tenho um toirão, ou um gremlin!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

terça jun 20, 2006 5:02 pm

pessoal, ajudem-me porque não sei o que fazer.....
A ninhada da minha Ichi, lindos e fofinhos já foram para os donos, fizeram ontem 2 meses e estão todos bem, à excepção de uma fêmea que me foi devolvida porque é um gremlin, lol, foi mesmo este o termo utilizado pela minha amiga. não sei que faça.... ela não parece um furão sequer, é má morde muito, mas nem sequer é na brincadeira é mesmo para atacar e fazer mal..... e não pára e só faz isso......... e ta sempre chateada a fazer aqueles sons d irritada.
enfim, ela foi a femea mais pequena, apesar da pelagem ser igual aos manos, sable e era sem duvida a mais electrica e brincalhona (com os manos) para alem disto punha-se muitas vezes a chorar atras da mae (que é o q ela faz agora).
como é q se adossa uma criatura destas q agora vejo bem q nao tem absolutamente nada a ver c os irmãos (que são tão meiguinhos....)???????????? estou num stress tremendo, não a posso entregar a ninguem nestas condiçoes e tambem nao posso ficar com ela....

ah.... eoutra coisa que nunca tinha visto um furão fazer, o rabo dela mexe-se como se fosse o de um gato... é muito estranho.

please, help
façam os vossos comentários e deixem sugestões
thanx
lisa cry
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quarta jun 21, 2006 8:58 am

Aconselho-a a colocar umas luvas para proteger as mãos e manusear/passar muito tempo com ela. Por ser muito brincalhona e electrica, deverá ter sentido muito a falta dos irmãos. Todos têm uma personalidade diferente e as mudanças de ambiente provocam essa reacção nos primeiros 15 dias (+-). Era bom que fosse a antiga dona a fazer esse processo (se ela ainda ficar com o peludinho).

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jun 22, 2006 7:47 pm

Alguns abanam o rabinho como os cães, normalmente quando estão excitados. Portanto isso é normal e até é uma característica bem engraçada.

Os futuros donos deles, têm de saber que vão comprar um animal que nos primeiros tempos, alguns demoram meses, poderão morder e terão de ser educados a não o fazer. E que paciência e persistência e mais persistência e paciência, são a "chave" para os ensinar.

E os donos não se devem de esquecer que as cria têm de ser manipuladas depois dos primeiros 15 dias, para se habituarem às mãos humanas e não sairem mais tarde uns futuros agrafadores.

Já mais do que um dono teve furões mais mordedores e não o devolveu. Quem não se lembra da "agrafadora" que a Inês_Faria teve de amansar e que agora é um doce?
Se calhar a sua amiga não estava preparada para ter ainda um animal. Ela que leia um pouco mais sobre a personalidade deles, de como os educar e entretanto, tente o Piupiu, com paciência educá-la. Às vezes o bater-lhes ainda os irrita mais. Molhe-a com água quando ela o morder ou fizer tentativas para isso, ou sopre-lhe com força para o focinho.

Eles só devem ser entregues com 8 semanas. Esse tempo é necessário para a mãe os educar. Como o Imv disse, talvez ela sinta a falta da família e necessite de mais algum tempo com ela.
Não aconselho usar as luvas durante muito tempo, porque assim ela não aprende a quantidade de força que deve fazer para não magoar.

Tem a certeza que esses barulhos que ela faz são mesmo de irritação? Não serão a incitá-lo para a brincadeira?
pipiu
Membro

quinta jun 22, 2006 7:55 pm

obrigada pelas respostas.
ela está mais calma hoje, já parece a bichinha que saiu daqui. ;)
ela foi entregue com quase 8 semanas (7 e uns dias), foram todos mais ou menos nessa altura.
é realmente uma pena que a minha amiga nao tenha conseguido educa-la, mas ela ja ha muito tempo que conhece a Ichi e adora furões... mas acordar com a zoe a lhe tentar arrancar o tendão principal do pulso foi um pouco traumatizante p ela... e ser mordida a ponto de deitar sangue e mais sangue q nunca mais parava d correr, enfim.
quanto aos sonzinhos, sim eram de estar realmente chateada e querer atacar violentamente tudo o q se mexe-se, de brincadeira nao tinha mesmo nada. sim, pq é normal q na brincadeira mordam, mas ela queria mesmo morder "p matar". incrivel.
ok, o rabinho é normal, mas nunca tinha visto, desculpem lá o meu post se calhar um pouco histerico, mas tava mesmo deseperada...

obrigada pela dica, vou esperar uma semana p ver se estara mesmo melhor p ir p um dono... :)

thanx imv e mhz
MHZ
Membro Veterano

quinta jun 22, 2006 8:07 pm

Se ela é mordedora, uma semana não chega para a educar.
Talvez ela precise de mais um tempo com a mãe e mais tarde de ter um dono já preparado para saber que poderá ter de lhe dispensar mais que um tempinho para a educar. O meu é um doce, mas demorou uns 6 meses a desabituar-se de morder, verdade que as mordidas não eram de fazer sangue.

Um furão a quem ainda não conhecemos os hábitos, não deve ser deixado em completa liberdade, para que não volte a acontecer isso, de acordar com um agrafador nos tendões.

Reparou se há alguma hipótese de ela estar com algum problema, tipo dor nos intestinos, ou algo no género, que a leve a fazer essas fitas? Repare se ela o faz sempre ou se é depois de comer.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta jun 23, 2006 6:16 pm

MHZ Escreveu:Quem não se lembra da "agrafadora" que a Inês_Faria teve de amansar e que agora é um doce?
Ó MHZ, não vamos exagerar... quanto muito um agri-doce.

Mas o principal é mesmo ter paciencia e não desistir. Por muito que às vezes pareça, não é impossível. Pode demorar meses, mas chega-se lá.
MHZ
Membro Veterano

sexta jun 23, 2006 6:24 pm

Lol Inês, julguei que agora a "fera" já estava "amansada" :D
pipiu
Membro

domingo jun 25, 2006 12:48 am

ok, obrigada d novo.
vou continuar com paciencia, daqui a uns dias volto a dar noticias, se calhar vou entrega-la a um rapaz que ficou com outra femea da Ichi, pode ser que com a companhia da irmã seja mais facil.
nao, acho que nao tem nada a ver com nenhum problema interno, ao menos isso :)

bem, ja agora posso começar a divulgar que os bebés da Ichi são a Tarani, o Dionísio, o Thor, o Boris, o Neo, a Bianca, a Naty, esta terrorista era a Zoe, mas nao sei se o novo dono escolherá outro nome... falta um macho que o dono ainda está a pensar no nome. Portanto filhos da minha Ichi, (que é filha de Max e Moya, casal algarvio) e de um Max (sable) aqui de coimbra ;)

um abraço
jia
Membro Júnior
Registado: quinta set 01, 2005 2:16 pm

quarta jun 28, 2006 10:54 pm

O meu demorou um mês a não tentar mais morder, já agora calça só uma luva para o agarrar, a outra mão nua eles necessitam sentir o nosso cheiro eu cheguei a utilizar as camisolas depois colocava na caixa onde o meu dormia, para ficarem com o meu cheiro e não é que resultou!!
AAAAAAA e também lhe deu uma terapia de choque sempre que ia ao ginásio ou correr e vinha transpirado, metia 2 ou 3 segundos o ficinho dele debaixo do meu sovaco nunca mais se esqueceu do meu cheiro anda constantemente atrás de mim.
Abraço
jia
Membro Júnior
Registado: quinta set 01, 2005 2:16 pm

quarta jun 28, 2006 10:59 pm

O meu demorou um mês a não tentar mais morder, já agora calça só uma luva para o agarrar, a outra mão nua eles necessitam sentir o nosso cheiro eu cheguei a utilizar as camisolas depois colocava na caixa onde o meu dormia, para ficarem com o meu cheiro e não é que resultou!!
AAAAAAA e também lhe deu uma terapia de choque sempre que ia ao ginásio ou correr e vinha transpirado, metia 2 ou 3 segundos o ficinho dele debaixo do meu sovaco nunca mais se esqueceu do meu cheiro anda constantemente atrás de mim.
Abraço
MHZ
Membro Veterano

quarta jun 28, 2006 11:05 pm

jia Escreveu: AAAAAAA e também lhe deu uma terapia de choque sempre que ia ao ginásio ou correr e vinha transpirado, metia 2 ou 3 segundos o ficinho dele debaixo do meu sovaco nunca mais se esqueceu do meu cheiro anda constantemente atrás de mim.
Lol, ora aí está uma boa ideia! :lol: :lol:
pipiu
Membro

quinta jun 29, 2006 7:52 pm

lolol, thanx uma vez mais...
bem, continua tudo na mesma. tirando o ultimo macho q ja tem nome, portanto:
Dionísio, Boris, Neo, Thor e Gore,
Tarani, Bianca, Naty e Zoe (continua sem dono e comigo).

OK, isto é para todos os que pensem fazer criação: é infinitamente mais complicado do que se possa tentar. Eu espero nunca mais ter de passar pela experiência, porém, sinto muito muito orgulho nos meus 9 netinhos e espero que sejam tão felizes quanto a minha Ichi.
eyedgirl
Membro
Registado: sexta nov 14, 2003 2:42 am

sexta jul 14, 2006 8:23 pm

Olá a todos.....eu tb te queria contar a historia da minha bia.....
sabes ela tb era a mais pikena da ninhada e no entanto a mais energetica e completamente dependente da mae.....(tanto que fiquei com ela) e ela sempre foi mt de agrafar tb ...mas passados uns meses d insistencia....sem q os nervos das dentadas fortes dela falassem mais alto um NAO e assoprar para o focinho resolver , mas olha q tb axei interessante a tecnica do sovaquito lolol ;) ela hj em dia , a histeria continua mas ela já n morde ela dá bjinhos :)
Outra historia é a da mana da bia a bina (que a dona até lhe chamou de bina laden, imaginem pq) mas ela teve mt paciencia para com ela e correu tudo bem...
bjinhos pa todos
Responder

Voltar para “Furão”