SOCORRO! Fiona que não come!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
metraonspeed
Membro
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm

terça set 09, 2008 7:18 pm

Olás a todos os amigos do furão!
Há muito muito tempo que vos leio por aqui, por gostar de furões, mas nunca ter tido oportunidade de possuir um amiguinho desses. Pois ontem a minha sorte mudou! Fui buscar a Fiona ao final da tarde e foi amor há primeira vista. Comprei-lhe tudinho: a gaiola de dois andares, montes de brinquedos, herdei a caminha que já lhe pertencia e uma bolinha com que ela gosta muito de brincar. Assim que chegámos a casa deixei-a andar por aqui (pois já tinha preparado a casa de modo a receber a nova inquilina) e acabámos a brincadeira por volta das 2h da manhã, exaustas, no sofá.
Tudo perfeito ou... quase. A Fiona não come nada. Comprei-lhe comida de gatinho das boas pois só amanhã recebo a ração propria para ela. Cozi-lhe um ovo, frango, borrego, etc e ainda não a vi pegar em nada. Para piorar a situação perdi o contacto da senhora onde a fui buscar de modo a descobrir quais os seus habitos alimentares (a senhora só me disse que uma boa ração para gatinhos seria suficiente mas com o que já tinha lido aqui no site...).
Alguem me pode ajudar?
Beijinhos da Fiona (que me está a morder as pernas agora hahaha) e obrigado!
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça set 09, 2008 7:44 pm

Eu tive o mesmo problema que tu... Até altura em que a fui buscar não tinha a certeza da marca da ração que comia, resultado mandei vir a totally e entrentanto arranjou-se a holistic select kitten... Resultado, não comia nada de nada...

Tenta com as latinhas hill´s a/d que se encontra à venda nos veterinários... Se comer, faz uma espécie de papinha com a ração que compraste humedecida em água quente durante 30min e moi tudo... Já passou tanto tempo desde que tive nessa situação que quase não recordo... assim pouco a pouco vai-se habituando ao sabor da nova ração (caso não seja a mesma) ou então, pelo sim pelo não, vai rapidamente ao vet, porque também pode ser uma obstrução.

Acho que não fui de grande ajuda, mas os expertes na matéria a qualquer momento dão-te uma ajudinha...

Boa sorte!!!!
Fiquem bem, Vera
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça set 09, 2008 11:08 pm

Siga o conselho da Vera e de-lhe a ração em papinhas. Amoleça em água quente, a ração que aí tem por uns 20 minutos, depois passe na varinha para reduzir a uma papinha. Amorne uns segundos no microondas, prove a ver se não está demasiado quente. Se não comer às primeiras, coloque um pouco da papa nas gengivas para que se habitue ao gosto e depois no seu dedo para ela lamber. Com sorte (e fome) ela comerá sozinha, senão terá de dar-lhe com uma colher ou uma seringa 8sem a agulha, evidentemente).

Quando não comem, sempre se deve considerar a possibilidade de uma obstrução, parcial ou total. Se fôr total, deixa de fazer kks, se parcial, elas são muito fininhas. Como as vê?
Se os intestinos não funcionarem, é uma urgência e deve levá-la ao veterinario sem perda de tempo.
metraonspeed
Membro

quarta set 10, 2008 2:26 pm

MHZ Escreveu:Siga o conselho da Vera e de-lhe a ração em papinhas. Amoleça em água quente, a ração que aí tem por uns 20 minutos, depois passe na varinha para reduzir a uma papinha. Amorne uns segundos no microondas, prove a ver se não está demasiado quente. Se não comer às primeiras, coloque um pouco da papa nas gengivas para que se habitue ao gosto e depois no seu dedo para ela lamber. Com sorte (e fome) ela comerá sozinha, senão terá de dar-lhe com uma colher ou uma seringa 8sem a agulha, evidentemente).

Quando não comem, sempre se deve considerar a possibilidade de uma obstrução, parcial ou total. Se fôr total, deixa de fazer kks, se parcial, elas são muito fininhas. Como as vê?
Se os intestinos não funcionarem, é uma urgência e deve levá-la ao veterinario sem perda de tempo.
Olá e muito obrigado pelo apoio, p'lo menos não me sinto sozinha com um animal de que tenho poucos conhecimentos...
Ela está muito activa, brinca bastante, morde muito mais (sinto que me venderam gato por lebre quando me disseram que era mansinha e treinada), mas não censuro o bichinho, adoro-a e só requer paciencia. Ela urina bem e as fezes aparentam-se normais. Fiz a papinha ontem e finalmente vi-a a comer pela primeira vez desde que chegou. Fi-la novamente esta manhã mas não sei ao certo se se alimentou.
Também fui aos dois veterinários que existem aqui na zona e nenhum deles tem a tal ração que se encontra à venda em veterinários.
Também continuo à espera que a senhora da loja de animais me contacte a dizer que a ração chegou.
Confesso estar a sentir uma certa frustração na dificuldade de arranjar alimentação adequada para a Fiona, toda esta limitação e secretismo em relação a um animal (que me parece) mais apropriado para domesticar do que a maioria das especies de alguns passaros que acho um crime estarem constantemente enjaulados em gaiolas onde na maioria das vezes nem as asas conseguem abrir...
Acabei de receber a chamada da ração. Já volto a dar noticias, wish me luck!
Obrigado pela paciencia, abençoadas!
Até já!
MHZ
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 2:58 pm

Nem todas as rações de gatinhos, servem para furões. Uma boa é a da Orijen (entregam em sua casa e há por aqui no foro, o site de venda). Outra é a da Eukanuba Kitten e para pequenotes, serve a da Royal Canin Baby Cat mas já não serve a R. Canin kitten 34.
metraonspeed
Membro

quarta set 10, 2008 3:21 pm

Já lhe dei a ração. Chama-se "Puik Premium Freddy Ferret"
Segue a analise:
proteina bruta 36%
Grasa bruta 18,5%
Fibra bruta 2,0%
Ceniza bruta 8%
Liquido max. 10%
Vitamina A 30,000 (UL/kg)
Vitamina D3 2,000 (UL/Kg)
Vitamina E 100(mg/kg)
Cobre 15(mg/Kg)
Fósforo 11,0 (g/kg)
Cálcio 15,5 (g/kg)
Taurina 500 (mg/kg)

Opiniões?
MHZ
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 4:34 pm

Só essa analise não chega para dizer se é ou não uma boa ração. Confirme-me se a composição é:
Subproductos de carne, cereais, produtos vegetais, gorduras

Se a confirmar, não a aconselho. Não dêm aos furões, nenhuma ração que contenha vegetais. Eles não têm o cego, uma parte do intestino encarregue de digerir os vegetais, assim, estes serão eliminados sem ser digeridos e com o tempo, danificam o tracto intestinal, com as consequentes repercussões.

Por outros lado, ração com cereais logo no 2º lugar, quer dizer que uma boa dose das proteinas apresentadas, são de origem vegetal e sendo o furão um animal carnívoro estrito, muito mais que o gato, com o tempo, podem provocar-lhes além de pedras nos rins, tumores no pancreas, conhecidos por insulinomas.

Não conheço em Portugal, nenhuma boa ração para os furões. Até à data, são todas desaconselhadas. Assim que aconselho os donos a importarem ou de Espanha ou Inglaterra, ou a comprarem de gatito, as que acima já referi.

Nestes quase 7 anos que estudo sobre furões, uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que uma boa alimentação, com qualidade, é meio caminho andado para uma boa saúde. O 2º ponto, é a genética.
metraonspeed
Membro

quarta set 10, 2008 5:11 pm

Composicion:
Carne y produtos animales derivados (46% pollo), cereales, productos vegetales derivados, pescado y productos de pescado derivados, aceites y grasas, minerales y levadura.
Acho que está tudo dito lol
Vou então mandar vir de fora, já dei uma olhadela noutros topicos com lojas de referencia e faço a encomenda por lá. Ela comeu muito bem (o que já me deixou mais descansada) agora fiquei preocupada com esta ração.
Volto com mais noticias e obrigado estudiosas/os!
Responder

Voltar para “Furão”