Queria comprar um Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
lheckuo
Registado: sábado out 07, 2006 2:49 pm

sábado out 07, 2006 3:34 pm

Olá caros amigos!

Desde pequeno que tenho o sonho de ter um furão... Apesar de ser biólogo, os meus pais nunca me deixaram ter animais... Há pouco tempo saí de casa e já tenho condições para adquirir um bichinho destes! No entanto, não sei com quem posso falar/contactar para tentar comprar uma cria!
Se fosse possível gostaria que me contactassem para saber mais informações acerca de onde me dirigir, com quem posso falar, mais conselhos, etc...
Muito obrigado,

Miguel
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda out 09, 2006 1:56 am

Miguel,
Bem vindo ao forum. :)
As duvidas que tenha poderá po-las aqui... Tem um artigo optimo para "principiantes" que são as Faq's que poderá ler aqui neste forum.

Nesta altura penso que será dificil encontrar furões bebes pois a epoca de acasalamentos já terminou.

Removi o seu nº de telefone/ contacto porque a propria Arca tem uma àrea para classificados que não está em funcionamento neste momento mas deverá estar dentro de alguns dias e nessa altura poderá colocar lá um anuncio à procura de um furanito.
Obrigada,
Moya
lheckuo
Registado: sábado out 07, 2006 2:49 pm

quarta out 11, 2006 2:01 pm

E quando é que normalmente nascem os juvenis? Lá para Maio talvez? Com que idade é aconselhável "adoptar" um (não deve ser logo a seguir a nascerem não é? devem ter de ficar com a progenitora algum tempo penso eu?)? Qual é o preço normalmente praticado? De que cores podem eles ser? É mais aconselhável ter um macho ou uma fêmea (em termos afectivos, higiénicos, época de reprodução, obediência, etc etc)? Eles têm só pelo curto ou tambem podem ter pelo comprido? Eu já li as faq's e montes de tópicos do fórum... mas ficam sempre algumas dúvidas...

Miguel
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta out 13, 2006 8:19 pm

Miguel, as crias devem começar a nascer lá para Março/Abril, mas efectivamente só após as 8 semanas estão aptos a deixar a mãe. Conte com crias disponíveis para fins de Maio / Junho. Mas tenha cuidado com as linhagens: furões de caçadores raramente são tão mansos quanto os "caseiros"
Geralmente o preço anda nos 100€, mas tanto pode encontra a mais como a menos.
Cores disponíveis em Portugal: sable (pontas e dorso castanho escuro, máscara), pontas-de-champanhe (creme/dourado, com cauda e patas ligeiramente mais escuras, com ou sem máscara) e albinos (brancos, olhos vermelhos, sem máscara).
Em termos de temperamente e higiene, ter um macho ou uma fêmea é igual. A diferença principal reside ao nível do aparelho reprodutor e companhia.
Quando em cio, o cheiro do macho é muito mais acentuado, e posso dizer-lhe por experiência própria que é mesmo impossível de suportar dentro de casa. Além disso, ele marca território, pingando chichi por todo o lado, seja no chão, nos sofás, na roupa... e devido ao stress, pode tornar-se mais agressivo. A melhor opção é mesmo castrar, e tudo isto desaparece. A operação é simples e rápida, e anda na ordem dos 90€.
Nas fêmeas, não existem as marcações cerradas com chichi, mas pode haver descuidos. A agressividade tb pode vir à tona, embora seja raro. O pior mesmo é o risco de vida que a fêmea corre: quanto mais prolongado for o cio, mais as hipóteses de ter anemia e morrer. Cruzá-la para ter crias não é uma solução aceitável, e as duas únicas opções correctas são cruzar com macho vasectomizado (ainda não há, e apenas adia o problema) ou esterilizar - para mim a melhor solução, e que também previne muitos problemas de saúde das meninas. Por ser mais complicada, esta operação ronda os 160€.

Há furões angorás, mas por cá ainda não. (Cuidado com as "imitações", que anda por aí gente a fazer publicidade enganosa.) De resto, os de pêlo curto são de manutenção mais fácil.

Mais alguma dúvida, estamos aqui para ajudar. ;)
marcobina
Registado: sábado nov 04, 2006 7:01 pm

terça nov 07, 2006 2:15 pm

boas!
tenho um furão para venda com sete meses. já castrado, com vacinas que furões portugueses não tem, com ship e devida caderneta. é com mascara.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta nov 08, 2006 5:11 pm

pois eu tambem queria comprar um furaozinho mas esta complicado de encontrar..

eu nao me importo que seja um ja com uma certa idade e que o que eu quero mesmo e um furanito porque me apaixonei por eles, sao animais magnificos..

se alguem souber de algum obrigada :D
Responder

Voltar para “Furão”