Toirão na RTP N

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta ago 10, 2006 5:03 pm

Acabei de ver uma pequena reportagem sobre os Toirões, no programa Biosfera, e fiquei sem dúvidas sobre o que já se sabe: que os jornalistas e os técnicos do ICN andam mal informados.

A senhora que apresentava a espécie referia-se a ela como toirão e furão, indistintamente. "O furão é a versão domesticada do toirão", dizia a técnica do ICN...
Ah, já me esquecia, eles escreveram mustela putoris, em vez do correcto putorius.

Mas nem tudo é mau!

Dizia a dita senhora que os furões são animais selvagens, "embora haja um grupo de pessoas que pediu a sua legalização como animal de companhia"

Estão a ver?? É para isto que a MHZ, a Moya e os outros carolas que estiveram na PETFIL há dois anos (e onde me incluo com orgulho) andaram a trabalhar.

Uma vitória para o Clube Português do Furão, que através da MHZ (ela mais que ninguém) tem conseguido que a causa da legalização dos nossos baixinhos venha a ganhar notoriedade.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta ago 10, 2006 6:55 pm

Engraçado (? :evil: ) dizerem que são animais selvagens, quando no mínimo deveriam saber que o furão provém da domesticação da espécie selvagem, que é o toirão.

Mas esta ignorância não acontece só no nosso país. Veja-se em NewYork, onde não permitem a sua legalização, baseados nessa afirmação e logo num país onde há milhares de furanitos como animais de companhia, tantos que são considerados o 3º animal de companhia.

Ainda há muitos preconceitos a serem derrubados…

E pelos vistos ainda teremos de estar presentes em umas tantas mais PETFIL ;)
Responder

Voltar para “Furão”