A perder Pêlo!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
joanafonso
Membro Júnior
Registado: sexta set 15, 2006 1:41 pm
Contacto:

sábado jun 16, 2007 2:15 pm

tenho um furao macho que foi castrado prai a 1 mês e pouco! e a pouco tempo emprestei-o para fazer companhia a uma femea de um vizinho meu... ja que ele estava castrado e ela no ciu não podiam acontecer "acidentes". mas a femea tava sempre a morde-lo... era muito agreciva com ele :evil: . depois trouxe-o para casa... ele estava mais magro e já n tinha tanto pêlo... e a partir daí ele tem perdido cada vez mais pelo (até me assusta) (para além de ter ficado bastante mais claro) ... mas continua ligado a electricidade como sempre!!
nao sei o que pensar.. será melhor leva-lo ao vet? ou será só uma fase?
ajudem-me! :o
abraços a todos****
salcantay
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm

sábado jun 16, 2007 6:33 pm

Boa tarde!
Independentemente da ajuda que os mais experientes lhe possam dar aqui no fórum, acho que devia ir ao veterinário com ele. Palpites, por melhores que sejam, não substituem uma consulta para um correcto diagnóstico.
Beijinhos,
Inês
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jun 16, 2007 8:36 pm

Para lhe poder dar umas ideias, tem que me responder a algumas perguntas:

Que come ele habitualmente? Ou seja, qual a marca da ração. E que goloseimas costuma dar-lhe?
Dá-lhe algumas vitaminas?
Isto tem muita influência no pelo.

Ele coça-se muito, ou nota alguma vermelhidão ou escamas na pele? Pode ter fungos, dermatites, etc. Isto só o veterinário a pode ajudar, depois de fazer um raspado à pele.

Como é essa perda de pêlo, começou pela cauda, foi subindo às ancas e por aí acima? Ou são falhas por todo o corpo?
Que idade ele tem?

Como são as fezes dele? Normais, em rolito tipo pasta de dentes?
Ou tem diarreia?
E a cor delas, é castanho?

Veja a cor das patitas dele e das gengivas, se é rosadita ou pálida, sinal de anemia e uma anemia pode provocar uma perdida de pelo?
joanafonso
Membro Júnior
Contacto:

sábado jun 16, 2007 9:35 pm

Muito obrigada pela atenção desde já :D

Ora bem... ele ter por volta dos 9...10 meses.

Dei-lhe nos primeiros tempos raçao propria para furão (mas como a loja era longe deixei de comprar) entao informei-m nas quantidades de minerais, proteinas, etc, que deveriam ingerir e que rações eram as mais indicadas... optei então pela ração para gato purina one adult (frango e arroz). e sempre se deu bem.

Não lhe dou recompensas (porque ele não as quer LOL).

Não dou vitaminas (nao sei onde se vende e como isso funciona).

As fezes dele sao normais... são castanhas em rolinho.

O pelo... acho que começou a cair na cauda.. mas agora perde em todo o lado... (nao xega a ter falhas de pelo no corpo) o pelo tem se tornado mais macio.

Noto que ele tem tendência para se coçar... ta muito bem a correr e a brincar e derrepente coçasse assim do nada.

E as gengivas são rosadas tal como as patas.
MHZ
Membro Veterano

sábado jun 16, 2007 11:06 pm

Essa ração de adulto não tem a gordura necessária para eles. E poderá ser a razão desse pêlo fracote.
Só tem 14% de gordura, o que é muito pouco.

A mais aconselhada seria a de Júnior para gatitos. Normalmente deve-se escolher ração Kitten para gatitos até aos 12 meses que é a mais apropriada para os nossos furanitos. A ração de adulto é para quando são mais velhotes, 6 ou 7 anos, dependendo do estado de saúde deles e do funcionamento renal.

A Eukanuba Kitten também seria uma boa opção. Ou a Royal Canin Baby Cat.

Mas um furão alimentado com qualquer destas rações, deve ser suplementado com ácidos gordos.

Peça ao veterinário um bom suplemento. Ou compre Furotone ou Supertone que são boas vitaminas para o pêlo. E Ferretvite ou Supervite que são vitaminas para o estado geral.
Pode comprar pela internet em www.huroland.pt
É um site espanhol de confiança. E se quiser aproveitar para comprar boa comida para furões, eles estão em promoção.

As melhores comidas para furão e de fácil acesso, são: Zupreem e a Totally Ferret para activos, mas pode dar-lhe também a Totally Ferret Baby, que tem mais gordura e proteínas.

Se o pêlo não melhorar, convém fazer-lhe uma revisão geral.
joanafonso
Membro Júnior
Contacto:

sábado jun 16, 2007 11:12 pm

Muito obrigada pelo concelho! amanha já vou ver da ração :)
Faço tudo pelo meu bichinho :D eles merecem tudo e mais alguma coisa! :P

jokas****
MHZ
Membro Veterano

sábado jun 16, 2007 11:18 pm

Agora, também é uma altura em que perdem bastante pelito, para ganharem o casaquinho de verão (ficam com menos pêlos). Também pode ter a sua influência na quantidade de pêlo.

Eles coçam-se um pouco, por hábito mas se a pele está seca mais se coçam.

É bom ele não gostar de goloseimas. Pode experimentar dar-lhe pedaços de carne cozida ou grelhada levemente em um fio de azeite, sem sal.

E dar um ovo cozido por semana também ajuda a terem um pelo bonito. (divida-o em 3 partes e guarde no frigorífico)
joanafonso
Membro Júnior
Contacto:

sábado jun 16, 2007 11:19 pm

ta certo!!! concelhos são sempre bem vindos :D
MHZ
Membro Veterano

sábado jun 16, 2007 11:46 pm

Esqueci de dizer que não deve mudar da ração que ela comia habitualmente, para uma nova bruscamente. Esta mudança deve de ser lenta, nunca brusca, porque pode causar-lhes diarreia.

Em caso de ser para a mesma marca, a Proplan, penso que estes cuidados não devem ser necessários.
Responder

Voltar para “Furão”