Olás a todos os amigos do furão!
Há muito muito tempo que vos leio por aqui, por gostar de furões, mas nunca ter tido oportunidade de possuir um amiguinho desses. Pois ontem a minha sorte mudou! Fui buscar a Fiona ao final da tarde e foi amor há primeira vista. Comprei-lhe tudinho: a gaiola de dois andares, montes de brinquedos, herdei a caminha que já lhe pertencia e uma bolinha com que ela gosta muito de brincar. Assim que chegámos a casa deixei-a andar por aqui (pois já tinha preparado a casa de modo a receber a nova inquilina) e acabámos a brincadeira por volta das 2h da manhã, exaustas, no sofá.
Tudo perfeito ou... quase. A Fiona não come nada. Comprei-lhe comida de gatinho das boas pois só amanhã recebo a ração propria para ela. Cozi-lhe um ovo, frango, borrego, etc e ainda não a vi pegar em nada. Para piorar a situação perdi o contacto da senhora onde a fui buscar de modo a descobrir quais os seus habitos alimentares (a senhora só me disse que uma boa ração para gatinhos seria suficiente mas com o que já tinha lido aqui no site...).
Alguem me pode ajudar?
Beijinhos da Fiona (que me está a morder as pernas agora hahaha) e obrigado!
SOCORRO! Fiona que não come!!
Moderador: Moya
-
- Membro
- Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
- Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba
Eu tive o mesmo problema que tu... Até altura em que a fui buscar não tinha a certeza da marca da ração que comia, resultado mandei vir a totally e entrentanto arranjou-se a holistic select kitten... Resultado, não comia nada de nada...
Tenta com as latinhas hill´s a/d que se encontra à venda nos veterinários... Se comer, faz uma espécie de papinha com a ração que compraste humedecida em água quente durante 30min e moi tudo... Já passou tanto tempo desde que tive nessa situação que quase não recordo... assim pouco a pouco vai-se habituando ao sabor da nova ração (caso não seja a mesma) ou então, pelo sim pelo não, vai rapidamente ao vet, porque também pode ser uma obstrução.
Acho que não fui de grande ajuda, mas os expertes na matéria a qualquer momento dão-te uma ajudinha...
Boa sorte!!!!
Tenta com as latinhas hill´s a/d que se encontra à venda nos veterinários... Se comer, faz uma espécie de papinha com a ração que compraste humedecida em água quente durante 30min e moi tudo... Já passou tanto tempo desde que tive nessa situação que quase não recordo... assim pouco a pouco vai-se habituando ao sabor da nova ração (caso não seja a mesma) ou então, pelo sim pelo não, vai rapidamente ao vet, porque também pode ser uma obstrução.
Acho que não fui de grande ajuda, mas os expertes na matéria a qualquer momento dão-te uma ajudinha...
Boa sorte!!!!
Fiquem bem, Vera
Siga o conselho da Vera e de-lhe a ração em papinhas. Amoleça em água quente, a ração que aí tem por uns 20 minutos, depois passe na varinha para reduzir a uma papinha. Amorne uns segundos no microondas, prove a ver se não está demasiado quente. Se não comer às primeiras, coloque um pouco da papa nas gengivas para que se habitue ao gosto e depois no seu dedo para ela lamber. Com sorte (e fome) ela comerá sozinha, senão terá de dar-lhe com uma colher ou uma seringa 8sem a agulha, evidentemente).
Quando não comem, sempre se deve considerar a possibilidade de uma obstrução, parcial ou total. Se fôr total, deixa de fazer kks, se parcial, elas são muito fininhas. Como as vê?
Se os intestinos não funcionarem, é uma urgência e deve levá-la ao veterinario sem perda de tempo.
Quando não comem, sempre se deve considerar a possibilidade de uma obstrução, parcial ou total. Se fôr total, deixa de fazer kks, se parcial, elas são muito fininhas. Como as vê?
Se os intestinos não funcionarem, é uma urgência e deve levá-la ao veterinario sem perda de tempo.
-
- Membro
Olá e muito obrigado pelo apoio, p'lo menos não me sinto sozinha com um animal de que tenho poucos conhecimentos...MHZ Escreveu:Siga o conselho da Vera e de-lhe a ração em papinhas. Amoleça em água quente, a ração que aí tem por uns 20 minutos, depois passe na varinha para reduzir a uma papinha. Amorne uns segundos no microondas, prove a ver se não está demasiado quente. Se não comer às primeiras, coloque um pouco da papa nas gengivas para que se habitue ao gosto e depois no seu dedo para ela lamber. Com sorte (e fome) ela comerá sozinha, senão terá de dar-lhe com uma colher ou uma seringa 8sem a agulha, evidentemente).
Ela está muito activa, brinca bastante, morde muito mais (sinto que me venderam gato por lebre quando me disseram que era mansinha e treinada), mas não censuro o bichinho, adoro-a e só requer paciencia. Ela urina bem e as fezes aparentam-se normais. Fiz a papinha ontem e finalmente vi-a a comer pela primeira vez desde que chegou. Fi-la novamente esta manhã mas não sei ao certo se se alimentou.
Também fui aos dois veterinários que existem aqui na zona e nenhum deles tem a tal ração que se encontra à venda em veterinários.
Também continuo à espera que a senhora da loja de animais me contacte a dizer que a ração chegou.
Confesso estar a sentir uma certa frustração na dificuldade de arranjar alimentação adequada para a Fiona, toda esta limitação e secretismo em relação a um animal (que me parece) mais apropriado para domesticar do que a maioria das especies de alguns passaros que acho um crime estarem constantemente enjaulados em gaiolas onde na maioria das vezes nem as asas conseguem abrir...
Acabei de receber a chamada da ração. Já volto a dar noticias, wish me luck!
Obrigado pela paciencia, abençoadas!
Até já!
Nem todas as rações de gatinhos, servem para furões. Uma boa é a da Orijen (entregam em sua casa e há por aqui no foro, o site de venda). Outra é a da Eukanuba Kitten e para pequenotes, serve a da Royal Canin Baby Cat mas já não serve a R. Canin kitten 34.
-
- Membro
Já lhe dei a ração. Chama-se "Puik Premium Freddy Ferret"
Segue a analise:
proteina bruta 36%
Grasa bruta 18,5%
Fibra bruta 2,0%
Ceniza bruta 8%
Liquido max. 10%
Vitamina A 30,000 (UL/kg)
Vitamina D3 2,000 (UL/Kg)
Vitamina E 100(mg/kg)
Cobre 15(mg/Kg)
Fósforo 11,0 (g/kg)
Cálcio 15,5 (g/kg)
Taurina 500 (mg/kg)
Opiniões?
Segue a analise:
proteina bruta 36%
Grasa bruta 18,5%
Fibra bruta 2,0%
Ceniza bruta 8%
Liquido max. 10%
Vitamina A 30,000 (UL/kg)
Vitamina D3 2,000 (UL/Kg)
Vitamina E 100(mg/kg)
Cobre 15(mg/Kg)
Fósforo 11,0 (g/kg)
Cálcio 15,5 (g/kg)
Taurina 500 (mg/kg)
Opiniões?
Só essa analise não chega para dizer se é ou não uma boa ração. Confirme-me se a composição é:
Subproductos de carne, cereais, produtos vegetais, gorduras
Se a confirmar, não a aconselho. Não dêm aos furões, nenhuma ração que contenha vegetais. Eles não têm o cego, uma parte do intestino encarregue de digerir os vegetais, assim, estes serão eliminados sem ser digeridos e com o tempo, danificam o tracto intestinal, com as consequentes repercussões.
Por outros lado, ração com cereais logo no 2º lugar, quer dizer que uma boa dose das proteinas apresentadas, são de origem vegetal e sendo o furão um animal carnívoro estrito, muito mais que o gato, com o tempo, podem provocar-lhes além de pedras nos rins, tumores no pancreas, conhecidos por insulinomas.
Não conheço em Portugal, nenhuma boa ração para os furões. Até à data, são todas desaconselhadas. Assim que aconselho os donos a importarem ou de Espanha ou Inglaterra, ou a comprarem de gatito, as que acima já referi.
Nestes quase 7 anos que estudo sobre furões, uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que uma boa alimentação, com qualidade, é meio caminho andado para uma boa saúde. O 2º ponto, é a genética.
Subproductos de carne, cereais, produtos vegetais, gorduras
Se a confirmar, não a aconselho. Não dêm aos furões, nenhuma ração que contenha vegetais. Eles não têm o cego, uma parte do intestino encarregue de digerir os vegetais, assim, estes serão eliminados sem ser digeridos e com o tempo, danificam o tracto intestinal, com as consequentes repercussões.
Por outros lado, ração com cereais logo no 2º lugar, quer dizer que uma boa dose das proteinas apresentadas, são de origem vegetal e sendo o furão um animal carnívoro estrito, muito mais que o gato, com o tempo, podem provocar-lhes além de pedras nos rins, tumores no pancreas, conhecidos por insulinomas.
Não conheço em Portugal, nenhuma boa ração para os furões. Até à data, são todas desaconselhadas. Assim que aconselho os donos a importarem ou de Espanha ou Inglaterra, ou a comprarem de gatito, as que acima já referi.
Nestes quase 7 anos que estudo sobre furões, uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que uma boa alimentação, com qualidade, é meio caminho andado para uma boa saúde. O 2º ponto, é a genética.
-
- Membro
Composicion:
Carne y produtos animales derivados (46% pollo), cereales, productos vegetales derivados, pescado y productos de pescado derivados, aceites y grasas, minerales y levadura.
Acho que está tudo dito lol
Vou então mandar vir de fora, já dei uma olhadela noutros topicos com lojas de referencia e faço a encomenda por lá. Ela comeu muito bem (o que já me deixou mais descansada) agora fiquei preocupada com esta ração.
Volto com mais noticias e obrigado estudiosas/os!
Carne y produtos animales derivados (46% pollo), cereales, productos vegetales derivados, pescado y productos de pescado derivados, aceites y grasas, minerales y levadura.
Acho que está tudo dito lol
Vou então mandar vir de fora, já dei uma olhadela noutros topicos com lojas de referencia e faço a encomenda por lá. Ela comeu muito bem (o que já me deixou mais descansada) agora fiquei preocupada com esta ração.
Volto com mais noticias e obrigado estudiosas/os!