Veterinário

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Paxdiem
Registado: segunda mar 09, 2009 1:26 pm

segunda mar 16, 2009 11:37 am

Um bem haja a todos,

adquiri o meu primeiro Furão este fim de semana ao fim de ler imenso sobre eles. Um obrigado aos membros deste forúm cujos post muito me ajudaram.

Queria levá-lo ao veterinário para um check-up.

E ai surge a minha questão para a qual gostaria da vossa ajuda.

Conseguem me recomendar um veterinário na área de Massamá (Sintra) que seja de confinança para levar o meu "Kiko"?

Tenho lido que a vacinação acarreta alguns perigos.
Devo ou não confiar na opção do veterinário?

Muito Obrigado
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

segunda mar 16, 2009 2:50 pm

Paxdiem Escreveu:Tenho lido que a vacinação acarreta alguns perigos.
Devo ou não confiar na opção do veterinário?
Que perigos Paxdiem?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda mar 16, 2009 11:15 pm

A vacina melhor é a Maxivac Prima DP dos laboratórios Esteve mas penso que não chegou a Portugal e ainda só existe em Espanha. Esta tem a vantagem de o furão só ser vacinado para esgana, já que a D(de distemper-esgana) e a P (parvovirus) vêm em separado e só se lhes injecta a de esgana, já que este parvovirus não o sofrem os furões.
A outra vacina seria a da Novibac Puppy DP.

Há um vete que trata furões, é o Dr. Rui Patrício fica numa clínica de Oeiras, se não encontrar a direcção, mando-lha por pm.

Leu os tópicos sobre alimentação? Uma boa ração é meio caminho andado para uma boa saúde.
Paxdiem
Registado: segunda mar 09, 2009 1:26 pm

segunda mar 16, 2009 11:27 pm

Olá,

a vacina da esgana já li algures que lhes pode provocar a doença. Como o MHZ me indica não se comercializa em Portugal a vacina recomendada.
Se eu for ao veterinário ele irá administrar uma alternativa de confiança?

Recomendaram-me a clínica veterinária de telheiras. Alguém já lá foi?

Obrigado

Pax
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça mar 17, 2009 10:08 am

Paxdiem Escreveu:Olá,

a vacina da esgana já li algures que lhes pode provocar a doença. Como o MHZ me indica não se comercializa em Portugal a vacina recomendada.
Se eu for ao veterinário ele irá administrar uma alternativa de confiança?

Recomendaram-me a clínica veterinária de telheiras. Alguém já lá foi?

Obrigado

Pax
A que irá administrar será a Novibac Puppy DP :wink:
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

terça mar 17, 2009 12:25 pm

Respondendo a uma pergunta que Paxdiem me fez sobre a castração, novos estudos, mostraram que numa média de 3 anos e meio após a castração, os furões, começaram a ter sintomas de hiperplasia das adrenais. É que o cérebro desconhece que está castrado e nas épocas de cria, Janeiro/Fevereiro para os machos e Fevereiro/Março para as fêmeas (no caso de Portugal) fabrica as hormonas que irão estimular as glandulas adrenais provocando em consequeência, o seu aumento.
Descobriu-se que se lhes aplicar nessas épocas, uma injecção de um determinado medicamento de uso humano, é um GnRH análogo sintético de longa acção que interrompe o estímulo das glândulas adrenais, isso diminui a produção de esteróides sexuais e andrógenos pelas glândulas (desconheço ainda se já existe à venda em Portugal mas sei que há em Espanha).
Também já existe na Europa, fabricado pelos laboratórios Virbac www.virbac.es um implante de um principio activo chamado Deslorin (também igualmente um agonista de GnRH) já usado em cães mas que está ser usado nos furões e produz o mesmo efeito.

Estes dois productos também impedem/travam a entrada no cio dos furões, permitindo assim que estes não sejam castrados, ou permitindo que a castração se faça mais tarde, lá para os 3 anos.

E no caso dos furões já com hiperplasia benigna das adrenais, permite mantê-la sobre controle.
O único senão, é o preço bastante elevado que diminuiria se se juntassem vários donos, já que uma injecção desse producto, dá para inúmeras doses e o seu tempo de congelação não deve ultrapassar os 5/6 meses porque perde o efeito.

Qual a vantagem destes produtos?
1ª permite atenuar os efeitos do cio, quer no macho (incremento acetuado do cheiro, possível agressividade em alguns, estres) quer a fêmea (os mesmos que no macho mais o grande inconveniente da anemia aplástica)
2ª permite atrasar a idade da castração, retardando assim a possibilidade da hiperplasia da glândula adrenal.
3ª no caso de furões já com hiperplasia adrenal permite manter o seu controle e dá uma boa qualidade de vida aos furanitos.

No caso dos furões não castrados, é sempre conveniente deixar que entrem no cio para descartar qualquer má formação como monorquidismo ou criptorquidismo nos machos, ou problemas ováricos nas fêmeas.
metraonspeed
Membro
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm

quinta mar 19, 2009 3:28 pm

MHZ e, na sua opinião, qual será a melhor medida neste caso para um furão fêmea? Eu queria evitar a castração até o mais tarde possivel mas, a injecção de hormonas é uma opção que não gosto de considerar, preferia esterliza-la nesse caso. Creio que o implante tenha os mesmo efeitos secundários das vacinas, não? Uma vez que estamos tão próximos de Espanha e vou amiude a Vigo posso considerar qualquer opção do leque de nuestros hermanos, de preferencia a mais saudavel.
Turras brilhantes a tutti*********
MHZ
Membro Veterano

quinta mar 19, 2009 6:46 pm

É igual que para os machos. Parar o cio, de preferência com esse produto GnRH análogo que na America tem o nome de Lupron, durante 2 ou 3 anos e só então operar.
O implante não tem nada a ver com a vacina, e o produto é também um agonista da GnRh, só que tem menos anos de estudo que o Lupron.

A quantidade e o modo de injectar é diferente conforme se quer parar o cio, ou tratar a hiperplasia. No caso do implante, é igual.

Se vai a Vigo, há uma clínica, a arca, que já usa o Lupron. Se quiser, passo-lhe a direcção por pm.
exotico
Membro
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm

quinta abr 02, 2009 1:30 pm

Boa tarde,

O produto de que falam, acetato de leuprolide, existe em Portugal à muito tempo...
O melhor é aconselhar-se com um veterinário sobre as várias opções.

Saudações exóticas

Rui Patrício
MHZ
Membro Veterano

quinta abr 02, 2009 9:33 pm

Pois essa é uma boa notícia e aconselho aos donos de furões castrados/esterilizados, sobretudo se já têm alguma idade, a fazer uma ecografia às glándulas adrenais para ponderar a utilidade de usar o Acetato de Leuprolide como prevenção, caso as adrenais estejam normais e como tratamento, caso já estejam aumentadas.
Responder

Voltar para “Furão”