Novo companheiro de quarto!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Aros
Membro Júnior
Registado: domingo jan 04, 2009 11:51 pm

quinta jul 09, 2009 3:52 pm

Olá!

Depois de varios meses de ansiedade e espera, o meu quarto passa finalmente agora a ter 2 residentes!

Fui buscar o meu furão na 2º feira, desde então tem estado numa gaiola de pássaro na qual eu fiz um segundo andar todo á maneira e uma casota incorporada mas não era nada pratico para meter a mão /braço la dentro.

Poisé, o furão é uma furoa e chama-se Ira! Mas apesar do nome ela é mt educada e boazinha nunca me ferrou com força vá! ehe

segundo o criador, tem hoje 45 dias de idade. mas como ja comia e bebia por si propria eu trouxe-a. Era a maior de entre as irmãzinhas todas mas nota-se que é igualmente novinha como elas! e tem o pelo á volta dos olhos mais claro que a maioria dos furões que estavam lá, pareçe que nao tem aquela máscara de zorro como os outros! hehe Está-se a dar muito bem e é muito activa quando esta acordada, nunca para! Já deu muitos saltos e muitas quedas de cadeira para cadeira e etc.. não é definitivamente uma saltadora nata, mas isso eu ja tinha reparado em muitos videos no youtube xD

Bem, eu tenho estado a construir uma casota para ela, aqui está o resultado:

Quando a Ira está activa a porta fica aberta! para entrar e sair quando quiser, ela costuma ir lá fazer as necessidades mesmo estando noutra área do quarto!
Imagem

Interior:
Imagem

vista geral:
Imagem

É mais resistente do que pareçe, os cartões estão presos debaixo dos móveis e todos colados entre si com fita cola, na parte dos lençois tem duplo chão de cartão para ser mais quente.

As caixas de areia sao provisorias pelo que vou ter de arranjar melhor solução, talvez a ocupar aquele lado direito todo nos 2 cantos.

O brinquedo preferido dela é uma pata de caranguejo grande que faz barulho quando as tenazes tocam uma na outra por isso incorporei um sistema com um fio (foto acima) e ela brinca sempre que lhe apetece, ás vezes adormeçe de barriga para cima a abanar as patas a brincar com aquilo... que comico! xD

Vou dando noticias sobre a Ira e mostrando mais fotos/videos sempre que registar algo engraçado.. ou preocupante!

Ela está a comer uma comida de gato para juniors composta por carnes que tem 40% proteina bruta e 18% gordura, foi a mais adequada que encontrei até agora. tenho misturado com um pouco de leite e água ou então só agua. Sabem me dizer o que lhe posso dar como doçe e que não faça mal? tenho dado uns pedaçitos de carne cozinhada e tambem gosta de salsicha (dou pedaços muito pequenos mesmo porque nao sei ainda se devo ou nao.) O que sugerem? digam-me qual os alimentos do nosso dia-a-dia mais apropriados para usar como doçe.. será que fiambre ou chouriço dá? queijo será apropriado? Ainda nao tentei darlhe queijo porque secalhar é muito forte.. mas nao sei, preciso de ajuda!

fiquem bem!
André
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

quinta jul 09, 2009 6:57 pm

Em relação à ração podes comprar Orijen (que é de gato, mas muito comlpleta) e misturá-la com Zupreem ou Totally Ferret Baby. Se obtares por alguma destas, tens que fazer a mudança moderadamente, até iliminares a anterior por completo, não o faças de repente porque pode provocar diarreia.

Quanto aos "doces". tens o ...vite que são vitaminas ou nutri-cal gel; ...tone que é para o pêlo ou capsulas de salmão ou onagra; ...lax que é para as bolas de pêlo, mas pode ser substituido por parafinina ou malta para gatos.

Também existem "doces" (leia-se prémios) próprios para furões;

Um ovo de galinha ou 2 de cordoniz cozido por semana

carne de peru ou frango (se for de super que seja congelado por 15 dias antes de cozinhada) passada na chapa com um fio de azeite...
Não me estou a lembrar de mais nada...

Quanto à "gaiola", não creo que seja a melhor solução, menos que seja provisória... Existem soluções mais económicas e menos prejudiciais.. Como partir de um armário de PVC ou algo do género e construir uma gaiola a sério... Falo por experiência... Quando chegou Shena, juntei-as (a ela e a Jas) num grande caixote de cartão, daquele grosso e supostamente resistente, mas com o passar dos dias(foram3 ou 4), terminou por ficar mal-cheiroso e "quebradiço". Foi a minha pior solução em termos de imprevisto... Não me preparei devidamente, pois na altura pensava que se fazia o mesmo que as ratz e já tava (um sitio neutro e "pronto" já podem ir para a mesma gaiola caso se aceitem), mas não....

MAs lá está... é só uma observação e a minha opinião...
Fiquem bem, Vera
Aros
Membro Júnior
Registado: domingo jan 04, 2009 11:51 pm

quinta jul 09, 2009 10:27 pm

Obrigado pelas dicas nos premios e na comida Vera_Carlos ! =)

Ya a casota é provisória mas só vou reconstruir outra agora quando começar a vir o inverno porque uma das paredes da casota é uma "frente" da casa e está em contacto com o exterior e que fica algo humedecida com a chuva. era muito fixe fazer uma uma gaiola de varios andares com rampas e isso numa espécie de móvel! mas infelizmente não tenho espaço no meu quarto para tanto.. mas todo o espaço que tenho é meu e dela. e a proxima casota já vai ser muito maior e mais prática! até porque a Ira tambem vai ser maior daqui a uns mesitos! Na altura partilho aqui no forúm umas fotos!

Ah e esta casota não tem cartão no chão na área onde faz as necessidades nem onde come/bebe.. tem simplemente jornal que mudo de quase todos os dias sobre tijoleira que nao absorve liquidos. era obvio que começaria a acumular cheiros dos liquidos se fosse tudo de cartão!

Mas ela sente-se muito bem onde está, e está no seu sitio preferido do quarto, que era onde ela se metia a maior parte das vezes quando estava á solta e quando ainda nao existia a casota.

André
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jul 09, 2009 10:34 pm

Vou dar-lhe mais umas sugestões, para acrescentar às já muito boas, sugestões da Vera.
A melhor comida para eles, que se vende cá, é a que lhe aconselhou Vera, a da Orijen e é essa que devia dar-lhe. Se quer ,passo-lhe por privado o telefone do fornecedor.
Tirando a da Orijen, de gatitos que se vendam no nosso país, para furões, só gosto da da Eukanuba Kitten e da Royal Canin Baby Cat.

Não coloque jornal. As tintas de alguns jornais, contem elementos toxicos que com a continua~ção, podem ser perigosos ou provocar alergias. Compre plástico a metro, se comprar do grosso, até serve para isolar a caixa e protege um pouco dos maus cheiros de que lhe falou a Vera.

Tenha atenção a que ela não roa nem o cartão nem a roupa e não coma a areia. Se esta é do tipo que solta pó, não a aconselho porque pode provocar problemas respiratórios. E as de sílica, podem dar problemas às meninas. Quando são retirados à mãe muito cedo, alguns podem ficar com o hábito de roer.

Aproveite agora enquanto é pequena, para a educar a comer de tudo. E também a que coma papinhas.
Este tudo, compreende a alimentação adequada a um animal carnívoro estricto, como é o furão. Ou seja, proteínas de origem animal, carne e ovos, nada de proteína de origem vegetal. Nem legumes, hortaliça e evite a fruta.
Pode dar-lhe uma ou duas sardinha das de lata, por semana. Um pouco de salmão grelhado ou em lata ou outro peixe azul que são ricos em acidos Omega.
Quando der o ovo, este que seja cozido ou se os ovos são de confiança, dê só a gema crua, nada de dar a clara crua, esta tem de ser cozida, porque crua, contem uma enzima que destrói a Biotina (vitamina do complexo B) muito importante para eles.

Até às 9 semanas, ela deveria comer papinhas e não ração seca. Os osso do craneo ainda não estão completamente fechados até esta idade, nem os da mandibula.
Para papinhas, pode deixar de molho a ração (se fôr agua quente +e mais rapido) e depois passa-a com a água e uma colher de nata, no copo misturador para fazer as papinhas. Pode acrescentar frango cozido (e a água de o cozer, assim como a pele e os miudos). Guarde no congelador, em doses que fica com o trabalho mais facilitado, depois é só descongelar no microondas. Cuidado que agora no Verão a comida húmida, altera-se com mais facilidade. Não a deixe fora do frigorífico por mais de 6 horas.

Lembre-se que a alimentação saudável, é um pilar fundamental para uma boa saúde. Assim que nada de ser permissivo... :wink:
Responder

Voltar para “Furão”