Cruzamento de sangues...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

segunda jul 28, 2008 2:27 pm

FAz algum tempo que penso nisto: "cruzamento de sangues"...

Todos nós sabemos que não devemos cruzar o sangue dos pais com os filhos ou entre irmãos...

De onde veio o teu furão? Sabes quem foram os seus pais? Normalmente só nos dizem a cor deles e não a linhagem...

Quem nos garante a nós, que já não fizemos cruzamentos de sangues entre irmãos? Ou tios e sobrinhos?

O mundo é pequeno e se ficarmos a pensar que os "irmãos" dos nossos furões ficam pela zona e o melhor é procurar ´fora da nossa região, enganamo-nos...

Dei com um irmão da Jasmine em Lagos... Se pensava que ficavam pela minha zona, deixei de pensar... Como sei, como sabemos...?

Não nos deveriam dar mais dados além da data de nascimento e a cor dos pais?

Quem diz furões, diz outro animal qualquer...

O que acham disto? Nunca vos incomodou? NUnca pensaram nesta possibilidade?
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jul 31, 2008 3:28 am

Enquanto eles não forem legalizados, oficialmente, pouco se poderá fazer...
Enquanto eles não forem legalizados, o desconhecimento sobre eles, e suas necessidades, continuará a ser grande...
Enquanto os seus donos os resolverem acasalar, porque: "coitaditas, têm de satisfazer o seu instinto maternal" em lugar de aprenderem primeiro como o devem fazer e só depois o fazerem conscienciosamente, tendo também o cuidado de fazerem uma arvore genealogica, essa possibilidade existirá...
Enquanto que...etc.etc.etc.
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quinta jul 31, 2008 4:00 pm

Agora fizeste pensar nesses termos, eu não vi pais, nem irmãos do meu pequenote, e só o vi quando fui buscar, nem sabia a cor dele, apenas disse que albino de olhos vermelhos não gostava muito, coisa que agora acho giros, mas menos que os sable, mas são gostos..
Não sei quantos irmãos ele tem, não sei nada da familia dele anterior..
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Vera_Carlos
Membro Veterano
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quinta jul 31, 2008 4:58 pm

Ah pois é...

Nós nada ou pouco mais sabemos sobre a descendência dos nossos pequenotes.

Sei que o pai das minhas veio de Barcelona e é sable... A mãe da Jasmine é albina, mas quanto há mãe da Shena nada sei...

Sei que a camada onde nasceu a Jas eram de 6, 4 sables e 2 albinos... Quanto ao nº de machos ou fémeas nada sei...

Sei por conversa, que uma rapariga de Lagos tem um dos irmãos da Jas, mas este já tem alguns anos, mas não sei mais nada...

Sei que isto não vem à baila, mas da única criação que fiz/fizemos de ratazanas domésticas, sei o paradeiro de 5 das 13 que nasceram. Decidimos fazer criação após falarmos com o dono de uma loja de animais que aceitou ficar com as crias... Digamos que depois virou o bico ao prego e não quis nenhuma... Fiquei com uma fémea e o meu namorado com outra (que já faleceu); outra está com um user daqui da arca; um casal está no Entroncamento e os restantes... foram entregues a outra loja de animais que os aceitou, mas acabou por os deixar fugir. Ao casal que foi para o Entroncamento foi feito uma árvore geneológica. A pessoa pediu-me informações sobre a origem dos pais das crias e continuou a fazer a árvore geneologica...

Acho que é tudo uma questão de bom senso dos "papás". Não nos custa nada no preciso momento em que temos o animal fazer a sua árvore geneologica a partir das informações que nos der o criador, e se, decidirmos cruzar com algum fazer umas perguntinhas à priori ao dono do macho/fémea... Pelo menos essa é a minha opinião...

Tenho duas fémeas e por razões óbvias a Jas nunca irá ser mãe, acho cruel trazer ao mundo crias com o mesmo problema que ela, mas também não vou fazer esterilização precoce.

Quanto à Shena, acho que também não vai ser mãe... Não me acho apta nem capacitada para criar furõezinhos só pelo prazer de criar, ou porque é giro ver aquelas minhoquinhas a crescer e a formarem-se... Deixo esse papel para as pessoas mais aptas, experientes e capazes.... Serei cruel? Talvez... Mas ao menos sou sincera...

Não crio por criar, se assim fosse, as minhas 8 ratazanas fémeas já teriam sido mães por esta altura... Tal como a hamster. Acho que não deixam de ser menos ratas, menos hamsters, menos "furonas" só porque não deixaram descendência no mundo. A descendência não precisa vir de nós mesmos, mas dos nossos irmãos e irmãs... já que têm o mesmo sangue que nós.

Agora cabe a nós "papás" fazer a árvore geneológica dos nossos pequenotes e se possivel, obter alguma informações dos futuros papás para sabermos onde estão os netos, bisnetos, etc.... Talvez assim, podemos evitar cruzamentos de sangue, mesmo que não seja intencional...
Fiquem bem, Vera
DavidCascais
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 5:15 pm

Mas eu já mais saberei do meu pequenote, foi intermediario de intermediario...enfim...
Mas é uma optima ideia fazer a arvore..
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Vera_Carlos
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 5:23 pm

DavidCascais Escreveu:Mas eu já mais saberei do meu pequenote, foi intermediario de intermediario...enfim...
Meu menino! Foste avô! Que tal dares o teu contributo aos futuros papas dos teus netos?

Os erros dos passados dificilmente os conseguimos apagar por completo, mas podemos corrigi-los no futuro...
Ao futuros papas pode ser entregue uma árvore geneológica em que conste a cor dos pais e a sua origem. Por exemplo: mãe sable originária de Lisboa; pai Albino originário de Setúbal... Sei lá... é uma ideia... Aqueles que estão habituados a este tipo de coisas, melhor que eu poderam dar uma exemplo melhor...
Fiquem bem, Vera
DavidCascais
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 5:26 pm

Vera_Carlos Escreveu:
DavidCascais Escreveu:Mas eu já mais saberei do meu pequenote, foi intermediario de intermediario...enfim...
Meu menino! Foste avô! Que tal dares o teu contributo aos futuros papas dos teus netos?

Os erros dos passados dificilmente os conseguimos apagar por completo, mas podemos corrigi-los no futuro...
Ao futuros papas pode ser entregue uma árvore geneológica em que conste a cor dos pais e a sua origem. Por exemplo: mãe sable originária de Lisboa; pai Albino originário de Setúbal... Sei lá... é uma ideia... Aqueles que estão habituados a este tipo de coisas, melhor que eu poderam dar uma exemplo melhor...

Avô?Eu????? Lol estas a fazer confusão, eu só tenho o meu pequenito mais nenhum.

É uma ideia esse genero de arvore, mas deve haver outro
Vera_Carlos
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 6:14 pm

DavidCascais Escreveu:
Vera_Carlos Escreveu:

Avô?Eu????? Lol estas a fazer confusão, eu só tenho o meu pequenito mais nenhum.

É uma ideia esse genero de arvore, mas deve haver outro
A pois fiz :oops: :oops: :oops:
Quem foi avô foi mozzkito...
Interpretei mal... Sorry! :oops: :oops:
Fiquem bem, Vera
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

quinta jul 31, 2008 11:40 pm

Viva,

A árvore daqui é pouco conhecida. A Li veio de um estranho. Nunca vi os pais e desconfio da forma como foi criada, no que respeita às condições. Creio que resulta de criações locais para caça. É transmontana. O pai apenas sei que foi adquirido no Alentejo e tem mais de 3 anos.

Não me preocupo muito com a origem da Li. Normalmente, pessoas que lidam com animais, nos quais se inclui caçadores, têm cuidado com as questões de consanguinidade. Preocupam-se mais que as pessoas urbanas.

Por outro lado, sabemos que a consanguinidade é comum no apuramento de raças. Claro que há limites para o inbreeding mas não é necessário alarmismo. Existem cálculos para a taxa de reprodutores a introduzir em colónias descendentes de um grupo restrito.

Notemos por exemplo algumas raças de cães: um cão como o castro laboreiro cujo solar é tão restrito sofre sempre de um certo nível de consanguinidade. Não é necessariamente mau. A recente recuperação de raças como o Cão de Gado Transmontano e outros obriga a uma utilização restrita de fundadores. Todos os Sorraias (cavalos) que existem hoje (e não são muitos) resultam de cerca de 10 indivíduos cuja eguada era de 7 apenas, creio.

Resumindo: deve-se evitar consanguinidade próxima (pais, irmãos ou outros relativos até segundo grau) mas não é necessário paranóia. Apesar de serem ilegais há muitos furões por aí, e a entrada de sangue novo não é assim tão rara. Muita gente vai busca-los a Espanha, por exemplo.

Na verdade, o preocupante para mim são mesmo os criadores urbanos que formam uma comunidade fechada de trocas e vendas e, ainda por cima, com grande mobilidade. Ou seja, a distância não é problema, o universo de reprodutores é que é pequeno. Mas pronto: estou inserido neste grupo e já deixei que a Li criasse. Continuo a acreditar na improbabilidade de consanguinidade entre ela e o macho que arranjei. Não é de todo impossível, contudo.

Fica a minha opinião e a pouca informação sobre genealogia.
Dos herdeiros que já têm dono a distribuição é a seguinte:

1- fêmea fica comigo ... vai fazer companhia à mãe
1- fêmea fica no porto com uma amiga
1- fêmea vai para braga com outra pessoa
1- Fêmea também vai para braga para outra pessoa

2- Machos ainda não têm destino

abraço
Última edição por Mozzkito em sexta ago 01, 2008 1:44 am, editado 4 vezes no total.
Mozzkito
Membro

quinta jul 31, 2008 11:45 pm

Mas não era mau de todo num site qualquer (tipo o Clube Português do Furão) começar a fazer uma tabela de registo em que se colocavam nomes de descendentes e nicks de proprietários.

Simplificávamos as coisas aos proprietarios urbanos que resolviam fazer criação.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta ago 01, 2008 5:49 am

Mozzkito Escreveu:Mas não era mau de todo num site qualquer (tipo o Clube Português do Furão) começar a fazer uma tabela de registo em que se colocavam nomes de descendentes e nicks de proprietários.

Simplificávamos as coisas aos proprietarios urbanos que resolviam fazer criação.
Sim e às autoridades para multasr essas pessoas e confiscar esses furões também.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Vera_Carlos
Membro Veterano

sexta ago 01, 2008 9:45 am

Mozzkito Escreveu:Mas não era mau de todo num site qualquer (tipo o Clube Português do Furão) começar a fazer uma tabela de registo em que se colocavam nomes de descendentes e nicks de proprietários.

Nós podemos fazer isso...
Começaste bem disseste:
Dos herdeiros que já têm dono a distribuição é a seguinte:

1- fêmea fica comigo ... vai fazer companhia à mãe
1- fêmea fica no porto com uma amiga
1- fêmea vai para braga com outra pessoa
1- Fêmea também vai para braga para outra pessoa

2- Machos ainda não têm destino

Só tens mesmo é que passar essa informação às pessoas que ficarem com eles/as. Acrescentar as cores...
Acho que era suficiente dizer quem foram os pais (cores e origens primárias), data e local de nascimento. É que por vezes, nem essa informação temos...

Quanto aos caçadores, discordo um pouco contigo. Depende muito de caçador para caçador. Os primeiros furões que vi ao vivo e toquei, viviam em lugares de meter dó. Nunca cheguei a ver os "pais" daqueles que lá estavam e supostamente eram todos irmãos (2 machos e 9 fémeas), menos uma 10ª fémea que era doutra ninhada...

Também tive para comprar um furão em Espanha, "inteiro" (como eles costumam chamar). Enviaram-me umas fotos de uns furões lindos e gordinhos e quando cheguei ao ponto de encontro, fiquei chocada com o que vi!!!! Disseram-me por e-mail que só tinham 2 fémeas, à minha frente estavam 3 fémeas, supostamente, mansinhas...mansinhas, mas no entanto só me queriam ferrar os dentes. Inslusive fui mordida por uma delas. E a mulher que as estava a vender continuava a insistir que eram mansinhas, mansinhas, mansinhas... E no entanto, dava-lhes chapadas no focinho cada vez que uma das "furonas" lhe tentava morder... AH! E além de NÃO serem mansinhas, nenhuma delas era a que constava na foto, de gordinhas não tinham nada e de mansas muito menos. Eram crias de furões de caça... Magras e esfomeadas...
Fiquem bem, Vera
Mozzkito
Membro

sexta ago 01, 2008 1:25 pm

Sim e às autoridades para multasr essas pessoas e confiscar esses furões também.
sugeri nicks... seria um registo mais ou menos oficioso tal como aqui.
TM22
Registado: quinta set 27, 2007 9:33 am

domingo ago 31, 2008 9:12 pm

ola boa noite eu sou novo por estas andanças e ainda nao tenho o prazer de ter um furão situação da qual eu gostava de disfrutar!
mas acerca da arvore geneologica eu acho que todos os que tivessem ninhadas deveriam fazer um registo como ja se falou anteriormente mas fazer um registo como se faz nos pedigrees dos caes por exmplo que fica la registado o nome do novo companheiro e os dados do novo dono depois de tudo isso aplicar todos esses dado numa pagina onde os amantes destes fabulosos companheiros podessem consultar ate porque se de futuro se criar um clube vai ser uma coisa deste genero que se vai fazer!!!!
isto e so uma maneira de tentar facilitar e ja agora se souberem de algum furao que eu possa adquirir eu adorava.....
abraços e fiquem bem!!
Responder

Voltar para “Furão”