esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

sexta jan 11, 2008 9:13 pm

Boa Noite!

A cruela foi ao vet ontem, ele esteve a observar e diz q ela está em condições de se fazer a esterilização, está marcada para 2ª feira.
Gostava de saber quais os riscos da operação, em principio vem para casa logo no mesmo dia, tb gostava de saber quais os cuidados q devo ter já em casa para uma rápida recuperação.

Gostava da opinião de pessoas q já tenham passado por esta experiência uma vez q estou com algum receio. Conheço o processo nos cães, assim como nos gatos, mas penso q nos furões deve ser mais delicado.

Obrigada, Silvia.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jan 12, 2008 12:29 am

É suficiente um jejum de 4 horas, não necessita de estar mais tempo nem é conveniente.

Não sei se o vete só lhe retira os ovários, ou se retira também o útero mas aconselho a fazer-lhe esta pergunta, porque é preferível retirar tudo. Assim fica livre de infecções no útero.

A melhor anestesia, é com isoflurane. Com esta anestesia, ela é controlada constantemente e monitorada. Só leva a quantidade de annestesia estrictamente necessária.
Com a anestesia por injecção, já não sucede o mesmo e para acordar, tem que dar um antídoto.

Uma coisa muito importante, é colocar por debaixo dela uma fonte de calor, normalmente uma almofada eléctrica. Com a anestesia, a temperatura corporal baixa muito.

É conveniente ter pontos internos, é mais seguro.

Quando a for buscar, leve mantas bem quentinhas para manter a temperatura do corpo e continuar bem agasalhada para não apanhar gripes, uma vez que as defesas baixam com a operação. Se houver alguém com gripe, não consinta que se aproxime dela.
Dê-lhe papinhas nos primeiros dias (é suficiente a ração habitual humedecida e depois passada pelo liquefactor. Se quiser, compre uma lata Hills A/D e mistura com a ração, meio/meio que ajuda a recuperar peso).
Deixe-a fechada para que não se movimente muito. Dê-lhe o antibiótico que o veterinário receitar e faça uma ou 2 limpezas diárias da cicatriz, com Betadine diluído meio/meio em água esterilizada, com a ajuda de uma gaze.
Peça umas vitaminas ao vete para a restabelecer bem.

E não se preocupe que tudo correrá bem, a operação não é diferente das gatas.
Depois conte-nos como correu.
rpedro
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 5:11 pm

sábado jan 12, 2008 1:11 am

Obrigada desde já pelas dicas!
Claro q estou com algum receio, mas estou confiante q correrá bem, pelo que sei o vet já tem experiência com furões e inclusivé já fez esterilizações q correram bem.
Da minha parte vai ter todos os mimos necessários.....

Eu depois dou notícias, Obrigada, Silvia
Responder

Voltar para “Furão”