanto um furão, mas tenho muito medo de não ser capaz de o tratar e de lhe dar condições condignas!

Beijinhos a todos os Bixinhos e obrigada aos donos pelos possíveis conselhos que me possam dar!

Vera Gomes
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta set 15, 2004 3:32 pm

Olá Vera,

Primeiro que tudo, bem-vinda ao Fórum.

Por estranho que te possa parecer, o furão é um excelente animal de companhia para que tem uma vida muito atarefada (melhor que o cão ou gato). Isto porque, o furão dorme cerca de 18h por dia. Ele não se importa de estar fechado dentro da gaiola, desde que, quando sinta o dono/a, o solte para a brincadeira. Em relação à comida, vai havendo cada vez mais opções no mercado de alimentação para eles. Geralmente, as lojas não têm à venda mas mandam vir (e apesar de o furão ser ilegal como animal de estimação, a comercialização da ração não o é). Em relação às necessidades, eles habituam-se como os gatos a fazer as necessidades na caixinha. No entanto e se estiverem longe da gaiola, resolvem o problema pelo cantinho mais próximo e de certa forma, habitual (por isso, eles só devem sair da gaiola quando sabemos que eles já fizeram as necessidades). Penso que de resto, já deves ter andado pelos sites existentes e que dão uma boa fotografia do furão como animal de companhia, assim como este Fórum.

Cumprimentos,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Furona
Membro
Localização: tenho um gatinho a 300 kms de distância e um que recolhi da rua em lisboa que é um Querido

quarta set 15, 2004 3:48 pm

Acabei de ter um ideia, mas não sei até que ponto é viável. O meu sotão está todo arranjadinho e tem luz, espaço, e está vazio. Acham que dá para ter lá um Furão em vez de o ter numa gaiola? Isto é, o sotão seria como uma gaiola em ponto grande... E como eles são traquinas, tirava de lá os livros e afins... e ele ficaria com um terraço "coberto". Acham que é viável tendo em conta o comportamento do Furão?

Vera
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta set 15, 2004 6:20 pm

Olá Vera,

Isso seria uma mansão para ele. Tens que ter em atenção a instalação electrica e os possiveis buraquinhos existentes. O lema deles é: "se a cabeça passa, o resto também passa". Um dos motivos de eles estarem presos em gaiolas quando os donos estão ausentes, é precisamente nos sarilhos que se podem meter quando estão a vasculhar tudo por pura e simples curiosidade.

Cumprimentos,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta set 15, 2004 6:34 pm

Olá vera, benvinda a bordo!

Por tudo o que o luis já disse, acho que o Furão é uma óptima opção para animal de companhia. Os meus estão mal habituados, saem da gaiola 3 vezes por dia, mas em breve vão estar também confinados à gaiola, assim que mudarmos de casa (vamos construir outra mega gaiola a partir de um roupeiro - eles são 3 e precisam de espaço.)

O teu sótão poderia ser um bom local, mas seria bom verificares o isolamento térmico, sobretudo quanto ao calor (mais de 26º já é perigoso para eles). Além disso, há outra questão: vais muitas vezes ao sótão, ou serve de arrecadação? Por causa de pós e da companhia: eles adoram sentir que estamos perto, entretêm-se a ver o que estamos a fazer...
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta set 15, 2004 8:03 pm

Olá Vera e bem-vinda :)
O sotão seria um bom local para um furanito... Desde que tenhas em conta a temperatura tal como a Inês referiu. Há um casal de membros aqui da arca, o Che e a Pimpas, que têm os furões a viver soltos na sotão... Podes tentar ver com eles algumas medidas para que tenhas um furão feliz e seguro no sotão ;)
Alguma duvida que tenhas, é só dizeres ;)
Um beijinho,
Rita
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta set 16, 2004 12:39 am

Olá, bem vinda ao fórum.

Conselho meu: Enquanto não se habitua aos "truques" deles, aconselho-a a tê-lo dentro da gaiola, que deve ser grande. É que eles são pródigos em descobrir e inventar coisas que não lembram a ninguém!
Mesmo fechados dentro da gaiola, alguns são capazes de a abrir, sem percebermos como.
Inclusivamente, conseguem abrir portas. Basta que não fiquem totalmente fechadas mas nós não o percebemos. Só que eles são tão insistentes, que com as patas, acabam conseguindo abri-las e era uma vez um fujão... ;)
Depois de ter descoberto o geito dele e manias, o que será mais fácil aos fins de semana, em que o pode vigiar a tempo inteiro, aí já o pode deixar solto no sótão.

Mas só vai ter direito a ter um furão, aqui no fórum, quem trouxer 10 assinaturas para a nossa petição...Combinado? :D

MHZ
Furona
Membro

quinta set 16, 2004 8:37 am

Bom... Ontem sentei-me no sotão a ver os possíveis inconvenientes... No verão é capaz de ser complicado por causa do calor... Só tem duas fichas eléctricas que posso tapar com aquelas coisas próprias que há por causa das crianças... Contudo, há um problema muito grande!!!! A entrada para o sotão é um alçapão e por isso, não me parece seguro, isto porque ao abrir o sotão o furãozito pode estar em cima do alçapão.... Não quero que nada de mal aconteça ao bichinho.

Na próxima semana é o meu aniversário, e tenho frisado que um furão seria uma excelente prenda de aniversário! Pode ser que tenha sorte... Por isso se souberem de alguém com furões pequenitos, avisem, para que eu, subtilmente, dê os contactos! eheheheh

MHZ, se eu arranjar 10 assinaturas no minimo, tenho direito a um furão?Sim, porque eu tenho andado a espalhar o site Reino dos Furões pelos meus amigos, e posso perfeitamente pedir (de modo reforçado) que assinem a petição. Se lhes peço para verem o site, também posso pedir para assinarem! : )

Beijinhos a todos e obrigada pelos conselhos
Furona
Membro

quinta set 16, 2004 8:39 am

Bom... Ontem sentei-me no sotão a ver os possíveis inconvenientes... No verão é capaz de ser complicado por causa do calor... Só tem duas fichas eléctricas que posso tapar com aquelas coisas próprias que há por causa das crianças... Contudo, há um problema muito grande!!!! A entrada para o sotão é um alçapão e por isso, não me parece seguro, isto porque ao abrir o sotão o furãozito pode estar em cima do alçapão.... Não quero que nada de mal aconteça ao bichinho.

Na próxima semana é o meu aniversário, e tenho frisado que um furão seria uma excelente prenda de aniversário! Pode ser que tenha sorte... Por isso se souberem de alguém com furões pequenitos, avisem, para que eu, subtilmente, dê os contactos! eheheheh

MHZ, se eu arranjar 10 assinaturas no minimo, tenho direito a um furão?Sim, porque eu tenho andado a espalhar o site Reino dos Furões pelos meus amigos, e posso perfeitamente pedir (de modo reforçado) que assinem a petição. Se lhes peço para verem o site, também posso pedir para assinarem! : )

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta set 16, 2004 9:17 pm

Furona Escreveu:
MHZ, se eu arranjar 10 assinaturas no minimo, tenho direito a um furão?Sim, porque eu tenho andado a espalhar o site Reino dos Furões pelos meus amigos, e posso perfeitamente pedir (de modo reforçado) que assinem a petição. Se lhes peço para verem o site, também posso pedir para assinarem! )

Damos-lhe autorização para ter o furanito, mas tem que o pagar... :lol:
Foi brincadeira minha, porque precisamos muito da ajuda e esforço de todos para conseguirmos a legalização. Precisamos mesmo de nos unir para termos força suficiente para as autoridades nos ouvirem.
E obrigada pela propaganda que tem feito.

MHZ
Furona
Membro

sexta set 17, 2004 7:44 am

Bom... publicidade tenho feito imensa... Ainda ontem na universidade espalhei a todos os colegas as vantagens excelentes de se ter um Furão e a inexplicabilidade de não serem legais como animal de estimação. Pode ser que também assim a petição. Eu fui a assinatura 700ª eheheh :D

Quanto a adoptar um Furão, estou a pensar em mudar algumas coisas na casa primeiro, para que fique mais segura para um Furãozito passear por lá. Tudo a seu tempo e quero ter a certeza que não há perigo na casa para ele! ;)

Vera
Responder

Voltar para “Furão”