Brasil - Furões X Ferrets

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

domingo jan 16, 2005 5:45 pm

Olá a todos,

Gostaria de pedir desculpas pelos conterraneos Brasileiros ( :? afoitos e desligados :? ) pelas perguntas sobre venda e doação.

Como estou a pesquisar tudo sobre esses peludinhos, percebi que temos um problema.

FURÕES X FERRETS

A maioria dos sites brasileiros se refere sempre a palavra FERRET.

Os Brasileiros que conhecem esses animais os conhecem por FURÃO

Porisso a confusão, pois nos mecanismos de busca da Net, se digitam FURÃO caem por Portugal.

Eu também pelo hábito, montei o grupo FerretsBrasil.

Então por essas e outras e como não posso mudar o nome do grupo do MSN, fiz um novo grupo,

http://groups.msn.com/FuraoFerretsBrasil

O Grupo esta em construção, mas já fiz uma pagina sobre doações/vendas, assim se mais algum Brasileiro desavisado aparecer por aqui, por favor o redirecionem.

Gostaria muito da visita e colaboração de todos (aceito broncas também:lol: )

Abraços

Marli :lol:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jan 16, 2005 8:04 pm

Olá Marli, não se preocupe que a gente direcciona-os de novo de volta ao Brasil...

É bom que apareçam sites a falar dos nossos peludinhos. Temos que chamar a atenção dos vets sobre eles. Ainda há tanta coisa para descobrir sobre os furões e sobretudo sobre a saúde deles...

Tenho uma lista de medicamentos adequados a furões que uma vet forneceu. Se estiver interessada, digo que eu lha mando.
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

segunda jan 17, 2005 10:33 am

Olá Marli,

Efectivamente, ai no Brasil, o que nós chamamos de Furão (em Portugal), vocês chamam Ferret (denominação Inglesa).

Na verdade, o Brasil têm uma espécie denominada por Furão, mas que não tem nada a vêr com o Mustela Putorius Furo. Esta espécie, semelhante em aspecto, foi encontrada na altura dos descobrimentos Portugueses e que os Portugueses, erradamente, confundiram com o Furão (Mustela Putorios), baptizando-o de Furão. Por isso, vocês utilizam o termo Ferret para distinguir do Furão. Agora não tenho presente o nome da espécie, mas sei que um dos tópicos aqui da arca tinha o nome e até a fotografia dele.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Marli26
Membro
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

terça jan 18, 2005 2:09 am

Olá MHZ, pode mandar a lista, mas tenho dúvidas em publica-la, sabe como é ...

IMV, o que vivem em lares Brasileiros são Ferrets mesmos,

Olhem só como é o Furão Brasileiro e dua denominação.

Imagem
Nome Vulgar: FURÃO
Nome Científico: Galictis vittata

Peso: 1,5 Kg - 3,2 Kg
Tamanho: 63 a 70 cm

Descrição: Uma faixa negra, que inicia no focinho e prolonga-se pela parte inferior da cabeça e pescoço até os membros anteriores, é uma características comum nos furões.
Possui focinho, pescoço, partes inferiores e patas pretas. Acima dos olhos, em forma de V, segue uma faixa branco-amarelada até atrás das orelhas. Partes superiores e laterais apresentam fundo preto com pêlos de pontas amarelas e base preta, oque lhe confere coloração em geral amarelo-ocre.
Corpo, longo, delgado, provido de cauda e membros locomotores curtos possibilitam a estes mamíferos correr rente ao chão e enfiar-se entre vegetação baixa e fechada. Este mustelídeo é dificil de ser observado.
Quando irritado, pesprende um cheiro forte e penetrante, semelhante ao zorrilho, que causa ardência nas narinas.
Esta espécie vive em margens de florestas, capoeiras ou vegetação arbustiva cerrada, normalmente nas berias de banhados ou rios
http://www.pesc.org.br/animaisdet.asp?Codigo=62

E também em minhas pesquisas achei um texto de uma Lenda ai em Portugal om um Furão
A lenda

"Certo dia, um caçador que andava à caça com o seu furão, viu um coelho junto da pedra do Moledo. De imediato lançou um tiro para o matar, mas o coelho conseguiu fugir, entrou para dentro da grande pedra. Furioso, o caçador lançou o seu furão com intenção de o apanhar. Passado muito tempo o furão não havia maneira de aparecer. O caçador foi até sua casa e pediu à sua mulher para ir junto da grande pedra e que esperasse até que o furão saísse. A mulher do caçador esperou, mas o furão não havia maneira de sair. Segundo a lenda, o penedo abriu-se e apareceu uma mulher com uma voz altiva: [Estás à espera do furão? Pois ele já por aqui passou], apontando para a sua garganta. O penedo voltou a fechar-se e nunca mais se abriu. Devido a este episódio, o penedo do Moledo ficou conhecido como o penedo da moira, uma vez que, foi talvez uma moira encantada que apanhou o furão e falou à mulher do caçador" - relata um trabalho da escola do primeiro ciclo de Vil de Soito.
http://www.jornaldocentro.pt/home.php?p ... cao%5D=136

Abraços

Marli
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jan 18, 2005 11:25 am

Marli, a lista não era para publicar mas para dar aos veterinários. Sabe que há medicamentos que não são bem tolerados por os furões. Estes já foram estudados pela vet que a fez que é uma boa conhecedora deles e já os testou. Eu já a dei à minha vet.
Também mesmo que a publicasse, dificilmente um leigo a poderia usar. Só mesmo um vet.
Vou-lha mandar.
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

terça jan 18, 2005 11:50 pm

humm não sabia que no brasil furão não era a mesma coisa que ferret. sempre pensei que quisessem dizer a mesma coisa.... estamos sempre a aprender!!! ;)
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

quarta jan 19, 2005 11:52 am

Pois eu tambem pensava o mesmo... mas pelos vistos os furoes brasileiros passaram num tabuleiro com tinta preta :p binkadeirinhaa

Beijinhos
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quarta jan 19, 2005 12:57 pm

cebolinha_girl Escreveu: Pois eu tambem pensava o mesmo... mas pelos vistos os furoes brasileiros passaram num tabuleiro com tinta preta :p binkadeirinhaa

Beijinhos
:lol: :lol: :lol: :lol:

Os furões portugueses são mais bonitos :roll: esses são esquisitos!!!
Marli26
Membro
Contacto:

quinta jan 20, 2005 8:03 pm

Viram só que confusão ;) :lol: ;)

O FURÃO BRASILEIRO, na verdade é uma outra especie de animal, que nada tem a ver com os Furões Portugueses ou com os Ferrets que moram em lares Brasileiros.

Mas como o IMV já admitou que a culpa disso foi do TETRAVO DELE ;) quando aqui desembarcaram, né :lol:

Então

1. Pouquisssimos Brasileiros tem noção de como é o verdadeiro Furão Brasileiro.

2. Os que conhecem Ferrets, são induzidos a achar que Furão seria a tradução do nome do animal.

Tenho a impressão que quanto mais explico mais confuso fica :?

Abraços

Marli
Marli26
Membro
Contacto:

quinta jan 27, 2005 3:24 am

Eu, de novo

Bom acabei minha pesquisa sobre o Furão Brasileiro, não é muita coisa
mas é tudo o que existe em Português.

Com a ajuda do site "Jardim dos Ferrets" , http://www.jardimdosferrets.com/, (obrigado Miguel)
estou montando a pagina da FAMILIA MUSTELA.

E olha que em algumas fotos o Galictis até que tá simpático ;)

http://groups.msn.com/FuraoFerretsBrasil/

Abraços

Marli
Sugar
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 11:19 pm

quinta jan 27, 2005 2:08 pm

Heys Marli
Porke nao um site sem tar ligao ao group msn ? Não consegue arranjar um outro local para alojar a sua página ? é k axo k fikava melhor para consultas e tudo o mais.
Mas é apenas a minha critika :p
Marli26
Membro
Contacto:

quinta jan 27, 2005 2:38 pm

Pode criticar, :lol: , Sugar, no problem :lol:

Vou te explicar:

1- Eu não sei HTML, para montar um site...:?

2- Eu não sei HTML, para montar um site....:(

3- Eu não sei HTML, para montar um site...... :cry:

Expliquei...... bem explicadinho........

O Grupo do MSN, foi o local mais fácil que achei de colocar textos, fotos, coisas que "EU" gostaria de compartilhar com a Familia dos Furões.

Por exemplo a apresentação que fiz em Power Point do "Ajude os Furões" tem 936KB, não dá nem para mandar por e-mail, porque muitas caixas não tem esse espaço

Não seria uma cópia e sim um resumo de muita coisa que se fala.

E DE MUITA COISA QUE NÃO SE FALA.................. ;).

Quem sabe um dia, né.......

Beijos e obrigado......

Marli :)
Sugar
Membro

quinta jan 27, 2005 5:09 pm

Heys Marli

Se precisar de ajuda pode dizer percebo kk koisa de html, mas se encontrar o programa macromedia dreaweaver k se encontra ai na internet facilme com um crack, ou mesmo utilizando o frontpage vai ver k é fazer o mesmo k o word. kem souber mexer no word mexe no frontpage., TENTE :p
Marli26
Membro
Contacto:

quinta jan 27, 2005 8:44 pm

Sugar, no meu dicionário pessoal -

TEIMOSA- quer dizer tente, tente de novo, tente mais uma vez.

Sou uma TEIMOSA, se cismo em fazer algo, rodeio, rodeio, peço ajuda e faço.

Eu há um ano atrás, só conhecia Ferrets/Furão de ver nos Pets, hoje me considero uma PHD no trato diário com eles.

Por amor, por carinho, fui atrás para saber tudo sobre eles, aprendi muito, e hoje ensino o que sei e aprendo o que não sei.

Eu não sabia mexer com Power Point e fiz os PPS, agora já mexo com o Pthotoshop e já estou mexendo no FrontPage :) , mas tenho que colar nas paginas do MSN, ele não aceita o carregamento, tudo do meu jeito teimoso.

Outra coisa também é que... (me corrija se eu estiver errada). Ao meu ver um site é de conteudo próprio, e eu não aprendi tanto assim para fazer um site. O grupo foi uma forma de colocar vários textos interessantes dos vários sites que existente sobre furões.

Apesar de ser um GRUPO DO MSN, não é minha intenção montar um GRUPO, :lol: , ou levar pessoas de lá pra cá.

A Net é ampla sala de conhecimentos, os sites, os grupos, os foruns, são os armários de conteúdo, e nesse contexto eu terei a minha gavetinha.

Obrigado de coração, pela sugestão e pelas dicas.

Olha o que eu fiz, não ficou bonitinho.....
Sugar
Membro

quinta jan 27, 2005 9:00 pm

Bem :p já n digo mais nada :p hihihihi
Mas se trabalha com photoshop.... um site em photoshop é 5***** :p , eu tou a aprender agora a mexer nele. :? mas n é mto facil.
Responder

Voltar para “Furão”