Acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
lipao
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sábado ago 30, 2008 11:47 pm
Localização: Furão (Nero), Rough Collie (Simba)

quarta set 03, 2008 10:13 pm

olá sou novo aqui!vou ter um pequenito dentro de dias e já recebi uma proposta para criação para quando ele estiver pronto para ter relações.mas o meu furão é patas de champanhe e a fêmea também há algum problema com as cores?eles não são do mesmo sangue!!!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta set 05, 2008 12:34 am

Champanhe é uma cor diluida. Cruzar duas cores diluidas é perigoso porque aumenta a probabilidade de más formações do/s feto/s.

Abaixo passo uma lista dos cruzamentos com que há que ter cuidado ou evitar completamente:

Devem evitar cruzar furões com padrão de cor branco, ou seja, que têm babeiros brancos, luvas brancas, pelitos brancos soltos ou pontas de rabito de cor branca, uma vez que os bebés podem sair com malformações e problemas de tubo neural.

Cruzar qualquer furão com padrão de branco que sabemos que pensamos que pode ter boa linha genética, com um furão albino: só se tivermos a segurança de que nenhum dos pais do albino tem padrões de branco. Se algum deles for albino, há que certificar que por sua vez, nenhum dos pais tenham padrões de branco.

Não deveriam cruzar nunca furões com cores diluídos como canela ou champanhe, ou chocolate porque aumenta as possibilidades de problemas de defeitos do tubo neural, tais como espinha bífida, anencefalia, etc.

Nem cruzar dois albinos, uma vez que não expressam a verdadeira cor (esta está encoberta pelo albinismo) e portanto não sabemos se eles têm padrões de cor branco nos seus genes, a menos que conheçamos os padrões de cor dos seus pais, avós e bisavós.

Cruzar um furão de cor diluída com um albino: só se tiverem a garantia de que nenhum dos pais do albino é de cor diluído. Se algum dos pais desse albino, for albino, há que certificar que por sua vez, nenhum dos pais era (ou é) de cor diluída.

Com um Dew que sabemos de boa linha genética, podem cruzar: um sable ou canela ou chocolate ou champanhe ou negro mas somente cores normais ou sólidas. Nenhum com padrão branco ou roan.
lipao
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sábado ago 30, 2008 11:47 pm
Localização: Furão (Nero), Rough Collie (Simba)

sexta set 05, 2008 8:39 pm

tão só posso cruzar com sable?os pais do meu são sable a albino!!!
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado set 06, 2008 3:11 am

Sendo albino, um dos pais do seu champanhe, mais um motivo para se quiser fazer uma cria consciente, cruzá-lo de preferência com uma sable.

É muitas vezes, a descontração com que acasalamos os nossos animais, que provoca o aparecimento de problemas de saúde e de más linhas genéticas. Muitos dos furões que a Marshall ferret vende (Marshall é uma grande produtora de furões, primeiro criados para serem vendidos aos laboratórios e depois mais tarde para animais de companhia) têm imensos problemas de saúde, sendo os 3 mais frequentes, os linfomas, os insulinomas e problemas nas glândulas adrenais. Isto provocado por cruzamentos impensados, tendo como fito principal a procura de cores exóticas.

Sou de opinião que não sendo o dono grande conhecedor de genética, é preferível ficar pelos cruzamentos seguros, para evitar que dentro de alguns anos, apareçam problemas similares.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sábado set 06, 2008 3:23 am

E acrescento, não é só ter cuidado com as cores que cruzamos mas também com a alimentação e saúde dos futuros papás, sobretudo com a alimentação da fêmea, quer antes de esta acasalar, quer durante a gestação e o tempo de amamentação.

Ainda há poucas dias, li de uma dona, muito triste porque a sua furanita havia perdido pela 2ª vez, as 6 crias que tinham nascido. Procurando saber melhor a história, apercebo-me que essa furi já tinha sido mal alimentada e mal tratada pela dona anterior. A nova dona, continuou a não alimentá-la bem, nem a suplementou durante a gestação. Resultado foi que no 1º parto, teve 6 crias e comeu-as (muitas vezes acontece por serem novatas e por falta de experiência, putras é por falta de proteínas na alimentação e como o parto as debilita, elas comem as crias).
3 meses depois, voltou a cruzá-la... :x ainda nem a pobre tinha recuperado e já a estava a obrigar a ser mamã...igualmente mal alimentada, novamente sem suplementos durante a gestação, as 6 crias que teve, foram morrendo aos pares...
Se não morressem, seriam certamente, animais candidatos a vários problemas de saúde...
Responder

Voltar para “Furão”