Furões com problemas dermatológicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

quinta fev 05, 2009 6:05 pm

Olá
Decidi castrar o Puka e o Flick. Correu bem a castração, porém após 1 dia começaram a apresentar feridas na zona genital. decorreram 4 dias após o inicio desta situação. Levei-os aos veterinário que teve de retirar o pelo com a máquina para ver melhor. A extensão das feridas já era grande. Tenho opinião de duas veterinárias. Poderá ser reacção medicamentosa ou fungos? Eles queixam-se ao toque, alimentam-se bem, brincam mas é preocupante o estado deles.
O que será mais provável e aconselhavel fazer?
:(

Imagem

Imagem
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta fev 05, 2009 9:01 pm

Mas está em ferida aberta, ou é só uma reacção na pele? Não consigo perceber bem pelas fotos.
Como foram castrados, de barriga aberta ou só uma pequena incisão em cada testículo?
Sabe qual a medicação usada e se foi injectada ou oral? Há alguns medicamentos a que eles são alérgicos, sobretudo os albinos.

Os fungos têm o aspecto de uma lesão circular com o centro escamoso. Inflamado fica com aspecto avermelhado Com uma lâmpada ultravioleta, às vezes se consegue ver mas a melhor maneira é fazer um, cultivo e aí sai de dúvidas.
Podem sair por vários motivos, contágio, humidade, falta de nutrientes necessários (má ração com proteínas e ingredientes insuficientes) falta de ácidos gordos na dieta, o por baixa do sistema imunitário.

Pela coincidência de serem logo os dois eu inclino-me mais para qualquer coisa de origem contagiosa mas o melhor é fazer um cultivo se possível, com antibiograma. Não atrase que pode ser contagioso ao Homem e enquanto se não sabe, mantenha uma boa higiene quando pegar neles e não junte a roupa deles com o pessoal de casa.

Não conseguiram chegar a nenhuma conclusão, só com observação microscópica da pele?
rakuyo
Membro

quinta fev 05, 2009 10:47 pm

É uma reacção na pele, as feridas não são abertas, mas possui algo parecido a orifícios na região mais esverdeada. Foram castrados apena por incisão em cada testículo, poderá ter sido do Cicatrin que foi aplicado posteriormente? A anestesia foi por inalação, amoxicilina não foi usada pelo que perguntei á veterinária, mas sei que levaram uma injecção antes do procedimento, perguntarei amanha à veterinária porque vai vê-los outra vez.
Eles estão a ser alimentados com Totally Ferret.

Posteriormente a este aparecimento estão a fazer antibiotico Neuroclav e antifungico. Faço desinfecção com betadine e pomada Nizoral um deles e Conofite Forte o outro, para ver qual actua melhor. Mas ainda não vi melhoras a nivel das feridas.

Não foi realizada citologia, mas vou propor á veterinária as culturas.
A observação microscópica não foi realizada, somente macroscópica.
Última edição por rakuyo em domingo fev 08, 2009 3:10 pm, editado 2 vezes no total.
MHZ
Membro Veterano

sexta fev 06, 2009 12:25 am

Passei as fotos a uma veterinaria que sabe de furões. Ela aconselha URGENTE uma biopsia, sem nenhuma perda de tempo.
Vou mandar-lhe uma pm

Outra coisa, nos furões devem diluir o betadine em agua esterilizada ou soro fisiologico, meio/meio ou 2/3 de soro para 1/3 de betadine.
rakuyo
Membro

domingo fev 08, 2009 3:15 pm

Os furanitos já se encontram melhor, são feridas de queimadura aquando da castração, mas agora espero que com a medicação e tratamento das feridas fique tudo bem. Hoje acordaram-me, já andavam todos contentes a fazer as suas asneiras.

O Flick adormeceu no meu colo depois da medicação e da ''papa'' especial que a veterinária recomendou, porque andavam a comer muito pouco.

:)
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

domingo fev 08, 2009 5:13 pm

Fico contente por saber que estão melhor. Isso da queimadura não sei bem.
Há bactérias dos tecidos moles que se instalam facilmente depois das operações. Aconteceu uma coisa assim com a minha cadela quando foi castrada. Resolveu-se com um antibiótico de largo espectro.
Mas agora que tudo passou, espero que os dois se voltem a dar bem.
Um abraço.
MHZ
Membro Veterano

domingo fev 08, 2009 6:52 pm

Mas que grande descuido. :?

Ainda bem que foi "só" isso...e não uma infecção.
Agora, já sabe onde se dirigir em caso de problemas maiores. :wink:

As melhoras.
rakuyo
Membro

quinta fev 12, 2009 12:13 am

O Flick desde que lhe aconteceu isto só gosta de dormir no meu colo, quando estou ao pc com cobertor pede sempre para subir e aninha se a mim e dorme, nem se importa com o barulho do teclado :) :) :)
MHZ
Membro Veterano

quinta fev 12, 2009 2:16 am

Alguns, quando se sentem doentitos, procuram mais a nossa companhia.

Contudo, não se esqueça de que são animais foto periodicos que necessitam de dormir em completa obscuridade e de não ultrapassarem as 8 horas de luz diarias. Se não tiverem um nº de horas suficientes (e contínuas) de obscuridade, não conseguirão produzir melatonina e a falta desta, ajuda a estimular ainda mais as glandulas adrenais, provocando a sua hiperplasia.
E isto é ainda mais importante, agora que estão castrados.
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

sexta fev 13, 2009 12:29 am

A mãe dele também gosta muito de colo e mimo. É super meiga. Ao contrário da irmã que ficou por cá. Essa é uma peste! mas tem piada. Hoje em dia a mãe quer menos colo porque a peste está sempre a fazer asneiras e barulho que lhe chama a atenção.
rakuyo
Membro

terça abr 07, 2009 2:45 am

Update :)

O Puka e o Flick estão melhor. Não param quietos....o normal.

Agora tenho uma dúvida eles estão a perder um bocado de pêlo, pesquisei mas encontrei tantas causas possíveis....é normal eles perderem pêlo nesta altura? Só espero que não seja das glandulas adrenais ...

Ah...eles praticamente não têm cicatrizes, cuidados diários pela dona :)
MHZ
Membro Veterano

terça abr 07, 2009 3:49 am

Boa! :D

Agora é normal uma muda de pêlo, cai-lhes o de Inverno e ficam com o casaco de Verão que é mais curto. O normal é ver o pelito novo a nascer por debaixo, muito raro ficarem calvos.
Responder

Voltar para “Furão”