Higiene Oral - Oral Health Care - Formação de Placa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

quarta jul 01, 2009 9:39 pm

Ultimamente o Puka tem vindo a adquirir um acumular de placa e tártaro, tenho medo que avance para a doença periodontal.
No abastecimento que fiz mandei vir do 'Mundo huron' o Marshall Dental Gel e a escova de dentes para os felinos.

Entretanto a veterinária acha que a limpeza oral no consultório seja melhor.

Pesquisa no google ... talvez as escovas eléctricas sejam as melhores. Eu sei que para humanos as elécticas são melhores que as convencionais, agora para furões? O que acham?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jul 02, 2009 3:35 am

Se ele deixar usar a escova eléctrica, não me parece que dê problemas.

O sarro pode ser por variadas coisas, desde a genética, a idade, ao tipo de alimento, ao pH da saliva, à função renal, coração, etc.

O problema menor do sarro nos furões, é a inflamação da gengiva que se não for tratado, causará mais tarde, a perda do dente, tal como nos humanos. Um mais grave, é a acumulação de bactérias nas gengivas e que através delas, podem passar à corrente sanguínea e dar origem a mmau funcionamento renal, problemas no coração, etc. consoante o órgão afectado.

Assim que uma boa higiene oral, é francamente recomendável, principalmente nos furões com mais tendência a acumular sarro nos dentes.

Para lavá-los, há varias técnicas, com una escova o com o dedo escova.
- Também podem usar uma gaze esterilizada com um poco de pasta já desfeita com agua y dando-lhe de preferência todos os dias.
- Com um cotonete e uma pequena quantidade de pasta de dentes, usando como se fosse uma escova e passar a pasta sobre os dentes.
Se usam um dentífrico como o de Marshall não necessitam de escovar nem enxaguar, é só untar que o produto actua sozinho.
- Também podem usar em lugar da escova, pedacitos um pano grosso de algodão branco, de calções velhos. Não esqueçam de primeiro o ferver para o esterilizarem. Passam-no pelos dentes, humedecido com um pouco de pasta e água. Sobretudo não esquecer os dentes de atrás que são os que mais se sujam e mais sarro ganham.
Não usem guardanapos de papel que se alojariam entre os dentes. Usem o de pano o de gazes esterilizadas, que enrolam, humedecem e a passam pelos dentes laterais.

Melhor usar uma pasta de dentes anti-bacterial, que evita que as bactérias entrem no sangue. E não usem as pastas para humanos, unicamente as de animais.

Se el já tem gengivite, peçam a o vete um produto sem álcool, indicado para gengivites, tipo Vet Aquadente da Virbac. Diluem-no em água e passam, de vez em quando, o pano embebido nele.

Se o maroto oferecer resistência, colhem-no pela pele do pescoço, como fazem as mães às crias e o deixam pendurado, sem deixar que se apoie em nada, para não dar luta.

Será normal que na primera/s vez/es, as gengivas sangrem. Deixem passar uns dias e voltem a limpá-los, que com a continuação deixam de sangrar.

Contudo, no seu caso, a limpeza manual pode não ser suficiente...terá de experimentar e se não conseguir, então passe à limpeza no consultório. Não necessitam de grandes anestesias, é suficiente dar-lhe a cheirar um pouco do gas da máscara de isoflurane (que é uns dos mais aconselhados nos furões).

Nota: Se o peke sofre do coração ou dos rins ou se tem as defesas baixas, debilitadas, se nunca lhe limparam a boca e se tem muito sarro, antes de proceder à limpeza, é conveniente dar-lhe um antibiótico leve, nos 2 dias anteriores e nos 2 seguintes.
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quinta jul 02, 2009 10:44 am

Eu no meu não fez sangue a primeira vez...

Faço com uma gase onde coloco a pasta e paço no dente, e já noto a diferença, ainda não saiu tudo tudo mas espero que para breve saia ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Responder

Voltar para “Furão”