algum dos vossos já passou por isto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

quarta mai 13, 2009 10:39 am

na segunda à noite tava tudo bem, inclusive o rapaz andou-se a atirar às minhas pernas parecia que tava chateado comigo. tinha bastante energia.

na terça chegamos a casa, demos-lhe uns bocaditos de carne, que ele sorveu, como de costume. apetite ok, portanto.
passado cerca de uma hora, notamos que ele tava com dificuldade em fazer as necessidades, dava voltas e mais voltas à caixinha e nada. depois parecia que perdia as forças.. pensamos que podia estar com um bloqueio nos intestinos e voamos com ele para o vet.

foi-lhe tirado um RX e estava tudo aparentemente normal.
a unica coisa anormal eram as glandulas anais que estavam inchadas. podiam estar bloqueadas e isso fazer com que o animal não conseguisse "ir à casa de banho" por causa das dores.. as glandulas foram vazadas e voltamos com ele. aparentemente, e à parte de estar um bocado esmorecido, estava normal.

esta manha encontramo-lo muito abatido..nem sequer se veio meter connosco durante a noite, nem foi ter connosco ao banho.
quando finalmente se levantou, quase que se arrastou à casa de banho, deu duas voltas e fez um cócó mole, igual a mais dois que tinha feito horas antes e xixi. peguei nele e achei-o demasiado mole e sem vida, a unica coisa que ele quer é estar deitado e enrola-se todo dentro da mantinha dele..

tou deveras preocupada com dele...ta a tomar antibiotico, mas se hoje chegar a casa e ele estar igual, vou com ele ao vet outra vez..
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

sábado mai 16, 2009 8:34 pm

Como ele está?
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo mai 17, 2009 1:41 am

Olá Hyza, não tinha reparado no seu tópico. O Kit vai para 5 anos, não? Seria bom fazer-lhe uma revisão completa e enquanto ele está assim, passá-lo a papinhas de fácil digestão.

Os antibióticos podem alterar as analises ao sangue e não devem ser dados assim sem saber se são necessários.

Eu aconselhava um check-up completo, alem de analises ao sangue para ver o estado geral, a glucose, globulinas, albumina, função renal e hepática, uma ecografia ao abdomen para ver entre outros, o pancreas e adrenais e um rx ao torax para ver também os pulmões e coração.

Dê notícias.
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

domingo mai 17, 2009 3:34 pm

Entao entao?? Como está o menino?? :?
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 18, 2009 10:26 pm

Oi MHZ, sim, tá com 5 anos, e tinha levado um revisão "semi-completa" em Abril, pois o vet recomendou que só se voltasse a fazer analises ao sangue em agosto (data do check-up anual). Nessa altura aproveitamos também para fazer analises para despistar a doença adrenal, visto que ele começou a ter comportamentos de macho inteiro e nós começamos a ficar desconfiados..

Na quinta passada, depois da historia toda do 1º post, levei-o ao vet dele onde fez analises ao sangue e estava tudo normal. Ele começou a mostrar melhorias nesse mesmo dia e aparentemente já está recuperado...na volta, aquilo foi alguma coisa que ele comeu e que não lhe fez bem, mas parece que já passou, pois o velho Kit tá de volta :)

Entretanto as analises de despiste à adrenal chegaram e infelizmente o resultado é positivo.. a unica boa noticia é que a doença foi detectada mesmo no inicio. Mesmo assim, o mais certo é ser operado para remover as glandulas..

Era para ir esta sexta fazer eco ao coração e à adrenal, mas vou adiar uns dias, deixa-lo descansar das anestesias, e analises, e rx que levou na semana passada..faz-me um bocado de confusão submeter o animal a estas torturas todas..
MHZ
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 10:48 pm

Para onde pediu essas analises, à Uni de Tennesse? E na ecografia, quais as medidas delas? E estão as duas aumentadas? É que a operação à adrenal direita é complicada...porque está muito junto à veia cava e há um risco muito grande. Até hà pouco tempo, nos USA o que aconselhavam era a criptocirurgia e não a extracção.
Há agora um tratamento muito compensador, sobretudo em casos iniciais ou em que a operação não é muito viavel, que é o uso de injecções de Lupron ou Acetato de leuprolide. O uso de melatonina conjuntamente, tambén costuma resultar. A melatonina já se vende cá em Portugal em comprimidos de 2 mg.
E como estava a glucosa no sangue?
E a prostata? Nos machos, é razoavelmente comum, que venham problemas da prostata associados com as adrenais.
Que corra tudo bem com o Kit.
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 18, 2009 11:37 pm

Sim, foi essa a universidade, mas como disse, ainda não fizemos a eco às adrenais para saber as suas dimensões.
Eu sei que é uma cirurgia complicada e estou bastante apreensiva quanto a ela, mas pelo que li, é o mais aconselhável a fazer em caso de doença adrenal se o furão for um bom candidato à cirurgia.
O vet falou-me nas injecções mas a opinião dele é que a cirurgia é melhor. Tenho lido que as injecções apenas atrasam o problema, e não o eliminam, e com o tempo, tornam-se mais dispendiosas que a cirurgia..

Não estou a reagir a isto de ânimo leve e quero o melhor para o meu peludo...não é nada fácil tomar uma decisão destas...
MHZ
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 11:51 pm

Pois não...mas primeiro estude o caso completamente, veja se é só uma ou se são as duas com hiperplasia. Se for só a da esquerda, é mais fácil tomar a decisão de operar e depois, aplique o Lupron para retardar o aumento da outra adrenal.
Se bem me lembro, o Kit é um albino. Fez-lhe um rx completo e observou bem o tórax?
Responder

Voltar para “Furão”