domingo mar 23, 2008 8:32 pm
Ele está mal alimentado e com essa alimentação, a perda de pelo é um mal menor. . Whiskas é péssima e as rações das pet shops para furões, também são más. Os furões são carnívoros estritos e essas rações são muito à base de proteínas vegetais, difíceis de digerir para os furanitos e com o tempo ele pode vir a sofrer de problemas intestinais, o que é muito pior que essa perda de pêlo. A ração deve ser à base de proteínas animais, frango, etc. e não de proteínas vegetais, como a do milho, soja, etc.
É no sistema digestivo, que estão cerca de 70% das defesas do seu sistema imunitário, se há algum problema com o sistema digestivo, essas defesas baixam e fica mais fácil eles contraírem doenças.
Quanto ao leite, se vê que ele não tem diarreia quando o bebe, não tem problema mas se nota as fezes mais líquidas, melhor não dar. Os furões, depois do desmame, perdem a enzima necessária para digerir a lactose do leite. Uma vez que ela já não é necessária, o organismo deixa-a de fabricar. Se depois do desmame, os donos continuarem a dar leite, uma vez que essa enzima continua a ser precisa, o organismo continuará a fabricá-la. Assim que observa e veja como ele reage ao leite.
Quanto aos ovos, ao dar-lhes crus, tem de ter a certeza que são de confiança, sobretudo no Verão é fácil trazerem uma salmonela escondida e provocar-lhe uma enterite.
Mas se acha que são de confiança, então dê-lhe só a gema crua e a clara deve ser cozida. A clara crua contem uma enzima (a Avitina) que destrói a Biotina que é uma vitamina do complexo B muito importante para o pêlo. E a gema de ovo é muito rica em Biotina, assim que ao dar-lhe o ovo cru, anula o efeito da Biotina.
Não me disse nada sobre se ele tem pontitos negros na cauda. Esses pontos obstruem os poros e impedem o pelito de crescer. Convém limpá-la.