outra duvida!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Annie24
Registado: terça fev 21, 2006 3:18 pm

terça fev 21, 2006 3:40 pm

Olá, boa tarde a todos!

Tenho muita vontade de ter um furão, e tenho condições para o/a manter. Mas tenho algumas dúvidas acerca da saúde deste lindo bichinho, aqui vai: Sei que o furão precisa de levar 2 vacinas (plo menos), a da esgana e da raiva (apesar de estar irradicada do nosso Pais, convem que o furão a leve) pelo que li no site arca de noé, mas se o furão é ilegal como o podemos levar ao veterinário para tomar estas vacinas? O veterinário não nos pode denunciar? Tenho um pouco de receio em relação a isso. E quando eles adoecem? Falei assim, por alto, com um aspirante a veterinário, e ele disse me que o furão não é o melhor animal de companhia para alguem que tem um doença crónica uma vez que que este pode transmitir doenças aos humanos, é verdade? Por favor digam - me que o furão é um dos melhores animais de estimação que podemos ter...tenho tanta vontade de ter um. :)

Beijinhos a todos
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

terça fev 21, 2006 8:42 pm

ola,
as vacinas sao obrigatorias.
ha, felizmente, muitos vets por ai q compreendem a injustic,a dos furoes continuarem ilegais como animais de companhia, pelo que nao ha nada a temer se conheceres o vet e se ele for porreiro. porem, parece-m q os vets sao algo inexperientes quanto a especie do furao. Mas, p dar vacinas dessenrrascam-se muito bem, lol... nao e preciso grande ciencia.

o vet da ichi nao percebe nada d furoes.... inclusive, tem medo. quando e p dar a pica ela, obviamente nao gosta, mostra os dentes e "sopra", mas eh incapaz d morder (eh muito boa rapariga, so morde nos caes..... mas isso eh mesmo o mau feitio dela) e o vet salta e ja deixou a agulha pendurada na nuca dela. enfim, mas nada d grave. na ultima consulta, o vet tinha um livro muito bom sobre furoes em ingles (volto a sublinhar, o interesse academico em portugal por furoes eh, acho, quase nulo) e estava disposto a fazer-lhe a esterilizac,ao (a primeira na clinica), mas tenho algum receio d meter a menina dos meus olhos a servir d cobaia, se bem q seria p bem da comunidade... entretanto decidi esperar e logo resolvo esta questao depois da primeira ninhada que fac,o questao d ter.
concluindo, ja ouvi falar d vets na zona centro q assim q se depararem c um furao sem licenc,a (a qual so eh atribuida a cac,adores....enfim, este pais eh uma treta) chamam logo as entidades competentes para resolverem o caso.

antes de adoecerem, ha muitas formas d prevenc,ao, porem se acontecer essa infelicidade, ja deve ter encontrado um vet d confianc,a. :)
ha furoezinhos espalhados pelo pais, de certeza q alguem lhe pode recomendar um conforme a sua localizac,ao.

a pessoa com quem falou eh, como disse um aspirante a vet.... se temos problemas c os vets, imagine o conhecimento q te'm os aspirantes.

informe-se, pesquise e tire as suas proprias conclusoes.

um abrac,o
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça fev 21, 2006 8:58 pm

Olá, bem-vinda ao fórum.

Vamos por partes:

1º Os veterinários estão solidários com a nossa causa. A Direcção Geral de Veterinária (DGV) não coloca nenhum impedimento à detenção do furão como animal de companhia e de uma maneira geral os veterinários estão mais preocupados em tratar/salvar animais que fazer queixa dos donos. Até hoje não tivemos conhecimento de nenhum que se opusesse a tratar dele por esse motivo. E agora que o ICN já nos deu resposta positiva à sua legalização, em princípio, menos motivos terão.

Vulgarmente só lhe damos a vacina da esgana. A da raiva só em caso de ter de sair do país. Quando forem legalizados, talvez já seja necessária mas até lá, não a aconselhamos.

Não percebi em que se baseou o “aspirante” para lhe dar essa resposta mas a que tipo de doença crónica se refere? Eu por exemplo sou asmática e tenho um furão, e os meus filhos, cães e gatos e estão cá todos caídos ao fim de semana e apesar das análises darem que sou alérgica a eles não tenho tido problemas. E na minha juventude também tive gato e canito e nunca tive problemas de asma por causa deles. Muitas vezes as alergias são devidas aos produtos que utilizamos neles e não propriamente aos animais.
Não lhe digo que ele será o melhor animal de estimação, tudo depende do que espera ter como companhia já que ele dorme cerca de 18horas mas se é considerado o 3º animal de companhia em muitas partes do mundo, por algum motivo será…
Responder

Voltar para “Furão”