Dicas para combater o cheiro e não só...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sexta out 14, 2005 6:13 pm

Parece que o Rufus entrou na puberdade, e o cheiro anda no ar!! :lol:
Neste momento, eu dou-lhe água com Bi-odor... mas o cheiro continua...principalmente qdo ele se agarra ao bonequito :? ( começo a achar q ele é tarado :lol:) volta e meia lá larga uma bomba!

Outro problema são as pinguinhas de xixi que ele vai deixando....mesmo qdo pego nele. :evil:

Será que me podem dar umas dicas para controlar o cheirinho e as mijitas pela casa?? :oops:
"Poder podia, mas não ia dar, quem é que martelava?  Pum! Pum! Pum! Alguém tem de marteeeeelaaaaar!"
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

sábado out 15, 2005 10:04 am

Olá Katrina, o bi-odor funciona bem, secalhar não lhe taz a dar a dozagem certa! Quanto as pigitas de chichi tens que te habituar pois ele está marcando o seu territorio! o meu billi por vezes até em cima de mim marca territorio! :? :?

Podes sempre obtar pela castração(não sou nada de acordo), mas resolvia o teu problema!

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado out 15, 2005 12:18 pm

Olá,

O BioOdor, só começa a fazer efeito cerca de um mês depois. No entanto se ele sair ao pai, não é suficiente... :D

Eu colocava incenso, velas perfumadas, e um aparelho eléctrico de cheirinho, destes que se colocam nas tomadas e se compram em qualquer supermercado.

Leia também este tópico: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 542#265542

Um furão no cio, também tem um alto nível de hormonas, a testosterona. O cio faz com que eles andem muito stressados e esse stress baixa-lhes as defesas, podendo provocar a entrada de doenças oportunistas. É por este motivo que aconselham a castração dos que não vão cruzar.

Eu também não gosto de alterar nenhum animal mas a realidade é que essa alteração já começou quando os retirámos do seu habitat, há cerca de 2500 anos, segundo os entendidos. E com essa domesticação, já muita coisa se alterou...
Demorei a ganhar coragem para operar o Opale mas uma veterinária e uma amiga que também têm furões, fartaram-se de me aconselhar para o operar, que era melhor para a saúde dele. Até que o castrei em Julho.

O cheiro diminuiu a 90% foi mesmo uma mudança radical. E o Opale ficou mais activo e brincalhão. E um pinchador, tipo bola de ping-pong, coisa que ele não era.
Inclusive tive que o reeducar a nível de mordeduras, porque com o entusiasmo da brincadeira, apertava os dentes com mais força nos nossos pés e mãos. Agora já aprendeu a moderar-se com as nossas mãos mas acho-o bem mais activo depois de castrado. No entanto, confesso que mesmo assim, às vezes tenho alguns remorsos...
Katrina
Membro Veterano
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

sábado out 15, 2005 4:55 pm

Hoje o cheiro ainda se intensificou mais....vou ter de aumentar a quantidade de ambientadores eléctricos e comprar tb incenso, velas perfumadas. :roll:
Sempre tive intensões de o castrar, porque sei que o cio lhes causa muito stress, o que não é nada bom para eles. Vou tentar aguentar até ele fazer um ano...depois logo vejo se o castro ou não. :)

Já agora a quantidade que deito de Biodor é uma dose por 100ml de água... está correcta? :?

(O rufus está taradão como a mãe e fedorento como o pai!! :lol: :lol: Brincadeirinha :p )
"Poder podia, mas n&atilde;o ia dar, quem &eacute; que martelava?&nbsp;&nbsp;Pum! Pum! Pum! Algu&eacute;m tem de marteeeeelaaaaar!"
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

sábado out 15, 2005 7:34 pm

Não sei se já viram reportagens sobre os Ursos Pandas Gigantes da China.
Eles se esfregam nas arvores, para deixar o cheiro deles, demarcando assim seu território.

Será que os Furões não exalam seu XEIRINHO com o mesmo proposito.

Como sabem os Ferrets que vem para o BR, tem suas glandulas anais retiradas, além de serem castrados, no entanto já percebi no Donatello e em outros Machos que em certas epocas o cheiro da cauda fica diferente, uma mistura de almiscarado com capim.

E uma coisa peculiar que acontece aqui, muito intrigante é que a Mel minha Ferret de 4 anos e meio tem problemas com gases, mas é tão educadinha que vai ao local do banheiro para faze-los, chega lá, da sua ré e PUM bem alto, sem acompanhamento de fezes ou urina, é hilário acreditem, mas preocupante, pois não sabemos se os gases também lhe dão algum desconforto intestinal e assim quando ela SOLTA OS ROJOES, sem odor aparente, mas barulhentos dou lhe umas gotinhas para dissolver os gases.

Abraços
MHZ
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 8:36 pm

Katrina

A dose está correcta e pode aumentar se vir que não faz efeito. Eu comprei um biberon de água de aves e faço a medida a olho, dois dedos de água, duas bombadas de Bio Odor. Assim posso mudar a água todos os dias sem desperdiçar o líquido.

Quando pensar em o castrar, gostaria de conversar consigo sobre isso, por pm.

E o resultado da análise, já veio?
MHZ
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 8:49 pm

Marli,

O cheiro deles aumenta na altura do cio, para atrair as fêmeas, tal como nos outros animais e eles marcam território também, em tudo que consideram que é deles.

Sobre os gases, penso que poderão dar algum desconforto, se são em muita quantidade, podem comprimir os órgãos adjacentes. Converse com a sua vet sobre a alimentação que lhe dá. Terá fibra a mais para ela? Às vezes basta mudar de ração. Também poderá ver que tipo de goloseimas lhe dá que pode estar a influenciar a formação de gases.
Marli26
Membro
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

sábado out 15, 2005 11:53 pm

MHZ, já passamos por essa fase da alimentação até por outros motivos,

A Mel chegou aqui em casa com 3 anos e meio somente comendo ração da MENU-Vitacraft que era importada da Alemanha, e que vira e mexe fica em falta no BR, e tb mancando pois tinha um fratura calcificada no final da coluna, e com giardia

A unica outra ração de Furões que temos disponivel é a da Marshall e em 6 meses eu nunca consegui que ela comesse um unico grão dela.

Dai já previ que na falta da MENU ela iria preferir morrer de fome, fiz um estoque de 10 cx, e desde de Fev/05 a ração esta em falta no BR e eu no fim do estoque.

De aniversário de 4 anos, ela ganhou um check-up completo, exames de sangue, urina, raio-x e ultrassom.

Existem algumas teorias:
- Giardia, causou uma sindrome de má absorção
- e que determinadas fraturas causem lesões internas no intestino mas isso so pode ser comprovado por uma cirurgia exploratória, o que eu nem cojito no caso dela.

Como a Mel tem os dois antecedentes, passamos a medicação, que mostrou resultados, pra quem chegou pesando 650 grs, dormindo de fraqueza, hoje ela pesa 800 grs de pura alegria, pula carrega brinquedos.

Atualmente a Mel tá mais pra Gata do que pra Furinha, come ração Hipo-alergenica para Gatos, BabyCat 34 e a Sofisticat da Nutron, e o finzinho da Menu.
Toma predsinona diariamente há 4 meses para estabilizar seu organismo que parece inflamado ou alergico a qualquer alimento, e por tanto os treats passaram a fazer parte de sua alimentação.

Mas mesmo assim 1 ou 2 dias por semana ainda solta alguns rojões, que sanamos com algumas gotinhas de luftal, para evitar que ela tenha qualquer desconforto.

A só pra finalizar, Mel também ronca e assobia...... coisas da idade.

Bjs
MHZ
Membro Veterano

domingo out 16, 2005 11:30 am

Pois, eles são muito esquisitinhos de boca…Por isso aconselham a nos primeiros 6 meses, variar o alimento, não dar só a mesma marca para lhes habituar o paladar a vários gostos. Assim se falha uma ração, não temos problemas. Eu faço sempre uma mistura de 2 a 3 marcas diferentes.
A ração da Marshall também não é muito do agrado do Opale, acabei dando-lha triturada em papinhas. Mas também tenho lido que não é das melhores, ao contrário do que se pensava e há mesmo uma tabela que dá nota 5 para a ração da Marshall, embora também tenha visto outra que lhe dava, salvo erro, um 8...

Se há má absorção, nas fezes devem aparecer umas sementinhas, que são sinal de má absorção. E nesse caso ela pode não estar a assimilar as proteínas necessárias. No entanto como já tem mais de 4 anos e nesta idade aconselham a passar a uma ração de gato adulto ou furão geriátrico, poderá não fazer-lhe diferença.
A Totally Ferret tem uma específica para os mais velhos. A finalidade é não fazer trabalhar tanto os rins, já que esta ração tem menos proteínas.

Alguns vetes, aconselham Ómega 3 e Ómega 6 nas rações de geriátricos porque têm propriedades "protectoras" das articulações, pele e rins. A Totally tem.

No entanto, a comida de gato tem mais fibras que a de furão e a fibra pode provocar-lhe os gases, sobretudo se ela tem um estômago sensível.

Li que há uma comida da Hill's para estômagos sensíveis e que tem só 1% de fibra. No entanto parece que este tipo de comida para animais sensíveis, não extrai as proteínas da carne mas do ovo e há que ter isso em conta.

A Kary do site todohurones, deu uma tabela alimentícia, conforme a idade:

Para huronas en gestación 38%
Para huronas dando leche (lactación) 45.7%
Hurones en crecimiento (destete hasta 13 semanas de edad) 38%
Hurones en crecimiento (de las 13 semanas hasta la edad madura) 32.6 a 38%
Para hurones en mantenimiento 21.8 a 26% (hurones adultos)
Marli26
Membro
Contacto:

domingo out 16, 2005 3:52 pm

MHZ, cheguei a comprar a ração para Ferrets idosos da Totally Ferret,(site dos EUA) até guardei a embalagem para tirar foto da composição, pois:

-quando abri o saco, fiquei feliz, pq o grão era no formato triangular igual a ração da Vitacraft que ela comia, apesar de ser maior.

-quase não tem cheiro, igual a Vitacraft e diferente da Marshall que fede.

-Mas....a Mel até experimentou, mas o grão é um dos mais duros que já vi até hoje.

(tenho um truque para saber: coloco na agua quente, para ver o tempo que leva para dissolver em relação aos outros grãos).

- E a composição, é quase a mesma da ração de gatinhos filhotes.

A ração que ela mais gosta atualmente é a Hipo-alergenica para Gatos, o pratinho dela é uma misturinha de rações, e os grãos da Totally ela separa e não come :?

Abraços
MHZ
Membro Veterano

domingo out 16, 2005 4:10 pm

Menininha esquisita... :D
Marli26
Membro
Contacto:

domingo out 16, 2005 5:07 pm

:lol: :D :lol: se fosse só isso, vamos a ficha completa

Imagem

Nome: Mel
Nasc: 25/05/01
Sable-Point
Surda de Nascença
Fratura Calcificada na coluna(possivel queda, aperto de criança)
Antecedentes de Giardia.
Atualmente diagnosticada com Sindrome de Má-absorção(as sementinhas nas fezes aparecem as vezes)
As vezes solta gases
Durante o sono, ronca e assovia.
Peso atual; 800 grs

Não aceitava outros Ferrets( GRITA e MORDE AO MESMO TEMPO, DEPOIS TREME E TEM DIARREIA BRANCA OU VERDE)
De tanto gritar quando o Donatello e a Mina se aproximavam dela, eles passaram a ignora-la, enquanto um vai para a direita o outro sai pela esquerda) Mas as vezes quando ela acorda de bom humor vai procura-los para brincar e quando faz frio vai dormir no meio deles, fora isso ignora-os completamente, preferindo brincar somente com humanos
Atualmente diagnosticada com Sindrome de Má-absorção(as sementinhas nas fezes aparecem as vezes)

E adora BEIJAR NA BOCA.
Imagem

essa é a Melzinha.... ;)
Marli26
Membro
Contacto:

domingo out 16, 2005 5:09 pm

SABLE-BLAZE - é o correto-
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda out 17, 2005 12:11 am

Marli26 Escreveu: SABLE-BLAZE - é o correto-
É a cor dela, não é Marli?
E a surdez é o problema das "blazes" :cry: Por mais que goste dos mitts, dos pandas e das blazes, tenho muito receio das consequências desses :?
Marli26
Membro
Contacto:

quarta out 26, 2005 3:44 pm

SABLE BLAZE, sim a cor para uns e a sub-raça para eles.

e os problemas dos Blaze e de alguns outros associados A SÍNDROME DE WAARDENBURG, um gene transmitido

Podem ler + em
http://groups.msn.com/FuraoFerretsBrasi ... web57.msnw
Responder

Voltar para “Furão”