iniciante em furoes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Bascari
Membro Júnior
Registado: segunda out 09, 2006 6:28 pm

quarta set 26, 2007 8:31 pm

ola a todos
interessei-me muito pelos belos furoes e gostava de saber que tamanho deve ter no minimo a gaiola dos furoes?e que eu nao tenho muito espaço mas da para ter uma coisa com pelo menos um cubo de 50cm mas como e so para ele poder dormir eu penso que nao haveria problema se o deixasse passear todos os dias
ja agora que tipo de comida e que compro?comida propria?e que por aqui nunca vi nada dessas comidas mas como vi que ha pessoas que lhes dao raçao de gato pensei que podia ser a sua alimentaçao base,nao sera prejudicial pois nao?
desculpem este testamento mas eu so quero ficar informado antes de adquirir um destes belos animais
HaddaWay
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2004 10:57 pm

quinta set 27, 2007 8:16 am

um cubo de 50cm :o , esse é o comprimento Deles em adultos!!!!!! se nao tens espaço não tenhas Furoes!
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta set 27, 2007 11:16 am

Como tambem vou ter um deste bichinhos para o ano já me andei a informar...

Gaiola de tamanho grande é importante! A gaiola deve ser suficientemente grande para o furão ter uma zona de “relax” e outra de brincadeira!
Sem a companhia do dono, o furão pode passar mais de 15 horas a durmir!

Eles em adultos chegam a atingir os 50cm que o HaddaWay referiu!

O ideal é uma gaiola em altura com vários pisos, o mínimo de medida da gaiola, para um furão, será de 63cm(alt.)x 70cm(comp.)x 40cm(larg.), o que dá dois pisos. Mas se conseguires maior melhor!

Quanto á comida, os furões são carnívoros e devem ser alimentados com uma alta percentagem de proteína e alta percentagem de gordura.
Em portugal, já encontras nas lojas de animais comida propria para furão, mas se não vires, há boas rações para gatinhos que tambem fazem um bom trabalho na alimentação dos furões...

Dicas já tens!
Agora pensa bem se tens tempo, disponibilidade e principalmente espaço!!
Não vale a pena concretizares um capricho, para o bichinho não ter espaço!

:D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Bascari
Membro Júnior
Registado: segunda out 09, 2006 6:28 pm

quinta set 27, 2007 4:39 pm

essa medida foi assim por alto
eu ja me tenho andado a informar mas como vou ter hipotese de poder deixa-lo solto todas as tardes pensei que nao fazia mal que a gaiola fosse so para ele poder dormir
tive a tirar umas medidas e tenho espaço para uma gaiola desse tamanho(63cm(alt.)x 70cm(comp.)x 40cm(larg.))
ha algum problema em ser eu a fazer a gaiola?tava a pensar em faze-la em madeira mas nao sei que tipo usar,podiam-me dar umas dicas?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta set 28, 2007 2:47 am

Não ha problema nenhum em fazer a gaiola, desde que obedeça a algumas normas, como por exemplo o espaço entre as malhas da rede, não convém mais de cerca de 1 cm, para que o malandrito não se escape ou não fique preso entre elas, A teoria deles é que se passa a cabeça, o corpo também tem de passar...só que às vezes, enganam-se...

Poder ler alguma coisa aqui http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=16380

Eu sou de opinião que um animal deve ter a maior liberdade possível, já basta a que lhes tirámos a quando da domesticação. O meu anda solto pela casa mas 1º andava sempre atrás para ver o "estilo" dele, quais as “marotices” que mais lhe gostavam. Buracos, armários, gavetas, maquinas da louça e roupa, fichas eléctricas, fios eléctricos, enfim, há-os para todos os gostos e vá-se lá saber o que lhe vai calhar na rifa...
Nunca dê por certo que uma coisa é segura, sei do caso dum, que arrastou uma caixa para subir para uma cadeira e daí para a janela...
Janelas abertas, varandas e então portas da rua abertas, são um "doce " para eles...
Tampas da sanita abertas, um ponto a explorar...e disto falo por experiência própria, que apanhei o meu lá dentro...

Aconselho-o a ensiná-lo de início, o que deve ou não fazer. Com o tempo, entendem. Mas de todas as maneiras, nunca o dê como certo…

Se consegue ter a casa bem preparada e andar bem atento nos primeiros meses; se se habituar a andar em casa, arrastando os pés e a não fechar nem abrir portas sem primeiro olhar, etc. etc. etc., não precisará de uma gaiola grande ou então faça-a de modo a que possa crescer, porque se mais tarde quiser mais algum, já estará preparada para a poder aumentar.

O mais importante numa gaiola é que esteja colocada num quarto de modo que ele durma em completa obscuridade, porque são animais foto-periódicos e seus ciclos biológicos regulam-se por as horas do dia. Não devem de ter mais de 8h de luz diárias, incluídas as da luz eléctrica. Mesmo a luz da TV é suficiente para alterar o seu ritmo.

Aqui fala-se um pouco sobre este assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=16666

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=14649

Sobre as comidas próprias para furões à venda no nosso país, não as aconselho. Prefiro comida de gatinho mas nem toda, só a Eukanuba Kitten a Porplan Kitten e a Royal Canin BabyCat (mas da R.C. já só aconselho esta).
O que pode é pedir pela Internet, a sites de Espanha que são seguros e vendem a Totally Ferret e a Zupreem que são as que aconselho.

Já leu as FAQ´S? http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=11889

E já agora, pode também ler este http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11647
MrMerlin
Membro Júnior
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

sexta set 28, 2007 11:27 am

Olá, uma mera opinião, desde que disponhas de duas ou três horas diarias para lhe dar atenção brincar e deixa-lo andar um pouco, o resto do tempo ele estará a comer e a dormir, por isso não te preocupes muito com o tamanho da gaiola desde que lhe ofereça um espaço limpo e ele se movimente bem chega, a madeira entranha muito o cheiro não a consegruirás limpar bem e com o tempo vai cheirar mal, tem atenção onde o vais comprar e não compres animais do mesmo sangue, numca.
Impertinente
Membro Júnior
Registado: terça jul 17, 2007 6:27 am

sábado set 29, 2007 12:07 am

Estou a contar comprar um em Novembro e, pelo que já ouvi, corrijam-me se estou errado: madeira? Isso não dura dois dias! Metal! E mesmo assim...
<p>Animais: guppys, cadela, ratazanas, pais...</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado set 29, 2007 2:33 am

Madeira, sim, que dura. Eles não roem os móveis. O problema da madeira poderá ser porque impregna o cheiro deles mas se a forrar con PVC, fórmica, plástico de chão, etc. já não é assim tão fácil.

Há no foro um tópico sobre jaulas com ideias para jaulas de madeira, umas, feitas com estantes baratas e depois é só forrar os lados e a frente.

É questão de ter um pouco de paciência e o procurar.
Responder

Voltar para “Furão”