Olá a todos:
Esta acção tomada nas lojas foi a nivel nacional e até falada nos telejornais... Talvez alguma equipa se tenha debruçado mais para os furões, talvez até porque a própria loja tinha artigos para furões... No entanto, não ha nenhuma caçada exclusiva aos furões... MAS sem dúvida que devemos manter "low profile" e evitar andar com os baixinhos debaixo dos narizes das autoridades. Principalmente numa altura em que tanto se fala da legalização dos furões de estimação.
Já agora, fica aqui um apelo para mandarem novamente cartas ao ICN e ao Ministério da Agricultura a solicitar informações sobre a situação dos furões domesticos.... A carta poderá ser dentro de estes parametros, mas convem que não sejam todas iguais:
Têm circulado diferentes opiniões sobre a legalidade da detenção de um furão como animal de companhia.
Pelo Decreto-Lei 314/2003 assinado pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas passará a ser permitida a circulação dos animais domésticos na EU, desde que devidamente acompanhados do respectivo passaporte, furão incluído.
Tendo eu tido já conhecimento deste simpático animal e querendo adquirir um, venho pedir esclarecimentos sobre se o posso ou não adquirir, já que nem mesmo as lojas de animais me esclarecem devidamente.
A Direcção Geral de Veterinária, não vê nenhum inconveniente. O ICN é o organismo que os autoriza a entrar, pelo que me parece que por eles também não há inconveniente. Só a Direcção Geral de Florestas, devido à lei da caça é que parece não autorizar a sua detenção. Como fica a posição dos portugueses em relação aos restantes membros da União Europeia? Eles podem entrar cá com os seus furões de estimação e nós não temos licença para o mesmo?
Agradecia que me informassem sobre se sempre posso adquirir um furão como animal de companhia, ou seja destinado a ser detido no meu lar, para meu prazer e como companhia.
Os meus respeitosos cumprimentos.
As moradas para enviar são:
Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas
Praça do Comércio
1149-010 Lisboa
Ministério do Ambiente
Rua do Século 51
1200-433 Lisboa
Direcção Geral das Florestas
Av. João Crisóstomo Nº 26/28
1069-040 Lisboa
ICN - Instituto de Conservação da Natureza
Att: Dr. João Loureiro
Rua de Santa Marta, 55
1150-294 Lisboa
Claro que convêm não porem a morada de casa, pelo sim, pelo não... Mas pedir a amigos e familiares para enviar cartas também é uma boa ideia.
Beijinhos,
Rita