Comportamento Estranho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Reserved
Membro Júnior
Registado: sábado jun 21, 2008 10:23 pm

sexta out 31, 2008 6:06 pm

Boas.

Ontem o Felix estava normalíssimo (muito activo, brincalhão, explorador, ...).

Hoje de manhã fui ver se tinha água, comida, fui-lhe limpar a caixa das "necessidades", fiz a rotina habitual e não notei nada de estranho.
Ele por vezes acorda e vem-se espreguiçar aos meus pés mas também há muitos dias em que não o faz, por isso não é estranho que não o tenha feito hoje.

O problema é que quando cheguei a casa ao fim da tarde e o fui buscar à "toca", ele (que costuma despertar imediatamente e seguir-me logo cheio de energia) mostrou-se muito pouco enérgico.

Caminha devagar (quando costuma correr por todo o lado), reage pouco a muitos estímulos a que geralmente costuma reagir e, acima de tudo, parece estar desorientado e assustado.

Fica várias vezes parado, com o focinho no ar, a tentar ouvir e cheirar qualquer coisa. Se nos aproximamos um pouco mais depressa esconde-se. Continua muito explorador, mas não de uma forma tão activa como é normal...

Não sei se terá alguma importância, mas ultimamente quando acorda e estamos com ele no colo, treme bastante (depois passa-lhe).
Achei que fosse devido ao "choque térmico" (ele fica bem quentinho quando está dentro da "toca") e um bocadinho de "mimo" a mais, mas agora começo a pensar que talvez esse comportamento fosse o inicio de algo...
Até porque o voltou a fazer hoje, logo quando o fui buscar.

Se alguém souber o que significa este comportamento, o que o poderá motivar, etc, agradecia muito uma resposta...

Tenho tentado contactar o veterinário que o segue mas não tenho conseguido por isso era mesmo bom se alguém tivesse uma ideia do que se poderá estar a passar (quer para me descansar se for um comportamento normal, quer para me levar a tentar qualquer solução mais drástica se for indício de algum problema).

Cumprimentos.
<p class="MsoNormal"><strong>*&nbsp; Mustela Putorius Furo</strong></p>
Reserved
Membro Júnior

sexta out 31, 2008 6:32 pm

Agora também se está a coçar pelo corpo todo, tanto com os dentitos como com as patas traseiras...

Cada vez percebo menos :(
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado nov 01, 2008 1:04 am

Como estão as kks, seus intestinos funcionam normalmente, continuam castanhas e em rolito bem feito, tipo pasta de dentes, sem que se notem pequenas sementinhas, tipo alpiste?

Possibilidades de pulgas?

Que ração come e que goloseimas lhe dá?

Que tem no wc, areia que solta pó, ou serrim?

Está mudando o pelito? Nota que o perde e lhe está a crescer pelito novo?

Algum ruído durante a noite que o tenha assustado?
Reserved
Membro Júnior

sábado nov 01, 2008 9:31 am

O Felix está num ambiente só dele, não tem animais mais nenhuns cá em casa, a caixa de necessidades tem um litter de milho, não encontrei nada roído (também tem muito pouco ao alcance que possa roer), não lhe dei alimentos estranhos nem carne crua, as fezes estão normais, ...

Ainda na semana passada fez um "check-up" no veterinário e, embora eles tenham um metabolismo muito rápido e portanto ele pudesse estar de perfeita saúde na altura e agora já não, não vejo como possa ter estado em contacto com algo que lhe tenha feito mal entretanto.

Durante a noite existiu um ruído estranho sim, por ter chovido bastante e ter existido um problema com uma caleira, até eu acordei... Mas era um ruído contínuo e não demasiadamente forte, mais chato do que propriamente assustador (e não foi durante muito tempo) :|

Poderá ter sido isso?

Ele hoje também parece estar continuamente à procura de algo e quando tentamos "picá-lo" para a brincadeira (como é costume), ele não reage de forma normal mas não dá a ideia de que não esteja bem o suficiente para o fazer. É mais como se "não tivesse tempo a perder" (sei que é uma descrição um bocado estranha, mas não o consigo explicar de outra forma).

Poderá ele estar com alguma espécie de cio, necessidade de "prestar serviços paternais", qualquer coisa do género?

Obrigado
MHZ
Membro Veterano

sábado nov 01, 2008 1:49 pm

Ele está castrado ou inteiro? Com o cio, podem adoptar um comportamento diferente mas se ele está no cio, os testiculos baixam completamente e notam-se bem grandes. Também marcam território e arrastam-se e esfregam-se nos brinquedos.

Com essa alimentação que teve, deve ter muita falta de gordura (já o aconselhei a mudar) e por isso não admira que se coce bastante e se lhe juntar mudança de pelo, em que o pelito novo a crescer, lhe pica...Contudo, o problema maior está em que essa alimentação lhe estimula demasiado o pancreas e provocará insulinomas (canceres do pancreas).
Reserved
Membro Júnior

quinta nov 06, 2008 10:41 pm

Por razões que desconheço não tenho conseguido aceder ao fórum, por isso é que não dei notícias antes.

O Felix já está com um comportamento completamente normal (aliás, parece mais activo que nunca :D ), deve mesmo ter sido algo que o perturbou bastante durante a noite (também é a opinião do veterinário).
Agora até parece ter sido algo muito simples, mas na altura chegou para nos assutar, bastante mesmo :(

Quanto à alimentação, tenho tentado misturar com a ração antiga quer Zupreem quer Totally Ferret, mas tem sido difícil tirar-lhe o "vício".
Quando ponho a ração antiga mais em baixo ele chega a virar a taça ou a escavar até a ração predominante ser mesmo a antiga :?
Mas noto algumas melhorias. Antes quando ele comia um pouco de Zupreem ou Totally Ferret começava a "espirrar", a agitava cabeça de um lado para o outro e recuava, mas agora já não tem um comportamento tão "anti-mudança"... Come pouco das novas, mas já não se manifesta tanto contra elas.
Vou continuar a insistir e a colocar cada vez menos da ração antiga, mesmo não me parecendo que vá ser uma missão fácil.

Obrigado pelas respostas e sugestões MHZ, estou-lhe muito grato.
É bom saber que em tempos de "apuro" podemos contar com a ajuda de pessoas com mais experiência com os pequenotes :wink:
MHZ
Membro Veterano

sexta nov 07, 2008 12:13 am

Eles são uns cabeçotes de primeira e se os queremos educar, temos de ser mais ainda que eles. :wink: E neste caso, tem de pensar que quer ele queira quer não, TERÁ de deixar de comer eesa ração Duo Ferret. Numa escala de 1 a 10, eu dou um 2 a essa ração.

E esse litter de milho, não solta pó? Se solta, não se esqueça de o mudar. O pó entra nos pulmões e com o tempo temos o Felix a tossir sem saber porque, ou a espirrar...
Responder

Voltar para “Furão”