Ja fui buscar os fedorentinhos, são ....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta fev 17, 2005 8:26 pm

Os furões a que me refiro (e chama-lhes toirões se quiseres, só através de exames de DNA é que podes distinguir um do outro) são roubados das tocas sim, ou são crias de furões bravos que foram aprisionados.
Os furões minúsculos são os ideiais para a caça, especialmente as fêmeas, e costumam ser tratados como adereços, fechados em gaiolas imundas e sem condições - escondidos, pois.

Realmente esse furões musculados e excepcionalmente treinados de que falas... gostava imenso de os ver. É que até agora, furões que caçam só tenho encontrados autênticos sacos de pêlo e ossos, magros, diarreicos, doentes, alimentados a pão e leite ("para ficarem mansos"...), e que de repente são postos a render porque os furões até estão na moda. O meu macho já foi convidado a cobrir fêmeas de caçadores. Deve ser por causa do seu apurado instinto...

Já agora onde são os campos de treino? Já existem escolas de obediência?
:p
Sugar
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 11:19 pm

quinta fev 17, 2005 10:58 pm

Heys

Epá... pois eu fiko na minha :D

Se tiveres opurtonidade de ver uns bem ensinados, vê . 8)
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta fev 18, 2005 12:45 am

Olá a todos:
Anda muita gente aqui a falar muito de caça... ai anda anda... Uma pessoa já não pode tirar férias?! :p

Sugar, acho que ainda tens muito para ler e aprender antes de jogares umas cartadas tão altas... É que tens dito umas coisas que fazem muito pouco sentido... A propósito, se eu sonho que usas a Matilde para a caça vou busca-la no mesmo dia ;)

Eu ofereço-me para ir com a Inês ver os tais furões tão bem treinados e cheios de musculos... O teu mundo tem 4 luas, Sugar? LOL! ;) Bora lá Ines? ;)

Mais uma vez, tal como já foi falado milhentas vezes neste forum venho apelar ao bom senso em que não existe qualquer tipo de comparação possivel entre os furões de caça, os furões domésticos e os toirões.
Jinhos,
Rita
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta fev 18, 2005 2:24 am

[quote=ines_faria]
Denise:

Não estás a ver bem o filme - uma coisa é o que pensamos gastar, outra é o que realmente vamos gastar. E os imprevistos acontecem.
Com furões, cães ou gatos, é tudo igual: custam dinheiro, e ainda custam mais a manter. E sim, o dinheiro é essencial para os mantermos em boas condições. Amor e uma cabana não chegam.

Pedidos de doaçoes, adopções e vendas de animais baratinhos é coisa que não falta nesta Arca de Noé. A maior parte das vezes esses apelos são ignorados, já não há paciência. Eu queria um Audi e só posso ter um Citroen.

Desengana-te se pensas que um furão baratinho é uma boa opção. Os mais baratos são muitas vezes filhotes que caçadores roubam das tocas, ou de criações por eles mantidas, de linhagens não-domésticas, mais agressivas, e provavelmente com baixo peso e mal nutridos. O barato sai caro. Quando comprares, evita fazê-lo a caçadores e pede para ver as gaiolas e os pais .

Todos nós podemos fazer contas teóricas acerca do que pretendemos gastar, mas outra coisa é a teoria e outra é a prática.

Já agora, quando te pedem 200€ ou mais por um furão, isso geralmente significa que já estão esterilizados/castrados. Essas cirurgias, que tanto dinheiro e chatice vão poupar no futuro, custam dinheiro. Tavez não saibas que a esterilização de uma fêmea custa 150€, e que as fêmeas devem mesmo ser esterilizadas, por razões de saúde.

Antes de fazeres juízos acerca das minhas "injustiças", seria útil informares-te a fundo acerca das necessidades de um furão. Claramente há coisas que te estão a passar ao lado, isso denota-se de outros posts teus. ;)
[/quote]
Inês, há mta coisa k ainda ñ sei sobre furões, mas todos os dias pesquiso e vou descobrindo novas coisas, também ñ sabia nada de coelhos ou Chins e ei-los fortes, felizes e saudáveis. A pessoa k me pediu 200€ pelo furão ñ o tinha castrado e ele já tinha 2anos... Se ele já tivesse castrado e fosse mais novinho teria fechado negócio. Todos os meus bichos sãomt bem tratados, ñ lhes falta nada nemfaltaré a nenhum k adopte. Sei perfeitamente k os animais dão despesa e surjem imprevistos, fui criada no meio de cães, a minha mãe tem 3 e volta e meia lá vai a correr com um pó Vet... As minhas chins felizmente ñ precisam... Mas lá pa abril vou levar as 3 fazer um check-up, já a coelhinha são as vacinas, cortar as unhas... Enfim, essas coisas... Dp há o feno, alimentação, serrim, pedras de cálcio pós dentinhos, volta e meia aparece uma gaiola maior e melhor e eu ñ resisto... Enfim, essas coisas... Sabes, nc me faltaram euritos pa tratar os meus bebés, mas já a contar com algum imprevisto eles têm o seu próprio fundo de reserva, por precaução. todos os meses a quantia é aumentada e se ñ a kero gastar toda é pra isso mesmo, pa contar com os imprevistos... Sabes, ñ sou perfeita, cometo erros, ainda á pco o meu Eddie ia partindo a patinha pk a gaiola k comprei afinal ñ era mt segura, claro k nada k umas adaptações ñ resolvam, mas kero sempre o melhor para as minhas mascotes e se alfgo de mal lhes acontecesse por negligência minha, ñ me perdoaria, acredites ou ñ, gosto bem mais de animais k de pessoas, é k pessoas, gosto de mt poucas, animais, ñ há nenhum k ñ goste(bem...talvez ñ goste assim tanto de aranhas, cobras e escorpiões...). ñ te tou a julgar, pk ñ te conheço, e msm k conhecesse, ñ o faria e acredito k de furões percabas mt + k eu, mas ñ me julgues tu a mim tbm, pk kd se ama um animal e se dedica a ele (e se tem algum dinheiro, claro) de certeza k a coisa funciona. Ñ há bela sem senão... Os animais são uns amores mas dão despesa e dor de cabeça, mas para mim, compensa em dobro!
Fica bem.
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta fev 18, 2005 2:29 am

Inês, numa coisa tenho k concordar ctg, não acredito mt k um caçador trate bem um furanito, se tratam mal os cães e mtas vezes os abandonam, fazem o mesmo aos furões. Mas eu sou suspeita pk sou contra a caça... Enfim... Adiante... Mas mesmo k haja algum caçador k até o trate minimamente bem, nada se compara ao amor k uma pessoa k o tenha como animal doméstico lhe dá. Os ferrets deveriam ser legalizados mas NUNCA para a caça.
Sugar
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 11:19 pm

sexta fev 18, 2005 3:16 am

Heys
Moya caçar..... n sei ... :P epoca de defeso... mas pelas fotos da pa ver k anda a caçar n ? :o

E sobre furoes, n sei ... tenta peskisar em espanha sobre furoes caçadores...
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

domingo fev 20, 2005 9:46 pm

Sugar Escreveu: Primeiro os furoes n existem em estado selvagem ... o proprio furao é de linhagem domestica, nao ha furoes selvagens...... baixo peso, talvez será de estarem musculados e mto treinados e n de falta de comida. Um animal com falta de comida, n se reproduz, e se se reproduzir n tem força para alimentar as crias e para se manter...
Oi
Infelizmente não é bem assim e tenho que concordar com a Inês. Pegando no exemplo da Elsinha (que anda desaparecida da arca :p ) ela comprou um casal de furões minorcas. Eu já os vi e até pensei serem outra espécie de mustelideo, mas quando fomos ao vet vimos logo que era subnutrição. Daí pensamos que o antigo dono seria caçador e depois de saber que quanto mais pequenos melhor, mais confirmo! O macho era do tamanho da minha winkie (que pesa 600 gr.) e a femea nem conseguiamos ver o peso, sem exagero devia pesar menos de 400 gr. E devido à má alimentação não tinham quase pelo nenhum comparando com os meus.

Moya:
Já tinhas visto algum assim tão pequeno? Eu pensei que fossem anões :?
hamstershouse
Membro
Registado: domingo dez 23, 2001 6:07 pm
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

domingo fev 20, 2005 10:45 pm

Lição de português-inglês: LOL

(Mustela putorius furo) Ferret = Furão

(Mustela putorius putorius) Polecat = Brabo (que é o que se devia chamar aos "furões selvagens" em portugal)

Claro que é mais fácil chamar furão a tudo.

Acreditem em mim, o toirão não tem nada a ver...

Os brados são os "furões selvagens" mas cá em Portugal caça-se com furões e brados porque não os sabem distinguir. Por isso é bem provável que os caçadores estejam mesmo a caçar com um furão!

CONFUSO(A)???

Aconselho-o(a) a ler outra vez a mensagem.... LOL

PS - Não façam preconceitos sem fundamento como: os caçadores não sabem nada; os furões são mansos e os "furões selvagens" (agora já sabem, são brabos) são maus. Como exemplo tb há gatos maus e tigres mansos. Não confundam as coisas...
Kahoro
Membro Veterano
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

domingo fev 20, 2005 11:29 pm

LOL...

Alguém já viu um toirão ou um brado (já são nomes a mais :roll: ) ao vivo e a cores no seu habitat natural? já ouvi dizer que são maiores que os ferrets, de um gato de tamanho médio.
Gostava de ver um :) (só ver.....)
hamstershouse
Membro
Localização: 4Chihuahuas-Chinchilas-Hamsters-Porquinhos-Gerbos-Esquilos-Petauros-Coelhos anões-Degus-Tartarugas

segunda fev 21, 2005 12:04 am

Acho que não entendeu!
Leu 2 vezes?

Toirão é diferente de brabo (não brado).

Toirão é que é do tamanho de um gato. Já vi um sim.

Os brabos só com DNA é se conseguem distingir dos furões.
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 12:17 am

hamstershouse Escreveu: Os brados são os "furões selvagens"
então o que é um Toirão?
hamstershouse
Membro

segunda fev 21, 2005 12:37 am

Nessa frase enganei-me a escrever, não é brados mas sim brabos.

Já vi e pesquisei muitos sites. O mais correcto é este que diz que o toirão é o mesmo que os "furões bravos", que me contradiz e não fala nada em brabos. http://carnivora.fc.ul.pt/toirao.htm

Mas aparece cada cena na net que confundem tudo...

As pessoas das aldeias utilizam o nome toirão para descrever o que também chamam de gato-toirão ou gato bravo. E furão para descrever um brabo.

Uma confusão.... ou seja é como cada um quiser.

LOL
hamstershouse
Membro

segunda fev 21, 2005 12:42 am

Dando a mão à palmatória, digo sem rodeios que realmente toirão e brabo serão a mesma coisa que furão selvagem.

Assim (e ainda bem) simplifica muito as ideias e tudo bate certo.

;) ;) confusão resolvida ;) ;)
hamstershouse
Membro

segunda fev 21, 2005 12:46 am

O que vi realmente era ou deveria ser uma fuinha. LOL

http://carnivora.fc.ul.pt/Assets/fuinha_dim2.gif :roll:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda fev 21, 2005 12:48 am

Eu diria assim (http://carnivora.fc.ul.pt/toirao.htm
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.a ... &iLingua=1 ):

(Mustela putorius furo) Ferret = Furão (que é a forma domesticada do toirão, partindo da hipótese, ainda por demonstrar, que provieram do Mustela putorius e não do Mustela eversmanni)

(Mustela putorius putorius) Polecat = Toirão, Turão ou Furão-bravo

E a maior parte dos caçadores, caça com o furão (que como não é mimado como os nossos, também é mais agressivo mas tem exactamente o mesmo ADN que os nossos), o que não obsta que, sobretudo no interior, os caçadores consigam apanhar o toirão (Turão, ou Furão-bravo) na natureza, aprisioná-lo e caçar com ele.
Vão buscar esses furões aos criadores, às feiras… Eles preferem os furões, porque são mais mansos e alguns conseguem-se levar dentro dos casacos, escondidos…
Quem está dentro da caça, sabe onde os obter…

E há cá criadores autorizados (e não autorizados…) de furões. As nossas autoridades precisam deles, têm que os ir buscar a algum lado…logo, têm que dar autorização a alguns criadores.

O Fang, dantes andava por aqui mas agora eclipsou-se, porque ele é que nos explicava bem como é.
Responder

Voltar para “Furão”